quarta-feira, 16 de abril de 2014

CBTU Maceió moderniza sistema de transporte ferroviário

Transportes sobre trilhos

As melhorias estruturais da Estação foram iniciadas neste ano, com a renovação da praça de alimentação, pintura nas lanchonetes e sorveteria, e o sistema de implantação da comunicação visual e sinalização nas plataformas de embarque.- Criados pelo artista plástico e funcionário da CBTU, Agélio Novaes, o novo modelo dos bilhetes reforça o trabalho em conjunto da revitalização da Estação. 

CBTU
foto - ilustração
A revitalização da Estação Maceió conclui mais uma etapa no mês de abril. Passageiros e usuários dos trens começaram a utilizar novos bilhetes para o transporte ferroviário. Com uma nova modelagem, os bilhetes ganharam mais cor e tornaram-se referência para CBTU Maceió.
As melhorias estruturais da Estação foram iniciadas neste ano, com a renovação da praça de alimentação, pintura nas lanchonetes e sorveteria, e o sistema de implantação da comunicação visual e sinalização nas plataformas de embarque.
Criados pelo artista plástico e funcionário da CBTU, Agélio Novaes, o novo modelo dos bilhetes reforça o trabalho em conjunto da revitalização da Estação. “Os bilhetes azuis e verdes são para a compra no horário da viagem, já os vermelhos são para compra antecipada. A nossa estação passa por um processo de melhorias e visamos projetar nela um resgate histórico da ferrovia”, explica Agélio. Os bilhetes continuam acessíveis a população por R$ 0,50.

Teoria em prática
O superintendente da Regional Maceió, Marcelo Aguiar, esteve reunido, no último dia 3 com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra), Secretaria Municipal do Planejamento e do Desenvolvimento (Sempla) e com a Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT). O encontro, realizado na sede da CBTU Maceió, teve como pauta discutir os projetos que irão ser realizados em conjunto com os órgãos municipais e a CBTU.
As obras previstas para serem iniciadas em meados de junho, próximo, como os cinco viadutos em torno da Estação Mercado e passarelas, resultará na revitalização da Estação. Juranildo Salgueiro, representante da Seminfra, explicou com gráficos e mapas o antes e depois das vias e a reurbanização do trecho. De acordo com o Coordenador de Obras, Luciano Pena, a urbanização do entorno da estação é um projeto da CBTU Maceió em parceria com a gestão municipal. “Já iniciamos a revitalização do trecho, agora estamos nos reunindo para finalizar a parte teórica e vamos para a prática, iniciando as obras da nova estação”, explica Pena.
De acordo com Marcelo Aguiar, os projetos estão em andamento e a obra trará grandes melhorias para a população maceioense. “A remodelação da estação tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana nas proximidades do Mercado da Produção e toda a região. Uma nova estação trará vários benefícios tanto para os usuários dos trens, quanto para os transeuntes do Mercado, já que haverá passarela, elevador e uma estação de transbordo”, afirma.

Resgate histórico e poético
Dando continuidade as obras de revitalização, a Regional Maceió implantou comunicação visual na estação central. Nova sinalização e placas com trechos dos poetas brasileiros Manuel Bandeira, Jorge de Lima e Ascenso Ferreira foram colocadas levando a população o acesso às poesias.
Na praça de alimentação foram expostas placas de comunicação visual administrativa com poemas que remetem aos trens. Já nas plataformas de embarque e desembarque, foram implantadas placas de comunicação visual operacional para sinalização.
Para Agélio Novaes, artista plástico e designer da CBTU Maceió, a comunicação visual na Regional Maceió tem sua função operacional e enobrece a estação, trazendo cultura à população como as poesias sobre os trens. “Há uma conotação histórica e poética na implantação da comunicação visual na estação. Ao mesmo tempo em que se inserem as placas retomando épocas antigas, há uma funcionalidade para elas”, explica Agélio.
Com uma movimentação em torno de 10 mil pessoas diariamente, a CBTU Maceió proporciona melhoria aos passageiros e usuários do sistema ferroviário em Alagoas. De acordo com Cícero Rocha, usuário do VLT em Maceió, é interessante poder relembrar dos trens antigos. “Relembrar da Maria Fumaça e ver uma estação mais sinalizada nos faz voltar ao tempo em que o trem era o transporte principal dos brasileiros”, afirma.
Fonte - Revista Ferroviária  16/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito