domingo, 26 de janeiro de 2014

Dilma Rousseff chega em Havana

Internacional

ISLAmia
Dilma Rousseff arribó a La Habana
Às 14:54 horas (hora local de Havana) pousou no solo cubano o avião da presidente Dilma Rousseff do Brasil, que ira participar da reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC)  Dilma foi recebida na escada do avião presidencial pelo ministro cubano do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, segundo informações do Cubadebate.

A presidenta do Brasil terá uma reunião de trabalho na segunda-feira com o líder cubano Raul Castro e permanecerá em Havana até terça-feira para participar da II Cúpula da (CELAC) .


A ampliação do porto cubano de Mariel, localizado a 45 quilômetros a oeste de  Havana, é uma obra considerada como um marco de colaboração entre os dois países. O trabalho é executado pela construtora brasileira N.Odebrecht e tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o banco de fomento do governo brasileiro.
O porto de Cuba  irá proporcionar uma porta de saída marítima moderna e permitira que  indústrias brasileiras se instalem na ilha aproveitando a mão de obra local bem como incentivos, para a produção e exportação de produtos produzidos em Cuba, conforme negociações entre os dois países. No encontro com Raul, Dilma "examinará os principais temas da agenda bilateral e regional", disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores. Entre essas questões destaca o acordo que permitiu a chegada ao Brasil de 5.400 médicos cubanos para trabalhar em áreas de comunidades isoladas e pobres no programa de saúde do governo brasileiro "mais médicos".O objetivo do programa é recrutar um total de 12.996 médicos, até março do próximo ano, principalmente cubanos que serão enviados para os municípios,ainda sem atendimentos na área de saúde. Dilma Rousseff e Raul Castro também irão discutir o comércio bilateral, que de acordo com dados oficiais brasileiros saltou de 91,99 milhões de dólares em 2003 para 624,79 milhões em 2013 dólares. Os principais produtos embarcados no Brasil com destino a Cuba são óleo de soja, arroz e milho. Segundo porta-vozes da Presidência brasileira, a visita de Dilma Rousseff a Cuba inclui também reuniões privadas. Na terça-feira, a presidenta brasileira ira  participar da reunião de cúpula dos Chefes de Estado e de Governo dos países da CELAC.
Tradução e adaptação de texto - A.Luis
Fonte - ISLAmia  26/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito