PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 22 de junho de 2013

Manifestantes de Salvador se dividem

Manifestações

Poucos manifestantes se concentraram no Iguatemi.Um grupo resolveu sair do Iguatemi em direção à Arena Fonte Nova; outro, se concentrou no Campo Grande. Com isso, um número pequeno de manifestantes se reuniu na região do shopping.

TB

Um veículo da Defensoria Pública companhava os manifestantes, que eram monitorados, também, por helicópteros da PM e, em solo, por policiais.
No Campo Grande, um grupo se reuniu, às 15h20, para discutir que caminho seria seguido pela passeata. As alternativas eram a Arena Fonte Nova ou a região do Iguatemi. Às 15h27 eles começam a se deslocar para a Avenida Vasco da Gama.
Policiais dos grupamentos de Choque e da Caatinga postaram-se no cruzamento entre as avenidas Vasco da Gama e Garibaldi.
Entre os grupos de manifestantes, a orientação era a de impedir a participação de pessoas com o rosto coberto. "Quem se esconde quer vandalizar", diziam mensagens passadas de um grupo para o outro, via redes sociais.
Cordão de isolamento do Dique do Tororó
No Lucaia foram montadas 4 barreiras de policiais. Houve confronto de manifestantes com a Polícia Militar na entrada do Dique do Tororó, a cerca de um quilômetro da Fonte Nova. Em um número mais reduzido em relação à última passeata, realizada na sexta-feira, os manifestantes chegaram ao bloqueio policial e foi lá que tudo começou.
Alguns tentaram dialogar com a polícia, outros tentavam passar pelo cerco, mas, no momento que um manifestante arremessou um rojão em direção aos policiais, veio o troco. Muitas bombas de gás lacrimogêneo foram atiradas na direção dos participantes do protesto, houve grande pânico e correria.
Aos poucos, a polícia foi fazendo os manifestantes recuarem e a situação ficou tensa nos arredores da Fonte Nova, onde o Brasil enfrentava a Itália. Vândalos tentaram depredar uma revenda de veículos.
Houve confronto também na região do Iguatemi. A polícia atirou com balas de borracha e lançou bombas de efeito moral. Muitos manifestantes tentaram se proteger no interior do shopping center. Muitos tiros foram disparados e a região ficou completamente tomada por nuvens de gás.
Grande quantidade de policiais foi mobilizada, inclusive a cavalaria, com apoio de helicópteros. O Iguatemi virou uma praça de guerra.

Várias garrafas contendo gasolina, álcool, luvas, máscaras de gás, estilingues, bolas de gude e panfletos contendo ofensas a autoridades foram apreendidos por uma guarnição da Polícia Militar em poder de três participantes da manifestação que ocorria em frente à Biblioteca Pública, nos Barris. Hebert Rodrigues Lima, de 22 anos, e Caíque Matos Amorim, 20, além de um adolescente de 17 anos, foram conduzidos à 7ª Delegacia Territorial (DT), no Rio Vermelho.
Segundo a delegada Jussara Souza, titular da DT/Rio Vermelho, o material inflamável estava na mochila do adolescente que assumiu a posse dos artefatos. Ouvido na Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, ele foi autuado por ato infracional equivalente aos crimes de vandalismo e danos ao patrimônio. O adolescente foi encaminhado ao Ministério Público.
Já os dois adultos, que negaram relação com os artefatos, vão responder por corrupção de menor e podem pegar até quatro anos de prisão. O crime é afiançável. Em depoimento à delegada Jussara Souza, da 7ª DT, Hebert e Caíque negaram qualquer relação com os coquetéis molotov ou responsabilidade sobre os panfletos, alegando que o material informativo havia sido recebido de um grupo que o distribuía durante a manifestação.
Outros dois manifestantes foram flagrados tentando assaltar uma loja de calçados na Avenida Sete de Setembro, sendo conduzidos para a 14ª Delegacia (Barra).
Fonte - Tribuna da Bahia  22/06/2013

BRASIL vence a Itália por 4 x 2 na Fonte Nova em Salvador

Fred fez 2 dos 4 gols do Brasil
Foto: Goal

Com a vitória, a terceira seguida na competição, o Brasil garantiu a primeira colocação do seu grupo, com 9 pontos e ao que tudo indica pegará o Uruguai nas semifinais
Fred fez 2 dos 4 gols do Brasil

No confronto que decidia o líder do Grupo A, Brasil e Itália fizeram uma grande partida. Após um primeiro tempo morno, mas com vantagem brasileira, aos 45 minutos, Dante marcou o primeiro gol brasileiro.
Parecia que a partida havia começado ali, pois após o intervalo, durante o segundo tempo da partida, 5 gols foram marcados, um italiano aos 5 e a resposta brasileira aos 9 minutos, com um golaço de Neymar cobrando falta. Fred, duas vezes e Chiellini, fizeram os outros três gols do jogo.
Com a vitória, a terceira seguida na competição, o Brasil garantiu a primeira colocação do seu grupo, com 9 pontos e ao que tudo indica pegará o Uruguai nas semifinais. Os jogos do Grupo B acontecem no domingo e pelo fato dos uruguaios jogarem com a modesta seleção do Taiti, a seleção brasileira deve enfrentar os uruguaios. A Itália irá confrontar a campeã mundial e europeia Espanha. Brasil começa melhor e quase marca nos primeiros minutos
Nos primeiros minutos de partida, Hulk chuta da entrada da área e Buffon fez grande defesa. Seria a terceira vez que o Brasil sairia na frente no começo da partida. O Brasil continuou no domínio do jogo, mas ambas as equipes não criavam o suficiente para marcar.
Após sentir lesão na coxa, aos 33 minutos, David Luiz teve de ser substituído por Dante. Neymar e Balotelli, de quem se esperava jogadas criativas, pouco fizeram no primeiro tempo. Mas após cruzamento na área, aos Os brasileiros tiveram mais chances de gol do que uma Itália que só se defendia e arriscava contra-ataques.
Mas, aos 45 minutos do primeiro tempo, um zagueiro marcou o primeiro gol brasileiro. Após bola alçada na área por Neymar, em cobrança de falta, Fred cabeceou e após rebote de Buffon, Dante, de canhota, abriu o placar antes do intervalo.
No segundo tempo, a partida foi totalmente diferente. Ambas equipes jogaram um futebol aberto. Em jogada pela direita, nas costas de Marcelo, após passe acrobático de Balotelli, Giaccherini marcou, aos 5, o gol de empate da Azurra. Mas se Balotelli resolveu jogar, aos 9 minutos Neymar também mostrou toda sua técnica ao marcar um golaço de falta, colocando a bola no ângulo e deixando Buffon sentado.
Aos 21 minutos, após boa jogada da seleção brasileira, Fred marcou, um gol títpico de centroavante, após lindo passe de Marcelo. Aos 27, a Itália descontou, com gol de Chiellini, onde o árbitro marcaria pênalti, mas deu vantagem quando o zagueiro chutou. Nos minutos finais da partida, Maggio acertou o travessão de Júlio César e quase acabou com a festa brasileira. Os brasileiros administraram bem a vantagem e Fred, aos 42, após chute de Marcelo, deu tranquilidade para os torcedores brasileiros com o quarto gol.
Fonte -  Tribuna da Bahia  22/06/2013

Salvador tem esquema especial de trânsito para o jogo do Brasil

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Todos os acessos à Arena Fonte Nova estão interditados devido ao jogo entre Brasil e Itália, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador. O bloqueio vale para o tráfego de veículos e para pedestres. Apenas torcedores portando o ingresso terão acesso ao estádio para ver o jogo marcado para hoje (22), às 16h. A partida é a terceira da equipe brasileira na Copa das Confederações.

Para facilitar o tráfego, foram criados dois anéis de segurança, visando a disciplinar o trânsito ao redor do estádio. Em nota, a empresa informou que os anéis serão estabelecidos por meio de barreiras de trânsito. O esquema especial começou à meia-noite e será desmontado três horas após o término da partida.

Por conta das interdições, a recomendação é chegar ao estádio com bastante antecedência. Nos dias de jogo na Fonte Nova, há linhas gratuitas, mediante apresentação do ingresso. São utilizados ônibus e microônibus, que partirão de estacionamentos localizados nos bairros do Comércio, Iguatemi, Vale do Canela e da Avenida Tancredo Neves.
Fonte - Agência Brasil 22/06/2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A quem interessa a radicalização?

Jornal do Brasil
Os povos do mundo inteiro estão insatisfeitos com a falta de sentido de uma sociedade conduzida pela ganância e pelo hedonismo. Nesse clima de angústia de muitos e da ansiedade geral, todos os pretextos servem para a explosão das ruas: uma árvore na Turquia e o aumento de vinte centavos nos transportes públicos no Brasil. Convocados pela internet, os manifestantes se reúnem, aos milhares. Cada um deles tem a sua árvore, a sua passagem de ônibus, as suas frustrações pessoais.
Que muitos jovens, ricos ou pobres, se deixem levar pelo entusiasmo e não controlem seus próprios impulsos, podemos entender. Mas não se pode aceitar que a isso fossem levados pelos noticiários de televisão, como qualquer pessoa com o mínimo de neurônios ativos podia claramente perceber. Ou incitados por um programa de televisão, cuja apresentadora ensinava a redigir cartazes “contra a corrupção”. Com tais estímulos, foi impossível que os mais sensatos deles impedissem o início de depredação do Itamaraty e o apedrejamento da Catedral de Brasília. Fatos como esses também ocorreram em outras cidades brasileiras, entre elas São Paulo e Rio. Só diante da força policial, parcelas enfurecidas de manifestantes se renderam.
A quem interessa a radicalização? Não interessa ao povo trabalhador deste país, que está conseguindo, pouco a pouco, cobrar da sociedade o que é de seu direito: educação, respeito social e empregos. E, como é a esperança, e não o desespero, que faz as revoluções, seria natural que o povo exigisse mais, em busca de sua plena emancipação histórica.
Infelizmente não é ao povo brasileiro - a não ser pela reflexão que elas sugerem - que estes excessos favorecem. Eles servem, na realidade, aos seus inimigos. Aos que consideram descartáveis da sociedade nacional os que tiveram negado o acesso à educação, e à posse daquele mínimo de bens “indispensáveis ao exercício da virtude”, conforme Santo Tomás de Aquino. E aos que qualificam como incentivo à preguiça a ajuda que os mais necessitados recebem do Estado, por meio do Bolsa Família e do Pro-Uni, entre outros programas.
A radicalização serve a alguns banqueiros insaciáveis, atingidos pela redução das taxas de juros; aos que especulam com o preço dos cereais e promovem a sua falta no varejo; às empresas multinacionais que se financiam no BNDES, e remetem bilhões de dólares de lucros ao exterior, sem reinvestir o necessário para o desenvolvimento nacional.
Ao avançar contra o Itamaraty, os extremistas se disseram contrários ao sentimento de soberania do país; em São Paulo, ao incendiar a bandeira nacional, e ao gritar que “o nacionalismo é imbecil”, robusteceram a suspeita de que provocadores estrangeiros infiltraram-se no movimento. Repetiram-se cenas conhecidas, desde a derrubada de Mossadegh, no Irã, em 1953 e ocorridas entre nós dez anos depois. E foram além, ao apedrejar a Catedral de Brasília. Queriam atingir Deus, ou o arquiteto que concebeu o templo?
É notório que o governo – que nisso tem sua parcela de culpa – está sendo acossado pelas maiores empreiteiras do país, como é o caso da Delta, uma aventura insuflada pelo governo do Rio de Janeiro. E como é o de Eike Batista, que, em pleno desmonte de seus negócios, ainda conseguiu associar-se a outra empresa, a fim de obter a concessão do Maracanã.
Ora, daqui a um ano e meses o povo brasileiro irá às urnas e elegerá seu novo presidente. Por que não respeitar o sistema democrático? Os insatisfeitos com o governo poderão escolher outro.
A radicalização tem beneficiado, como mostra a História, a direita golpista. Foi assim que, em 1963 e em 1964, as senhoras ricas de São Paulo, bem postas em sua elegância, saíram às ruas, insufladas por agentes estrangeiros, como o famoso padre Peyton, um sacerdote de espetáculo, pároco de Hollywood, e a serviço da C.I.A. Elas estavam preocupadas em preservar a família, contra os “os comunistas ateus”. O resultado nós o conhecemos.
Fonte - Jornal do Brasil  21/06/2013

Gastos de brasileiros no exterior batem recorde em maio


O valor chegou a US$ 2,232 bilhões, em maio, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. Esse foi o maior resultado para meses de maio, na série histórica iniciada em 1969. Em igual mês de 2012, os gastos ficaram em US$ 1,829 bi

Gastos de brasileiros no exterior batem recorde em maio

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os gastos de brasileiros no exterior chegaram a US$ 2,232 bilhões, em maio, de acordo com dados divulgados hoje (21) pelo Banco Central (BC). Esse foi o maior resultado para meses de maio, na série histórica do BC, iniciada em 1969.
Em igual mês do ano passado, esses gastos ficaram em US$ 1,829 bilhões. De janeiro a maio, os gastos de brasileiros ficaram em US$ 10,370 bilhões, contra US$ 9,019 bilhões registrados nos cinco meses de 2012.
O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, ressaltou que as viagens internacionais são “sensíveis” à cotação do dólar, que está em alta. “O câmbio tem oscilado e a conta de viagens internacionais tende a responder em alguma proporção em relação ao câmbio”. Entretanto, Maciel disse que a renda dos brasileiros continua crescendo e isso estimula às viagens ao exterior.
Além disso, Maciel lembrou que muitos turistas compram pacotes de viagens internacionais antecipadamente. Por isso, a alta do dólar pode não ter efeito imediato na redução dos gastos de brasileiros no exterior. Neste mês, segundo ele, é possível que essas despesas sejam maiores do que em junho de 2012. “[Há] alguma defasagem desse movimento [de alta do dólar] e a resposta das viagens”, disse.
Os dados preliminares deste mês, até o dia 19, mostram que as despesas de viagens chegaram a US$ 1,286 bilhão. As receitas deixadas por estrangeiros no Brasil, ficaram em US$ 320 milhões, nesse período.
Em maio, essas receitas de estrangeiros no Brasil ficaram em US$ 521 milhões, contra US$ 532 milhões registrados no mesmo mês do ano passado. Nos cinco meses do ano, essas receitas ficaram em US$ 3,020 bilhões, contra US$ 3,009 bilhões de janeiro a maio de 2012.
Hoje, o BC revisou a projeção do déficit na conta de viagens internacionais, formada por gastos de brasileiros no exterior e receitas de estrangeiros no Brasil, de US$ 16,3 bilhões para US$ 16,7 bilhões.
De janeiro a maio, o déficit dessa conta ficou em US$ 7,349 bilhões, contra US$ 6,010 bilhões de igual período de 2012. E maio, o déficit ficou em US$ 1,712 bilhão, contra US$ 1,298 bilhões de igual mês do ano passado.
Fonte - Agência Brasil  21/06/2013

Movimento Passe Livre diz que não convocará mais protestos em SP


O MPL vinha organizando os atos pela revogação do aumento da tarifa do transporte público na capital paulista desde o dia 6, reivindicação atendida pelos governos estadual e municipal na última quarta-feira (19). O Passe Livre informou que vai continuar com suas atividades pela implementação da tarifa zero

Movimento Passe Livre anuncia que não convocará mais protestos em São Paulo

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os militantes do Movimento Passe Livre (MPL) anunciaram que não vão mais promover protestos na capital paulista. O MPL vinha organizando os atos pela revogação do aumento da tarifa do transporte público na capital paulista desde o dia 6, reivindicação atendida pelos governos estadual e municipal na última quarta-feira (19).
Na manifestação de ontem (20), convocada pelo movimento para comemorar a redução das passagens, houve interferência de grupos trazendo “pautas conservadoras”, como definiu Douglas Belome, militante do MPL. Segundo ele, manifestantes com reivindicações como a redução da maioridade penal fizeram o Passe Livre, que existe desde 2005, desistir dos atos de rua na cidade de São Paulo.
Belome declarou que a luta do MPL é exclusivamente pelo transporte público e que a bandeira do movimento é a implementação da tarifa zero. Embora não rejeite outras pautas durante o protesto, o MPL apoia apenas movimentos que condizem com as suas diretrizes. “Apoiamos movimentos sociais que lutem por uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Belome.
O militante relata que a presença de integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) durante a manifestação de ontem acabou atrapalhando, pois houve hostilidade de participantes de outros partidos ou dos que pediam a ausência de partidos políticos no ato.
Em nota, o movimento disse que repudia os atos de hostilidade. “O MPL é um movimento social apartidário, mas não antipartidário. Repudiamos os atos de violência direcionados a essas organizações durante a manifestação de hoje, da mesma maneira que repudiamos a violência policial. Desde os primeiros protestos, essas organizações tomaram parte na mobilização. Oportunismo é tentar excluí-las da luta que construímos juntos”.
O Passe Livre informou que vai continuar com suas atividades pela implementação da tarifa zero, colhendo assinaturas para um projeto de lei sobre o assunto.
Fonte - Agência Brasil 21/06/2013

Protestos foram marcados por violência e depredação em várias cidades


Autoridades fazem um balanço dos prejuízos nesta sexta-feira, e o governo estuda as medidas a serem tomadas de agora em diante. A presidenta Dilma Rousseff conversa com ministros. O encontro pretende discutir as manifestações que levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas em várias cidades brasileiras

Manifestações foram marcadas por violência e depredação em várias cidades

Carolina Sarres e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – As manifestações de ontem (20) foram marcadas por atos de violência e depredação em várias partes do país. Na manhã de hoje (21), autoridades fazem um balanço dos prejuízos e o governo estuda as medidas a serem tomadas de agora em diante. A presidenta Dilma Rousseff está, neste momento, em uma reunião emergencial com ministros. O encontro foi marcado para discutir os protestos que levaram cerca de 1 milhão de pessoas às ruas ontem em várias cidades brasileiras, segundo informações da Polícia Militar.

Dilma cancelou a viagem que faria ao Japão no próximo domingo devido à onda de manifestações. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ela preferiu não se ausentar do Brasil por quase uma semana diante do cenário de movimentação popular.
A imprensa brasileira divulgou, entre a noite de ontem e a manhã de hoje, que a Federação Internacional de Futebol (Fifa)estudava o cancelamento da Copa das Confederações, que vai até o dia 30 deste mês, devido aos protestos no país. A Fifa negou essa informação.
Jornais de diversos países destacaram hoje os protestos no Brasil e os episódios de violência. Autoridades internacionais também têm orientado os turistas a evitar os tumultos. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil chegou a publicar nota de orientação a seus cidadãos.
Ontem, em diversas cidades, manifestantes depredaram prédios públicos, lojas, bancos e agrediram policiais. Em Belém, chegaram a tentar atirar pedras contra o prefeito. Em Ribeirão Perto, um manifestante morreu atropelado.
Em Brasília, após confronto com a polícia no gramado em frente ao Congresso Nacional, onde a multidão foi dispersada após o lançamento de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo, os manifestantes invadiram o Palácio do Itamaraty. Hoje, a Polícia Federal faz uma perícia para avaliar os danos. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse, por meio da assessoria de imprensa, que os “atos de vandalismo não podem se repetir”.

No Rio de Janeiro, a confusão foi deflagrada depois de um confronto entre os próprios manifestantes, em frente ao prédio da prefeitura. No centro da cidade, depois de quatro horas de enfrentamento entre o público e a polícia, o tumulto ainda se espalhou por outros pontos.
Em São Paulo, estima-se que cerca de 100 mil pessoas tenham comparecido à manifestação no centro da cidade. Os protestos em São Paulo foram, em grande parte, pacíficos. Os manifestantes comemoraram a revogação do aumento nas tarifas do transporte público na capital. Em nota publicadas nas redes sociais, o Movimento Passe Livre (MPL), que deu início às manifestações pela redução das tarifas de transporte público na capital paulista, repudiou os atos de violência e a depredação cometidos ontem. O MPL também anunciou que não convocará mais protestos em São Paulo.
Fonte - Agência Brasil 21/06/2013

MANIFESTAÇÕES - Globo,mídia,direita,esquerda. Pc Siqueira comenta

Brasil vive dia de manifestações


Os protestos pela redução das tarifas do transporte público, contra os gastos com obras da Copa do Mundo e pelo aumento dos recursos para saúde e educação tomaram as ruas de várias cidades. Além do Rio de Janeiro, de São Paulo (foto) e Brasília, os protestos ocorrem em Salvador, onde foram registrados atos de vandalismo por parte de um pequeno grupo

Noite de manifestações em várias cidades do país; em algumas ocorreram atos de vandalismo


Aline Leal, Sabrina Craide e Wellton Máximo
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – As manifestações pela redução das passagens do transporte público, contra os gastos com as obras da Copa do Mundo e pelo aumento dos recursos para a saúde e educação atingem várias cidades do país.
Além do Rio de Janeiro, de São Paulo e Brasília, os protestos ocorrem também em Salvador, onde foram registrados atos de vandalismo por parte de um pequeno grupo de pessoas, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, por meio da assessoria de imprensa. Eles depredaram pontos de ônibus, ônibus, placas de sinalização e banheiros químicos.
Policiais do Batalhão tiveram de usar bombas de gás para dispersar os manifestantes. Um policial militar ficou ferido e foi atendido no local.
A manifestação na capital baiana começou de forma pacífica, por volta das 16h, reunindo cerca de 20 mil pessoas no centro da cidade, segundo a Polícia Militar (PM). O grupo se dirigiu para as proximidades da Arena Fonte Nova, onde jogavam as seleções da Nigéria e do Uruguai pela Copa das Confederações.
Em nota, o prefeito de Salvador ACM Neto lamentou a destruição de equipamentos públicos e privados por um pequeno grupo de vândalos. “A maioria das pessoas que foi às ruas se manifestar fez de forma ordeira e pacífica. A manifestação faz parte da democracia e é plenamente aceita, devendo ser entendida por todos. O lamentável é a ação dos radicais”, disse.
No Recife, de acordo com a Polícia Militar, a manifestação reúne cerca 52 mil pessoas. Inicialmente, a Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco informou que 100 mil pessoas estavam nas ruas, mas o número foi revisado para baixo.
De acordo com a PM, apesar de registros de pequenos incidentes, o protesto segue tranquilo, sem ocorrências de depredações. Parte dos manifestantes, está na Assembleia Legislativa do estado e outra parte segue para o Marco Zero, no centro histórico da cidade.
Em Teresina, de acordo com o coronel José Fernandes, da PM, a manifestação foi pacífica. Cerca de 13 mil manifestantes, segundo a PM, caminharam pela Avenida Frei Serafim e se concentraram em frente ao Palácio de Karnak, a sede do governo piauiense.
Em Fortaleza, de acordo com a estudante e uma das organizadoras dos protestos Camila Marreiro, a manifestação começou na Praça Portugal e segue, em passeata, rumo ao Palácio da Abolição, sede do governo cearense. No Maranhão, o protesto se dirige para o Palácio dos Leões.
Fonte  - Agência Brasil  20/06/2013

quinta-feira, 20 de junho de 2013

PM usa bombas e tiros para conter manifestantes em Salvador

Da Redação
Com informações de Teo Henrique e Lucas Cunha
A Tarde
BBMP | Facebook
Repressão da PM na Joana Angélica

A Polícia Militar (PM-BA) usou bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta para conter a manifestação de integrantes do Movimento Passe Livre nesta quinta-feira, 20, em Salvador. O grupo saiu da praça do Campo Grande com destino a Arena Fonte Nova, local do jogo entre Uruguai e Nigéria, pela Copa das Confederações.
O primeiro confronto aconteceu em frente ao Colégio Central, no bairro de Nazaré. A confusão teria iniciado quando um grupo de protestantes tentou furar uma barreira montada pelos policiais próximo ao colégio. Para fugir do confronto com os PMs, muitos manifestantes recuaram e outros saíram correndo.
Na Praça João Mangabeira, no Vale dos barris, que dá acesso à estação da Lapa, Vasco da Gama, Avenida Centenário e Dique do Tororó, também houve confronto entre manifestantes e a polícia. Houve muita correria e alguns protestantes chegaram a passar mal por conta dos efeitos das bombas.
Na Avenida Joana Angélica, o cenário foi de guerra. Manifestantes atearam fogo em pedaços de madeira e atiraram pedras e pedaços de vidros nos policiais, que faziam uma barreira na rua. Os agentes ameaçaram avançar sobre os manifestantes e atiraram balas de borracha, no entanto os protestantes não recuaram.
Dique -
Na região do Dique do Tororó, nas imediações da Arena Fonte Nova, segundo manifestantes, três barreiras foram montadas pela polícia, e também houve embate.
"As duas primeiras barreiras são da PM, e a terceira da tropa de choque. A galera tava na barreira da PM conversado com os agentes. Os manifestantes queriam passar pela barreira, mas os policiais não deixaram", afirmou o estudante universitário Daniel Frediani.
"Depois, a cavalaria chegou pelo lado da Avenida Centenário, e a tropa de choque jogou cinco ou seis bombas de gás. Nesse momento começou a correria", relatou o estudante.

Manifestantes enfrentam a PM baiana nas ruas do Centro
Na entrada da estação da Lapa, manifestantes colocaram fogo em um contêiner de lixo e chegaram bem próximo de uma barreira montada pelos policiais no local, que impede o acesso ao Dique. Os agentes também usaram bombas de gás para tentar dispersar os protestantes.

Polícia Militar
Em nota enviada à imprensa, a Polícia Militar da Bahia informou que "a utilização de granadas fumígenas com agente químico CS (gás lacrimogêneo), por integrantes da Corporação, atendeu a necessidade de garantir a proteção das pessoas e do patrimônio público e privado".
Ainda de acordo com a PM, as ações desenvolvidas estão em consonância com os padrões técnicos e legais do uso progressivo da força.
Fonte - A Tarde 20/06/2013

Manifestações hoje em Salvador

Ativistas começam a chegar ao Campo Grande para o protesto


Marjorie Moura e Redação
A Tarde
Lúcio Távora | Ag. A TARDE
Ativistas se reuniram ontem no Passeio Público para organizar manifestação desta quinta

Os primeiros manifestantes do movimento Passe Livre já começaram a chegar ao Campo Grande no início da tarde desta quinta-feira, 20. Eles vão se unir às milhares de pessoas que vão seguir pelas ruas do Centro da capital baiana com destino à Arena Fonte Nova.
A manifestação foi organizada na tarde desta quarta, 19, no Passeio Público, por cerca de 250 pessoas de várias idades, a maioria jovens estudantes. O encontro mostrou uma clara divisão entre grupos ligados a partidos e movimentos estudantis e grupos de pessoas não alinhadas.
O primeiro ponto foi a pauta para o movimento, mas depois de ouvirem as manifestações de 51 inscritos, a maioria do grupo já havia perdido a paciência. Mas houve inversão dos pontos debatidos e por volta das 19 horas foi definida a rota da manifestação.
Os participantes da reunião admitiram a possibilidade de confrontos com a polícia, diante da proximidade das barreiras que serão instaladas num raio de 3 km ao redor da multi arena.
Em relação à pauta, ficou claro que as questões da mobilidade em Salvador predominaram em todas as falas.
A reativação dos conselhos municipais de transporte e das cidades foi citada como fundamental para implementar mudanças no transporte público em Salvador .
O passe livre estudantil, tarifa zero para passagens de ônibus, transporte 24 horas e a estatização do sistema rodoviário também foram sugestões defendidos e acatadas pelo grupo reunido.
Rafael Pitta, estudante de Arquitetura, cobrou o bilhete único prometido pelo prefeito ACM Neto durante a campanha. A estudante Andrea defendeu também a desoneração da passagem de ônibus em 25% na capital baiana, seguido a medida adotada pelo governo federal que eliminou PIS e Cofins do transporte rodoviário.
Partidos - O tom da maioria das pessoas presentes foi de recusa a bandeiras de partidos políticos e outras entidades na manifestação. Os representantes de diversos partidos defenderam suas posições, mas não convenceram a maioria.
André, estudante de Física e servidor público, definiu o movimento como apartidário, mas não como antipartidário, porque "esta postura é anti democrática", declarou. Disse ainda que a maioria dos participantes é apartidária e que pode garantir que o movimento tenha este caráter.
Disse ainda que os integrantes de movimento sociais podem contribuir com sua experiência e ajudar na organização, que ajudará quem participa deste tipo de manifestação pela primeira vez.
Enquanto isso, no mundo virtual, milhares de mensagens circulavam pelas redes sociais, numa organização paralela do movimento.
Fonte - A Tarde 20/06/2013

O PEDÁGIO INVISIVEL

O "pedágio invisível", fruto do atual modelo mobilidade urbana irracional focado 90% no transporte sobre pneus.....


Antonio Pastori
As recentes manifestações que eclodem no País chama a atenção, dentre outras, para custo (direto) da mobilidade urbana que é "visível" para o passageiro através da tarifa.
foto - ilustração
Contudo, esquecem-se dos custos indiretos decorrentes da perda de tempo, stress, queima inútil de combustível fóssil, etc., em insuportáveis congestionamentos, frutos de decisões políticas irracionais, como se depreende do excelente artigo abaixo que, como muita propriedade, alerta aos governantes/decisores para "(...) abandonar a visão que privilegia os megaprojetos como construção de vistosas pontes, gigantescos viadutos, vias expressas e túneis que apenas movem os pontos de engarrafamentos para alguns metros adiante, quando não se transformam, eles mesmos, em novos focos de paralisação."

Curioso notar que parte da justa motivação que levou os manifestantes às ruas é porque a Copa do Mundo de 2014 vai custar R$ 28 bilhões.
Contudo, muitos desconhecem que a crise de mobilidade em São Paulo custa por ano mais de R$ 40 bilhões, valor equivalente a 1% do PIB brasileiro e 7,5% do PIB paulistano, conforme as contas de Marcos Cintra (veja aqui). 

Fico imaginando o que poderá acontecer no dia que essa "ficha cair", ou seja, quando toda a população tiver o conhecimento do custo indireto cobrado por esse "pedágio invisível", fruto do atual modelo mobilidade urbana irracional focado 90% no transporte sobre pneus.
Enviado por Antonio Pastori - via e-mail em 20/06/2013

ONU solicita ajuda do Brasil contra crise Síria

Negociador das Nações Unidas vai propor que País seja mediador em encontro sobre conflito na Síria


Oslo. O enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Lakdar Brahimi, vai sugerir a participação do Brasil nas negociações sobre a Síria que devem ocorrer em breve em Genebra. A promessa foi feita durante encontro com o chanceler Antonio Patriota em Oslo, na Noruega, ontem.
FOTO: REUTERS

O formato da conferência que será proposto por Brahimi é uma primeira reunião com vários participantes - entre eles, o Brasil- e uma segunda com membros do governo e da oposição sírios.
Brahimi vai apresentar o nome do Brasil como possível mediador durante a reunião preparatória que terá com os governos americano e russo em Genebra na próxima semana. A sugestão também será apresentada ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
"Ele (Brahimi)agradeceu muito a disposição do Brasil em ajudar. Ele acha que há um papel para o Brasil, e vai propor isso no ambiente de preparação da conferência", disse o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, durante entrevista.
Diálogo - 
A conferência, que vem sendo chamada de "Genebra 2", é uma iniciativa dos EUA e da Rússia e pretende retomar as discussões para a solução do conflito sírio iniciadas em Genebra em junho de 2012.
O formato da conferência que será proposto pro Brahimi é uma primeira reunião com vários participantes -entre eles, o Brasil- e uma segunda com membros do governo e da oposição sírios.
Até agora, especula-se que participem do encontro em Genebra -que ainda não tem data definida- os membros do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, Reino Unido, França e China) e alguns países da região.
A grande indefinição ainda é a participação do Irã, um dos únicos aliados do regime de Bashar al Assad. Segundo Brahimi, os europeus já teriam aceito a entrada de Teerã nas negociações -mas os EUA resistem.
Apesar de não ter visto muita "novidade" sobre o tema no comunicado divulgado pelo G8 nesta semana, na Irlanda do Norte, Brahimi disse a Patriota estar "otimista" sobre as conversas entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler russo, Sergey Lavrov.
Refugiados - 
Com a escalada da violência, o número de sírios refugiados no Brasil disparou desde março de 2011, início da guerra civil no país. Há atualmente 202 refugiados sírios no Brasil, sendo que 189 indivíduos chegaram ao país em virtude do conflito.
Somente entre abril e maio deste ano, houve um aumento de 46% no número de refúgios sírios reconhecidos pelo governo. Há ainda 50 solicitações pendentes. Os dados foram divulgados ontem pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça
"Entre os pedidos de sírios, todos foram aprovados pelo governo brasileiro", afirma João Guilherme Granja, diretor do departamento de estrangeiro do Ministério da Justiça.
Fonte - Diário do Nordeste  20/06/2013

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Mídia marcha sem rumo diante das manifestações

Jornal do Brasil

Quanto mais forte e ágil a mobilização dos manifestantes que toma o país e chega até ao exterior, maior a perplexidade e as interrogações de autoridades do governo. A falta de uma liderança clara e a existência de uma pauta difusa de reivindicações se alia às ferramentas das redes sociais para consolidar uma onda de protestos imprevisível. A única certeza é a de que a indignação é generalizada e a população se identifica cada vez mais com o que acontece nas ruas.
- Mas não são apenas governo e autoridades da segurança que parecem perdidos em meio às palavras de ordem dos ativistas. A própria mídia, com sua incurável mania em rotular e definir fenômenos sociais, atira a esmo, errando muitas vezes o alvo.
- O Jornal do Brasil, atento às tendências, decidiu abrir um canal direto com as mídias sociais criando o espaço "Tá nas redes" e mostrando como os ativistas estão se articulando.
- A gafe mais clássica talvez tenha sido a de Arnaldo Jabor. Semana passada, em sua crônica no Jornal da Globo, o comentarista questionou o protesto, comparando-o a manifestações criminosas de São Paulo. "Não pode ser por causa de vinte centavos", decretou, afirmando ainda que a maioria dos manifestantes era de classe média. "Tudo é uma imensa ignorância política. A causa é a ausência de causas. Esses revoltosos de classe média não valem nem vinte centavos", disparou precipitadamente para, na semana seguinte, após ser massacrado nas redes sociais, voltar atrás em sua coluna na rádio CBN:
- “Outro dia eu errei, sim. Errei na avaliação do primeiro dia das manifestações contra o aumento das passagens em São Paulo. Falei na TV sobre o que me pareceu um bando de irresponsáveis fazendo provocações por causa de 20 centavos. Era muito mais que isso”, admitiu.
- Mas os erros não param por aí. Numa onda de protestos que já foi batizada como "Revolta do Vinagre", "Primavera Carioca" e até "Salad Uprising" (Revolta da Salada), não é difícil perceber que aprisioná-la numa única definição é uma tarefa inútil.
- Contudo, as tentativas persistem. Em seu blog no site de O Globo, o jornalista Merval Pereira resume de forma imperativa: "Mesmo que as reivindicações sejam várias e muitos cartazes exibam anseios mal explicados ou utopias inalcançáveis, há um ponto comum nessas manifestações dos últimos dias: a luta contra a corrupção."
- O jornalista Reinaldo Azevedo, da Veja, não ficou atrás. Hoje, em seu blog, disparou: "Movimento Passe Livre, chamado de pacífico por certa imprensa, se nega a condenar saqueadores e diz que eles são protagonistas de uma “revolta popular”. E ainda há gente que me pede para aplaudir essa gente! Não há a menor chance de isso acontecer!", escreveu para depois ser também atacado por ativistas que lembravam as inúmeras pautas de reivindicações que estão nas ruas.
- No editorial de hoje da Folha de S. Paulo, intitulado Incógnita nas ruas, o texto destaca cenas isoladas de vandalismo e a mobilização da classe média, para concluir que "...como na marcha de muitas cabeças, em São Paulo, é difícil prever onde esse caudal irá desembocar. Nem os manifestantes sabem."
- Já o Valor faz conjecturas financeiras, alertando que a economia não gosta de incerteza, que os protestos assustam os investidores e que a questão social pode entrar de vez no radar do mercado.
- Bem definiu o cientista político e professor da UFRJ Paulo Baía, em entrevista à Globo News na noite de terça-feira: "Estamos diante de uma coisa nova. Quem tentar fazer comparações e definições estará cometendo um erro."
Fonte - Jornal do Brasil  19/06/2013

HADDAD E ALCKMIN REVOGAM AUMENTO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS,METRÔ E TREM EM SÃO PAULO

A.Luis
Da Redação
foto ilustração - Pregopontocom
O prefeito Fernando Haddad e o Governador Geraldo Alckmin, em  pronunciamento conjunto no inicio da noite de hoje,anunciaram a revogação do aumento do preço das tarifas do transporte público,ônibus municipal,trem e metrô, em São Paulo.A tarifa que tinha sido reajustada em R$0,20 recentemente passando a custar R$3,20 voltara aos R$3,00 mais só a partir da próxima segunda feira,o prazo é em função do realinhamento necessário do sistema eletrônico de cobrança ao novo valor.O prefeito e o governador em suas declarações durante o pronunciamento afirmaram que tanto a prefeitura quanto o estado perderão uma parte dos recursos para novos investimentos pois serão obrigados a arcar com a diferença do atual custo das passagens junto as empresas operadoras dos sistemas.O governador disse que dará prioridade as questões relativas ao transporte publico e o prefeito que informará a população da cidade sobre os impactos  com gastos que serão causados com a redução do preço das passagens de ônibus.
-No Rio de Janeiro também foram anunciados agora a noite pela prefeitura e gov. do estado, a revogação do aumento nas tarifas dos ônibus,trens,metrô e das barcas.
Pregopontocom

Senado analisa projeto que prevê redução de tarifa

 Valor Econômico
"O governo tem que escutar as ruas e o Congresso tem que ajudar Estados nesse diálogo", afirmou. Segundo o petista, estimativas do setor de empresas de ônibus apontam que as medidas podem resultar em redução de até 15%, podendo variar conforme o nível de adesão dos entes federados e das alíquotas aplicadas.
Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Blairo Maggi (PR-MT), entre outros, mostraram preocupação com o impacto das isenções nas finanças dos Estados. Houve pedido de vista coletivo. O projeto será votado na terça-feira. Como está sendo alterado, se for aprovado pelo Senado, voltará à Câmara.
A adesão de Estados e municípios ao Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup), criado no projeto, é voluntário e prevê a redução a zero, isenção ou não incidência integrais do ISS.
Também prevê a concessão de subsídio ou de restituição direta às empresas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido sobre a aquisição de óleo diesel, chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmaras de ar, usados no transporte público coletivo. Outra contrapartida é a implantação de bilhete único ou de sistema de transporte estruturado e integrado física e tarifariamente.
Os beneficiados do regime especial serão as prestadoras de serviços de transporte público coletivo de passageiros, urbano e metropolitano, por meio de ônibus, micro-ônibus, metrô, trem metropolitano, veículo leve sobre trilhos, monotrilho e trólebus.
No caso das empresas prestadoras de serviços de transporte coletivo urbano e metropolitano, para aderir ao regime especial, precisam assumir compromisso de praticar as tarifas especificadas e a apresentar dados econômicos e contábeis da empresa concessionária ou permissionária aos órgãos públicos responsáveis pelo Reitup.
Fonte - Revista Ferroviária  19/06/2013

Polícia e manifestantes entram em confronto na Av. Alberto Craveiro - Fortaleza

Conflito teve início após manifestantes romperem uma das barreiras policiais no local


foto -  Germano Ribeiro
A Polícia Militar e centenas de manifestantes entraram em confronto nesta quarta-feira (19) por volta das 12h15, na Av. Alberto Craveiro. A ação aconteceu após alguns manifestantes conseguirem romper uma das três barreiras policiais que bloqueia o acesso ao Estádio Castelão pela Avenida, onde foi determinado pela Fifa, o tráfego restrito apenas para autoridades e torcedores.
A medida que manifestantes se aproximam das barreiras, a Polícia usa bombas de efeito moral e spray de pimenta .
No confronto, a Polícia usou bombas de efeito moral e spray de pimenta para conter manifestantes, que revidaram com pedras e utilizaram para se proteger tapumes que escondiam as obras inacabadas. Além disso, alguns manifestantes utilizam outras ruas, no entorno da Alberto Craveiro e Paulino Rocha, que estão sem policiamento, na tentativa de chegar à Arena Castelão.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estima que 20 mil pessoas participam do protesto. De acordo com a reportagem, que está no local, a organização do movimento pede calma e o recuo dos manifestantes, mas um pequeno grupo insiste tentar romper as barreiras policiais.
A Polícia Militar está concentrada na Av. Alberto Craveiro, na altura da Rua Pedro Dantas. A segunda barreira é formada pela Cavalaria da PM e a terceira pelo Batalhão de Choque.
O jogo entre Brasil e México pela Copa das Confederações acontece às 16h na Arena Castelão.
Fonte - Diário do Nordeste 19/06/2013

Congestionamento em Salvador vai piorar até 50% nos jogos da Copa

A MapLink (http://www.maplink.com.br), empresa que fornece informações de trânsito de alto nível, e a INRIX (www.inrix. com), líder em fornecimento de informação de trânsito e serviços para motoristas em todo o mundo, uniram suas forças para lançar uma previsão de trânsito antes do início da Copa das Confederações da FIFA.
Foto - ilustração
O resultado da pesquisa conduzida pelas duas empresas indica picos de congestionamento muito mais cedo que o normal, com um deslocamento médio durando 50% mais, antes de partidas durante a semana, que começam às 16h. Para jogos nos finais de semana, o deslocamento médio será 15% maior. Além disso, a pesquisa mostra que o tráfego deve levar até quatro horas para voltar ao normal após o fim dos jogos.
“O trânsito nas cidades-sede da Copa das Confederações já é ruim, entretanto, a FIFA e o governo brasileiro usaram uma estratégia inteligente, ao começar as partidas às 16h, quando as pessoas ainda estão no trabalho.” diz Frederico Hohagen, fundador e diretor de vendas da MapLink.
“Em nossa experiência analisando o tráfego para grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres, nunca vimos dados mostrando tempos de deslocamento dobrando em algumas regiões, como estamos vendo próximo à Copa das Confederações”, diz Jamie Holter, analista de Tráfego da INRIX.
A Copa das Confederações é considerada como uma espécie de teste para o Brasil que se prepara para sediar a Copa do Mundo da FIFA, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. A Copa das Confederações inclui 12 jogos, entre 15 e 30 de junho, em seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte.

Previsão de viagem
Enquanto os atrasos devido ao trânsito variam de acordo com as cidades e os acessos aos estádios, o estudo apontou quatro variáveis que afetam os níveis de congestionamento em todas as cidades sede durante a Copa das Confederações: localização do estádio, dia da partida, horário da partida e países que jogam. Veja dicas para motoristas:
• Motoristas podem esperar níveis de trânsito, que normalmente são vistos em dias úteis, em finais de semana, até duas horas antes dos jogos que começam às 16h e até três horas após o fim das partidas. Deslocamentos terão duração 15% maiores comparados com finais de semana comuns.
• O tráfego durante a semana tem pico 45 minutos antes de um jogo às 16h e se mantém 50% mais pesado que o tráfego de um dia de semana típico.
• Para as partidas, que acontecem durante a semana, às 19h, motoristas devem planejar atrasos 20% maiores que uma noite de um dia normal.
• Depois das partidas, motoristas podem esperar congestionamentos de 10 a 15% mais pesados, o que corresponde a até três horas após o término dos jogos, devido às comemorações dos torcedores e o deslocamento lento nos arredores do estádio.
• Motoristas que queiram evitar todo o engarrafamento, devem evitar as imediações dos estádios, pelo menos, 90 minutos antes e até três horas depois das partidas.

Previsão de deslocamento em Salvador
A Arena Fonte Nova tem capacidade para 56.000 pessoas e sediará jogos dos dias 20 e 22 de junho, às 16h. O tráfego será significativamente maior porque existe apenas uma via de entrada e saída da cidade.
Na quinta-feira, 20 de junho, a partida entre Nigéria e Uruguai deve dobrar o tempo de deslocamento para motoristas (100% mais que o normal). No sábado, 22 de junho, para a partida entre Itália e Brasil, motoristas podem esperar que o deslocamento, antes com duração de meia hora, aumente para mais de 45 minutos.
“Dados os engarrafamentos mundialmente conhecidos, torcedores vão aos estádios, para assistir aos jogos da Copa das Confederações, ou a bares, para evitar os congestionamentos causados pelas partidas. Dessa forma, motoristas devem se armar com as melhores informações que puderem, para não pegar horários de pico”, diz Holter.
Para acompanhar o congestionamento das cidades, baixe o aplicativo gratuito da MapLink naApp Store e na Google Play.
Fonte - Tribuna da Bahia  19/06/2013

Ataque à Prefeitura de São Paulo: Quem é esse cara?


 Renato Rovai

O rapaz da foto acima é forte e bem fornido de músculos. Sinceramente, parece um pouco fora do padrão dos que costumam ir às ruas lutar por seus direitos. Sinceramente não parece ninguém do Movimento Passe Livre. E ontem vi alguns outros rapazes parecidos com o da foto na marcha que saiu do Largo da Batata.
Eles estavam sempre com alguma roupa branca e portavam bandeiras do Brasil. Alguns tinham a bandeira amarrada na cintura e outros na cabeça, como uma bandana. Em geral, cabelos curtos. E todos eram fortes. Típicos fortes de academia.
Claro que entendi o que aquilo significava. Conversei com alguns amigos a respeito. Podem atestar a minha preocupação ao menos três: Lino Bocchini, Bruno Torturra e Gilberto Maringoni.
Não sei se o garoto da foto é um deles. Mas seus atos precisam ser investigados.
A direita no Brasil sempre entrou em movimentos para ou tentar desmoralizá-los ou para mudar sua direção. A polícia sempre se utilizou de métodos heterodoxos nesses tipos de situação. Os professores estaduais de São Paulo que o digam. A presidenta da Apeoesp, Bebel, tem muito a dizer sobre o assunto.
Os ativistas que estavam nas ruas estão atentos. E não tenho dúvida de que o Movimento Passe Livre está preocupado com isso.
Mas é hora de ir atrás da identidade desse rapaz. Quem é ele? Por que tanta volúpia no ataque ao prédio da Prefeitura?
Outra coisa, por que a PM que tem uma base ao lado do prédio do governo municipal não apareceu na hora dessa ação violenta?
Uma coisa é a PM não usar a violência contra manifestantes pacíficos. Outra é facilitar a ação de provocadores e bandidos.
Fonte - Blog do Rovai  18/06/2013

Tropa de Choque da PM Paulista entra em confronto com manifestantes na Rua Augusta

Nacional
Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
Tropa de Choque da PM Paulista entra em confronto com manifestantes na Rua Augusta
Foto - EBC
São Paulo – A Tropa de Choque, por volta das 23h, agiu contra manifestantes que, segundo a Polícia Militar, estavam cometendo atos de vandalismo na Rua Augusta. Até as 22h30 o protesto contra o aumento das tarifas de ônibus seguia tranquilo na região da Avenida Paulista, a via estava fechada em ambos os sentidos e os manifestantes circulavam pelo local carregando faixas e bandeiras.
A Polícia Militar tinha entrado em confronto com um grupo que depredou a fachada da prefeitura e destruiu duas agências bancárias na Praça do Patriarca. Alguns ativistas atearam fogo a um carro de transmissão da Rede Record e saquearam lojas. Pessoas carregavam eletrodomésticos, como televisores de cristal líquido (LCD).
A manifestação começou pacificamente na Praça da Sé, centro da capital paulista. Além da reivindicação principal, pela redução do preço do transporte, os ativistas também se manifestavam contra os gastos excessivos com as obras da Copa do Mundo, pedindo mais recursos para a saúde e educação.
O ato de hoje (18) foi o sexto promovido pelo Movimento Passe Livre (MPL) contra o reajuste das tarifas de ônibus, trens e metrôs que entrou em vigor no início do mês.
Fonte - Agência Brasil  18/06/2013

terça-feira, 18 de junho de 2013

Sete cidades vão diminuir preço das passagens de ônibus

Com as manifestações em todo o país, pelo menos sete cidades vão reduzir as passagens do transporte público até o mês que vem: João Pessoa (PB), Recife (PE), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) Pelotas (RS), Montes Claros (MG) e Foz do Iguaçu (PR). As reduções vão de R$ 0,05 a R$ 0,15 no valor das tarifas. Os governantes utilizarão reduções nos impostos para baixar os valores...

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Foto ilustração - Pregopontocom
Brasília - Com as manifestações em todo o país, pelo menos sete cidades vão reduzir as passagens do transporte público até o mês que vem: João Pessoa (PB), Recife (PE), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) Pelotas (RS), Montes Claros (MG) e Foz do Iguaçu (PR). As reduções vão de R$ 0,05 a R$ 0,15 no valor das tarifas. Os governantes utilizarão reduções nos impostos para baixar os valores.
Em Pernambuco, Eduardo Campos reduziu o preço da passagem de ônibus no Grande Recife. A redução será R$ 0,10 para todos os anéis - categorias em que são divididas as linhas de ônibus. Os novos preços começarão a valer no próximo dia 20. Os valores atuais variam de R$ 1,50 a R$ 3,35.
Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou a redução de R$ 0,10 na tarifa de ônibus na capital paraibana. O valor passará de R$ 2,30 para R$ 2,20 a partir do dia 1º de julho.
Cuiabá vai reduzir em R$ 0,10 a tarifa do transporte coletivo. O novo valor, R$ 2,85, passará a valer a partir da meia-noite de quarta-feira (19).
Em Pelotas haverá redução de R$ 0,15 e o novo valor R$ 2,60. A redução ocorreu por meio de decreto assinado pelo prefeito, Eduardo Leite.
O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, tomou a decisão de reduzir a tarifa em R$ 0,10. A partir de domingo (23), a redução passa a valer na cidade e a passagem passará de R$ 2,40 para R$ 2,30.
Nas cinco cidades, a redução foi possível devido à Medida Provisória (MP) 617, de 31 de maio de 2013, do governo federal, que zera o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita da prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros.
Já em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati, disse que vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para reduzir a tarifa para R$ 2,80. A tarifa na capital gaúcha era R$ 3,05 e atualmente está fixada em R$ 2,85 por decisão liminar da Justiça.
O projeto é para isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e será encaminhado em regime de urgência. Além disso, Fortunati informou que vai apresentar ao governador do estado, Tarso Genro, um pedido de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel do transporte coletivo para de reduzir ainda mais a tarifa. O prefeito também vai aplicar a isenção do PIS/Pasep e Cofins prevista na MP 617.
A redução em Foz do Iguaçu será R$ 0,05, segundo publicação no portal da prefeitura. Na última sexta-feira (18), prefeito Reni Pereira, anunciou durante a visita do governador Beto Richa (PSDB) à cidade o novo preço da passagem, que passa a valer ainda esta semana. Para o passageiro que usa o cartão eletrônico e que atualmente paga R$ 2,60, vai gastar R$ 2,55. Já para quem paga a tarifa com dinheiro, o valor será rebaixado de R$ 2,90 para R$ 2,85.
A redução na cidade se deve a isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel, anunciada pelo governo do estado em maio. Também serão contabilizadas as reduções das alíquotas previstas na MP 617.
Fonte - Agência Brasil  18/06/2013

Cerca de 200 mil devem deixar Salvador pela rodoviária

Margarida Neide / AG. A TARDE
Passageiros devem chegar à rodoviária com antecedência para evitar transtornos

Cerca de 200 mil pessoas devem embarcar no Terminal Rodoviário de Salvador para passar o São João no interior a partir deesta terça-feira, 18, até a próxima segunda, 24, conforme estimativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
No entanto, o movimento de saída da cidade deve começar a se intensificar nesta quinta, 20. As empresas vão disponibilizar 1.900 horários extras, além dos 540 horários regulares cumpridos diariamente, segundo o diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa.
Os destinos mais procurados são Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Piritiba e todo o extremo sul, que abrange Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, parte do Litoral Norte e Chapada Diamantina, e todo o Recôncavo (Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Conceição do Jacuípe e Conceição de Feira).
A Agerba recomenda que os passageiros cheguem à rodoviária com antecedência mínima de 20 minutos do horário marcado para a viagem, evitando possíveis transtornos no momento do embarque.
Plantão -
O atendimento da Ouvidoria da Agerba, na rodoviária de Salvador, ampliou o atendimento ao público e trabalha em regime de plantão. Em relação às reclamações, os usuários podem procurar os postos da Agerba nos terminais rodoviários e a Ouvidoria do órgão, através do telefone 0800-071-0080. O atendimento ao público é realizado das 7h às 18h.
O órgão também distribui nos terminais rodoviários do Estado a cartilha Direitos e Deveres dos Usuários do Serviço Público de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.
Fonte - A Tarde  18/06/2013

Conselho de Direitos Humanos recomenda proibição do uso de armas de fogo em manifestações

Nacional
Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O uso de armas de fogo em manifestações, eventos públicos e na execução de mandados de manutenção e reintegração de posse deve ser proibido, recomenda resolução aprovada hoje (18) pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH).
“A proibição de arma de fogo preserva a vida”, disse a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Conforme a resolução, armas de baixa letalidade, como balas de borracha, devem ser usadas apenas quando quando for "necessário para resguardar a integridade física do agente do Poder Público ou de terceiros, ou em situações extremas em que o uso da força é comprovadamente o único meio possível de conter ações violentas". Para a ministra, a resolução de conflitos deve ocorrer por meios pacíficos, evitando qualquer tipo de arma.
O documento recomenda que o Poder Público assegure a formação de agentes voltados para a proteção dos direitos humanos, capazes de resolver conflitos de forma pacífica. Também estabelece que o Poder Público federal deverá dar prioridade à "elaboração, tramitação e análise de normas que versem sobre a utilização de armas de baixa letalidade, considerando os princípios de direitos humanos".
A norma diz ainda que armas de baixa letalidade não devem ser usadas contra crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos. Segundo a resolução, profissionais da imprensa devem ter proteção especial no exercício da profissão, sendo vedada qualquer obstrução à sua atuação, “em especial mediante uso da força".
A resolução não tem força de lei, mas cabe ao conselho fazer recomendações referentes a direitos humanos. “Aqui não é lei. É uma recomendação com que vamos trabalhar com os governantes de cada estado e com o governo federal”, explicou Maria do Rosário.
Fonte - Agência Brasil 18/06/2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Terminais lotados refletem crise do sistema de ônibus - Salvador

Luana Almeida
foto - A Tarde
A partir da meia-noite de terça-feira, 18, os rodoviários de Salvador prometem paralisar as atividades por tempo indeterminado. A categoria reivindica aumento salarial de 15%, auxílio-alimentação de R$ 15 por dia e nas férias, assistência médica e odontológica para titulares e dependentes. Além disso, motoristas e cobradores reivindicam a redução da jornada, de 7h para 6h, sem decréscimo do salário. Em contrapartida, empresários ofereceram reajuste de 5,84%, o que não foi aceito pelos trabalhadores.
Em meio ao desentendimento entre rodoviários e empresários, o usuário sofre com a má qualidade do serviço. Filas extensas nas estações, veículos precários e longa espera nos pontos de ônibus revelam um cenário de crise no sistema de transporte público da capital baiana.
Tal situação é atestada diariamente pelos usuários do sistema, que conta com uma frota de ônibus formada por 2.819 veículos, para atender a uma demanda de 1,2 milhão de passageiros por dia.
No terminal - O relógio marca 6h e o movimento na Estação Pirajá já é intenso. Nas paradas, filas extensas, que mais parecem não ter fim. No rosto dos passageiros, revolta. Nos ônibus, pessoas lutam para garantir um mínimo espaço.
No local onde 130 mil pessoas circulam por dia, a batalha pode começar horas antes da chegada ao trabalho. A operadora de telemarketing Georgina Arouca, 32, que mora em Cajazeiras XI, só inicia sua rotina de trabalho às 9h. No entanto, precisa chegar ao ponto de ônibus por volta das 5h, para evitar atrasos na empresa onde trabalha, no bairro do Comércio.
Esse é só o início da via crucis de Georgina, que precisa pegar dois ônibus, na maioria das vezes lotados. Na volta para casa, o transtorno se repete, dessa vez com um agravante: o perigo das ruas à noite. O saldo, no final do dia, é sempre o mesmo: cansaço, preocupação e menos R$ 11,20 no orçamento.
"Costumo dizer que passo mais tempo à espera do ônibus e no trânsito que no trabalho. Pagamos tão caro, é muito humilhante", disse.
O sentimento de revolta é compartilhado pelo aposentado Edvaldo da Conceição, 50, deficiente físico. Sempre que precisa ir ao médico, no Centro, depara-se com um obstáculo: subir os quase 300 degraus que dão acesso à Estação da Lapa, onde cerca de 460 mil passageiros transitam diariamente.
Com muita dificuldade, Edvaldo se equilibra em duas muletas. Em uma certa altura da escada, onde a água da chuva e o lixo se acumulam, chega a se desequilibrar. "Se eu pudesse, jamais usaria essa estação. Ela não é adequada para ninguém", disse.
Cansada de passar tantas horas nos congestionamentos, enfrentar ônibus sempre lotados e pagar caro pela passagem, a auxiliar de saúde Jucília Bispo dos Santos, 52, optou por percorrer, a pé, cerca de 7,5 km, do São Gonçalo, onde mora, até a Barroquinha, onde trabalha.
Embora assuma ser um trajeto cansativo, a auxiliar de saúde diz que não se arrepende da decisão. "Caminhando, enfrento dificuldades, como passeios quebrados, iluminação precária e falta de segurança. Ainda assim, está sendo mais prazeroso fazer esse trajeto andando", disse.
Fonte -  A Tarde 16/06/2013

domingo, 16 de junho de 2013

VLT vai retirar 80% dos ônibus das 3 principais avenidas de Cuiabá (MT)

Só Notícias
Aproximadamente 80% dos ônibus deixarão de trafegar por três das principais vias de Cuiabá e Várzea Grande após a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O dado faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, atualmente em fase de elaboração por parte de uma consultoria contratada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Mato Grosso (Secopa/MT). Nas avenidas da FEB, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e Fernando Corrêa da Costa, o metrô de superfície passará a contar com total prioridade.
foto - ilustração
Entre os tipos de linhas existentes, a redução de quilometragem rodada varia de 12% para as municipais de Várzea Grande, até 60% no caso das intermunicipais. As linhas municipais de Cuiabá sofrerão uma redução de cerca de 50%. Uma das novidades está a mudança da localização do Terminal André Maggi, em Várzea Grande, para atender a demanda de passageiros.
A medida pode resultar na redução da frota atual de ônibus das quatro empresas que operam os sistemas nos e entre os dois municípios. Cuiabá conta hoje com 380 carros, Várzea Grande 78 e os intemunicipais chegam a 92 ônibus. Engenheiro da Secopa, Rafael Detoni Moraes, ressalta que algumas linhas que passam por estas avenidas, ou as cruzam, serão mantidas. "Mas teremos mudanças importantes no sistema como um todo na cidade".
Explica que as mudanças fazem parte de um processo de racionalização do transporte coletivo das duas cidades e podem representar um marco da mudança do conceito de locomoção nos municípios, a exemplo do que ocorre em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. "Com um transporte mais racional, muitas pessoas poderão deixar seus veículos em casa e utilizar, com rapidez, o VLT, os ônibus, ou o sistema integrado".
Atualmente, grande parte das linhas está sobreposta e, em alguns casos, faz junto até 80% do itinerário. Detoni cita como exemplo a região do Coxipó, composta por cerca de 40 bairros. "Hoje, eles (ônibus) saem dos bairros e passam a trafegar juntos pela Fernando Corrêa da Costa, até o centro da cidade. Com o VLT, boa parte dos ônibus vai transportar os passageiros até uma estação de integração e será o metrô de superfície que levará à região central". Para efeito de comparação, cada composição do VLT comporta passageiros de 4 ônibus e meio.
O estudo está sendo tocado por uma das maiores empresas do ramo de transportes da América do Sul, que já realizou diversos estudos nas duas principais cidades de Mato Grosso. "Eles possuem know how e todos os dados necessários para propor as mudanças. Encaminhamos a eles os dados atualizados e isso fez parte do estudo".
A empresa foi contratada em 2010 para realizar o estudo de integração do sistema existente com o modal escolhido até então, o Bus Rapid Transport (BRT).
Detoni salienta parte do plano executado será fruto do reaproveitamento do estudo realizado pela Oficina. "É necessário apenas alguns ajustes, como nos indicadores de demanda do VLT, que comporta mais passageiros do que o BRT, bem como os pontos de cruzamento dos modais, mas ele vai ser reaproveitado, sim".
Outra novidade prevista no plano está a mudança na forma de integração entre veículos. Atualmente, o procedimento é limitado a uma vez por viagem. "A integração passará a ocorrer por tempo, porque para se chegar a alguns lugares será necessário efetuar duas integrações. Uma pessoa que vai da Morada do Ouro para o Liceu Cuiabano, poderá pegar um ônibus direto, mas se achar que a demora será maior, pode pegar o ônibus até o VLT e da Prainha outro ônibus até o Liceu pagando uma passagem".
As mudanças no sistema de transporte coletivo agradam ao doutor em Engenharia de Transportes Luiz Miguel de Miranda. Para ele, a melhor saída para a solução dos problemas hoje enfrentados pelo usuário está na racionalização do sistema. "Não existe mágica quando se fala em plano de sistema de transporte ou engenharia de tráfego. Planejar é muito mais importante do que fazer obra".
O problema, na opinião do especialista, é que o desenvolvimento de projetos leva tempo e requer, acima de tudo, que o usuário do transporte seja ouvido. "Um plano, para ser elaborado, maturado, modificado e definitivamente implementado não leva menos de 3 anos e ouve, mais do que a todos, o cidadão, usuário do transporte, que paga a conta e sofre com os problemas".
Detoni concorda com a opinião de Miranda e afirma que os dados 
atualizados do sistema estão
 sendo levados em consideração pela consultoria, desde 2010.
Presidente da Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (MTU), Ricardo Caixeta Ribeiro salienta que as empresas que atualmente operam o sistema não foram procuradas para discutir o Plano. "Temos notícia de que há um estudo em andamento, mas não nos sentamos à mesa para falarmos sobre ele". Caixeta destaca que se as empresas forem chamadas pela Secopa para conversar sobre o assunto, irão.
O presidente afirma que até que haja a implantação do VLT e o sistema for mantido, as empresas continuarão a atender a população normalmente. "Temos ordens de serviço, uma frota de veículos e funcionários e iremos atender a população da melhor maneira possível de acordo com o que é determinado".
O VLT será composto por 2 eixos de rodagem e terá mais de 22 quilômetros de extensão, divididos em 33 estações. O metrô de superfície ligará o Aeroporto Internacional Marechal Cândido Rondon, em Várzea Grande, ao CPA e o centro da cidade à região do Coxipó, passando pela avenida Fernando Corrêa da Costa.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  16/06/2013

FAO premia o Brasil e mais 37 países por reduzir a fome pela metade


A meta foi alcançada por esses países bem antes do prazo de 2015, estabelecido pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano, disse que os países que já chegaram à meta, devem manter os esforços para alcançar objetivos mais ambiciosos de combate à fome, até a completa eliminação do problema


Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) premiou hoje (16) 38 países, entre eles o Brasil, por terem reduzido a fome pela metade bem antes do prazo de 2015, estabelecido pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A meta número 1 dos Objetivos do Milênio estabelece a redução, pela metade, da proporção de pessoas com fome até 2015. O cumprimento da meta pelos países premiados considerou a diferença do número de famintos entre 1990 e 1992 e entre 2010 e 2012.
Além do Brasil, já cumpriram a meta, segundo a FAO: Armênia, Azerbaijão, Cuba, Djibuti, Geórgia, Gana, Guiana, Kuwait, Quirguistão, Nicarágua, Peru, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Tailândia, Turcomenistão, Venezuela, Vietnã, Argélia, Angola, Bangladesh, Benin, Camboja, Camarões, Chile, República Dominicana, Fiji, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malawi, Maldivas, Níger, Nigéria, Panamá, Togo e Uruguai.
O diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano, elogiou as nações que já atingiram a meta de reduzir a fome pela metade e destacou as iniciativas regionais para garantir o acesso à alimentação.
“Para todos e a cada um de vocês, eu quero dizer que vocês são a prova viva de que quando as sociedades decidem pôr fim à fome, e quando há o compromisso político dos governos, podemos transformar essa vontade em ações concretas e resultados”, disse, segundo comunicado oficial da entidade.
Segundo Graziano, os países que já chegaram à meta, devem manter os esforços para alcançar objetivos mais ambiciosos de combate à fome, até a completa eliminação do problema. “Somos a primeira geração que pode acabar com a fome, que tem atormentado a humanidade desde o nascimento da civilização. Vamos aproveitar esta oportunidade”, acrescentou.
A premiação foi entregue em cerimônia na sede da FAO, em Roma, e teve a participação de vários chefes de Estado, entre eles os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, de Honduras, Porfirio Lobo, e do Panamá, Ricardo Martinelli.
Fonte - Agência Brasil  16/06/2013

Secretário de Segurança de SP quer reunião com liderança do Movimento Passe Livre

Fernanda Cruz
Agência Brasil
São Paulo – O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informou neste domingo (16), em entrevista coletiva, que pretende fazer uma reunião com a liderança do Movimento Passe Livre, responsável pelas manifestações que vêm ocorrendo na capital contra o aumento da tarifa do transporte público.
foto - EBC
Grella convocou a reunião com os líderes para esta segunda-feira (17), às 10h, na secretaria. Ele disse que o objetivo maior do encontro é definir antecipadamente o percurso que será feito durante o próximo protesto, marcado também para amanhã, às 17h, a partir do Largo da Batata, na zona oeste da capital. “A Polícia Militar tem condições de planejar o trajeto com algumas horas de antecedência, para reduzir o incômodo e proteger os manifestantes”, disse.
Ele enfatizou que não quer uma repetição dos fatos ocorridos na semana passada, como o intenso confronto entre policiais e manifestantes, resultando em pessoas feridas, inclusive da imprensa. Durante a entrevista, um grupo de fotógrafos pediu ao secretário medidas para que não sejam atingidos, como ocorreu na última quinta-feira (13). O grupo sugeriu o uso de um colete com identificação de imprensa, proposta que foi aceita por Grella.
O secretário comentou também críticas de que policiais não estariam utilizando a tarjeta com identificação, atitude que impede uma punição caso sejam flagrados cometendo excessos contra a população. “[Essa] conduta será responsabilizada administrativamente, nenhum [policial] está autorizado a tirar [a tarjeta]”, disse. Grella acrescentou que espera uma manifestação pacífica e que o uso da Tropa de Choque não seja necessário.
Fonte - EBC 16/06/2013

Banco Mundial: Emergentes são os que apresentam maior crescimento

Desde 2008, Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) são os países que alavancam a economia mundial

Os países emergentes, incluindo os que integram o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), continuam sendo as locomotivas da economia mundial. Este é o teor do mais recente informe do Banco Mundial, intitulado “Perspectivas Econômicas Globais, um Estudo Analítico sobre o Comportamento Econômico Internacional”.
Os analistas do Banco Mundial constataram que as economias dos países do grupo BRICS “se tornaram adultas” e estão se aproximando do que chamam de momento da verdade. Os técnicos do Banco entendem que, ao atingir esta etapa, os países BRICS deixarão de ser considerados emergentes, pois estarão automaticamente inseridos na categoria de “nações desenvolvidas”.
Em relação à Rússia, os analistas do Banco Mundial apontam que o seu ritmo de crescimento econômico será bem mais elevado do que o de outros países. E, se as perspectivas da Rússia são boas para 2013, as que focam 2014 e 2015 são melhores ainda. Pelas previsões do Banco Mundial, nos próximos dois anos, o Produto Interno Bruto russo vai crescer de forma ainda mais rápida. E a previsão de crescimento econômico acelerado do PIB foi estendida pelos analistas do Banco Mundial para os demais países do grupo BRICS.
Os técnicos do Banco sustentam que desde 2008 Brasil, Rússia, Índia e China são os países que alavancam a economia mundial. Enquanto isso, os países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Japão e alguns integrantes da União Europeia não têm apresentado bons resultados. Os países desenvolvidos só vão recuperar a plenitude do crescimento econômico quando se decidirem a buscar novos estímulos, investindo mais ativamente em infraestrutura. O modelo atual estaria esgotado e, por isso, países do BRICS como Rússia, Índia e China se prevalecem deste quadro para implementar as suas exportações.
Outra receita que os técnicos do Banco Mundial recomendam em especial para os países do grupo BRICS é o estímulo ao fortalecimento da demanda interna mediante a conjugação de três fatores: elevação dos índices de produtividade, aumento dos salários e nivelação dos rendimentos no ambiente profissional.
Fonte -  Diário da Russia 16/06/2013