PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

domingo, 27 de abril de 2014

Fabricação de bondes gera empregos em Três Rios, RJ

Transportes sobre trilhos

Produção, que emprega alta tecnologia, começou em outubro de 2013. Veículos são réplicas dos originais que circularam até 2011 em Santa Teresa.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde 

A fabricação dos novos bondes que vão circular em Santa Teresa, no Rio, está gerando emprego para moradores de Três Rios (RJ). A produção começou em outubro de 2013. Cem pessoas foram contratadas no período. "Eu tinha experiência de oito anos. Eu vim para cá, para ser contratado para fazer o bonde. Aí eu vim e me aprimorei no serviço. A gente vai se aprimorando a cada dia", disse o laminador Rodrigo Almeida de Oliveira.
Por utilizar um novo tipo de tecnologia, foi difícil para a empresa encontrar mão-de-obra qualificada. A alternativa foi oferecer cursos aos novos funcionários. "As melhores técnicas aplicadas no setor metroferroviário foram usadas nesse bonde. Então a gente precisa capacitar o pessoal para que o bonde atenda a necessidade do pessoal de Santa Teresa", afirmou Humberto Geavina Bianchi, coordenador do projeto.
Os novos veículos são réplicas dos originais que circularam até 2011 em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Com alta tecnologia, eles ficaram mais modernos e seguros. A estrutura de madeira deu lugar ao aço e à fibra de vidro. "Pra gente é totalmente novo, mas ao mesmo tempo a gente mostra à que veio. Oportunidade única, tipo assim, pegamos e agarramos", afirmou a ajudante fabril Sandra Aparecida da Silva Bernardes. "Muito orgulho, é como se fosse um bebezinho, gerado, cuidado. A gente está fazendo com muito carinho e daqui a pouquinho vai estar andando lá", completou.
São 14 novos bondes, que passam por fase de testes. Um deles circula em um trilho montado dentro da fábrica. Com capacidade para 32 passageiros, a lateral recebeu uma proteção transparente. Além disso, o veículo só dá partida com o estribo - barra utilizada para o embarque de passageiros - levantado. "Hoje em dia, o serviço de tração é um sistema moderno, eletrônico, que evita o consumo exagerado de energia", avaliou o diretor técnico da fábrica, Paulo Munck Machado.
Fonte - STEFZS  27/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito