quinta-feira, 27 de março de 2014

Metrô de Salvador será equipado com mais moderno sistema de controle operacional - CBTC

Metrô de Salvador

Thales fornecerá CBTC para o Metrô de Salvador
A tecnologia CBTC da Thales permite uma operação completamente automatizada e sem a necessidade de um condutor, além de otimizar a capacidade e o tempo de viagem.

RF
foto - ilustração
A Thales, empresa de fornecimento de sinalização metroferroviária e de controle de trens de redes urbanas, venceu o contrato de sinalização do CCR Metrô Bahia para fornecer a tecnologia com um sistema SelTrac CBTC (Communications-Based Train Control).
Este é o terceiro contrato CBTC firmado pela Thales no Brasil desde 2010. A empresa já fechou contrato de CBTC para o monotrilho Linha 17-Ouro de São Paulo e para o monotrilho de Manaus.
Segundo a Thales, as obras de instalação do sistema CBTC têm conclusão prevista para o primeiro semestre de 2017. A tecnologia CBTC da Thales permite uma operação completamente automatizada e sem a necessidade de um condutor, além de otimizar a capacidade e o tempo de viagem.
Os beneficiários serão os passageiros de Salvador, Lauro de Freitas e toda a Região Metropolitana. O sistema vai atender ao Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães, conectando-o a outros meios de transporte.

Metrô
As obras para o metrô em Salvador começaram há 14 anos e apenas um trecho foi entregue até agora. O primeiro consórcio responsável pelas obras, o Metrosal, era formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Camargo Correa e Siemens e tinha prazo de 40 meses para entrega da obra.
Depois de muitos atrasos e paralisações, em agosto do ano passado houve uma nova licitação, vencida pela CCR. A previsão da empresa, que deverá operar o sistema metroviário por 30 anos, é que os trens passem a circular no primeiro trecho, Lapa-Acesso Norte, em caráter de testes a partir de junho deste ano. A operação comercial deve começar em setembro. O empreendimento completo só deve estar concluído em 2017.
Desde 2008, o metrô de Salvador tem seis trens comprados pelo Metrosal do consórcio Mitsui/Hyundai Rotem (24 carros). Estes já sofreram a deterioração causada pelo tempo. A CCR informou em fevereiro passado que vai comprar os novos trens para o metrô da capital baiana do consórcio Hyundai Rotem–Iesa. A montagem será feita na fábrica da Iesa, em Araraquara, no interior de São Paulo, com parte dos componentes importados da Coreia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito