terça-feira, 8 de abril de 2014

Itaparica vai ganhar novo pier

Itaparica

Segundo informações do IPHAN, as ações visam a requalificação urbana, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida do cidadão. O objetivo é proporcionar incentivos ao turismo, à melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da geração de empregos e oportunidades econômicas. Itaparica é uma das dez cidades baianas que possuem sítios históricos tombados pelo IPHAN, além de um grande atrativo de navegantes.

Daniela Pereira - TB 
foto - ilustração
Moradores e visitantes da Ilha de Itaparica, situada na Baía de Todos os Santos, que esperam melhorias urbanas na região já podem comemorar. Hoje, serão licitados pela Superintendência do Instituto na Bahia os projetos executivos e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) executará as ações do PAC Cidades Históricas. O objetivo é preservar o patrimônio e promover o desenvolvimento sustentável, além de fomentar o turismo local. Entre as principais ações estão a construção de um píer público e a requalificação urbana da Praça do Mercado.
Segundo informações do IPHAN, as ações visam a requalificação urbana, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida do cidadão. O objetivo é proporcionar incentivos ao turismo, à melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da geração de empregos e oportunidades econômicas. Itaparica é uma das dez cidades baianas que possuem sítios históricos tombados pelo IPHAN, além de um grande atrativo de navegantes. Diante disso, uma das principais ações na região é a construção de um píer de atracação de uso público, na Avenida 25 de Outubro.
De acordo com Carlos Amorim, superintendente do IPHAN, a construção do píer público é essencial já que a Ilha possui apenas dois: um de propriedade da Marinha do Brasil que, por questões de segurança, só pode ser utilizado por embarcações oficiais e o outro que é de uma marina de uso particular. “Há, portanto, a necessidade da construção de um píer de uso público para garantir a plena acessibilidade à cidade pelo mar”, destaca.
Além disso, os projetos do PAC visam requalificação urbanística da Praça do Mercado, com a instalação de mobiliário urbano, equipamentos modernos e iluminação especial, além de restaurar praças e igrejas do local. Entre elas destacam-se a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e a de São Lourenço. Tombadas em 1938, as igrejas possuem um importante acervo de arte sacra, e necessitam de melhorias físicas que propiciem a conservação do bem cultural e sua reorganização. As restaurações dos imóveis são focadas no fomento das visitações turísticas, eventos e encontros sociais.
Segundo Amorim, ao longo do tempo, os monumentos religiosos passaram por alguns reparos que ficaram restritos a cobertura, esquadrias, entre outros trechos dos edifícios. “Para que as igrejas recuperem a sua plena funcionalidade é necessário que a edificação e seus bens artísticos sejam restaurados e todos os seus espaços sejam recuperados e requalificados”, enfatizou.
Fonte - Tribuna da Bahia  08/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito