sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Aeromóvel pode chegar em Canoas (RS)

Aeromóvel

Durante a reunião na Cics foi dado um passo que pode agilizar as negociações e garantir os recursos: a assinatura de um contrato com a Empresa Aeromóvel Brasil para a elaboração de um anteprojeto

Correio de Notícias 

Canoas - Na última reunião mensal do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão), na manhã desta quarta-feira, 15, o prefeito Jairo Jorge deu uma boa notícia sobre o aeromóvel que ligará Mathias Velho e Guajuviras. Durante a reunião na Cics foi dado um passo que pode agilizar as negociações e garantir os recursos: a assinatura de um contrato com a Empresa Aeromóvel Brasil para a elaboração de um anteprojeto. Com isso, o prefeito Jairo reiterou a previsão de operação do aeromóvel em 2016. Na primeira etapa o transporte segue por seis quilômetros entre a estação Mathias Velho da Trensurb e o Guajuviras e as obras podem iniciar em 2014.
Ao custo de 1,1 milhão de reais, o estudo ajudará na captação de financiamento a partir de março. A expectativa do prefeito Jairo Jorge é de que a assinatura dê celeridade ao processo de construção do primeiro trecho. "No mês de março pretendemos entregar o anteprojeto ao Governo Federal, para que sejam liberados os recursos, já aprovados pelo PAC da Mobilidade para o aeromóvel, para início de funcionamento em 2016. A utilização nesse primeiro trecho mostrará os benefícios desse modelo no transporte de massa, que possui tecnologia 100% brasileira e ambientalmente sustentável", salienta. Além de Jairo, assinou o contrato o diretor-presidente d Coester Automação S.A, Oskar Coester.
O vereador Ivo Fiorotti comemorou a boa notícia sobre o aeromóvel para Canoas. Pois, esta é uma de suas importantes bandeiras de luta, por considerar o aeromóvel de grande valia para Canoas, especialmente os bairros Mathias Velho e Guajuviras. Ainda em dezembro de 2011, o vereador Fiorotti encaminhou uma indicação à Trensurb S/A e o Ministério das Cidades, solicitando um estudo sobre a viabilidade da construção de uma via elevada de Aeromóvel na estação Mathias Velho do Trensurb, interligando o metrô com as regiões Leste e Oeste da cidade, onde estão situados os bairros mais populosos de Canoas, Mathias Velho e Guajuviras. Em 2012 foi assinado o termo de cooperação para a elaboração de projeto técnico e durante o ano Fiorotti liderou uma comissão de vereadores que acompanhou de perto o processo do aeromóvel.
O projeto do aeromóvel em Canoas está dividido em três etapas: a linha 1 ligará o Trensurb ao Guajuviras, a linha 2 irá do Trensurb ao Mathias Velho e a linha 3 da Boqueirão até o bairro Marechal Rondon, passando pelo shopping que será construído na região neste ano.
A linha 1 percorrerá basicamente as avenidas Boqueirão e 17 de Abril. Ao contrário do aeromóvel já em operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho - o primeiro do Brasil -, este terá duas vias, permitindo o trânsito das composições simultaneamente nos dois sentidos.
O trajeto será de seis quilômetros, começando na estação Mathias Velho do Trensurb. Estão previstas nove estações. Os veículos andarão a uma velocidade média de 60 quilômetros por hora. A capacidade será de 300 passageiros por viagem e até 60 mil por dia. Seis veículos irão operar ao mesmo tempo e um ficará como reserva.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 14/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito