PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 10 de agosto de 2013

E eles ainda dizem que não sabiam de nada

Documentos do tribunal de contas e do ministro público revelam que há cinco anos os tucanos paulistas foram alertados sobre as irregularidades no metrô e trens de São Paulo

Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas

IstoÉ
E AGORA?
Alckmin (à esq.) e Serra foram avisados sobre o propinoduto


Desde a eclosão do escândalo de pagamento de propina e superfaturamento nos contratos da área de transporte sobre trilhos que atravessou os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos paulistas têm assumido o comportamento de outra ave, o avestruz. Reza a crença popular que, ao menor sinal de perigo, o avestruz enterra a cabeça no chão para não enxergar a realidade. Não foi outra a atitude do tucanato paulista nos últimos dias. Como se estivessem alheios aos acontecimentos, líderes do PSDB paulista alegaram que nada sabiam, nada viram – e muito menos participaram. Documentos agora revelados por ISTOÉ, porém, provam que desde 2008 tanto o Ministério Público como o Tribunal de Contas vem alertando os seguidos governos do PSDB sobre as falcatruas no Metrô e nos trens. Apesar dos alertas, o propinoduto foi construído livremente nos últimos 20 anos. Além dos documentos agora divulgados, investigações anteriores já resultaram no indiciamento pela Polícia Federal de 11 pessoas ligadas ao partido. No entanto, questionado sobre o cartel montado por multinacionais, como Siemens e Alstom, para vencer licitações, o governador Geraldo Alckmin jurou desconhecer o assunto. “Se confirmado o cartel, o Estado é vítima”, esquivou-se. Na mesma toada, o seu antecessor, José Serra, declarou: “Não tomamos em nenhum momento conhecimento de qualquer cartel feito por fornecedores e muito menos se deu aval a qualquer coisa nesse sentido”. As afirmações agridem os fatos. Os documentos obtidos por ISTOÉ comprovam que os tucanos de São Paulo, além de verem dezenas de companheiros investigados e indiciados, receberam no mínimo três alertas contundentes sobre a cartelização e o esquema de pagamento de propina no Metrô. Os avisos, que vão de agosto de 2008 a setembro de 2010, partiram do Ministério Público estadual e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Nos três casos, os documentos foram encaminhados aos presidentes das estatais, nomeados pelo governador, e publicados no Diário Oficial.

Nos três avisos de irregularidades aparecem fortes indícios de formação de cartel e direcionamento de certames pelas companhias de transporte sobre trilhos para vencer e superfaturar licitações do Metrô paulista e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O primeiro alerta sobre o esquema foi dado pelo Ministério Público de São Paulo, em um procedimento de agosto de 2008, durante gestão de José Serra. Ao analisar um acordo firmado entre o Metrô e a CMW Equipamentos S.A., o MP comunicou: “A prolongação do contrato por 12 anos frustrou o objetivo da licitação, motivo pelo qual os aditamentos estariam viciados”. Na ocasião, a CMW Equipamentos foi incorporada pela gigante francesa Alstom, uma das principais investigadas nesse escândalo. Ainda no documento do MP, de 26 páginas, aparecem irregularidades também em uma série de contratos firmados pelo governo paulista com outras empresas desse segmento....
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Fonte - IstoÉ  10/08/2013

A FESTA DO TREM

Dilma inaugura primeiro aeromóvel do país em Porto Alegre

Foto -  Roberto Stuckert Filho/PR /planalto.gov
Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff participa hoje (10), às 10h15, em Porto Alegre, da cerimônia de  inauguração do primeiro aeromóvel do país, interligando o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação mais próxima de metrô com acesso ao centro da capital. Às 11h45, Dilma participará da entrega de 40 retroescavadeiras a prefeituras na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Com veículos leves não motorizados e tecnologia brasileira, a linha aeromóvel, operada em via elevada, terá capacidade para atender, inicialmente, a 150 passageiros por viagem, que dura em torno de dois minutos para o percurso de 814 metros. A propulsão do transporte automatizado é pneumática, com ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética que sopram o ar por meio de um duto localizado dentro da via. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, também participará da cerimônia. O projeto tem investimento de R$ 37,8 milhões.
Em um primeiro momento, o transporte será aberto ao público apenas em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem, com uma operação assistida e a realização de ajustes. A operação comercial deve começar apenas em novembro, quando os usuários poderão adquirir a passagem por R$ 1,70 e ter direito a usar a linha do metrô sem cobrança adicional.
Dilma está no Rio Grande do Sul desde quinta-feira (8) à noite, hospedada no apartamento que tem em Porto Alegre. Ontem (9), ela participou da cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) em Osório, a 100 quilômetros de Porto Alegre, no litoral norte do estado. Durante o evento, também ocorreu a formatura de 430 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Fonte - Agência Brasil  09/08/2013

Ibama emite licença ambiental para operação de ferrovia no Mato Grosso

Meio Ambiente

Trecho entre Itiquira e Rondonópolis está construído e pode funcionar durante três anos 

Portal Amazônia, com informações do Ibama
BRASÍLIA - A ferrovia entre as cidades de Itiquira e Rondonópolis, no interior do Mato Grosso, recebeu licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar operação.
 Foto: Giuliana Cousin/Ibama
Ferrovia liberada para operação. 

A licença compreende também, a via férrea principal, os pátios de cruzamento, pátios de formação de composições, o complexo intermodal de Rondonópolis e o transporte de cargas.
Os pátios de cruzamento ferroviário ficam nas fazendas Santo Ângelo, Bom sossego, Água Limpa e São Francisco. Todas localizadas em Itiquira. A licença vale por três anos. A empreendedora responsável pela obra, América Latina Logística Malha Norte, deve obedecer às condicionantes discriminadas pelo Ibama relativas à operação, como manutenção e preservação ambiental na área da malha ferroviária.
Fonte - Portal Amazônia  09/08/2013

Cinco portos do Pará recebem R$ 1,6 bilhão para aumentar capacidade de transporte

Portos de Santarém, Outeiro, Vila do Conde, Belém e Miramar estão na lista 

Portal Amazônia, com informações da Agência Brasil
BRASÍLIA - Os arrendamentos previstos pelo Governo Federal para os portos de Santarém, Outeiro, Vila do Conde, Belém e Miramar, no Pará, e de Santos, em São Paulo, aumentarão em 48 milhões de toneladas anuais a capacidade dos terminais. Os investimentos previstos para os portos dos dois estados somam R$ 3 bilhões, informou nesta sexta-feira (9) o secretário especial de portos, ministro Leônidas Cristino.
Foto: Jean Barbosa/Paratur
Orla de Belém. 

Nos cinco portos do Pará serão investidos R$ 1,6 bilhão para arrendamento de 20 áreas. Com isso, haverá aumento de 21,2 milhões de toneladas ante 22,4 milhões de toneladas movimentadas no ano passado.
Para grãos os investimento estimados totalizam R$ 695 milhões, para aumentar em 490% da capacidade atual (2,5 milhões de toneladas). Com o crescimento da capacidade em mais 12 milhões de toneladas, os portos paraenses poderão transportar 14,5 milhões de toneladas de grãos.
A previsão de investimentos em áreas destinadas a granéis líquidos é R$ 413 milhões, para elevar em 107% a capacidade atual – que passará das atuais 4,4 milhões de toneladas para 9,3 milhões. "[No Pará,] haverá transferência dos combustíveis de Miramar para o novo terminal em Vila do Conde, mas o GLP [gás liquefeito de petróleo] permanece em Miramar", disse o ministro Leônidas Cristino.
São esperados R$ 79 milhões em investimentos nas áreas destinadas ao transporte de contêineres, para aumentar em 11% a atual capacidade.
Santos
No Porto de Santos, serão investidos R$ 1,39 bilhão, com o objetivo de aumentar em 27 milhões de toneladas a capacidade registrada no ano passado (105 milhões de toneladas). Serão licitados 11 terminais nas 20 áreas previstas. Só na área destinada a grãos, a expectativa de investimentos é R$ 473 milhões, para aumentar em 77% a capacidade atual, que deve passar de 14,7 milhões de toneladas para 26 milhões de toneladas.
Ainda no Porto de Santos, estão previstos R$ 190 milhões em investimentos nas áreas destinadas a transportes de fertilizantes para aumentar em 28% a capacidade, passando das atuais 6,1 milhões de toneladas para 7,8 milhões. Os investimentos estimados para o transporte de granéis líquidos é R$ 304 milhões, para um aumento de 74% na capacidade atual, que passará de 11,1 milhões de toneladas para 19,3 milhões.
Para a parte destinada à celulose, os recursos somam R$ 420 milhões, e o aumento estimado da capacidade é 194%, para chegar a 5,2 milhões de toneladas.
Retorno
O governo não trabalha com uma uma taxa de retorno fechada, mas estima que ela ficará em cerca de 7%, disse a chefe da Casa Civil, ministra Gleisi Hoffmann, ao anunciar o início de uma consulta pública, que deve durar 30 dias, em busca de “adequações” ao estudo.
“A taxa de retorno é apenas referência da variável de leilão, como é também [no caso de] investimentos, demanda e custo. Não é uma taxa de retorno fechada. É proveniente dos estudos e deve ficar em torno de 7%, mas a maioria das licitações será por capacidade de movimentação. Então, a taxa de retorno não é essencial, neste sentido. Se os contratos cumprirem todas as condições, a taxa de retorno pode ir muito além, e o governo não tem nenhum problema quanto a isso”, explicou Gleisi. “Com eficiência e com os procedimentos de gestão que os empresários têm, essa taxa pode ser maximizada.”
A ministra pediu que, nas contribuições a serem apresentadas durante o período de audiências públicas, o setor privado analise o estudo “com olhar de contribuição e críticas positivas”. “É a primeira proposta, e a contribuição do setor privado, dos operadores e principalmente do setor produtivo, que é usuário do setor portuário, será importante para que tenhamos excelência no leilão desses terminais”, disse a ministra, ressaltando que o objetivo do governo, ao tentar responder à demanda, é reduzir custos e dar competitividade ao País.
Recursos
Os financiamentos serão feitos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com juros calculados pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), mais até 2,5%. Serão dados três anos de carência e até 20 anos de amortização. A alavancagem será 65%.
A consulta pública terá início nesta segunda-feira (12) e será encerrada no dia 6 de setembro. O edital deve ser publicado no dia 25 de outubro.
Fonte - Portal Amazônia  09/082013

Lucro líquido da Petrobras cresce 77% no primeiro semestre, mas produção cai 3%

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Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Petrobras teve, primeiro semestre deste ano, lucro líquido de R$ 13,84 bilhões, 77% superior ao obtido nos seis meses anteriores. No entanto, a produção de petróleo e gás natural no período ficou 3% abaixo da do semestre anterior, totalizando 2,55 milhões de barris/dia, na média. Conforme os resultados operacionais divulgados hoje (9) pela empresa, a produção de derivados aumentou 8% no último semestre.
Segundo nota divulgada pela Petrobras, o aumento de 77% no lucro líquido deve-se ao maior resultado operacional e à redução dos impactos cambiais no desempenho financeiro. A empresa atribuiu a queda na produção a um declínio natural (em torno de 12% ao ano) e à concentração de paradas programadas no primeiro semestre. De acordo com a nota, no comparativo entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano, a produção ficou estável, conforme o planejado pela empresa.
O lucro operacional da Petrobras aumentou 23% no semestre passado, e o resultado pode ser atribuído, segundo a empresa, sobretudo aos reajustes dos preços do diesel e da gasolina, ao aumento da produção de derivados e às menores baixas de poços secos e subcomerciais.
No segundo trimestre, o lucro operacional foi 13% superior ao do primeiro, refletindo, especialmente, os ganhos com a venda de ativos na África. O lucro líquido ficou 19% menor, principalmente em função do resultado financeiro negativo, impactado pela desvalorização do real ante o dólar.
A empresa diz ainda que o crescimento na produção de derivados deveu-se à melhor performance operacional das refinarias, o que permitiu atender ao crescimento da demanda interna, de 6%, com redução de 19% na importação de derivados. A Petrobras informou também que seus investimentos totalizaram R$ 44 bilhões 113 milhões no primeiro semestre de 2013, sendo 54% nas atividades de exploração e produção.
Fonte - Agência Brasil   09/08/2013

STF decidirá na quarta-feira se é possível novo julgamento do mensalão


Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar na quarta-feira (14) a Ação Penal 470, o processo do mensalão, e o primeiro item da pauta é a possibilidade de novo julgamento por meio do recurso conhecido como embargo infringente. Três réus abordaram o assunto: o publicitário Cristiano Paz, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado federal Pedro Corrêa.
A Corte terá que decidir se os embargos infringentes são cabíveis, pois há divergências teóricas sobre o assunto. Embora esse tipo de recurso esteja previsto no Regimento Interno do STF, uma lei editada em 1990 sobre o funcionamento de tribunais superiores não faz menção ao uso da ferramenta na área penal. Para alguns ministros, isso significa que os embargos infringentes foram revogados.
Os embargos infringentes previstos no regimento interno permitem novo julgamento quando há pelo menos quatro votos pela absolvição. A situação atende a pelo menos 11 réus: João Paulo Cunha, João Cláudio Genú e Breno Fischberg (lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (formação de quadrilha).
O presidente do STF e relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, negou individualmente a possibilidade de admissão dos embargos infringentes, classificando a tentativa de discutir o assunto de “absurda”. Segundo ele, a Corte já analisou todos os argumentos trazidos pela defesa e os advogados tentam apenas “eternizar” o processo. Inconformados, os réus entraram com novo recurso para que a palavra final seja do plenário.
Em meio à discussão sobre os embargos infringentes, o advogado de Pedro Corrêa lançou uma tese ainda mais ampla. Ele quer que o STF aceite fazer novo julgamento se houver pelo menos um voto pela absolvição. A questão também será analisada na quarta-feira.
Se os ministros admitirem os embargos infringentes, a discussão sobre o mérito ficará para depois. Antes disso, a Corte terá que analisar os 26 embargos declaratórios, primeiro tipo de recurso cabível, que questiona omissões e contradições no julgamento. O primeiro embargo declaratório listado na pauta é do advogado Rogério Tolentino, ligado ao publicitário Marcos Valério.
Fonte - Agência Brasil  09/08/2013 

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alstom pagou US$ 20 mi a partidos do País, diz Suíça

Dez pessoas, entre elas ex-secretários, foram indiciados pela PF por esquema de corrupção

Estadão Conteudo

Empresa denunciou esquema para contratos de trens e metrô Getty Images
A Alstom destinou mais de R$ 45,5 milhões (US$ 20 milhões) em propinas ao Brasil e parte do dinheiro foi parar em cofres de partidos políticos. A constatação faz parte da investigação realizada pela Justiça suíça e foi obtida com exclusividade pela reportagem. Um grupo de dez pessoas, entre elas os ex-secretários Jorge Fagali Neto e Andrea Matarazzo, foi indiciado pela Polícia Federal por causa do esquema de corrupção da empresa francesa, desmantelado pela apuração na Suíça.
A investigação mostra que informes internos da Alstom revelam o esquema para ganhar contratos públicos no Brasil nos anos 1990. Neles, a empresa francesa indica o pagamento de propinas para financiar partidos. A constatação da Justiça de Berna é de que há "evidências claras de suborno" e até uma "tabela oficial" de propina no Brasil. O dinheiro foi destinado a diversos projetos de energia no Brasil, envolvendo Furnas, Eletropaulo, a Usina de Itá e outros empreendimentos.
Um dos depoimentos que marca o caso é o de um colaborador do esquema, Michel Cabane, confirmando que a "Alstom e a Cegelec (subsidiária da Alstom) estavam trabalhando juntas para organizar uma cadeia de pagamentos para tomadores de decisão no Brasil". Havia até mesmo uma lista de nomes de brasileiros na empresa.
A Justiça suíça teve acesso a um comunicado interno da Alstom, de 21 de outubro de 1997. Nele, o então diretor da Cegelec Andre Botto escreveu que o dinheiro era propina. "Isso é uma política de poder pela remuneração", afirmou. "Ela é uma ‘negociated’ via o ex-secretário do governador (RM). Ela cobre — as finanças do partido — o Tribunal de Contas (do Estado) e a Secretaria de Energia." A meta era cometer o que os suíços ironizaram como "um crime perfeito". Parte do dinheiro iria para os políticos, parte para o tribunal e parte para o secretário de Energia que daria os contratos.
Políticos
A Justiça suíça não citou partido, mas indicou que a participação política estava sempre presente. Naquele momento, o Estado de São Paulo era governado pelo PSDB. RM seria Robson Marinho, conselheiro do TCE, que, depois de coordenar a campanha de Mário Covas em 1994, foi chefe da Casa Civil entre 1995 e 1997. O Ministério Público suíço revelou cada uma das transferências às contas de Marinho no banco Safdie em Genebra. O dinheiro chegaria via uma offshore uruguaia, a MCA.
Quem também é citado é Romeu Pinto Junior, indiciado como uma das pessoas que teria organizado o pagamento de propinas por meio da MCA. A investigação revela que, em media, 7,5% do valor dos contratos eram destinados ao pagamento de propinas. "De acordo com essas declarações, 7,5% e 1,13% dos contratos iam para a MCA, 3,1% para a Taltos e 0,6% para a Andros, 1,5% para a Splendore." Essas eram empresas fictícias criadas.
Outra empresa era a brasileira Alcalasser, pela qual teriam passados mais de R$ 50 milhões. Em depoimento a autoridades francesas, o ex-diretor financeiro da Cegelec, Michel Mignot, confirma que a Alcalasser foi criada para pagar propinas. Ela servia para as comissões.
Fonte -  R7 Noticias  09/08/2013

Ônibus voltam ao final de linha de Tancredo Neves no sábado

Lúcio Távora | Ag. A TARDE
Ponto de ônibus improvisado a cerca de um quilometro do final de linha




A Tarde
Da Redação

Os ônibus que circulam pelo bairro de Tancredo Neves devem voltar a cumprir roteiro até o final de linha a partir deste sábado, 10, conforme informações do Sindicato dos Rodoviários da Bahia (Sinttroba). A decisão foi tomada após reunião com o major Enéas Estrela, responsável pelo policiamento da região, que, segundo o sindicato, se comprometeu a manter policiamento no local a partir das 4h da manhã, quando os ônibus começam a circular, até as 2h, no último horário.
Os rodoviários deixaram de fazer o roteiro completo das linhas na tarde de quinta, 9, depois que cinco ônibus foram incendiados após uma operação realizada pela polícia contra o tráfico de drogas na região. Segundo o sindicato, até a noite desta sexta, os veículos retornam do ponto em frente ao Condomínio Arvoredo, localizado a cerca de um quilômetro do final de linha.
Vandalismo - Cinco ônibus e uma motocicleta foram incendiados em Tancredo Neves, após uma operação realizada pela polícia no bairro de Engomadeira, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na localidade. A polícia disse que no momento também houve um arrastão no local.
A ação dos criminosos, que até a tarde desta sexta não foram identificados, ocorreu no final de linha do bairro, por volta das 15h30 desta quinta, logo após o encerramento da operação. Unidades da Polícia Militar foram acionadas e enviadas ao local. Segundo a Soldado Débora, da Polícia Militar, os atos de vandalismo teriam sido uma resposta à ação da polícia na localidade.
Fonte - A Tarde  09/08/2013

Torre Eiffel é evacuada por falso alerta de bomba

Foto -  Miguel Medina/AFP Photo

AFP - Agence France-Presse
A Torre Eiffel foi evacuada por duas horas nesta sexta-feira em função de um falso alerta de bomba.
informou a direção do monumento, sem proporcionar maiores detalhes.
Um perímetro de segurança foi estabelecido em torno do ponto turístico, que foi posteriormente reaberto ao público.
A Torre, de 324 metros de altura, recebe de 25.000 a 30.000 visitantes por dia em média.
Fonte - Diário de Pernambuco  09/08/2013

Governador do CE visita comunidade no Bairro de Fátima para negociar desapropriações do VLT

Moradores aguardavam para negociar diretamente com o governador há dois anos


Com informações do repórter Levi de Freitas
O governador Cid Gomes (PSB) visitou, na manhã desta sexta-feira, a comunidade Aldaci Barbosa, no Bairro de Fátima, para negociar as desapropriações para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os moradores aguardavam há dois anos para negociar diretamente com o governador, que foi à comunidade também na última segunda-feira (5).
Nos últimos anos, governador tem visitado comunidades na Capital que serão impactadas pelo VLT FOTO: Levi de Freitas
O Governo do Estado está oferecendo um apartamento a ser construído em terreno próximo à comunidade, mais indenização. As obras de construção do VLT na Avenida Borges de Meloirão afetar alguns comércios, que passariam para o lado onde fica a comunidade.
Enquanto o apartamento não fica pronto, o Estado compromete-se a pagar aluguel social no valor de R$ 400.
Cid Gomes chegou dirigindo seu próprio carro e caminhou pela comunidade, batendo de porta em porta. "Ô de casa! Vim só conversar, senhora!", dizia, ao chamar as proprietárias das residências. O governador também brincou com a expressão de surpresa de alguns moradores. "Tava dormindo, mulher? Venha aqui, pra gente conversar!", disse a outra moradora. Ao reunir um grupo de moradores, entrou em uma das casas, sentou-se no sofá, e começou a falar, explicando a proposta.
Nesta sexta, os moradores foram mais receptivos à visita do governador. Na segunda, a comunidade demonstrou insatisfação com o Governo por não ser comunicada de como acontecerão as desapropriações, já que as obras avançavam e mesmo assim não se sabia detalhes.
Moradores divergem em relação à proposta
Os comerciantes, que terão de deslocar seus comércios em cerca de 10 metros, ficaram satisfeitos com a proposta, de acordo com Maria Themes, que participou da reunião com o governador. "Há mais de 2 anos que nós aguardamos essa reunião. Nós gostamos da proposta e concordamos com ela. Só esperamos que seja cumprida. Agora tem de ver o outro lado, o lado das pessoas que moram atrás (na comunidade) o que eles vão pensar. Mas a proposta tá boa, só depende de cada um deles aceitar ou não. Os comerciantes aceitaram", disse.
Antônia Aragão de Souza, 46, mora de aluguel em uma das casas que será removida. Ela gostou da proposta feita por Cid. "O governador prometeu me dar um apartamento. Com isso eu saio do aluguel. Por mim, eu já saia hoje", disse, animada com as palavras de Cid Gomes. O governador afirmou que, no caso de Antônia, o proprietário da residência receberá a indenização enquanto que a moradora ganhará o apartamento.
Entretanto, nem todos os envolvidos na negociação com o Governo do Estado estão satisfeitos. Maria das Dores Alves, 66, mora na área há mais de 40 anos. Após a saída do governador, dona Maria encostou no muro de uma vizinha e chorou. "Ele não pode fazer isso com a gente", disse. A moradora não concorda em ser removida. "Fiquei muito magoada com essa história de tirar a gente daqui e botar em apartamento", desabafou. Ela exige, pelo menos, o pagamento de um valor "suficiente" para poder morar com os filhos. "Quero pelo menos R$ 100 mil, que é pra comprar uma casa pelo menos melhor que essa e morar com meus filhos e meus netos. Tô errada?", disse, após ser amparada pela neta.
O governador afirmou que uma equipe irá avaliar os imóveis. Os que custarem até R$ 40 mil receberão a indenização à vista, além do apartamento e o aluguel social. Já as casas que valerem acima de R$ 40 mil receberão a indenização e o aluguel, entretanto, o apartamento terá uma taxa que, segundo Cid Gomes, "pode varia até R$ 50, a ser paga em uns 20 anos". Dona Maria, insatisfeita, afirmou que não quer "passar o final da vida pagando apartamento".
Governador já fez outras visitas às comunidades atingidas devido ao VLT
Cerca de 50 casas da comunidade Aldaci Barbosa serão desapropriadas com a passagem do VLT. Essa não é a primeira visita surpresa do governador à comunidade, em agosto de 2011, ele esteve no local, e não foi bem recebido pelos moradores.
Em abril deste ano, Cid também enfrentou a resistência dos moradores da comunidade Jangadeiro, na Via Expressa, que protestaram contra as desapropriações no local. Sob gritos, o chefe do Executivo Estadual não alterou o tom de voz e continuou tentando explicar às famílias como serão as transformações no local, entretanto o protesto não cessou.
O projeto do VLT surgiu do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana da cidade. O sistema de transporte terá estações na Parangaba, Papicu, Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate Clube.
Fonte - Diário do Nordeste  09/08/2013

Prefeitura de Fortaleza vai recorrer do embargo da obra dos viadutos no parque do Cocó

Poder municipal foi notificado na manhã desta sexta-feira (9)


A Prefeitura de Fortaleza informou na tarde desta sexta-feira (9) que irá recorrer do embargo das obras para construção de dois viadutos na Avenida Engenheiro Santana Junior, no Cocó. O anúncio foi feito após o poder municipal ser notificado na manhã desta sexta, da proibição de dar continuidade à intervenção na área pela Justiça Federal.
Viadutos são a opção da Prefeitura para desafogar trânsito no local. Foto: Reprodução
Apesar do embargo, a Prefeitura seguiu com o trabalho no canteiro de obras na noite da última quinta (8). A paralisação foi determinada pel juiz da 6ª Vara Federal, Francisco Roberto Machado, a pedido do Ministério Público Federal.
A liminar prevê multa diária de R$ 10 mil caso a Prefeitura descumpra a determinação.
Fonte - Diário do Nordeste  09/08/2013

Recém-eleito, presidente da CPI dos Ônibus no RJ diz que não renuncia


Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus da Câmara de Vereadores do Rio, Chiquinho Brazão (PMDB), afirmou que não vai renunciar ao cargo, que assumiu na manhã de hoje (9). A saída de Brazão da presidência da CPI é uma das reivindicações dos manifestantes que ocuparam, nesta manhã, o plenário da Casa. Eles querem que a presidência da CPI fique com o vereador Eliomar Coelho (PSOL), autor da proposta.
Brazão anunciou sua decisão de continuar no cargo após encontro com vereadores e quatro manifestantes. No encontro, o Brazão e o relator da comissão, Professor Uóston (PMDB), disseram que nunca foram contra a proposta, embora não tenham assinado o requerimento para criação da CPI.
O primeiro ato da CPI dos Ônibus será terça-feira (13), com a convocação do ex e do atual secretário de Transportes do Rio, Alexandre Sansão e Carlos Roberto Osório. Na reunião, serão discutidos os limites e insuficiências nos contratos firmados em 2010 entre a prefeitura do Rio e as empresas de ônibus que circulam no município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (PMDB), informou que muitos manifestantes foram impedidos de entrar porque queriam ter acesso à Casa sem se identificar. “A orientação dada à segurança da Câmara foi permitir a entrada das pessoas, dentro das limitações do salão nobre. Quando começou a identificação, muitas ficaram ansiosas e queriam entrar sem se identificar." De acordo com Felippe, isso obrigou a segurança a fechar as portas para impedir a entrada de pessoas sem prévia identificação. "Resultou nesses contratempos. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro não comporta isso [o número de pessoas que queria entrar]”, afirmou.
Sobre a reunião em que foi escolhido o presidente da CPI, Jorge Felippe disse que foi rápida, pois a votação foi entre apenas cinco vereadores. “A reunião da CPI tinha o propósito de escolher o relator e o presidente. Feita a votação e escolhidos os dois, acabou a razão da reunião. Na opinião de vocês [manifestantes], o mais qualificado é o vereador Eliomar Coelho. Mas não foi assim que a comissão, democraticamente, foi escolhida. Cumpriram-se os ritos previstos na legislação", ressaltou o presidente da Câmara Municiapal.
O educador Pedro Rajão, que estava entre os manifestantes, confirmou que a vontade do povo era a eleição de Eliomar Coelho, que propôs a CPI, enquanto os eleitos nem assinaram documento para sua aprovação. “O Brazão, que foi eleito presidente, e o Uóston, que foi eleito relator, eram contra, eles não assinaram pela aprovação da CPI dos Ônibus. E agora eles são o presidente e o relator. Somos a favor da revogação da presidência dessa CPI pelo Brazão", disse Rajão. Para ele, a comissão tem de ser presidida pelo autor do pedido de criação da CPI, que atendeu às demandas populares. "Eliomar é o autor, e nós queremos que ele seja o presidente.”
O diretor da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Aerj), Rafael Almeida, informou que no dia 22 haverá novo protesto contra a composição da CPI. “A luta do povo vai continuar. E não adianta falar algumas coisas, apertar as nossas mãos e ir embora. Queremos saber onde está cada centavo que é investido pelo povo. Neste momento, o transporte público é fundamental. Vamos embora, infelizmente, mas temos certeza de que a luta vai continuar e de que teremos nossas pautas garantidas.”
A ocupação do plenário da Câmara Municipal começou logo após a eleição do presidente e do relator da CPI dos Ônibus. A Polícia Militar acompanha a manifestação.
Fonte - Agência Brasil  09/08/2013

MP-SP diz que há “fortes indícios” de formação de cartel em licitações de metrô

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) informou hoje (9) que existem "fortes indícios" da prática de formação de cartel e de fraudes em licitações da Companhia Paulista de Transporte
foto - ilustração
Metropolitano (CPTM) e da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) entre os anos de 1999 e 2009. O MP se baseia na documentação fornecida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça, que investiga o suposto cartel.
“Eu posso adiantar unicamente, por enquanto, que pela documentação que recebemos do Cade - que foi o que gerou o início desta investigação, através do acordo de leniência firmado - que existem efetivamente fortes indícios da prática de crime de formação de cartel e de fraudes a licitações”, disse o promotor Marcelo Mendroni, do Grupo de Repressão aos Delitos Econômicos do MP
Em nota, o MP-SP ressaltou que os indícios se referem a, principalmente, cinco processos licitatórios: o da Linha 5 do Metrô, o da manutenção de trens séries 2000, 3000 e 2100 da CPTM, o da expansão da Linha 2 do Metrô, do programa Boa Viagem da CPTM, e da compra de 320 carros. “São milhões [de reais], talvez bilhões, envolvidos em todo esse esquema”, destacou o promotor.
Segundo o MP-SP, as fraudes nas licitações teriam ocorrido de várias formas, com a definição prévia sobre quais seriam as empresas participantes e as consequentes vencedoras das licitações; a divisão de processos licitatórios entre os concorrentes; a combinação de valores a serem apresentados por cada concorrente nas licitações; e negociações sobre a desistência de impugnação em troca de subcontratação para participação na disputa. Estima-se o envolvimento de quase dez empresas privadas. Será investigada também a eventual participação de agentes públicos.
Fonte - Agência Brasil  09/08/2013

Produtos e serviços para famílias com renda até 2,5 salários têm deflação


O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) registrou em julho queda de preços de 0,29%. Em junho, o IPC-C1 teve inflação de 0,33%. A queda da taxa foi provocada por deflações em três das oito classes de despesas que compõem o índice, além de inflação menos intensa em três grupos. Os transportes tiveram deflação

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou queda de preços (deflação) de 0,29% em julho. A queda foi maior do que a observada pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR), que mede a variação de preços de produtos e serviços para todas as faixas de renda e teve deflação de 0,17%.
Em junho, o IPC-C1 registrou inflação de 0,33%. A queda da taxa foi provocada por deflações em três das oito classes de despesas que compõem o índice, além de uma inflação menos intensa em outros três grupos. Os transportes passaram de uma inflação de 0,88% em junho para uma deflação de 1,54%.
O grupo de despesas vestuário passou de uma inflação de 0,51% para uma deflação de 1,04%. Os alimentos já haviam tido deflação em junho (-0,22%), mas tiveram uma queda de preços ainda mais intensa em julho (-0,54%). A inflação ficou mais intensa para as despesas com habitação (que passou de 0,67% para 0,29%), saúde e cuidados pessoais (de 0,39% para 0,26%) e comunicação (de 0,29% para 0,05%).
Em sentido oposto, duas classes de despesa tiveram alta na inflação: despesas diversas (cuja taxa passou de 0,29% para 0,44%) e educação, leitura e recreação (que passou de 0,31% para 0,48%). Com a deflação de 0,29% observada em julho, o IPC-C1 acumula altas de 2,74% no ano e de 5,84% nos últimos 12 meses.
Fonte - Agência Brasil  09/08/2013 

Emprego na indústria fica estável de maio para junho


Em relação a junho de 2012, houve queda de 0,4%, o 21º recuo seguido nesse tipo de comparação. Encerrado em junho, o segundo trimestre teve queda de 0,1% ante o primeiro. No ano, o acumulado é -0,7% e nos últimos 12 meses, -1,1%


Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O emprego na indústria ficou estável em junho, em relação a maio, sem apresentar variação, informou hoje (9) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a junho de 2012, houve queda de 0,4%, o 21º recuo seguido nesse tipo de comparação.
Encerrado em junho, o segundo trimestre teve queda de 0,1% ante o primeiro. No ano, o acumulado é -0,7% e nos últimos 12 meses, -1,1%. O pessoal ocupado foi 0,5%¨menor no segundo trimestre ante o mesmo período de 2012, a queda menos acentuada desde o quarto trimestre de 2011, período em que o índice iniciou a retração nessa base de comparação, que já soma sete trimestres.
O resultado do emprego industrial em junho sobre o mês anterior repetiu o de abril ao não variar, e, em maio, foi de -0,4%. No primeiro trimestre de 2013, houve queda de -0,2% em relação ao período imediatamente anterior, o último de 2012, que teve crescimento de 0,1%.
O número de horas pagas caiu tanto na comparação com maio (-0,6%) quanto com junho de 2012 (-0,4%). A folha de pagamento real foi reduzida em -1,4% de maio para junho, mas subiu 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte - Agência Brasil  09/08/2013

Trensurb abre Aeromóvel ao público

foto - ilustração
A Trensurb realizará neste sábado (10/08), às 9h, a cerimônia para o início da operação assistida do Aeromóvel , que ligará a estação Aeroporto da companhia ao o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em um trajeto de quase um quilômetro. A linha terá sua abertura ao público com o início da operação assistida, em cerimônia com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo a companhia, a operação assistida tem previsão de duração de 90 dias e durante esse período ocorrerá em horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem.
A linha será utilizada por dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300, com chegada prevista para setembro, irão operar alternadamente conforme a demanda, percorrendo um trajeto de 814 metros em dois minutos. O valor total do projeto é de R$ 37,8 milhões.
A Trensurb informou que quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no Aeromó
vel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem, no valor de R$ 1,70 que dará direito ao transporte na linha do metrô, sem cobrança adicional.
Fonte - Revista Ferroviária  09/08/2013

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Em junho, produção industrial cresceu em 10 de 14 regiões pesquisadas pelo IBGE

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A produção industrial aumentou em dez dos 14 estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Avançou 1,9% em junho, sobre maio, e 3,1%, sobre junho do ano passado. As quatro exceções foram Paraná (-3%), Goiás (-2,3%), Amazonas (-2,2%) e Minas Gerais (-0,8%).
No acumulado de 2013, quatro estados apresentam resultados negativos: Pará (-10,3%), Espírito Santo (-9,4%), Minas Gerais (-0,7%) e Santa Catarina (-0,5%). Quando avaliada a variação acumulada em doze meses, são oito os estados com resultados negativos.
O Pará foi o de melhor desempenho na comparação do mês de junho com maio, subindo 5,9%. Mas a produção caiu 7% em relação a junho do ano passado. Em doze meses, o estado sofreu recuo de 6,5%.
O Rio Grande do Sul, que teve a segunda maior alta (3,9%), foi o que mostrou a maior expansão (11,8%) na comparação com junho de 2012. No ano, o estado acumula 4,7% de crescimento na produção industrial.
A terceira colocada foi a Bahia que, além de ter subido 3,1% na comparação junho/maio, avançou 9,9% na comparação interanual. A indústria baiana é a que acumula maior crescimento em 2013, de 5,9%.
Na outra ponta da lista, o Paraná teve a maior queda na produção industrial na passagem de maio para junho, com recuo de 3%. No entanto, a produção paranaense é 4,4% maior que a do mesmo período do ano passado e acumula 0,8% de variação em 2013.
São Paulo, o estado mais industrializado do país, teve alta de 2,9% ante maio, e de 3,1% sobre junho do ano passado. A indústria paulista acumula 2,9% de aumento na produção em 2013 e 0,5% em doze meses.
Fonte - Agência Brasil  08/08/2013

Novo destino para 30 trechos de ferrovias subutilizados

O governo federal está avaliando o destino que dará para 30 trechos ferroviários que estão desativados ou subutilizados e foram devolvidos pelas concessionárias brasileiras. Alguns trechos serão revitalizados e incorporados ao Programa de Investimentos em Logística (PIL) e outros poderão deixar de existir, caso não haja interesse de prefeituras em transformá-los em trens turísticos.
foto - ilustração
Os possíveis trechos que podem deixar de existir estão há mais de 10 anos sem operação e não possuem viabilidade econômica para o transporte de carga e passageiros. Segundo fontes da ANTT tem trechos que não tem viabilidade nenhuma e não há motivos para mantê-los.
Os trechos que estão desativados ou subutilizados devem ser incluídos no Programa Nacional de Desestatização (PND) para depois serem concedidos à iniciativa privada, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira (05/08).
Os trechos listados são Maracaju – Cascavel; Cascavel – Guarapuava; Guarapuava – Curitiba; Lucas do Rio Verde – Uruaçu; Estrela D'Oeste – Panorama; Panorama – Maracaju; Maracaju – Dourados; Belo Horizonte – Iaçu; Iaçu – Salvador; Nova Iguaçu - São Bento; São Bento – Visconde de Itaboraí; Visconde de Itaboraí – Vitória; Uruaçu – Muriaé; Niterói - Campos dos Goytacazes; Sorocaba – Curitiba; Curitiba - Engenheiro Bley; Engenheiro Bley – Esteio; Esteio – Pelotas; Pelotas - Rio Grande; Feira de Santana - Engenheiro Araujo Lima; Engenheiro Araujo Lima – Camaçari; Camaçari – Cabo; Cabo – Suape; Lapa – Curitiba; Curitiba – Paranaguá; Região Metropolitana de São Paulo; Alagoinhas - Campo Formoso; Campo Formoso – Parnamirim.
Fonte - Revista Ferroviária  08/08/2013

CPI sobre fraudes no metrô tem 26 assinaturas em São Paulo

Daniel Mello 
Agência Brasil
CPI sobre fraudes no metrô tem 26 assinaturas em São Paulo
EBC
São Paulo – O PT conseguiu 26 das 32 assinaturas necessárias para instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para apurar as denúncias de fraudes em licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Segundo o líder do partido na assembleia, deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), a CPI vai aprofundar as investigações das denúncias que começaram a ser feitas em 2008.
O PT chegou a fazer 15 representações no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para pedir apuração de suspeitas de irregularidades em contratos para a compra e manutenção de trens e linhas do Metrô e da CPTM. Muitos dos inquéritos abertos na ocasião foram arquivados. Foram retomadas 45 investigações após a divulgação de que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apura a formação de um cartel para superfaturar os preços das licitações. Dessas, 19 já tinham sido arquivadas pelo MP. Estão sob suspeita contratos firmados entre 1998 e 2007.
Para Marcolino, a investigação na Alesp é importante para dar publicidade aos fatos envolvendo as denúncias. “A CPI é um debate público, não é como no Ministério Público que é sigiloso. Você não tem acesso a investigação, aos questionamentos que estão sendo feitos lá”, disse. “Com a CPI você consegue trazer os executivos dessas empresas para falar como foi o processo dos contratos com o governo de São Paulo”.
O petista exige não só a devolução dos recursos que possam ter sido desviados com o superfaturamento como também a punição dos envolvidos. “Queremos que os agentes públicos sejam julgados e, se condenados, que paguem pelos erros cometidos. E que essas empresas que fraudaram licitações sejam punidas e não possam voltar a atuar no mercado brasileiro”.
O líder do governo na Alesp, deputado Barros Munhoz (PSDB), defende que não há embasamento para abertura da comissão. “Não há nenhuma fundamentação, é contra todas as regras regimentais, constitucionais. Não tem nenhum sentido”, criticou.
Munhoz argumenta que toda a investigação já está sendo feita pelo Ministério Público. O líder ressaltou que caso sejam descobertas irregularidades, a CPI simplesmente encaminharia suas conclusões para o órgão e que por isso a abertura da comissão não faz sentido. “Então nós vamos fechar o Ministério Público. Porque se está lá e a gente não confia que ele vai apurar, é melhor fechar a instituição”, ironizou.
Fonte - EBC  08/08/2013

Usar carro sai mais barato que transporte público

A QUE ABSURDO CHEGAMOS




De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os gastos de usuários com veículo particular nos últimos doze anos foram menores que os custos com transporte público. Veja o motivo na reportagem da TV Universitária de Lavras. As imagens são de Jayme Rodrigo.

Conab prevê safra recorde de grãos este ano, de 186 milhões de toneladas


Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a estimativa de produção é recorde e apresenta crescimento de 12,1% em relação ao período anterior. É o 11º levantamento da companhia, feito entre os dias 22 e 26 de julho. O aumento é devido, principalmente, às culturas de soja e milho da segunda safra


Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A safra nacional de grãos no período 2012/2013 deve chegar a 186,15 milhões de toneladas. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa de produção é recorde e apresenta crescimento de 12,1% em relação ao período anterior. Esse é o 11º levantamento da companhia, feito entre os dias 22 e 26 de julho.
De acordo com a Conab, o aumento é devido, principalmente, às culturas de soja e milho da segunda safra, com crescimento das áreas cultivadas de 10,7% e 17,6%, respectivamente. A produção de soja aumentou 22,7% (81,46 milhões de toneladas) e a de milho (45,14 milhões de toneladas), 15,4%.
O total de área cultivada é 53,27 milhões de hectares. A cultura de soja ocupa a maior área, com 27,72 milhões de hectares.
A Conab também informou que o estado de São Paulo, responsável por 70% da safra nacional de laranja, terá produção comercial para o ano, na safra 2013/2014, estimada em 296,8 milhões de caixas de 40,8 quilos, sendo que 14,7 milhões de caixas poderão ser de perdas ou de pouca expressão econômica.
As indústrias processadoras de suco vão absorver 252,7 milhões de caixas (85% do total produzido) e as caixas restantes serão destinadas ao mercado in natura. A área plantada é 498,5 mil hectares.
No Triângulo Mineiro a produção estimada é 10,9 milhões de caixas, com perdas previstas em 232,8 mil caixas. São 22,7 mil hectares de área total plantada.
Ainda segundo a Conab, a produção de cana-de-açúcar da safra 2013/2014 deve chegar a 652 milhões de toneladas, com aumento de 10,7% sobre as 588,92 milhões de toneladas do período anterior.
Fonte - Agência Brasil  08/08/2013

Polícia Federal desarticula quadrilha que desviava dinheiro do ensino técnico

Agência Brasil
Polícia Federal desarticula quadrilha que desviava dinheiro do ensino técnico
EBC
Brasília – A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União, faz hoje (8), no Paraná e em São Paulo, a Operação Sinapse. A ação busca prender uma quadrilha especializada em desviar recursos públicos destinados à educação técnica. Até o momento, foram confirmadas 14 das 18 prisões determinadas pela Justiça.
O grupo é suspeito de desviar R$ 6,6 milhões pelo setor de ensino a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná. Cerca de 200 Policiais Federais cumpriram 18 mandados de prisão, três deles contra funcionários públicos, 10 mandados de condução coercitiva, e 43 de busca e apreensão. Além disso, dois servidores do instituto serão afastados de suas funções.
A ação ocorre nas cidades de Curitiba e Cascavel, no Paraná, e em São Carlos e Sorocaba, no estado de São Paulo. As investigações começaram em março de 2012 e apontam que a quadrilha desviava dinheiro proveniente do Ministério da Educação desde 2009.
A organização criminosa atuava por meio de acordos de parceria firmados entre o instituto e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Projetos para cursos a distância eram superfaturados e serviços previstos em contrato não eram prestados. Para mascarar os crimes, o grupo falsificava contratos e prestações de contas, além de pagar propina a funcionários da autarquia federal e integrantes das organizações envolvidas.
A quadrilha conseguiu que alguns de seus integrantes fossem aprovados em concursos públicos para o instituto federal de forma fraudulenta. Os acusados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes previstos na Lei de Licitações.
Fonte - Agência Brasil  08/08/2013

Portugal teve 886 mil pessoas desempregadas no segundo trimestre

Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC
foto ilustração - EBC
Lisboa – A taxa estimada de desemprego em Portugal teve queda entre o primeiro e o segundo trimestre de 2013, mas é maior na comparação anual (2012 e 2013). De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 16,4% da população economicamente ativa estavam desempregados nos meses de abril, maio e junho.
“Esse valor é superior em 1,4 ponto percentual ao do mesmo trimestre de 2012 e inferior em 1,3 ponto percentual ao do trimestre anterior”, mostra o INE, que equivale ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil.
Em termos absolutos, a estimativa é de que havia no segundo trimestre deste ano 886 mil pessoas desempregadas em Portugal (número acima da população de capitais brasileiras como Teresina e Natal), o que representa um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2012 e uma diminuição trimestral de 7% em relação a janeiro, fevereiro e março deste ano – ou mais 59,1 mil pessoas sem ocupação formal na comparação anual ou menos 66,2 mil pessoas na comparação trimestral.
Conforme o INE, em termos percentuais o desemprego entre as mulheres (16,5%) é ligeiramente superior ao dos homens (16,4%). A proporção de desempregados continua a ser maior entre os estratos mais jovens: 37,1% entre as pessoas de 15 a 24 anos. A maior taxa de desemprego está na região metropolitana de Lisboa (19,3%) e a menor na região central de Portugal (11,5%).
O principal partido governista (Social Democrata) comemorou a redução trimestral da taxa de desemprego, mas a mais importante legenda de oposição minimizou os resultados, que atribuiu à sazonalidade. Segundo disse à Agência Lusa o secretário nacional do Partido Socialista, João Proença, o ciclo repete-se todos os anos, com o desemprego caindo nos meses de primavera e verão no Hemisfério Norte e voltando a subir em setembro quando chega o outono.
A redução da taxa de desemprego já havia sido apontada pelo Eurostat.
Hoje (8), o INE divulga o índice de novas encomendas na indústria. Segundo o instituto, houve redução nas vendas da indústria entre abril e junho: -0,9% na comparação trimestral. O índice de emprego no setor registrou queda de 3,1%, e as remunerações e o volume de horas trabalhadas também diminuíram - as duas taxas caíram 2,5%.
Fonte - Agência Brasil  8/08/2013

Em queda, prévia do IGP-M registra taxa de 0,13% em agosto

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A primeira prévia de agosto do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,13%. A taxa é inferior ao 0,26% da primeira prévia de julho. O dado foi divulgado hoje (8) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A queda da prévia foi provocada por reduções nas taxas dos três subíndices que compõem o IGP-M. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que mede os preços no atacado, caiu de 0,21% na prévia de julho para 0,15% em agosto.
O Índice Nacional de Custo da Construção recuou de 1,01% em julho para 0,33% no mês seguinte. Já o Índice de Preços ao Consumidor passou de uma inflação de 0,04% para uma deflação (queda de preços) de 0,04%, com destaque para a queda de preços de 2,1% nas roupas na primeira prévia de agosto.
A primeira prévia de agosto do IGP-M foi calculada com base em preços coletados entre os dias 21 e 31 do mês de julho.
Fonte - Agência Brasil  08/08/2013

Cientistas russos afirmam que nova Era Glacial é inevitável

Planeta passaria por períodos intercalados de frio e calor


Especialistas do Instituto de Ecologia Vegetal e Animal da Academia de Ciências da Rússia chegaram à conclusão de que não há como evitar uma nova Era Glacial na Terra. Segundo informou o diretor Vladimir Bogdanov, na Terra tudo é cíclico. “Cada período de calor sucede a um de frio e vice-versa. Atualmente, nós estamos em um desses períodos quentes. Mas, ao contrário do que acontecia antigamente, essas transformações atualmente estão acontecendo numa velocidade muito maior.”

Os cientistas acreditam que o aquecimento da Terra se estenderá, pelo menos, pelos próximos 50 anos. Depois disso, terá início um novo período de resfriamento global, que não poderá ser evitado. Caberá a nós apenas a tarefa de criar maneiras de influir sobre a amplitude do frio durante a próxima Era Glacial, que não deve acontecer senão daqui a alguns milhares de anos, quando o ciclo de resfriamento atingir o seu auge.A nova Era Glacial deverá demorar ainda alguns milhares de anos
Fonte  - Diário da Russia  07/08/2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Senado aprova PEC que permite médico militar atuar no SUS


A proposta de emenda à Constituição (PEC) prevê que os médicos das Forças Armadas atuem na  ede pública em horário alternativo ao da jornada nos estabelecimentos militares. “Essa é mais uma estratégia para levar mais médicos para as cidades onde não temos profissionais ou que têm médicos militares, mas podem atender mais a população que mais precisa", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou a votação

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Senado aprovou hoje (7), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição 122/2011, que permite aos médicos militares atenderem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A votação da PEC foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A iniciativa é mais uma medida para aumentar a oferta de médicos em localidades onde há carência desses profissionais.
Pelo texto aprovado, os médicos da Marinha, Aeronáutica e do Exército poderão atuar nos hospitais da rede pública em horário alternativo ao da jornada nos estabelecimentos militares, como durante folgas e fins de semana. Eles poderão acumular função e serem contratados por prefeituras e pelos governos estaduais.
Segundo o ministro, grande parte dos médicos militares é especialista, o que coincide com as necessidades dos municípios. Padilha lembra que a maioria está justamente em regiões de fronteira, na Amazônia e no interior do país – locais onde há mais dificuldade de contratar profissionais. A estimativa é que 6 mil médicos militares poderão ser contratados para trabalhar no SUS.
“Essa é mais uma estratégia para levar mais médicos para as cidades onde não temos profissionais ou também que têm médicos militares, mas podem atender mais a população, que mais precisa no fim de semana, em horários de plantão. Em algumas situações, a carga horária do médico militar chega a 20 horas. Então, ele poderia, mesmo durante a semana, atender no posto de saúde, nas UPAs 24 horas [unidades de Pronto-Atendimento que não fecham], em outros hospitais por contratos com a prefeitura ou governo estadual. Será muito bom para a população que espera médicos no posto de saúde, no pronto-socorro. Alguns são especialistas, pode ser uma oferta de especialistas, radiologistas, gineco-obstetras e tratamento do câncer”, disse Padilha.
Para a votação no Senado, os líderes partidários fizeram acordo para quebra de interstícios, o que permitiu que a PEC fosse apreciada em dois turnos em um único dia. Agora, ela segue para a Câmara, onde também precisará ser votada em dois turnos. Se houver alterações, a matéria retorna ao Senado para última análise antes da promulgação.
Fonte - Agência Brasil  07/08/2013

Presidenta do TSE quer suspender fornecimento de dados ao Serasa


Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, quer a suspensão do acordo que permite o fornecimento de dados de todos os eleitores brasileiros à empresa privada de proteção ao crédito Serasa Experian. A ministra quer que o assunto seja discutido pelo plenário da corte antes que mais dados sejam trocados.
De acordo com Cármen Lúcia, o assunto deve ser discutido por todos os integrantes do tribunal porque “o cadastro fica sob a responsabilidade da Corregedoria-Geral, mas é patrimônio do povo brasileiro”.
O acordo entre o TSE e a Serasa foi assinado pela então corregedora-geral de Justiça, Nancy Andrighi, e foi mantido pela atual corregedora, Laurita Vaz. De acordo com as regras internas do TSE, a Corregedoria tem autonomia sobre os dados dos eleitores e, por isso, o assunto não foi levado ao conhecimento dos outros ministros.
Segundo o acordo publicado no Diário Oficial da União do dia 23 de julho, a Corregedoria do TSE entrega para a empresa privada os nomes dos eleitores, número e situação da inscrição eleitoral, além de informações sobre eventuais óbitos. A troca também prevê confirmação do nome da mãe dos cidadãos e da data de nascimento para evitar que o Serasa confunda pessoas com o mesmo nome.
A contrapartida do Serasa no acordo é fornecer certificados digitais ao TSE, que permitem consulta identificada em processos por pessoas previamente cadastradas. O contrato publicado no Diário Oficial prevê fornecimento de mil certificados nos cinco anos de acordo, mas representantes do TSE informam que, na verdade, seriam 5 mil certificados, um para cada ano de acordo.
A medida já está em vigor e afeta praticamente todos os cidadãos com registro eleitoral, que hoje são cerca de 141 milhões. Ao pedir a suspensão do acordo, Cármen Lúcia propôs à atual corregedora um estudo mais criterioso sobre a proposta e posterior discussão do tema pelo plenário do TSE.
A presidenta ainda ponderou que o TSE tem que vir a público informar o que aconteceu aos cidadãos e os cuidados que estão sendo tomados para proteger dados privados e sigilosos. “Isso certamente será feito pela corregedora-geral, que é a responsável pela cadastro dos eleitores. O compromisso do TSE é de total transparência com a cidadania”, completou.
Em nota, a Serasa informa que “não recebeu e não receberá a base de dados do TSE de 141 milhões de brasileiros” e que as informações acordadas pelo convênio são públicas e de natureza cadastral. Destaca, ainda, que o convênio não prevê exclusividade no fornecimento de dados e tem objetivo de evitar fraudes contra consumidores brasileiros.
Fonte - Agência Brasil  07/08/2013

Inflação oficial fecha julho em 0,03%

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou taxa de 0,03% em julho deste ano. Em junho, a taxa havia sido de 0,26%. Em julho do ano passado, a inflação foi 0,43%.
O dado foi divulgado hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação de julho deste ano foi a mais baixa desde julho de 2010, que havia sido de 0,01%. Entre os principais responsáveis pela queda da inflação estão os transportes, com queda de preços de 0,66% e alimentação, com deflação de 0,33%.
O grupo de despesas vestuário também teve queda de preços, de 0,39%.
Por outro lado, as despesas pessoais, com inflação de 1,13% foram o
principal responsável por evitar uma queda maior da taxa.
O IPCA acumula taxa de 3,18% no ano. No acumulado de 12 meses, o IPCA
registrou taxa de 6,27% e voltou a ficar abaixo do teto da meta de
inflação do governo, que é de 6,5%.
O grupo de despesas vestuário também teve queda de preços, de 0,39%. Por outro lado, as despesas pessoais (1,13%) foram o principal responsável por evitar uma queda maior da taxa.
O IPCA acumula taxa de 3,18% no ano. No acumulado de 12 meses, o IPCA
Fonte - Agência Brasil  07/08/2013

Governos estaduais têm espaço fiscal para financiar projetos de mobilidade

Valor Econômico
O financiamento aos projetos de mobilidade urbana não exigirá limites adicionais de endividamento dos
foto - ilustração
Estados. A demanda apareceu nos protestos de junho e fez a presidente Dilma Rousseff se comprometer a liberar R$ 50 bilhões aos governadores.
"O aumento na arrecadação dos Estados vem abrindo espaço para novas dívidas e explica o aumento nas autorizações que o Tesouro Nacional tem dado para novos empréstimos", explica uma fonte do governo.
A situação do endividamento dos governos estaduais mostra melhora desde 2000. Mas a partir de 2011, quando o Ministério da Fazenda intensificou as permissões para novas operações de crédito, a trajetória muda e a relação dívida/receita para de cair.
Em 2000, sete Estados superavam o limite de endividamento fixado pelo Senado em duas vezes a receita corrente líquida, segundo relatório enviado pelo Tesouro Nacional à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Desde então, apenas o Rio Grande do Sul continua na lista, com uma dívida equivalente a 2,18 vezes a receita corrente líquida - no último dado disponível, de abril deste ano, a relação havia caído para 2,13. Alagoas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro - que extrapolavam o limite - convergiram para uma taxa inferior a dois e, portanto, têm condições de contrair novos empréstimos.
Considerando o endividamento de todos os Estados, a relação entre dívida e receita corrente líquida cai de 1,7 vez em 2000 para 1,05 vez em dezembro de 2012. O que muda nesse cenário é que a melhora na capacidade de endividamento deixou de cair a partir de 2011. No fim daquele ano, a relação dívida/receita corrente líquida dos Estados era de 1,04. Em dezembro do ano passado, essa medida ficou em 1,05.
Olhando individualmente a situação dos maiores Estados, o que se vê é um aumento da dívida. São Paulo, por exemplo, elevou a relação dívida/receita corrente líquida de 1,46 em 2011 para 1,54 no fim de 2012. O dado parcial de abril de 2013 mostra nova queda para 1,43. O Rio de Janeiro elevou o indicador de endividamento de 1,46 no fim de 2011 para 1,65 imediatamente um ano mais tarde.
"O aumento no endividamento já está contratado, mas a maior parte ainda vem pela frente, porque muito do que foi autorizado ainda não foi contratado e muito menos liberado. O Tesouro também tem autorizado empréstimos com carência e dolarizados, o que implica dizer que estão espetando a conta atual nos futuros governantes", explica José Roberto Afonso, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).
Em 2011, o Ministério da Fazenda elevou em R$ 100 bilhões os limites para que Estados e municípios pudessem tomar novos créditos. No ano passado, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fazenda autorizou empréstimos de R$ 20 bilhões do Proinveste, programa que basicamente reforçou o caixa dos governadores. Não se sabe quanto desses novos limites já foram comprometidos.
Além dos limites de dívida estabelecidos a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Estados e municípios também têm que cumprir as trajetórias de dívida que fazem parte dos contratos de refinanciamento com a União, assinados a partir de 1996. O acordo estabelece um limite de uma vez a receita líquida real, conceito diferente do previsto na LRF.
Segundo Afonso, o Tesouro Nacional vem alterando os parâmetros macroeconômicos que afetam, por exemplo, as projeções de receitas dos Estados. Com um cenário de crescimento mais favorável, a dívida dos Estados cai e os governadores se enquadram também no limite fixado nos contratos com a União.
A dificuldade para que se abra espaço de novas dívidas para os municípios, especialmente para a prefeitura petista de São Paulo, é que os contratos de refinanciamento com a União não preveem um programa de ajuste fiscal com uma trajetória esperada para a dívida. Dessa forma, até que se enquadre na regra de que a dívida não pode ultrapassar uma vez a receita líquida real, o prefeito Fernando Haddad não pode fazer novos empréstimos.
A discussão sobre o endividamento dos Estados voltará à pauta política nesta semana. Eu reunião marcada para amanhã, os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados decidirão quando votarão o projeto que altera o indexador inflacionário que corrige a dívida de Estados e municípios com a União. A proposta do governo troca o IGP-DI e juros de até 7,5% ao ano por Selic ou IPCA e juros de 4% ao ano.
O primeiro parecer feito pela deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) previa desconto de até 20% na dívida com o governo federal. O Ministério da Fazenda foi contra e depois de conversa com o ministro Guido Mantega, Cunha admitiu rever alguns pontos de sua proposta.
Fonte - ABIFER  07/08/2013

Consórcio VLT Cuiabá inicia construção de trincheira na avenida do CPA

O Documento
foto - ilustração 
O Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande iniciou a construção de mais uma obra necessária para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A trincheira Luiz Felipe está em construção na avenida do CPA, próximo à rua de mesmo nome, e ao viaduto da Sefaz. As equipes de engenharia deram início às atividades há três semanas, com a locação topográfica e remoção de interferências (redes de fibra ótica e água) e execução de travessias na região.
Para dar início às obras civis, começando pela fundação da trincheira, a partir desta segunda-feira (05.08) teve início uma leve intervenção no trânsito (no sentido Centro-CPA), com a interdição de uma faixa de rolamento junto à calçada, para o cravamento das estacas (fundação). A faixa foi bloqueada num trecho de aproximadamente um quilômetro, entre as proximidades da avenida Senegal (que dá acesso ao bairro Terra Nova) e a rotatória perto do supermercado Comper.
A trincheira Luiz Felipe terá 340 metros de extensão por 32 metros de largura. Será constituída da via permanente, para passagem do VLT, e três faixas de rolamento por sentido, para tráfego geral dos veículos. Sobre a trincheira será construída uma rotatória que será usada para conversão e acesso à rua Luiz Felipe - sentido Rodoviária de Cuiabá -, e em direção ao bairro Terra Nova.
Inicialmente, cerca de 40 pessoas vão trabalhar nas atividades de remoção de interferências e execução da fundação da trincheira, número que será ampliado com o avanço da construção. Nesta primeira fase das obras não será necessária implantação de rota alternativa, apenas o estreitamento da pista. Com a evolução das atividades nessa frente de obras será preciso adotar uma rota de desvio para o trânsito.
VIA PERMANENTE – Também na avenida do CPA teve início no último sábado (03.08) a remoção dos canteiros centrais para as atividades relacionadas à implantação da via permanente do VLT. O primeiro trecho em obras está localizado entre o Crea e o viaduto da Miguel Sutil. Outras atividades realizadas ao longo da avenida do CPA são de remoção de interferências e execução de travessias para transferência da rede de água.
Fonte -  ABIFER  07/08/2013

FIOL: Obras de Caetité a Ilhéus estão a todo vapor

VALEC
foto ilustração - gazetadoserrado
Vista do alto, a obra da FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) não é apenas mais um projeto. O trabalho de terraplenagem já revela com clareza o traçado real de uma das ferrovias mais importantes do País. A longa via aberta no semiárido baiano atravessa, em ritmo acelerado, toda a distância entre as cidades de Caetité e Ilhéus.
O Ministro dos Transportes, César Borges, e o Presidente da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, acompanhados de diretores da empresa, sobrevoaram de helicóptero cada metro dos 537 km da ferrovia. O objetivo foi o de conhecer os avanços, identificar os gargalos e cobrar das construtoras o máximo empenho.
Durante a vistoria, realizada na última sexta-feira, os representantes das construtoras apresentaram um balanço do que foi feito e um cronograma de ações em que se comprometeram a concluir a obra até dezembro de 2014, prazo estabelecido pelo governo.
Em entrevista à imprensa local, o ministro César Borges ressaltou o resultado do empenho do ministério e da Valec em superar os desafios da obra. Ele também se mostrou otimista após analisar os dados de desempenho e o cronograma de cada trecho. “Hoje você vê obra plena. O trecho da FIOL de Caetité [lote 4] até aqui [lote 1] já emprega 7.100 pessoas e isso é muito bom pra Bahia”, afirmou.
Pico de produção
Todo o seguimento Caetité - Ilhéus se encontra em execução, com nível de desempenho mensal seguindo o cronograma físico planejado. A obra se aproxima dos 20% de avanço físico realizado, enquanto se prepara para as próximas fases de construção, como, por exemplo, a colocação de dormentes.
No lote 3, o mais avançado (40% do físico executado), a fábrica de dormentes produziu, deste o início do ano, 72 mil unidades das 215 mil necessárias para cobrir a distância entre Tanhaçu e Manuel Vitorino. Os outros lotes (1, 2 e 4) também contam com fábricas instaladas e em funcionamento.
O lote mais preocupante era o lote 1, entre Figueirópolis e Ilhéus, com 125 km de extensão. A obra ficou parada deste o fim do ano passado, devido às questões judiciais entre a Valec e consórcio contratado, depois que a Delta deixou o empreendimento. Em junho, a Valec assinou um acordo com a nova líder do Consórcio (SPA), que retomou as obras e se comprometeu a atingir o nível máximo de produção nos próximos cinco meses.
O ministro confia que, agora, o trecho que já conta com 500 funcionários, vai contratar mais e recuperar o tempo perdido. “O resultado hoje é muito bom. Eu estive aqui em maio e não havia nada, mas hoje a gente chega e já é uma outra esperança.”, afirmou César Borges.
Vocação
A vocação maior do trecho entre Caetité e Ilhéus é o minério, atualmente exportado pelo Porto de Tubarão, no Espírito Santo, numa viagem feita por veículos pesados que percorrem quase 1.100 km de rodovia. Com a implantação da FIOL, serão reduzidos os custos logísticos como também o trajeto percorrido.
Na região, já foram detectadas reservas de 4 bilhões de toneladas de ferro, além de outros produtos minerais.
Fonte - ABIFER  07/08/2013

Obras do VLT recebem Selo Prata em inventário de emissão de gases de efeito estufa - Cuiabá MT

Olhar Direto
Representantes do Programa e do Ministério do Meio Ambiente vão se reunir no Instituto Sírio-Libanês de
foto ilustração - VLT de Cuiabá
Ensino e Pesquisa, em São Paulo, para apresentação dos resultados das organizações que publicaram seus inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
A Fundação Getúlio Vargas aprovou o documento no ano passado (2012). A empresa que realizou o inventário foi a mato-grossense ECO2 Neutralização, encabeçada pelo gestor ambiental Ewerson Duarte da Costa e pelo engenheiro Bernardo Tabaczenski.
“É um marco no Programa, além de estimular outras empresas a terem essa mesma consciência ambiental”, disse o gestor Ewerson, sobre a obra ser a primeira do país a buscar a certificação no programa.
Serão necessárias 200 mil toneladas de carbono para neutralizar os gases agravadores do efeito estufa gerados pelas obras do VLT. Para tanto, o consórcio responsável adquiriu um estoque de carbono do Projeto Águas do Pantanal, que visa à conservação das 33 primeiras nascentes do rio Cuiabá, localizadas em uma fazenda com ampla área verde no município de Rosário Oeste (a 129 km de Cuiabá).
O gerente de Contrato do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini, enfatiza que “a adesão ao Programa para a neutralização do carbono emitido pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é um dos compromissos do Consórcio VLT com o meio ambiente. Temos a missão de executar as obras desse novo modal com práticas sustentáveis, que visam o bem estar das pessoas sem agredir o ambiente. Além desta ação, temos uma série de outras como a educação ambiental, o resgate arqueológico e o projeto paisagístico ao longo de todo o traçado do VLT, que deixará um legado muito importante para a comunidade”.
“A preocupação com o meio ambiente é um dos compromissos que o Governo de Mato Grosso assumiu desde o início do projeto da Arena Pantanal, que busca a certificação LEED, um atestado de construção verde. Defendemos também a sustentabilidade na construção das demais obras da Copa do Mundo, especialmente do VLT, que terá movido à energia elétrica, uma fonte limpa”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo.
Para sinalizar ações de neutralização a empresa ECO2 Neutralização conta com o selo Pegada Limpa, que já está aplicado aos tapumes, máquinas e carros ligados ao VLT. O processo de neutralização das obras busca a certificação internacional. Para tanto, outros dois inventários serão realizados até o fim das obras. Com informações da Secopa
Fonte - ABIFER   07/08/2013

As cinco obras sob suspeita de cartel

EXAME
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 19 empresas desde o começo de julho. Sobre elas, pesa uma acusação comum: o envolvimento com um esquema de cartel em licitações ligadas às linhas de trem e metrô em São Paulo e Brasília.
foto - ilustração
O acordo entre as empresas teria vigorado entre 1998 e 2008. Entre elas, haveria gigantes do ramo – como a Siemens e a Bombardier. Segundo as regras do cartel, a firma que ganhava os contratos abria mão de partes das obras em favor das concorrentes.
Ontem, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) anunciou que uma equipe de 10 promotores vai investigar se houve envolvimento de funcionários públicos no esquema.
Tanto as investigações do MP-SP quanto do Cade correm em sigilo. Em nota, o último órgão revelou alguns dos contratos que estariam sob investigação. Com base em dados dos contratos obtidos pelo jornal Estado de São Paulo, chega a quase R$ 2 bilhões a soma em valores atualizados do dinheiro envolvido em apenas cinco das licitações possivelmente fraudadas.

São elas:
Construção da Linha 5 (fase 1) do metrô de São Paulo
Contrato: agosto de 2000
Valor total: R$ 404 milhões
Valor total atualizado: R$ 735 milhões

Concorrências para a manutenção de trens da CPTM
Contratos: entre 2001 e 2002
Valor total: R$ 275,6 milhões
Valor total atualizado: R$ 483,9 milhões

Modernização da Linha 12-Safira (Programa Boa Viagem)
Contrato: novembro de 2004
Valor total: R$ 276 milhões
Valor total atualizado: R$ 400,2 milhões

Extensão da Linha 2 do metrô de São Paulo
Contrato: maio de 2005
Valor total: R$ 143,6 milhões
Valor total atualizado: R$ 202,7 milhões

Manutenção do metrô do Distrito Federal
Contratos: maio de 2007
Valor total: R$ 77 milhões
Valor total atualizado: R$ 103 milhões
Fonte - Revista Ferroviária  07/08/2013

Em coluna, Dilma fala sobre investimento em ferrovias

Blog do Planalto
A presidenta Dilma Rousseff detalhou, na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (6), as obras de ferrovia, que chegam a uma extensão de 2.576 km e R$ 8,3 bilhões em investimentos nos PACs 1 e 2.
foto - ilustração
Dilma afirmou que outro salto será dado com o Programa de Investimentos em Logística – Ferrovias, que aplicará R$ 91 bilhões em parceria com a iniciativa privada.
"As ferrovias são fundamentais para o crescimento da economia brasileira, pois nossas safras, nossos minérios, nossa produção e insumos, precisam percorrer distâncias longas, muitas vezes inadequadas ao uso de caminhões, e precisam chegar aos mercados com custos competitivos e em tempo hábil”, afirmou Dilma, que lembrou que o programa prevê a construção e a modernização de 10 mil km de vias férreas.
Fonte - Revista Ferroviária  06/08/2013

Situação nos pontos de ônibus em Salvador é de calamidade pública

Leidiane Brandão
Tribuna da Bahia
Foto - Romildo de Jesus
Falta de iluminação e cobertura, bancos quebrados, sujeira, mato, teto com rachaduras, ferragens expostas, ausência de rampa de acessibilidade e da placa de sinalização com informações sobre quais as linhas circulam no local. Essa é a atual realidade da maior parte dos pontos de ônibus de Salvador.
A equipe da Tribuna da Bahia percorreu alguns bairros da cidade, constatando a precariedade dos equipamentos. Quem precisa todos os dias utilizar os ônibus da capital enfrenta muitas dificuldades, já que as paradas de ônibus não oferecem nenhum conforto e abrigo, e os usuários chegam a ficar horas debaixo do sol ou de chuva. Muitos pontos também não têm assentos, o que dificulta a vida de grávidas, deficientes físicos, idosos e pessoas com criança de colo.
Em alguns locais da cidade, como na Rua Marquês de Maricá, no Pau Miúdo, a situação é preocupante. Há pelo menos três meses, parte do teto de um dos pontos despencou e até nessa segunda-feira (5/8), a peça não havia sido removida. Os moradores ainda convivem com a falta de iluminação no local, além de toda a calçada está quebrada. “Ficamos apreensivos por medo de o teto cair sobre nós. Por sorte desabou durante a madrugada quando não havia ninguém por perto. Os órgãos responsáveis já foram informados sobre a situação e nada foi feito. Eles só vão retirar o material e consertar o equipamento quando a estrutura cair sobre as pessoas e acontecer uma tragédia. Muita gente já caiu por conta dos buracos no local”, disse a aposentada Dinalva Pereira, 65 anos, moradora do bairro.
Na Mata Escura, a única estrutura que existe está em estado de abandono. Além das ferragens do teto estarem expostas e da falta de iluminação, moradores informaram que quando chove existem goteiras em toda parte. “A situação do equipamento está precária. Como pode uma cidade que vai sediar jogos da Copa do Mundo não oferecer pontos de ônibus de qualidade. Os poderes públicos esquecem que moradores da periferia também pagam impostos. Já sofremos com a precariedade do transporte público, temos que conviver com a precariedade dos pontos de ônibus. Essa realidade precisa mudar”, completou a dona de casa Joelma Santos, 45 anos.
Em nota, a assessoria de imprensa da Superintendência deTrânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), órgão responsável pela implantação e manutenção dos equipamentos, informou que há um projeto para revitalizar os pontos de ônibus até a próxima estação, atendendo, a princípio, prioridades e áreas emergenciais, como Orla, do Abaeté à Barra; Centro Histórico; parques e praças de bairros, a partir das queixas das comunidades recebidas pelo órgão. Ainda de acordo com a Transalvador, até o próximo dia 15, as principais demandas de estrutura de pontos de ônibus, e também de sinalização de vias, estarão sendo levantadas por uma equipe das gerências de Equipamentos Urbanos e de Sinalização. A estimativa é que até o mês de novembro a revitalização dos pontos seja concluída. Após esta fase, outras áreas da cidade serão contempladas.
Segundo o órgão, Salvador tem aproximadamente 3.100 pontos de ônibus. Destes, 688 tem estrutura completa, com cobertura e banco.
Fonte - Tribuna da Bahia  06/08/2013


foto - pregopontocom