quinta-feira, 13 de março de 2014

A Mobilidade e a "psicose" do BRT

BRT de Salvador

"Projetos paliativos e mirabolantes,geralmente onerosos e de curta duração empurram para frente,adiam a solução adequada dos problemas que geram o caos da mobilidade urbana seja la onde for,aqui ou em qualquer outro lugar.Encarecem e aumentam muito mais os custos de uma solução correta e duradora que assegure e traga benefícios reais para a cidade e a sua população.Alem do mais um projeto que pela sua leitura ao que tudo indica se propõe a competir com o sistema metroviário da cidade ora em construção ao invés de somar-se ao mesmo."

Da Redação
fonte - Semut/SSA
A prefeitura de Salvador lança ou relança mais uma vez o seu projeto "monstrengo" de BRT,um sistema que pelas suas características se apresenta já defasado e ultrapassado pela baixa capacidade (18.980 pasgs/h.p/sentido chegando até 23.000 pasgs./h.pico por sentido) ficando distante da realidade de um verdadeiro e eficiente sistema de transportes de massa, para uma cidade já com os seus 3 milhões de habitantes e que certamente não atenderá as necessidades da demanda atual de deslocamentos diários da população usuária do sistema de transporte público.Com ele,o BRT,vem uma enxurrada de pontes,viadutos,elevados,pistas de concreto,estações elevadas,mais impermeabilização do solo,córregos urbanos soterrados,uma festa..(????).....uma montanha de concreto,além dos badalados "buzus esticados" sobre um monte de pneus com os seus "ecofumegantes" propulsores diesel.Sem duvida outro castigo para saturar ainda mais a já degradada paisagem urbana da nossa cidade que a muito já sofre as consequências de um crescimento desordenado e a total falta de planejamento urbano sustentável adequado.Copiar simplesmente soluções (Ctlr/c - Ctlr/V) usadas a 40 anos atrás em Curitiba, ou inspirar-se no traumático,saturado e convulsionado (BRT) Transmilénio de Bogotá para usa-las em  uma realidade atual  totalmente diferente da realidade de décadas atrás,sem uma avaliação técnica criteriosa e precisa acompanhada de uma ampla discussão com a sociedade civil,não trara resultados positivos e não ira resolver o caos da Mobilidade em Salvador.Mais quem ganha com isso????.....o povo???...a cidade???...certamente que não.Projetos paliativos e mirabolantes,geralmente onerosos e de curta duração empurram para frente,adiam a solução adequada dos problemas que geram o caos da mobilidade urbana seja la onde for,aqui ou em qualquer outro lugar.Encarecem e aumentam muito mais os custos de uma solução correta e duradora que assegure e traga benefícios reais para a cidade e a sua população.Alem do mais um projeto que pela sua leitura ao que tudo indica se propõe a competir com o sistema metroviário da cidade ora em construção ao invés de somar-se ao mesmo.Não se trata de ser contra ou favor do BRT, mais sim contra a  maneira como pretendem usa-lo,nesse caso específico totalmente fora do eixo.Todo modal seja ele qual for,tem o seu espaço garantido na grande rede da mobilidade urbana em uma cidade e sua RM, mais cada um ocupando o seu devido lugar de acordo com as suas características e a capacidade de atendimento de demanda e de "função social",sendo eles sistemas de transportes de massa de alta e média capacidade,sistemas alimentadores e os complementares diversos, respeitando sobre tudo a hierarquia do sistema operacional,cada um na sua devida função. Não se planeja sistemas de mobilidade ( transportes públicos ) com o olho voltado para o dedão do pé,ou para interesses que não sejam aqueles que atendam diretamente as reais necessidades de uma cidade e da sua população, mais sim com a visão política e estratégica direcionada para o futuro,estabelecendo-se um horizonte de 35 a 40 anos no mínimo de duração,é assim que se faz.- E mais uma vez esta em gestação,de novo,um "monstrengo" para Salvador,o "insosso" BRT...
Pregopontocom 13/03/2014

Conheça aqui o projeto do BRT

fonte - Semut/SSA

fonte- Semut/SSA
fonte-Semut/SSA

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