quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Trem entre Ásia Central e Leste da China começa a operar

Internacional

China Radio International
foto - ilustração
Um trem de carga que ligará o leste da China e cinco países da Ásia Central começou a operar na segunda-feira com objetivo de impulsionar o desenvolvimento do cinturão econômico da Rota da Seda, que atravessa a Eurásia.
O trem viajará 4.600 quilômetros, desde a cidade de Yiwu, na Província de Zhejiang, leste da China, passando pela Passagem de Alataw, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste chinês, e chegará à cidade de Almaty, no Cazaquistão. A linha se dividirá depois na direção de cidades no Uzbequistão, Quirguistão,Turcomenistão e Tadjiquistão.
A rota mais distante terá 10 mil quilômetros de distância e levará seis dias.
Os primeiros trens de carga de Yiwu para a Passagem de Alataw e Khorgos, em Xinjiang, começaram a operar em abril do ano passado.
Países da Ásia Central se tornaram desde então importantes destinos de exportação para as mercadorias produzidas em Yiwu.
O mercado de atacado da cidade vende mais de 1,7 milhão de tipos de mercadoria para 219 países e regiões e recebe 210 mil clientes por dia.
A maior relação comercial entre o leste da China e países da Ásia Central ocorreu depois que o acordo sobre "o Cinturão Econômico da Rota da Seda" foi assinado em novembro no ano passado por 24 cidades em oito países ao longo da Rota da Seda.
O presidente chinês, Xi Jinping, propôs a ideia do cinturão econômico durante sua visita à Ásia Central em setembro, procurando um renascimento cultural da Rota da Seda, que historicamente ligou a China à Ásia Central e à Europa, com objetivo de desenvolver os laços políticos e econômicos.
A nova Rota da Seda cobre 18 países asiáticos e europeus com uma área total de 50 milhões de quilômetros quadrados e uma população de 3 bilhões de pessoas. Ela também possui ricos recursos de energia, mineração, turismo, cultura e agricultura.
Fonte - Revista Ferroviária 21/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito