PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 15 de junho de 2013

BILHETE ÚNICO começa a ser usado com tranquilidade em Fortaleza

Bilhete Único não gerou dúvidas no primeiro dia
Para passageiros, praticidade e integração são pontos positivos; muitos ainda não fizeram cadastro

Lívia Lopes
Repórter
Foi tranquilo o primeiro dia dos usuários que utilizaram o Bilhete Único em Fortaleza. Como o sistema foi inaugurado em uma manhã de sábado e a demanda nos coletivos não é tão intensa como na semana, os passageiros e cobradores não enfrentaram grandes dificuldades para manusear o dispositivo. Algumas pessoas relataram dúvidas iniciais, o que não foi suficiente para atrapalhar o processo.
foto - Kid Júnior
Tanto quem possui carteira de estudante como cartão de vale transporte pode inserir créditos do novo sistema. Ontem várias pessoas ainda procuravam unidades de atendimento para realizar o cadastro.
O serviço permite que os passageiros percorram qualquer direção pagando apenas uma tarifa, durante duas horas por dia. A marisqueira Valdiana Costa aprovou e contou a experiência de utilizar o cartão. "Peguei um ônibus perto de casa e vim para o Terminal do Papicu resolver algumas coisas por perto", disse. No local, ela aproveitou para recarregar o cartão e assegurar o crédito para o resto da semana. "Foi tubo bem tranquilo".
O fato de portar um cartão ao invés de dinheiro é um dos pontos positivos que o pintor Sebastião Tavares destaca. "Fiz meu cartão logo no começo e confesso que fiquei em dúvida sobre o funcionamento, mas hoje vi que deu certo", avaliou. Enquanto uns destacam a agilidade e praticidade, outros apontam a integração como o principal ponto positivo. É o caso de Rubem Sá, eletricista, que precisa pegar três ônibus por dia.
Como a empresa em que ele trabalha paga somente uma de suas três passagens diárias, o serviço de integração veio em boa hora. "Já testei, aprovei e vi que vai funcionar mesmo. Será útil porque vou economizar em passagens diariamente, o que vai fazer diferença no fim do mês", explicou o eletricista.
Atividade - 
Segundo o cobrador de ônibus Matson Tavares, o primeiro dia com o Bilhete Único em atividade foi tranquilo. Ele disse que alguns passageiros tiveram dúvidas simples como, por exemplo, o funcionamento da integração. "Alguns estavam desconfiados se o serviço iria mesmo funcionar a partir de hoje, mas ficaram tranquilos, logo após passar a catraca", disse.
Apesar de mais de 175 mil pessoas já terem aderido ao cartão, boa parte dos passageiros entrevistados ainda estavam sem o Bilhete Único. José Ramos é um deles. O estudante de física revelou que ainda não teve tempo de juntar os documentos e se dirigir a um ponto de cadastro, mas que pretende fazer isso em breve. "Só o fato de ter integração faz valer a pena, vou tentar fazer isso o mais breve", ressaltou.
Os passageiros que ainda não fizeram o cadastro no programa podem fazê-lo a qualquer momento. A meta da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) é cadastrar mais 25 mil usuários, totalizando 200 mil pessoas. Os interessados em participar do programa podem procurar os postos de atendimento com os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em mãos.
SAIBA MAIS - 
O cadastro no Bilhete Único pode ser feito em shoppings centers e terminais de Fortaleza. A lista de locais disponíveis para cadastro pode ser acessada no site da Prefeitura: www.fortaleza.ce.gov.br.
Caso o usuário tenha dúvidas sobre o funcionamento do sistema, pode ligar gratuitamente para o telefone 156 e receber informações da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura.
A confecção e entrega do Bilhete Único será realizada em um prazo de dez dias após a solicitação e será entregue no local onde foi realizado o cadastro. Já para os estudantes, a entrega será feita exclusivamente na sede da Etufor.
Fonte - Diário do Nordeste 15/06/2013

Dilma assina contrato para implantação do VLT no Rio

Prefeitura do Rio de Janeiro
foto - ilustração
O prefeito Eduardo Paes e a presidenta Dilma Rousseff assinaram nesta sexta-feira (14.06) o repasse de recursos do PAC da Mobilidade para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Região Portuária e no Centro. Pela manhã, Paes participou, ao lado da presidenta, do lançamento do PAC2 na Rocinha.


 - Fico muito entusiasmada em estar aqui aprovando o VLT, que não é só um sistema de transporte. Ele ressuscita o Centro para a população, esse modais de transportes trazem as pessoas para o Centro do Rio. Aqui, nasceu o Brasil na dimensão nacional. Por isso, essa sempre foi a cidade do coração dos brasileiros – disse a presidente Dilma Rousseff.
A prefeitura também assinou contrato com o Consórcio VLT Carioca, vencedor da licitação para a construção e operação do sistema, que será entregue em duas etapas, em 2015 e 2016. O investimento é de R$ 1,164 bilhão, sendo R$ 532 milhões em recursos do Ministério das Cidades e R$ 632 milhões de contrapartida da Prefeitura do Rio.
Paes destacou a importância da Parceria Público Privada (PPP) para o programa Porto Maravilha, de revitalização da Região Portuária:
- O que permitiu a revitalização dessa área foi a PPP. Aqui não tem dinheiro público, são R$7,5 bilhões de PPP na região. É uma marca de um Rio que reencontra a sua história, que reencontra o seu Centro. Nessas obras de revitalização descobrimos, por exemplo, o Cais da Imperatriz e o Cais do Valongo, que têm a ver com a origem dessa cidade.
O VLT ligará a Região Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto prevê seis linhas com 42 paradas (incluindo estações na Rodoviária, na Central do Brasil, nas Barcas e no Aeroporto Santos Dumont) distribuídas por 28 Km de vias. O bonde moderno será integrado a metrô, trens, barcas, BRT’s, rede de ônibus convencionais e teleférico do Morro da Providência. O sistema de pagamento inclui a utilização do Bilhete Único Carioca de transporte.
Quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil passageiros por dia. Cada carro poderá transportar até 415 passageiros e o intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e horário do dia. A velocidade média prevista para o trânsito do VLT no Rio é de 17 km/hora.
Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Eduardo Paes participou, ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do governador Sérgio Cabral, do lançamento da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), na Rocinha.
Operação do VLT - 
O VLT conectará a Região Portuária ao centro financeiro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont. O projeto prevê seis linhas com 42 paradas (quatro delas em estações na Rodoviária, Central do Brasil, Barcas e aeroporto) distribuídas por 28 Km de vias. O bonde moderno será integrado ao Metrô, trens metropolitanos, Barcas, BRT’s, rede de ônibus convencionais, Teleférico da Providência e ao Aeroporto Santos Dumont. O sistema de pagamento inclui a utilização do Bilhete Único Carioca de transporte. Quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil passageiros por dia. Cada carro poderá transportar até 415 passageiros e o intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e horário do dia. A velocidade média prevista para o trânsito do VLT no Rio é de 17 km/hora.
Cronograma de obras -
O início das obras está previsto para o segundo semestre de 2013. A construção do sistema será dividida em duas etapas. A primeira será a implantação do trecho Vila de Mídia – Santo Cristo – Praça Mauá – Cinelândia, com prazo para conclusão no segundo semestre de 2015. Já a segunda etapa contempla os trechos Central – Barcas, Santo Cristo – América – Central – Candelária, América – Vila de Mídia e Barcas – Santos Dumont, e deve ser concluída no primeiro semestre de 2016.
Tecnologia e segurança - 
- O VLT do Rio será um dos primeiros do mundo projetado totalmente sem catenárias (cabos para captar energia elétrica em fios suspensos). O abastecimento de energia será feito pelo sistema APS (alimentação pelo solo) durante as paradas por um terceiro trilho, sistema implantado com sucesso em diversas cidades europeias. Na prática, trata-se de um sistema de alimentação de energia pelo solo combinado a um supercapacitor (fonte de energia embarcada).
- Entre os mecanismos de segurança do VLT destaca-se a alimentação de energia pelo solo somente quando o trem está posicionado sobre o terceiro trilho. Outra característica é a presença de três mecanismos de freio: mecânico, motor e de emergência.
- O VLT irá demandar profissionais capacitados para sua condução. O consórcio prevê o treinamento especializado para esses profissionais nas cabines isoladas e climatizadas que têm mecanismos bastante diferentes dos que são usados em outros tipos de transporte de massa.
Trens - 
Inicialmente serão construídas 5 unidades do VLT, todas na Espanha, pela empresa Alstom, visando atender ao prazo previsto de início da operação. Os demais 27 trens serão construídos no Brasil, a partir de transferência de tecnologia do fornecedor. As primeiras unidades a ser construídas serão essencialmente iguais às que estão em atividade hoje em Bordeaux, na França, contando com tecnologia mais moderna.
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Fonte -Revista Ferroviária  14/06/2013

Concessionárias que reduzirem acidentes nas rodovias terão bônus


O governo vai implantar um mecanismo para reduzir os acidentes nos nove trechos rodoviários que serão concedidos à iniciativa privada. Será uma espécie de disputa entre as concessionárias que vencerem os próximos leilões de duplicação das rodovias: quem tiver menos acidentes a cada ano poderá aumentar o preço do pedágio em 3%


Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo vai implantar um mecanismo para reduzir os índices de acidentes nos nove trechos rodoviários que serão concedidos à iniciativa privada. Será uma espécie de disputa entre as concessionárias que vencerem os próximos leilões de duplicação das rodovias: quem tiver menos acidentes a cada ano, poderá aumentar o preço do pedágio em 3%.
Segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, o impacto no preço do pedágio não será significativo.“Não é algo que vai ter grande impacto no preço do pedágio, e o que queremos é incentivar a redução dos níveis de acidentes”.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje (14) a minuta do edital do leilão das rodovias BR-050, entre Goiás e Minas Gerais, e BR-262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais. Este será o primeiro leilão para duplicação de rodovias do Programa de Investimentos em Logística, que está programado para ocorrer em setembro.
A previsão é que o edital para o leilão de duplicação das duas rodovias seja publicado em agosto e o leilão seja marcado para o mês seguinte. Mas isso ainda depende da data em que o Tribunal de Contas da União (TCU) concluir a análise do edital, que foi entregue hoje aos ministros. “Vai depender do grau de revisão que o TCU pedir. Se pedir revisões mais profundas nos estudos, isso pode tomar mais tempo”, explicou Figueiredo.
As regras do leilão preveem que os vencedores serão as empresas ou consórcios que oferecerem as menores tarifas de pedágio, a partir do preço teto estabelecido pela ANTT. As empresas terão cinco anos para concluir a duplicação das duas rodovias, e só poderão começar a cobrar pedágio depois que 10% da obra estiverem concluídos.
Segundo Figueiredo, a EPL vai entregar para as empresas o processo de licenciamento, já em uma fase mais adiantada, para tentar antecipar o início das obras. “Estamos discutindo com a área de licenciamento do governo formas de acelerar o licenciamento dessas obras, já que são rodovias que existem”, disse.
O governo espera uma boa competitividade no leilão, com grande participação de investidores internacionais. “A sinalização que temos do mercado é que vamos ter uma competitividade grande. Com certeza, vamos ter uma participação maior de investidores de fora porque o programa foi mais promovido. O ambiente internacional hoje é mais favorável, existe uma procura por oportunidade de investimentos no mundo inteiro”, explicou.
A BR-050 será duplicada em 436,6 quilômetros entre Goiás e Minas Gerais, terá seis praças de pedágio, passando por nove municípios. O trecho de 375,6 quilômetros da BR-262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais, vai contar com cinco praças de pedágio e abrange 22 municípios nos dois estados.
Nos próximos dias, a ANTT deve divulgar também as regras para os editais de mais sete trechos rodoviários previstos no Programa de Investimentos em Logística do governo.
Fonte - Agência Brasil  14/06/2013
COMENTÁRIO Pregopontocom - Não deveria ser o usuário o maior beneficiado?...em vez disso pagara mais caro por ser cuidadoso e cumprir as leis de trânsito nas estradas?.....

Custo dos estacionamentos nos jogos da Copa das Confederações será de R$ 20, com pagamento em dinheiro


Quem apresentar o ingresso dos jogos não pagará o ônibus expresso para a Arena Fonte Nova


A Transalvador preparou um esquema especial para atender aos torcedores que vão de carro aos jogos da Copa das Confederações em 7 zonas de estacionamento administradas pelo órgão. O horário de abertura dos estacionamentos será sempre às 8h, com fechamento diferenciado a depender do horário de cada partida: no jogo do próximo dia 20, entre Uruguai e Nigéria, fecham às 23h; na partida entre Brasil e Itália, dia 22, e no jogo do dia 30 (disputa pelo 3º lugar), o horário de fechamento será 19h. Os estacionamentos públicos fechados vão oferecer 2.000 vagas divididas entre o Centro Médico Iguatemi, no final da Avenida Tancredo Neves, próximo à loja Tok Stok, embaixo do Viaduto Mamede Paes Mendonça, próximo ao Jornal A Tarde, nos fundos do Shopping Iguatemi e no pátio inferior do Detran. No Vale do Canela, os estacionamentos das escolas de Medicina e Administração da Ufba, assim como nas proximidades do Suarez Trade – Iguatemi e na rua da Conceição da Praia – Comércio e na Praça Irmãos Manoel Vitorino, especial para pessoas com deficiência.
Proibições -Nos dias de jogos (20/06, 22/06 e 30/06), fica proibido estacionar de 0h às 21h, na Av. Centenário, no Vale dos Barris, no Dique do Tororó, na Av. Joana Angélica, na Ladeira da Fonte das Pedras, na Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira, na Rua da Telebahia, no Vale de Nazaré, na Av. Bonocô, no Ogunjá e na Av. Vasco da Gama. Estarão fechados para o público em geral os tradicionais estacionamentos São Raimundo, da Getran, Seplag, PAFs 1 e 2 de Ondina, além do da Pupileira e do Convento Desterro, em Nazaré. Os locais estarão sob administração da Fifa, reservados somente ao pessoal credenciado pela instituição internacional de futebol.
Fonte  - Bahia Negócios  14/06/2013

CATRACA LIVRE - Patrões rejeitam proposta dos rodoviários para rodar com catraca livre em Salvador

Sem acordo após audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (13/06), no Ministério Público do Trabalho, os rodoviários apresentaram a proposta de rodar com a catraca livre, sem cobrança de tarifa,


Foto ilustração - Pregopontocom
durante a greve marcada para começar no dia 18, à zero hora. A proposta dos patrões é para colocar 80% da frota nos horários de pico e 60% nos demais horários. A Comissão de Negociação dos Rodoviários aceitou o índice de 10% para aumento dos salários, mais o reajuste do ticket, proibição da dupla função motorista/cobrador, e cumprimento da lei em relação à jornada e intervalo. Os patrões rejeitaram a proposta, mantendo o reajuste de 5,84% condicionando a discussão dos demais itens à aceitação, pelos trabalhadores, deste percentual. Pediram que constasse da ata que a redução da jornada é inegociável.
Fonte - Bahia Negócios  14/06/2013

DF(Brasilia) tem carga de ICMS menor em compras para metrô

Valor Econômico
As aquisições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), trilhos, soldas, cabines, cabos e demais aparelhos para a instalação do metrô e VLT pelo Distrito Federal de empresas de outros Estados serão dispensadas do
Foto - ilustração
recolhimento do diferencial da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A benesse foi instituída pelo Convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) ICMS nº 47, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
A medida entra em vigor quando for publicada sua ratificação.
O diferencial do ICMS é geralmente devido nas compras interestaduais dessas mercadorias. Quando a alíquota do ICMS é de 4%, o diferencial a ser pago é de 13%. Se a alíquota é de 7%, o diferencial é de 10%.
Por incentivar tais aquisições, a novidade também é positiva para os Estados dos fabricantes, concentrados em Minas Gerais e São Paulo
Fonte -  Revista Ferroviária 14/06/2013

sexta-feira, 14 de junho de 2013

PM inicia confronto, ataca imprensa e faz de SP palco de guerra

PM inicia confronto, ataca imprensa e faz de SP palco de guerra
Manifestação começou pacífica, mas bombas lançadas deixaram motoristas e
passageiros sitiados na Consolação

Foto: Bruno Santos / Terra

PM atira contra manifestantes durante protesto na capital paulista

Marina Novaes Direto de São Paulo

Vagner Magalhães Direto de São Paulo

Milhares de pessoas foram às ruas na noite desta quinta-feira contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo. Mas a passeata, que começou pacífica - com jovens cantando, carregando cartazes e distribuindo flores para a população -, terminou com cenas de guerra em diversas ruas do centro.
As primeiras bombas de gás lacrimogênio lançadas pela Polícia Militar, às 19h15, na rua da Consolação, deram início a uma sequência de atos violentos por parte dos militares, que se espalharam até por volta da meia-noite. Antes do início da ação policial, o major Lidio Costa Junior, do Policiamento de Trânsito da PM, afirmou ter sido rompido um "acordo" que havia sido feito com os manifestantes.
Segundo o encarregado de impedir que os manifestantes subissem a rua da Consolação, em direção à avenida Paulista, o combinado era que a manifestação, que começou na praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal, se encerrasse na praça Roosevelt, ao lado da igreja da Consolação. "Se não é para cumprir acordo, não adianta reclamar das consequências", disse o major. Menos de cinco minutos depois, as primeiras bombas foram lançadas quando um grupo de manifestantes avançou o quarteirão até a rua Maria Antônia.
As bombas foram respondidas com pedras. Vazia, a subida da Consolação serviu como território para medir forças. Bombas e tiros de bala de borracha eram endereçados aos manifestantes, que responderam com pedras e rojões. Em minoria, em um primeiro momento, os policiais recuaram várias vezes. Com o reforço vindo do sentido contrário, acabou o confronto. Os manifestantes se espalharam pelas ruas da região e se deu início a uma perseguição que se estendeu pelo menos até a meia noite.

Perseguição e medo - Se a subida da Consolação estava vazia, a descida, em direção ao centro, estava lotada de ônibus estacionados no corredor e veículos de paulistanos que viraram reféns da situação. Durante a troca de pedradas e bombas, muitos motoristas fecharam os veículos e se abrigaram no comércio da região. Nos ônibus, mulheres e crianças, além de adultos, sofreram com os efeitos do gás lacrimogênio. Dos manifestantes, algumas mulheres receberam um pouco de vinagre, que, inalado, ajuda a desobstruir as vias respiratórias....
VEJA A MATÉRIA COMPLETA  AQUI
Fonte - Jornal do Brasil  14/06/2013

Atividade econômica cresce 0,84% em abril, mas em ritmo menor

Jornal do Brasil
A atividade econômica apresentou crescimento de 0,84%, em abril, na comparação com o mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (14).
Esse foi o segundo mês seguido com expansão do indicador, mas em ritmo menor. Em março comparado com fevereiro, o crescimento ficou em 1,07%, de acordo com dados revisados. Na comparação de fevereiro com janeiro, houve retração de 0,26%.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, a economia cresceu 7,3% (sem ajustes). No ano, o IBC-Br apresentou expansão de 3,2%, e em 12 meses, 1,57%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
O acompanhamento do indicador é considerado importante pelo Banco Central para que haja maior compreensão da atividade econômica. Essa avaliação também contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic.
Fonte - Jornal do Brasil  14/06/2013

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PM e manifestantes entram em confronto em São Paulo

A Polícia Militar usou bombas de gás e balas de borracha para tentar conter as pessoas reunidas em protesto contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo. Pela estimativa da PM, cerca de 5 mil manifestantes participam do ato
Foto - EBC


PM tenta impedir manifestantes de seguir pela Rua da Consolação em São Paulo

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Polícia Militar começou a reprimir por volta das 19h o quarto protesto contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo. A força tática usou bombas de gás e balas de borracha para impedir que os cerca de 5 mil manifestantes, de acordo com estimativa da PM, subissem a Rua da Consolação.
O ato saiu há pouco mais de uma hora de frente do Theatro Municipal e passou pela Praça da República. Os policiais negociavam com representantes do Movimento Passe Livre para que a manifestação se encerrasse na Praça Roosevelt, mas, durante a negociação, os manifestantes simplesmente continuaram com o protesto e seguiram adiante.
Agora, grupos menores estão espalhando lixo pelas ruas e ateando fogo, a exemplo do que foi feito após a repressão dos outros atos. Desde o começo da manifestação, a polícia acompanhou o ato com grande contingente e prendendo diversas pessoas. Foram detidas pessoas que, segundo a PM, portavam drogas, armas brancas, vinagre ou fazendo pichações.
Este é o quarto ato desde o dia 6 contra o aumento das tarifas públicas, que passou de R$ 3 para R$ 3,20 na semana passada. Nos três atos houve confronto com a polícia e depredações feitas pelos manifestantes.
Fonte - Agência Brasil 13/06/2013

Greve na CPTM prejudica 1 milhão de passageiros

O Globo
Três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão paralisadas na manhã desta quinta-feira devido à greve dos ferroviários. A greve prejudica quase 1 milhão de passageiros. Estão paralisadas as linhas 9-Esmeralda (que está com todas as estações fechadas), trechos das linhas 11-Coral (entre Guaianazes e Estudantes) e 12-Safira (entre Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana).
foto - ilustração
Para atender estes passageiros, foram colocados ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese). No entanto, a quantidade de veículo não dá conta da demanda. As filas nos terminais são grandes e os paulistanos demoram até 1 hora para conseguir entram em um coletivo.
A Linha 9 é a mais afetada. Por dia, 550 mil pessoas usam os trens neste trecho, segundo a CPTM. A extensão da Linha 11 atende 200 mil passageiros por dia e a Linha 12 recebe 240 mil usuários.
Apesar da greve ter sido decretada na noite de quarta-feira, muitos passageiros foram surpreendidos com a falta de trens ao chegar às estações na manhã desta quinta-feira.
Na quarta-feira, a CPTM divulgou nota dizendo que considera “ irresponsável” a decisão de paralisar a prestação dos serviços.Uma nova assembleia está marcada para a tarde desta quinta-feira.
A categoria reivindica reajuste de 6,77%, mais 5% de aumento real, vale-alimentação de R$ 200, vale-refeição de 24 cotas de R$ 25, e adicional de risco de vida de 30% à equipe que trabalha em estações.
A CPTM apresentou proposta garantindo 8,56% de reajuste salarial, aumento de 20% no vale-refeição, que passaria de 22 para 24 cotas de R$ 23 por dia, e vale-alimentação de R$ 100.
Fonte - Revista Ferroviária 13/06/2013

Metrô SP vai reabrir 10 bicicletários

Governo de S. Paulo
O Metrô de São Paulo vai reabrir dez bicicletários, nas estações Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. A empresa FGTV Produções é quem vai operar os espaços.
foto - ilustração
O serviço terá início em 5 de julho e funcionará diariamente, das 7h às 22h. A empresa credenciada deverá disponibilizar em todas as estações pelo menos dez vagas de estacionamento para o equipamento, sendo as 12 primeiras horas gratuitas e após haverá a cobrança de R$ 2 por hora de uso. Nos casos de empréstimo, os primeiros 30 minutos serão gratuitos e após este período a cobrança é de R$ 2 por hora.
A FGTV também será responsável por ocorrências nos estacionamentos, como dano e roubo ou furto dos equipamentos, tendo como obrigação providenciar seguro para a cobertura de responsabilidade civil.
Fonte - Revista Ferroviária  12/06/2013

Metrô de Recife é problema para a Copa

Lance!NET
O funcionamento do metrô em Recife neste fim de semana - se a ameaça de greve não se concretizar - não evitará desespero e dor de cabeça para o torcedor durante a Copa das Confederações.

A reportagem do LANCE!Net esteve na estação "Joana Bezerra", uma das principais da cidade, que faz a interligação com o sistema rodoviário. Pela entrada, passam motos e até cavalos, que geram risco à integridade das pessoas.
Foto - ilustração
A falta de informação e sinalização na chegada às outras estações confundiu quem utilizava os serviços. A estação "Cosme e Damião", que é a mais próxima da Arena, não tem placa - apenas o destino final "Camaragibe". A estação que leva ao estádio está em reformas e com elevadores, supostamente para idosos, deficientes e gestantes, desligados.
Em dias de jogos, é previsto um serviço de ônibus especiais que levarão os torcedores diretamente da estação ao estádio. Nesta terça, porém, a única opção era táxi de rua, pois não havia ponto. Assim, a reportagem do L!Net teve de voltar uma estação, para a "Rodoviária", e assim prosseguiu de táxi até o palco dos jogos da Cop
Há também uma grande preocupação em relação ao tamanho. A estação "Cosme e Damião" é pequena e deve gerar tumulto na descida dos torcedores. Vale lembrar que a capacidade da Arena Pernambuco é de 46,5 mil pessoas.
Fonte -  Revista Ferroviária 11/06/2013

Governador anuncia projeto de ampliação do VLT no MT

O Documento
Durante visita as obras da Arena Pantanal em comemoração ao fato de faltar apenas um ano para o início da Copa do Mundo no Brasil, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), anunciou que o próximo gestor do Estado, que assumirá, em 2015, terá a oportunidade de ampliar as linhas do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Hoje, o projeto da obra orçada em R$ 1,4 bilhão prevê os trilhos ligando a região do aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, até as avenidas Fernando Correa da Costa e CPA, em Cuiabá.

foto - ilustração
Segundo Silval Barbosa, já estão sendo concluídos os projetos para que o VLT cheguem em outras regiões da capital do Estado. Neste caso, os trilhos chegarão aos bairros CPA IV, Pedra 90 e Planalto.
Ao lado de jornalistas, o governador reafirmou que as obras relacionadas ao evento serão concluídas nos próximos meses. Segundo ele, existe um movimento da mídia nacional tentando macular a imagem do Estado que vem se despontando por estar concluindo as obras com destaque para o primeiro VLT do país.
Silval Barbosa garantiu que no mês de outubro será concluída a obra da Arena Pantanal. Todavia, o primeiro jogo oficial só tende acontecer em novembro envolvendo clubes de tradição regional. A Seleção Brasileira deve fazer um amistoso em Cuiabá no mês de janeiro de 2014.
Viaduto da UFMT - 
Em relação aos problemas de engenharia descobertas na obra de construção do viaduto nas imediações da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que provocou uma paralisação de 30 dias, o governador garantiu que a falha será corrigida pelo Consórcio sem nenhum custo ao erário estadual. "“Teve um probleminha no projeto, que será corrigido. A despesa não é nossa, é do Consórcio. Houve um errinho. Se é no pilar, no asfalto ou no meio-fio, eles tem que corrigir e me entregar a obra pronta”, detalhou.
Silval ainda considerou como normal o fato de obras passaram por correções durante a execução da construção. Ele confessou que a Arena Pantanal passou por 198 mudanças para atender as exigências da Fifa sem que nada tivesse sido divulgado....
Fonte - Revista Ferroviária 12/06/2013

Projeto reforça preservação da Mata Atlântica no Rio


Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Com o objetivo de estimular a preservação da Mata Atlântica no território fluminense, foi lançado hoje (12) no centro do Rio, o projeto Mosaicos da Mata Atlântica. A ação, inédita prevê o fortalecimento da biodiversidade por meio de ações sociais e a gestão integrada de áreas de proteção ambiental no Rio por parte dos governos federal, estadual e municipal, durante os próximos 15 meses.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) que estimam que 575 mil pessoas sejam beneficiadas ao final da ação.
O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, explicou que a conscientização será o primeiro passo do projeto para que ocorram, posteriormente, ações operacionais como reflorestamento e reprodução de espécies ameaçadas de extinção nessas áreas.
"Inicialmente nós temos que integrar os governos e a população nessa ideia. Temos que ir nas escolas para estimular esse modo de vida nas crianças. Quando a população ver que a preservação desses mosaicos traz melhoria nas temperaturas, preserva fauna e flora local e gera emprego e renda para quem vive e depende dos recursos naturais, ela [a população] verá que protegendo o meio ambiente, protege a si mesma", explicou Minc.
De acordo com a SEA, a cidade do Rio possui cinco grandes mosaicos verdes, que são unidades integradas de preservação ambiental localizadas na região metropolitana e no interior do estado. A primeira etapa do projeto visa reestruturar os conselhos comunitários dos mosaicos Carioca e Central Fluminense, situados na capital.

O diretor-geral do Ibase, Cândido Grzybowski, disse que o projeto é uma convocação para que a população reflita sobre como as questões ambientais podem afetar o cotidiano. "Precisamos trazer esse debate para o público. Sustentabilidade não é preservar por preservar. É o modo como a população vai tirar proveito dos recursos ambientais de maneira responsável. Temos que entender que através da preservação nós podemos ter mais qualidade de vida e deixar um legado para as futuras gerações”, disse Grzybowski.
Segundo o Ibase, o Rio de Janeiro tem a maior concentração de áreas protegidas do bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados do país e, nos últimos anos, se tornou o estado brasileiro que menos desmata a Mata Atlântica, mantendo 13% de sua cobertura original. O projeto Mosaicos da Mata Atlântica está orçado em cerca de R$ 950 mil.
Fonte - Agência Brasil  12/06/2013


quarta-feira, 12 de junho de 2013

Cientistas apresentam bicicleta voadora na República Tcheca


A novidade nada convencional ainda está em fase de testes; ela é comandada por um controle remoto e pode permanecer no ar por até cinco minutos. Além de surpreendente, a bicicleta também é ecologicamente correta, já que utiliza energia elétrica para movimentar as hélices.
Do  R7.com - 12/06/2013     

Gurgel dispensa número 2 da Procuradoria-Geral da República

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O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, dispensou a subprocuradora Deborah Duprat do cargo de vice-procuradora-geral. A informação foi confirmada pela assessoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não justificou o ato. Não há previsão de substituto para o cargo


Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, dispensou hoje (11) a subprocuradora Deborah Duprat do cargo de vice-procuradora-geral. A informação foi confirmada no início desta noite pela assessoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não justificou o ato. Não há previsão de substituto para o cargo.
Na semana passada, enquanto estava em representação oficial na Espanha, Gurgel foi confrontado duas vezes por sua vice. A divergência de opiniões oficiais no Ministério Público é possível porque os procuradores não são obrigados a seguir a posição de seus superiores hierárquicos. Deborah Duprat concorre em lista tríplice à chefia da Procuradoria-Geral da República, que ficará vaga em agosto.
O primeiro embate de ideias ocorreu durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), quando Deborah discordou do parecer de Gurgel contra o projeto de lei que limita a criação de partidos. "Se fossem duas partes em conflito entre si, eu me conservaria calada, mas acredito que esse é um importante e perigoso precedente. Eu sei que o doutor Gurgel esteve bastante preocupado a respeito disso, mas me preocupa a preservação do espaço democrático de discussão", disse Deborah.
No dia seguinte, ela se manifestou favoravelmente à proposta que criou mais quatro tribunais federais no país. Gurgel ainda não havia emitido opinião sobre o caso, pois alertava que a questão poderia ser judicializada e não descartava que a iniciativa poderia partir do próprio Ministério Público.
Com a dispensa, Deborah volta a exercer apenas o cargo de subprocuradora-geral. Atualmente, o quadro de subprocuradores-gerais tem 61 integrantes.
Fonte  - Agência Brasil 11/06/2013

Usuários se revoltam e quebram janelões do metrô do Recife nesta noite

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Uma falha em um dos trens do Metrô do Recife acabou se transformando em motivo para vandalismo e depredação na noite desta terça-feira (11). Após o metrô ter parado em Tejipió e outro, que estava no Barro, ter sido relocado para fazer o guincho, os usuários dos trens que tiveram que descer pelos trilhos se revoltaram e quebraram, pelo menos, 20 janelões dos carros.
A revolta dos passageiros aconteceu por volta das 19h10. O reboque deveria ser feito em até dez minutos, mas devido à reação descontrolado dos usuários, o serviço durou aproximadamente 40 minutos.
De acordo com a assessoria de imprensa do MetroRec, que é gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nem mesmo em dias de jogos de futebol se registrou um índice de depredação tão destrutivo.
A situação foi normalizada 30 minutos depois, com a retiradas dos três vagões atingidos. Como não houve tempo para conserto dos janelões, nesta quarta-feira (12), eles não estarão nos trilhos.
Fonte -  Diário de Pernambuco  11/06/2013

terça-feira, 11 de junho de 2013

Domingo é Meia: promotor apura queixa de redução de ônibus

Estação Pirajá: redução diminuiria ainda mais qualidade do serviço prestado ao usuário

Lucio Távora-Agência A Tarde
Paula Janay Alves e Samuel Lima
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) começa a investigar nesta quarta-feira, 12, a denúncia de que o projeto Domingo é Meia fez com que as empresas de ônibus reduzissem a frota de veículos aos domingos em Salvador.
Conforme a assessoria do MP-BA, a investigação está prevista para começar amanhã porque é quando o promotor responsável pelo caso, Adriano Assis, da 30ª Promotoria de Assistência da Capital, retorna das férias.
A instauração do inquérito, a partir de denúncia protocolada pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), foi noticiada na edição do último dia 6 do Diário Oficial da Justiça. O projeto Domingo é Meia, criado pela Prefeitura de Salvador, prevê a cobrança de metade do valor da tarifa de ônibus aos domingos.
Segundo o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, foi feita uma fiscalização para verificar se a programação criada pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) foi cumprida pelas empresas de ônibus.
Aleluia negou ter havido irregularidades. "Não encontramos nenhuma redução em relação à frota programada. Não há nenhum registro que difere da programação", disse. O secretário afirmou que divulgaria nesta segunda, 10, o resultado da inspeção feita pela Transalvador, com os números dos ônibus que circularam no último domingo, 9.
Entretanto, a assessoria de Aleluia confirmou que o levantamento com as informações sobre a frota circulante não havia sido concluído. A assessoria de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte (Setps) informou não ter a confirmação de que seu setor jurídico tenha recebido notificação do MP.
Reclamações - A frota de ônibus municipais aos domingos já é reduzida em relação aos dias da semana, mas usuários de transporte coletivo reclamam que o número caiu após o início do projeto Domingo é Meia.
Para pegar um ônibus para a Estação Pirajá, a auxiliar de produção Joana da Silva esperou mais de uma hora no bairro de Sussuarana. "Normalmente fico 30 minutos, ou menos", conta.
A situação foi ainda mais complicada para a autônoma Sandra da Conceição, que precisa de coletivo para pessoas com necessidades especiais. "Quando saio de casa, me arrependo. Fiquei mais de uma hora esperando o Cajazeiras 11", reclamou.
Já a nutricionista Sueli Silva disse não ter percebido alteração na frequência dos coletivos. "Dia de domingo, ônibus não tem horário. Já saio de casa preparada para esperar", conformou-se.
O secretário de Urbanismo e Transporte nega que a população esteja insatisfeita com o programa Domingo é Meia. "Não temos registros de que haja insatisfação. O programa foi muito bem avaliado pelo público", garantiu.
Aleluia ainda salientou que no último domingo o transporte coletivo teve número de usuários abaixo da média. "A oferta foi maior que a procura, em razão da chuva. Não tivemos jogos, nem nenhum evento diferente".
Fonte - A Tarde 11/06/2013

Anac reforçará equipes em aeroportos para a Copa das Confederações


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai disponibilizar 220 servidores extras para atender à demanda de passageiros durante o evento, que começa no próximo sábado (15). "Vamos reforçar toda essa equipe nos dez aeroportos impactados pela Copa das Confederações", disse o diretor-presidente da agência, Marcelo Guaranys


Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai disponibilizar 220 servidores extras para atender à demanda de passageiros nos aeroportos das cidades-sede, durante a Copa das Confederações, que começa neste sábado (15). O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, durante visita na manhã de hoje (11) ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim.
“Temos fiscais nos grandes aeroportos, alguns com postos 24 horas, mas vamos reforçar toda essa equipe nos dez aeroportos impactados pela Copa das Confederações. A operação começa no dia 13 e vai até o dia 2 de julho”, explicou ao informar que atualmente cada aeroporto conta com cerca de cinco a dez servidores, dependendo do tamanho do terminal.
De acordo com Guaranys, os aeroportos visitados pela Anac até agora estão com as estruturas de serviços disponíveis para o público, apesar de a maioria estar em obras de infraestrutura. “Por onde passamos, verificamos que mesmo com as obras, as empresas estão com balcões estruturados para receber um eventual aumento de fluxo”, declarou.
A Anac já inspecionou os aeroportos Santos Dumont, o de Guarulhos, Viracopos, do Recife, de Salvador e Fortaleza. Amanhã fiscais farão inspeção em Brasília.
Em relação ao Aeroporto do Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, que teve problemas com falta de energia elétrica na semana passada, o diretor da Anac explicou que a Infraero e a concessionária Light estão trabalhando para que não haja mais queda de energia no local.
Na manhã de hoje, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Infraero, inaugurou 12 banheiros nos setores de desembarque A e B do aeroporto. Agora o Santos Dumont conta com 17 sanitários, incluindo dois para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao todo, R$ 288 mil foram investidos nessa melhoria executada com mão de obra da Infraero e de empresa terceirizada que já atua no aeroporto.
A Infraero informou que vai reforçar em 26% o efetivo de funcionários no Aeroporto Santos Dumont a partir de amanhã. Quarenta e quatro empregados vão trabalhar nas áreas de operação e manutenção para garantir o perfeito funcionamento de escadas rolantes, elevadores, esteiras e sistemas de ar-condicionado, assegurando fluidez nos embarques e desembarques. O efetivo da equipe de limpeza passará de 150 para 160 funcionários.
No balcão de informações serão 15 atendentes se revezando para garantir orientação aos passageiros e usuários em português, em inglês e em espanhol.
A previsão da Secretaria de Aviação Civil é de que o Rio de Janeiro receba em média 33,5 mil passageiros no Santos Dumont e no Galeão durante os três dias de jogos. Segundo a Infraero, o número está abaixo da média registrada na alta temporada de dezembro de 2012, quando a movimentação média nos dois aeroportos foi de 75,2 mil passageiros por dia.
Fonte - Agência Brasil 11/06/2013

Maior reserva tropical úmida continua irregular na Amazônia

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Considerada uma das unidades de conservação (UCs) mais extensas do país, com área de mais de 2 milhões de hectares (ha) ao longo do Rio Jaú, entre os municípios de Novo Airão (AM) e Barcelos (AM), o Parque Nacional (Parna) do Jaú é o retrato da complexa situação fundiária em que se encontra grande parte das áreas brasileiras de proteção e conservação de espécies. Criada há quase 30 anos, a unidade, que tem usos restritos por lei, ainda é moradia para cerca de 100 pessoas de comunidades tradicionais.
Os moradores que resistem em deixar a área do Parque Nacional vivem da pesca, do extrativismo e da agricultura de subsistência. Pelas normas ambientais, os parques nacionais podem explorar apenas atividades como o ecoturismo.
“Temos ainda pelo menos três comunidades no interior do parque. Assim como outras que já deixaram a unidade, essas comunidades estão no local desde a criação do Jaú”, disse Leslie Tavares, analista ambiental que trabalha na unidade de conservação. A estimativa é que mais de 800 pessoas viviam no território. “É um passivo histórico que tem que ser resolvido. O ICMBio [Instituto Chico Mendes] tem tentado conciliar a situação”, completou.
Como as pessoas que deixaram a área, os povos que resistem em permanecer no território ainda não têm sinalizações claras de que vão receber a indenização pela desocupação. O processo, que deveria contemplar perdas com as moradias abandonadas, ainda inclui na conta os prejuízos financeiros. Os moradores das comunidades deixarão de explorar recursos naturais que sempre foram fonte de subsistência.
“Temos que pagar pelo que as pessoas estão perdendo [ao deixar a unidade]. Temos um conselho consultivo que tem a participação dessas comunidades e isso tem evitado conflitos. A convivência é harmônica, dentro do possível”, explicou o técnico.
Diante da situação ainda sem solução, os órgãos ambientais federais buscam alternativas para minimizar os impactos à natureza definindo alguns limites de exploração e tentando atender às necessidades básicas dessa população, como as de educação e saúde. “A existência de uma população grande nessa área causa impacto sempre. São ecossistemas muito frágeis, mas é preciso reconhecer que, em séculos de convivência, a biodiversidade do parque tem sobrevivido”, ponderou Tavares.
O ensino fundamental oferecido na unidade tem contribuído para a retirada contínua de outros moradores que buscam manter os estudos e outras oportunidades de renda nos municípios vizinhos. A desocupação também incluiu a criação da Reserva Extrativista (Resex) Unini, às margens norte do Rio Jaú. “Algumas pessoas já foram para lá. É uma unidade preparada que tem usina de castanha e outros recursos, como sistema de embalagem a vácuo dos produtos”, explicou Leslie Tavares.
A alguns quilômetros dali, outro Parque Nacional exibe condição rara no país. O Parna de Anavilhadas é uma das poucas unidades de conservação que tem a situação fundiária completamente solucionada. “Faz uma diferença gigante porque estamos falando de pessoas que viviam nessas unidades em uma situação de insegurança porque sabem que não podem estar ali, por lei, mas não vislumbram a solução do conflito e o pagamento das indenizações”, avaliou Priscila Maria da Costa Santos, chefe da unidade.
O Parque Nacional de Anavilhadas, criado para conservar um dos maiores arquipélagos fluviais do país e que leva o mesmo nome da unidade, ocupa área de 350 mil ha, sendo 60% fluviais. Nessa área estão espécies importantes da biodiversidade brasileira, como o peixe-boi e o boto vermelho, que atraem quase 30 mil turistas por ano, segundo estimativas conservadoras do ICMBio.
“A demanda turística é gigante e foi o que movimentou o processo de categorização da unidade como parque nacional que, antes, era estação ecológica”, contou ela. O status de estação ecológica proíbe qualquer uso da área, inclusive o turismo, enquanto o de parque nacional estimula a atividade.
Enquanto a situação fundiária é problema da grande maioria, outros desafios se apresentam para os administradores dessas unidades. Metade dos 18 parques nacionais que ficam no bioma Amazônia não tem planos de manejo, essenciais para a definição da área e dos usos possíveis, inclusive a autorização para estradas que vão atender a turistas.
No caso de Anavilhadas, por exemplo, o plano de manejo ainda é do período em que a unidade era considerada uma estação ecológica. O do Jaú também está defasado e precisa estabelecer uma equação para a convivência das comunidades que resistem na área. O documento das duas áreas está sendo revisado e deverá ser concluído ainda em 2013.
Outro desafio dos administradores das unidades é a falta de recurso e de funcionários. “Temos uma falta de estrutura muito grande. Esperamos que o projeto Parques da Copa traga mais recursos para que possamos atender a esse público, mas até agora não tivemos qualquer sinal”, lamentou Priscila Santos. Segundo ela, apenas dois analistas ambientais respondem pela área de 350 mil hectares do Parna de Anavilhadas.
Fonte - Agência Brasil  11/06/2013

Governo prepara reformulação no Dnit e Valec

Reuters

O governo federal prepara uma reforma geral de braços executores e gestores de obras na área de logística, com a reformulação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da estatal de ferrovias Valec, disseram à Reuters três fontes que acompanham de perto o assunto, duas do governo e outra do setor privado.
A ideia é de que as novas instituições tenham uma lógica de gestão semelhante a de empresas privadas, "com prioridade para a meritocracia", disse a fonte ligada ao setor privado.
Segundo as fontes, o Dnit deve passar a se chamar Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DIR) e vai se focar apenas em obras públicas de rodovias, enquanto a Valec deve ser refundada e passar a se chamar Empresa Ferroviária Nacional.
A "nova Valec", rebatizada, dará a largada já com um aporte de capital de 15 bilhões de reais autorizado por Medida Provisória editada pelo governo na semana passada. O dinheiro é necessário para que a estatal assuma seu papel de compradora e revendedora de capacidade de carga das futuras concessões de ferrovias.
Segundo uma das fontes do governo, a Empresa Ferroviária Nacional será menos uma construtora de ferrovias (como era a Valec) e mais uma negociadora de carga.
Pelo modelo das concessões lançado no ano passado pelo governo da presidente Dilma Rousseff, os vencedores dos leilões para construir novas ferrovias venderão toda sua capacidade de carga ao governo --no caso, à nova estatal--, que a revenderá a operadores interessados.
Com isso, o governo elimina o risco de demanda do concessionário que investirá pesado para construir as vias e, ao mesmo tempo, separa a gestão dos trilhos da operação dos trens, que será feita por mais de uma empresa em cada trecho, para estimular a competição.
A reformulação de esferas do governo na área de transporte deve envolver ainda a criação de uma nova estatal para cuidar das hidrovias. A Empresa Brasileira de Hidrovias --nome mais provável da companhia-- vai tirar do agora DNIT a gestão dos projetos de transporte fluvial.
As mudanças deverão constar de Medida Provisória a ser encaminhada ao Congresso Nacional em agosto, segundo duas das fontes.
Não é a primeira vez que o governo Dilma muda o nome e o perfil de uma estatal de transportes.
No ano passado, a recém-criada estatal do trem-bala, a Etav, foi convertida na Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que passou a concentrar o planejamento de longo prazo da logística do país, além de poder representar o governo no futuro consórcio do trem de alta velocidade.
As mudanças de nome e de função também acabam tendo um efeito na imagem das instituições, já que no início do governo tanto o DNIT como a Valec foram alvo de acusações de irregularidades que levaram à troca de seus comandos.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 11/06/2013

Justiça reconhece fraude na privatização da Companhia Vale do Rio Doce

Quase dez anos depois, a privatização da maior exportadora e produtora de ferro do mundo pode ser revertida. Decisão judicial possibilita reabertura de processo contra a venda da Vale

Maíra Kubík Mano,
da Rede Democrática

Se você tivesse um cacho de bananas que valesse R$9,00, você o colocaria à venda por R$0,30? Óbvio que não. Mas foi isso que o governo federal fez na venda de 41% das ações da Companhia Vale do Rio Doce para investidores do setor privado, em 1997. Eles pagaram R$3,3 bilhões por uma empresa que vale perto de R$100 bilhões. Quase dez anos depois, a privatização da maior exportadora e produtora de ferro do mundo pode ser revertida.
Em 16 de dezembro do ano passado, a juíza Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, anulou a decisão judicial anterior e reabriu o caso, possibilitando a revisão do processo. “A verdade histórica é que as privatizações ocorreram, em regra, a preços baixos e os compradores foram financiados com dinheiro público”, afirma Selene. Sua posição foi referendada pelos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Marcelo Albernaz, que compõem com ela a 5ª turma do TRF.
Entre os réus estão a União, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles são acusados de subvalorizar a companhia na época de sua venda. Segundo as denúncias, em maio de 1995 a Vale informou à Securities and Exchange Comission, entidade que fiscaliza o mercado acionário dos Estados Unidos, que suas reversas de minério de ferro em Minas Gerais eram de 7.918 bilhões de toneladas. No edital de privatização, apenas dois anos depois, a companhia disse ter somente 1,4 bilhão de toneladas. O mesmo ocorre com as minas de ferro no Pará, que em 1995 somavam 4,97 bilhões de toneladas e foram apresentadas no edital como sendo apenas 1,8 bilhão de toneladas.
Outro ponto polêmico é o envolvimento da corretora Merrill Lynch, contratada para avaliar o patrimônio da empresa e calcular o preço de venda. Acusada de repassar informações estratégicas aos compradores meses antes do leilão, ela também participou indiretamente da concorrência por meio do grupo Anglo American. De acordo com o TRF, isso comprometeu a imparcialidade da venda.
A mesma Merrill Lynch, na privatização da Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) da Argentina, reduziu as reservas declaradas de petróleo de 2,2 bilhões de barris para 1,7 bilhão.
Nova perícia - 
Depois da venda da Vale, muitas ações populares foram abertas para questionar o processo. Reunidas em Belém do Pará, local onde a empresa está situada, as ações foram julgadas por Francisco de Assis Castro Júnior em 2002. “O juiz extinguiu todas as ações sem apreciação do mérito. Sem olhar para tudo aquilo que nós tínhamos dito e alegado. Disse que o fato já estava consumado e que agora analisar todos aqueles argumentos poderiam significar um prejuízo à nação”, afirma a deputada federal doutora Clair da Flora Martins (PT/PR).
O Ministério Público entrou com um recurso junto ao TRF de Brasília, que foi julgado no ano passado. A sentença determinou a realização de uma perícia para reavaliar a venda da Vale. No próximo passo do processo, as ações voltam para o Pará e serão novamente julgadas. Novas provas poderão ser apresentadas e os réus terão que se defender.
Para dar visibilidade à decisão judicial, será criada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Público. A primeira ação é mobilizar a sociedade para discutir a privatização da Vale. “Já temos comitês populares em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso”, relata a deputada, uma das articuladoras da frente...
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Fonte: 5ª Turma do TRF da 1ª Região
Fonte - Brasil de Fato 11/06/2013



Estação de metrô em Recife tem problemas de estrutura

Estação de metrô no Recife tem problemas de estrutura

G1 PE
O comitê organizador da Copa das Confederações, que começa neste sábado (15), pede que os torcedores deixem os carros em casa e usem o transporte coletivo, principalmente o metrô. Em Pernambuco, a estação Joana Bezerra, uma das mais movimentadas do Recife, enfrenta problemas de falta de estrutura e sinalização que vão dificultar a locomoção dos turistas durante o evento.
Integrada com o Sistema Especial Integrado, do Grande Recife Consórcio de Transporte, a estação recebe aproximadamente 60 mil pessoas por dia. Na entrada, o nome da estação está precisando ser renovado. No meio-fio, o lixo se acumula pelo chão. Na parte interna do local, não há banheiros. Tem que ter um banheiro. Morei 12 anos no Rio [de Janeiro] e tudo isso tinha, comparou a empregada doméstica Severina das Neves.
foto ilustração - Mobilize 
As escadas rolantes não estão funcionando desde o dia 17 de maio, quando fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana do Recife e alagaram o metrô. Os passageiros têm que subir degrau por degrau. Em relação a placas, a estação Joana Bezerra carece de sinalização bilíngue para orientar o turista estrangeiro, e os funcionários do metrô não estão preparados para falar em outras línguas.
Ainda falta muita coisa, principalmente esse fluxo de pessoas demais e pouco metrô, poucos ônibus, disse a psicpedagoga Adeilda Vieira. A segurança no metrô também precisa ser reforçada. Enquanto a reportagem do NETV 2ª edição esteve no local, havia apenas um guarda na plataforma.
A assessoria de imprensa do Metrorec informou que seis guardas patrimoniais fazem a segurança da estação Joana Bezerra a cada turno. Eles contam ainda com o apoio da Polícia Militar. A assessoria disse também que apesar de as peças das escadas rolantes ainda não terem chegado, os elevadores estão funcionando normalmente e os passageiros podem usar os banheiros dos terminais de integração. Com relação à sinalização em inglês, o Metrorec disse que vai instalar ao longo desta semana placas informativas para os turistas estrangeiros.
Ingressos - 
De acordo com um balanço divulgado pela Fifa, 85% dos ingressos para os jogos em Pernambuco da Copa das Confederações foram comprados pelo público local, 13% foram vendidos a brasileiros que moram em outros estados e 2% a torcedores estrangeiros. O jogo mais procurado é Espanha e Uruguai, que acontece no domingo (16).
Fonte - Revista Ferroviária  11/06/2013


TAV que chegará a 500 km/h em testes no Japão

TAV em testes no Japão poderá atingir 500 km/h

O Estado de S. Paulo
foto ilustração - meuclub
Um novo trem-bala capaz de atingir até 500 quilômetros por hora entrou em testes no Japão. Quando entrar em operação, em 2027, ele deverá fazer o trajeto entre Tóquio e Nagoya, que atualmente é de 1h30, em apenas 40 minutos.
O trem utiliza a técnica de levitação magnética e atingiu a velocidade de 311 quilômetros por hora nos primeiros testes. O sistema tem ímãs que fazem o trem flutuar acima da pista, eliminando totalmente o atrito.
Além de mais rápido, o trem também é mais silencioso e confortável. Os trens são fabricados pela Central Japan Railway Co (JR Tokai).
Os testes oficiais começam em setembro. Os trens são os mais aerodinâmicos e os mais rápidos já fabricados. O Japão fez o primeiro trem-bala em 1964 e ocupa hoje a liderança mundial nessa tecnologia.
Fonte - Revista Ferroviária  11/06/2013

Ferrovia Sul (CEARÁ) será desativada até o fim de julho no Interior

foto - Honório Barbosa

A estação de trem e terminal de cargas na cidade de Iguatu ainda mantêm uma movimentação parcial
Em Iguatu, poucos funcionários ainda trabalham na estação de trem


Iguatu. A ferrovia Sul, que liga Fortaleza à região do Cariri cearense, está em processo de desativação. Até o fim de julho próximo deve ser suspenso o tráfego de trens. Implantada no Império, a partir de 1871, a então Estrada de Ferro de Baturité e seu prolongamento, hoje privatizada, assiste agora a seus últimos dias de funcionamento. A decisão foi tomada pela empresa Logística Transnordestina S.A. que administra a ferrovia e confirmou a suspensão das atividades do ramal sul que tem extensão de 600km.
A estação de trem da cidade de Iguatu, inaugurada em 1910, na região Centro-Sul, e a unidade de carga ao lado do terminal da Petrobras, no bairro Muriti, na cidade de Crato, ainda mantêm funcionamento parcial com alguns servidores administrativos da empresa ferroviária. Com o fim das atividades, encerra-se um período histórico de mais de 100 anos de transporte de carga que resultou no crescimento de várias cidades do Interior do Ceará. O trem de passageiros foi desativado na linha sul em 1988. Foram os ingleses que constru íram a linha sul, que chegou ao Crato em 1926.
A empresa Logística Transnordestina não forneceu uma data exata de suspensão das atividades. Em nota, informou que a malha da Transnordestina substituirá a ferrovia atual no ramal Sul, e que por esta razão, e em função das interferências necessárias para a construção da nova ferrovia, o transporte de produtos encontra-se temporariamente suspenso nesse trecho.
Em decorrência dessa decisão, é provável que o trem que irá transportar o milho doado pelo governo federal para o governo do Estado a fim de ser comercializado para os produtores rurais no Interior, deverá ser o último a percorrer os trilhos centenários. Há também previsão de que uma composição siga de Fortaleza até Arrojado, no município de Cedro, e de lá para a Paraíba, onde irá receber uma carga de minério de ferro, com destino ao Porto de Suape em Recife. Depois, o transporte ferroviário de carga pela linha Sul será desativado.
Perplexo - 
"Ao saber dessa informação, fiquei perplexo, pois, quando houve a privatização da ferrovia, havia o compromisso do governo e da empresa que recebeu a concessão do serviço de manter o pleno funcionamento", disse o diretor cultural da Associação dos Engenheiros da extinta Rede Ferroviária Federal, Hamilton Pereira. "O governo entregou a linha recuperada, mas não houve a devida manutenção, e agora está abandonada com trechos ruins de tráfego".
A velocidade média de um trem de carga é de 20 km/hora em razão da precariedade da linha e de dormentes estragados, que deixam o ramal inseguro. Nos últimos anos, não houve investimentos na infraestrutura. Por tudo isso, a linha Sul vem registrando um tráfego reduzido. Há dois meses que o mais recente trem fez o transporte de combustível de Fortaleza para o terminal da Petrobras, em Muriti, no Crato. Atualmente, esse serviço é feito por via rodoviária.
O consultor empresarial, especialista em logística, Antonio Oliveira Neto, lamentou a situação de abandono da linha e a falta de investimentos. Observou as vantagens do transporte ferroviário que conduz um maior volume de carga, por um custo reduzido em comparação com o rodoviário. "Os países mais desenvolvidos investiram em infraestrutura ferroviária", disse.
O projeto da ferrovia Transnordestina prevê a ligação com o Porto do Pecém e o Sul do Ceará, onde há entroncamentos para Pernambuco e Piauí. É uma obra moderna com dormentes em concreto e uma largura (bitola) entre trilhos de 1,60m. Na maior parte dos trechos segue paralela à antiga linha Sul, mas em alguns pontos cruza a velha ferrovia, que será demolida e, por isso, precisa ser desativada.
A Transnordestina vai permitir o tráfego de composições com centenas de vagões em velocidade média de 80km/h, transportando maior quantidade de carga e com melhor segurança. "O sistema atual é obsoleto", observa Neto. Em decorrência da desativação da linha Sul, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que vai solicitar do governo do Estado um estudo de viabilidade econômica para implantação de um Veículo Leve sobre Trilho (VLT) interligando o distrito de Suassurana ao distrito de José de Alencar, passando por Iguatu.
No Cariri, o setor empresarial vê a Transnordestina como viável para o transporte de produtos da região para outros Estados do Nordeste e do Brasil. Até 1990, o minério, que era transportado da cidade de Nova Olinda para o Crato e seguia de trem em direção a Fortaleza, sai diretamente do município em transporte rodoviário.
Fonte - Diário do Nordeste  11/06/2013

TAV - RIO / SP Japoneses na disputa

Japoneses na disputa pelo TAV

O Estado de S. Paulo
A três meses da publicação do edital que revelará oficialmente as regras para assumir o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Campinas, São Paulo e Rio, a japonesa Hitachi deu início a uma
Foto - ilustração
campanha para mostrar que entende do assunto. "A gente não pode chegar lá mais rápido?", pergunta um dos anúncios da empresa em mídia impressa, fazendo referência ao compromisso com "sistemas de transporte eficientes".
A companhia, que se considera a líder mundial nesse segmento, integra um dos consórcios que disputarão a licitação. Ela entra no negócio com o fornecimento do trem e com a gestão do sistema de transporte e passageiros. Ao lado dela estão as também japonesas Mitsui, Toshiba e Mitsubishi Heavy Industries.
O projeto é uma das apostas da empresa para colocar em prática um ambicioso plano de expansão no País: até 2015, ela pretende quadruplicar o faturamento no Brasil para US$ 1,5 bilhão.
O diretor-presidente da Hitachi no Brasil, Toshiro Iwayama, diz que a empresa já conversa com o governo sobre o trem-bala há três anos. "Eu praticamente tenho um passe para ir a Brasília." A empresa aguarda o edital para avaliar os detalhes do projeto, mas já vê que há "coisinhas" a serem consertadas. O retorno financeiro prometido, por enquanto, não parece ser alto.
A Hitachi já faz a gestão de sistemas de transporte e passageiros no Japão e no Reino Unido. No Brasil, a empresa tem trens em São Paulo (CPTM), Porto Alegre e no Rio. Os japoneses também se prepararam para participar da licitação da Linha 18 do Metrô de São Paulo, prevista para o mês que vem.
Fonte - Revista Ferroviária 10/06/2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Metroviários podem deflagrar greve nesta segunda-feira ( Pernambuco )

Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press/Arquivo
Os metroviários de Pernambuco podem deflagrar greve hoje.

Os metroviários de Pernambuco podem deflagrar greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira. A assembleia geral da categoria está marcada para as 18h, na Estação Central do Recife. Os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 28 de maio e, ameaçam cruzar os braços há apenas seis dias do início da Copa das Confederações no Recife.
Após encerramento da primeira rodada de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, que aconteceu no Rio de Janeiro, durante os dias 21, 22 e 23 de maio, os representantes dos sindicatos metroviários e ferroviários nos estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio de janeiro, retornaram para os seus estados convocando as categorias para debater os rumos da campanha salarial 2013.
De acordo com a categoria, as negociações com a CBTU ficaram tensas porque nenhuma das reivindicações dos trabalhadores foi atendida. A classe cobra reajuste salarial de 6,49%, relativo ao acumulo da inflação nos meses de maio/2012 a abril/2013, enquanto a empresa apresenta 4,7%. Outros aspectos pendentes são a implantação de um piso salarial no valor de R$ 1.980,23, adicionais de risco de vida, noturno e de insalubridade.
Fonte - Diário de Pernambuco  10/06/2013

Capacidade do parque gerador de energia aumentou em 8 mil megawatts com PAC 2

10/06/2013 - 12h39
Nacional
Pedro Peduzzi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) aumentou em 8.457 megawatts (MW) a capacidade do parque gerador de energia do país, com a entrada em operação das hidrelétricas de Simplício (333 MW), no Rio Paraíba do Sul (entre os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro), e da 13ª unidade geradora da Usina de Santo Antônio, em Rondônia, que já está gerando 908 MW - ou 29% da capacidade total da usina (3.304 MW).

De acordo com o balanço do programa, divulgado hoje (10) por uma equipe interministerial do governo, 28 usinas eólicas (UEE) entraram em operação desde 2011. Isso agregou uma capacidade instalada de 727 MW a mais para o sistema. Entre os parques eólicos concluídos estão o Parque Eólico de Mangue Seco, no Rio Grande do Norte (104 MW de capacidade instalada); e o da Fazenda Rosário, no Rio Grande do Sul (42 MW).
Nove hidrelétricas estão em construção. Juntas elas agregarão mais de 18 mil MW ao sistema. Entre elas está a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, com 25% das obras concluídas. Há ainda 11 usinas termelétricas em construção, que poderão agregar 3.525 MW ao sistema; e 99 eólicas (2.575 MW). Somados aos 100 MW de energia a serem produzidas a partir de cinco pequenas centrais hidrelétricas, a expectativa é que, ao serem concluídas as obras, o país aumente em mais de 24 mil MW sua capacidade de geração.
Foram concluídas 22 linhas de transmissão que totalizam 5.256 quilômetros de extensão, para possibilitar que a energia gerada chegue aos consumidores. Há outras 33 linhas em obras (10.704 km de extensão), e 30 subestações de energia em construção.
No setor petrolífero, o balanço do PAC destaca os 142 blocos arrematados na 11ª rodada de licitação de blocos. Em termos de investimentos, isso corresponde a R$ 7 bilhões. Segundo o governo, foi iniciada a perfuração de 329 poços no pós-sal. Destes, 153 estão localizados no mar e 176 em terra. Foram concluídas 257 perfurações de poços.
Na área do pré-sal, o documento destaca as descobertas nas áreas de Iara, Sul de Tupi e Florim. Foram concluídas também dez obras de modernização e melhoria da qualidade de combustíveis em oito refinarias.
A indústria naval já concluiu e entregou cinco navios de grande porte. O último deles, Zumbi, tem capacidade para transportar 1 milhão de barris. Isso corresponde à metade da produção diária de petróleo no país.
Fonte - Agência Brasil  10/06/2013

Ex-presidente português concorda com Dilma sobre austeridade


"Somos ambos de esquerda e temos um pensamento muito claro do que se passa e concordamos praticamente em tudo. Sou contra as políticas de austeridade como toda gente de esquerda tem que ser”, disse Mário Soares, depois de encontro com a presidenta Dilma Rousseff em Portugal"


Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Lisboa - A presidenta Dilma Rousseff se encontrou na manhã de hoje (10) com o ex-presidente da República de Portugal Mário Soares. O político, de 88 anos, disse concordar com a presidenta brasileira sobre as restrições às políticas econômicas de austeridade no momento da crise econômica internacional.
“Somos camaradas, temos um pensamento muito próximo. Somos ambos de esquerda e temos um pensamento muito claro do que se passa e concordamos praticamente em tudo. Sou contra as políticas de austeridade como toda gente de esquerda tem que ser”, destacou o ex-presidente, após dizer que a conversa com Dilma foi “amena e simpática” e que ficou “encantado”.
Segundo Mário Soares, a crise na Europa tende a acabar “na medida em que a Alemanha [principal economia do continente] percebe que também vai entrar em crise se não acabar a austeridade”, disse ao se referir à queda das exportações germânicas para países do Sul da Europa.
O político aproveitou a presença de jornalistas brasileiros e portugueses no hall do Hotel Ritz, onde está hospedada a presidenta Dilma, para criticar o governo de Pedro Passos Coelho (primeiro-ministro portuguese) e a Troika (formada pelo Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia). “A Troika fala demais, mas o pior é a subserviência do governo português.”
Portugal está em recessão há quase três anos, e os portugueses têm especial interesse por investimentos brasileiros no programa de privatização das estatais. Há expectativa de que no segundo semestre seja retomada a venda da companhia aérea TAP e que o governo anuncie a venda dos correios, de uma companhia fornecedora de água e de um estaleiro.
A imprensa em Portugal diz que a privatização portuguesa estará na pauta do encontro de Dilma Rousseff com Pedro Passos Coelho no final da tarde.
Também de tarde, a presidenta brasileira se reúne com o presidente Aníbal Cavaco Silva. De noite, Dilma participa com ele da entrega do Prêmio Camões ao escritor moçambicano Mia Couto e de jantar no Palácio Nacional de Queluz.
Fonte - Agência Brasil - 10/06/2013

domingo, 9 de junho de 2013

A partir de amanhã, comércio tem de informar tributos na nota fiscal

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de amanhã (10), os estabelecimentos comerciais de todo o país são obrigados a discriminar na nota fiscal ou em local visível os impostos embutidos no preço dos produtos e serviços. De acordo com a Lei 12.741, quando fizer uma compra, o consumidor tem de ser informado sobre o valor aproximado do total dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.
Embora a lei estabeleça para esta segunda-feira a data em que a exigência entra em vigor, muitos empresas alegam que falta ainda a regulamentação da lei e dizem que, por isso, não sabem como adequar seus sistemas informatizados às novas regras.
O presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, foi enfático ao dizer que o setor que representa não está preparando para as mudanças. “O Ministério da Justiça tem de regulamentar a lei. Só a partir da regulamentação teremos a noção correta de como as empresas se prepararão para discriminar corretamente os impostos nas notas”, disse Pellizzaro à Agência Brasil.
Segundo ele, as companhias de pequeno porte terão muita dificuldade porque as empresas que fornecem os programas de computador para elas não sabem ainda como adequar os sistemas. Pellizzaro também acredita que as entidades de defesa do consumidor não autuarão as empresas antes da regulamentação. Para ele, depois de publicada a regulamentação da lei, é possível que seja dado um prazo para que as empresas ajustem os sistemas informatizados.
Até a última sexta-feira (7), o Procon do Distrito Federal manifestava disposição de cumprir a lei. Ao ser consultado, um dos supervisores, que preferiu não se identificar, informou que a orientação era cumprir a lei, já que as empresas tiveram, desde dezembro, data da publicação da lei, prazo suficiente para se adequar.
À Agência Brasil, o Ministério da Justiça não informou quando a regulamentação será publicada, mas o presidente da CNDL acredita que isso ocorra nesta semana.
Pela lei, a apuração do valor dos tributos incidentes deve ser feita separadamente para cada mercadoria ou serviço,, inclusive na hipótese de regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços, quando couber.
Pela lei, têm de ser informados ao consumidor os impostos sobre Operações Financeiras (IOF) e sobre Produtos Industrializados (IPI), o relativo ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), as contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), além dos impostos Sobre Serviços (ISS) e sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Fonte - Agência Brasil  09/06/2013

Dilma tem encontro com líder da oposição portuguesa

Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Lisboa – A presidenta Dilma Rousseff começou seus contatos políticos, hoje (9), em Portugal, conversando com a oposição. Dilma recebeu nesta tarde a visita do secretário-geral do Partido Socialista (PS), António José Seguro. A reunião tratou das relações entre Brasil e Portugal e de investimentos. De acordo com Seguro, os investimentos portugueses no Brasil não devem ser considerados estrangeiros, mas “investimentos de um país amigo”.
Portugal vive uma recessão nos últimos dois anos, enquanto a situação econômica do Brasil é “bem melhor”, segundo o secretário-geral. “Aprecio muito as declarações que a presidenta Dilma tem feito contra a austeridade e sobre a necessidade de haver políticas públicas a favor do crescimento”, disse Seguro.
Na conversa entre Dilma e o líder da oposição portuguesa, eles trataram “globalmente” da possibilidade de o Brasil e de empresas brasileiras participarem da privatização de empresas portuguesas, como da companhia Transportes Aéreos Portugueses (TAP), da companhia estatal de saneamento Águas de Portugal (AdP), da empresa de Correios, Telégrafos e Telefones (CTT) e do estaleiro Viana do Castelo.
O Brasil, recentemente, tentou sem êxito participar da privatização da companhia Energia de Portugal (EDP), da rede de transmissão de energia Redes Energéticas Nacionais (REN), da companhia de infraestrutura aeroportuária Aeroportos de Portugal (ANA) e da própria TAP.
Entre as empresas com maior participação no mercado português, estão a de fabricação de aeronaves Embraer, a construtora Camargo Corrêa – dona da principal fábrica de cimento do país – e a empreiteira Andrade Gutierrez – que fez de Portugal a plataforma de lançamento para 14 países da África.
Fonte - Agência Brasil  09/06/2013

COMENTÁRIO Pregopontocom
Durante muito tempo vendemos parte do nosso patrimônio publico e privado para países estrangeiros incluídos ai Portugal e Espanha que participaram ativamente da colonização do nosso pais.Agora começamos a fazer o caminho inverso.A crise que hora se abate na Europa fruto do descontrole da economia causado pela adoção de politicas neoliberais e pela gula do sistema financeiro e rentista que lucram montanhas de dinheiro com o capital especulativo mais que nada produzem,e ainda assim conseguem quebrar transformando os seus "prejuízos" em um pesado ônus para o estado,consequentemente colocando grande parte da Europa em situação de fragilidade econômica,financeira e política deixando-a a merce das rédeas perversas do arrocho imposto pelo FMI, de organizações de controle europeias e até pela mão de ferro da Alemanha colocando em situação ainda mais difícil e de grande risco a população de todos os países atingidos pela crise causando desemprego,recessão,desequilíbrio social,empobrecimento de grande parte da população com consequências danosas para esses países,que apenas conheciam tais crises através do noticiário da imprensa sobre os chamados países subdesenvolvidos ou do terceiro mundo.A dura realidade a qual não conheciam bateu em suas portas,agora além das dificuldades porque passam assistem a fuga das suas empresas para países  emergentes ou mais estáveis,ou a venda delas,e pior suas empresas públicas um patrimônio do seu povo e país também sendo descartadas.O Brasil que até um pouco mais de uma década atras andava nesse caminho,da submissão ao FMI, da delapidação do patrimônio público e da privataría predatória perdendo também o controle de muitas empresas privadas nacionais para empresas estrangeiras, parece agora começar a trilhar o caminho no sentido contrário invertendo os papéis, de um contumaz vendedor  do seu patrimônio passa agora também a comprador de patrimônios além das suas fronteiras.Resta agora a indagação,continuara a Europa em crise a insistir no uso do receituário amargo ditado pelo desgastado FMI?...até quando suportarão?... quais serão as reais consequências para a Europa no "after" crise?...

MOBILIDADE - O futuro está aqui, é apenas mal distribuído

Mobilidade

O futuro está aqui, é apenas mal distribuído: mobilidade e transporte público são tema de sessão paralela na New Cities Summit 2013.Jornadas de trabalho flexíveis, não concentração de empresas na mesma região, leis mais rígidas, informações conectadas de diferentes modais, e compartilhamento de bicicletas e de veículos são algumas das soluções apontadas pelos palestrantes.

PiniWeb

As discussões sobre transporte público e mobilidade urbana foram o tema da sessão The Future of Urban Mobility, que fez parte da programação do New Cities Summit 2013, em São Paulo. Moderado por Susan Shaheen, pesquisadora da Universidade da Califórnia, o debate apontou problemas e alternativas não apenas sobre assuntos de infraestrutura e meios de transporte, como também sobre questões comportamentais da população.
Para Carlos Aranha, executivo do Google Brasil, por exemplo, é preciso conscientizar tanto motoristas quanto pedestres a respeitar os limites no trânsito. Mas para isso, ele não acredita em campanhas. "Não podemos só pedir, temos de fazer leis mais duras", disse. Carlos ainda afirmou que as preocupações sobre mobilidade deveriam estar voltadas para formas de diminuir as distâncias e a necessidade das pessoas de se mobilizar. Nesse sentido, aponta a importância das empresas, cujas jornadas de trabalho são responsáveis pela grande demanda de deslocamentos diários.
MarySue Barret, presidente do Conselho de Planejamento Metropolitano de Chicago, concordou e acrescentou que as companhias deveriam se distribuir de forma menos centralizada nas cidades. Para ela, no entanto, a questão do deslocamento vai além da rotina de trabalho. "A necessidade de criar conexões continua crescendo", explicou.
Segundo Tania Conte Cosentino, presidente da Schneider Electric na América do Sul, o planejamento de transportes deve começar pela infraestrutura, o que não significa a construção de rodovias e túneis. "É preciso agregar inteligência no sistema". Tania sugeriu a implementação de um sistema integrado, em que informações personalizadas e diferentes modais fossem conectados e interligados.
Na opinião de Eduardo Saccaro, diretor da Bombardier Transportation, além dos transportes, também é preciso investir na restauração dos meios de acesso ao sistema. "Não consigo enxergar um bom exemplo de calçada em São Paulo", exemplificou Eduardo, que apontou como ponto positivo a separação do espaço para carros e transporte público, nos chamados corredores de ônibus.
Para Romi Roy, vice-diretora de uma unidade do Centro de Planejamento e Engenharia de Trânsito e Infraestrutura de Transporte (UTTIPEC) em Deli, na Índia, o mais importante é focar na igualdade no transporte público. De acordo com ela, a população utiliza os meios de transporte, mas não tem voz de tomar decisões a respeito de temas urbanos.
No encerramento da palestra, Susan citou como a grande aposta para o futuro da mobilidade urbana os sistemas de compartilhamento, tanto de bicicletas quanto de carros e caronas. O conceito, que ela chamou de Economia do Compartilhamento, já existe em muitas cidades, inclusive em São Paulo, o que indica que não estamos tão distantes de um modelo de transporte e mobilidade eficaz. Parafraseado o escritor William Gibson, Susan afirmou: "O futuro está aqui, é apenas mal distribuído".
Fonte - São Paulo Trem Jeito 09/06/2013

COMENTÁRIO Pregopontocom

Eu que não sou nenhum especialista e longe de mim tal pretensão (imagine se fosse),venho repetindo,"repetidas vezes",que além de um sistema de transportes inteligente com integração física e tarifária,onde modais de transportes de massa de alta e média capacidade sobre trilhos,seja a espinha dorsal de sistemas de mobilidade,complementados com sub-sistemas alimentadores (ônibus,vans,automóveis,motocicletas,táxis,"bicicletas",viagens a pé,e sistemas horizontais/verticais "elevadores/funiculaires",e teleféricos),além de se encarar de uma vez por todas a dura  realidade de que tudo de ruim na mobilidade que hoje existe no país, deve-se unica e exclusivamente a falta de bons projetos e de planejamento dos governos ao longo dos anos nas cidades brasileiras,além da obcecada e errônea opção rodoviarísta adotada pelos mesmos a décadas correntes.Um planejamento em conjunto que possibilite as pessoas diminuírem as grandes distâncias percorridas entre suas casas e o trabalho,e um grave problema causado pela falta de infraestrutura em grandes e populosos bairros como, "escolas creches,hospitais,postos médicos,comercio,serviços públicos diversos",que interferem negativamente em toda conjuntura da mobilidade urbana em uma cidade,quando a concentração desses serviços em poucos locais,obriga a população diariamente a fazer grandes deslocamentos em busca dos mesmos.Isso é um fato,e essa realidade que já existe a muito tempo vem se agravando dia a dia,e para corrigi-lo é preciso começar a criar soluções duradouras,o que nunca foi feito,com PLANEJAMENTO e projetos para médio e longo prazo,e que também resulte em ações positivas com resultados significativos na atual conjuntural.Isso se dará através de uma reformulação drástica nos atuais sistemas de transportes onde aos trilhos caberá o papel mais importante e mais pesado,(inclusive contribuindo com a diminuição da poluição ambiental) articulado e integrado aos demais sistemas complementares e alimentadores,entre eles a bicicleta,que ao contrário do que tentam vender transferindo para a mesma o peso da responsabilidade que não lhe cabe sozinha,apesar de todas as vantagens de ser ecologicamente correta,barata,ainda assim é também um transporte individual sobre pneus e com limitações.A ela sem duvida cabe um papel importante como um sistema alimentador,complementar,ou direto para curtas distâncias e não o peso de resolver ou concertar erros graves cometidos ao longo de décadas.