PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 23 de março de 2013

METRÔ DE FORTALEZA - METROFOR

O projeto METROFOR foi concebido para ser implantado em estágios ou fases, de forma modular e evolutiva, acompanhando o crescimento da demanda de passageiros, aproveitando ao máximo o sistema ferroviário existente, possibilitando um baixo custo de implantação e beneficiando também o sistema ferroviário de cargas, racionalizando sua localização em função de acesso a pontos estratégicos da Região Metropolitana de Fortaleza e possibilitando a segregação total em relação ao sistema de passageiros sobre trilhos, tornando-os mais eficientes e seguros, uma vez que, atualmente, os dois sistemas compartilham as mesmas linhas.
Os três primeiros estágios do Projeto têm um custo estimado de 592,2 milhões de dólares, compreendendo a implantação de 43 quilômetros de via duplicada e eletrificada na linha principal com 34 estações e 18 TUE'S, ligando os municípios de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia; 7 quilômetros de linha singela para reativação do Ramal de Maranguape que se integrará ao sistema principal utilizando-se de tração diesel; 33 quilômetros de linha de carga singela e a implantação de um pátio de cargas para o sistema RFFSA.


Mapa - Metrofor
A implantação do Projeto Metrofor, indicado no mapa acima, compreende: o 1º estágio (linha vermelha e linha azul tracejada); o 2º estágio (linha verde) e o 3º estágio (linhas vermelha, verde e azul claro).

HISTÓRICO

Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza foi criado em 25 de setembro de 1987, através da assinatura do Contrato de Constituição do Consórcio, pela RFFSA, CBTU e Governo do Estado do Ceará com interveniência da União, através do Ministério dos Transportes.
O Contrato sofreu três aditivos de tempo: o primeiro, assinado em 01 de abril de 1993, teve seu prazo prorrogado por um ano; o segundo, assinado em 29 de março de 1994, também foi prorrogado por mais um ano e o terceiro, em 04 de abril de 1995, prorrogou-se por dois anos, com término previsto para 04 de abril de 1997.
Em 03 de abril de 1997 foi lavrada a Ata de Encerramento do Consórcio, tendo sido nomeada a Comissão, com prazo de sessenta dias, para apresentação do relatório de liquidação. Em 30 de maio de 1997, o Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza foi extinto.
Através da Lei n° 12.682 de 02 de maio de 1997, publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará em 08 de maio de 1997 foi criada a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR, Empresa de Economia Mista, com participação majoritária do Governo do Estado do Ceará.
No dia 28 de maio de 1997 foi realizada a Assembléia Geral de Constituição da Companhia e aprovado o seu Estatuto Social.
O Projeto é de elevada relevância social por beneficiar contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade na locomoção das pessoas, além de propiciar uma profunda reformulação do sistema urbano, em especial na questão da requalificação do centro de Fortaleza e de possibilitar a implantação de um novo modelo de transporte público de passageiros na RMF transportando, ao final das três etapas de implantação, cerca de 350.000 passageiros por dia.
A modernização dos serviços proposta possibilitará a redução da poluição ambiental; redução do congestionamento das vias urbanas; redução de acidentes de trânsito; diminuição efetiva nos tempos de viagens; redução dos tempos de espera para os usuários e redução do custo operacional dos ônibus, pela racionalização prevista na concepção de integração dos sistemas, melhorando qualitativamente a vida da população.

O Projeto METROFOR prevê uma implantação por estágios:

Primeiro Estágio: LINHA SUL  (Vila das Flores/João Felipe)
Via permanente de 24,1 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado; eletrificação; sinalização; telecomunicações; reforma e construção de estações; oficinas, centro administrativo e operacional; aquisição de 10 TUEs; separação dos sistemas cargas e passageiros; desapropriações e remanejamento de interferências; oferta de trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança/João Felipe e a cada 12 minutos no trecho Vila das Flores/Conjunto Esperança.

Segundo Estágio: Linhas Oeste e Sul (Vila das Flores/Caucaia)
Via permanente em 19 km em via dupla, sendo 17 km em superfície e 2km em elevado; obras de arte especiais de transposição da via; eletrificação; sinalização; telecomunicações; reforma e construção de estações e urbanização dos entornos da Linha Oeste; aquisição de 8 TUEs; complementação do centro administrativo e operacional; construção de novas oficinas para o sistema carga; construção de nova oficina de pequenos reparos para o sistema metroviário; conclusão da segregação da linha de carga; oferta de trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança/São Miguel e a cada 12 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e São Miguel/Caucaia; além de obras viárias, sendo um dos vetores de indução à requalificação do Centro de Fortaleza.

Terceiro Estágio: Linhas Oeste e Sul e Integração com o Município de Maranguape
Complementação dos sistemas e construção de estações nas Linhas Oeste e Sul; integração do município de Maranguape ao sistema metroviário; aquisição de 9 TUEs; oferta de trens na hora-pico a cada 4 minutos no trecho Conjunto Esperança/Antônio Bezerra; a cada 8 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e Antônio Bezerra/Caucaia.

LINHA LESTE
O ano de 2013 será de consolidação dos grandes investimentos e de avanço das obras. A definição é do governador Cid Gomes que reuniu todo o secretariado e diretores de órgãos vinculados nesta segunda-feira (04), na Residência Oficial, para avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (Mapp). A reunião prosseguirá nesta Terça-feira (05), às 13h30min, também na Residência Oficial. A estimativa de recursos a serem investidos em programas do Mapp para 2013 é entre R$ 4 e R$ 5 bilhões.
Durante a reunião, Cid Gomes disse que no próximo dia 21, durante a vinda da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará, será assinado o convênio entre Estado e União para as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O valor total da obra é de R$ 3,3 bilhões e será o maior investimento em obra da história do Ceará. Dessa total, R$ 1,1 bilhão é oriundo do Orçamento Geral da União, R$ 1 bilhão em financiamento do FGTS e o restante, R$ 1,2 bilhão do Estado por meio de PPP ou consórcio por um período de 15 a 20 anos.
A Linha Leste compreende 13 quilômetros de extensão e será todo subterrâneo. Ela sairá do Centro de Fortaleza, integrando com a Linha Oeste (vem de Caucaia e do Conjunto Ceará) e com a Linha Sul (vem de Pacatuba, Maracanaú e Parangaba) e integrará ainda com o VLT Parangaba-Mucuripe, seguindo até o Bairro Edson Queiroz. Serão 11 estações, a primeira sairá próxima à Leste-Oeste, percorrerá o Centro (terá uma estação na Praça da Sé), pegando o eixo da Av. Santos Dumont, seguindo o terminal de ônibus do Papicu. Depois haverá uma curva indo à Cidade 2000, passando por baixo do rio Cocó e finalizando com a última estação em frente ao Fórum/Unifor.
O Governador também solicitou celeridade para o início das obras de construção do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Na ultima sexta-feira (01), foram entregues as propostas para a construção da primeira etapa, em que cinco consórcios apresentaram proposta e no prazo de 15 dias serão divulgadas as empresas habilitadas para o certame. A partir daí abrem-se prazos para recursos. Obedecendo os prazos legais, a expectativa é que a ordem de serviço para o CAC seja assinada em junho.
O CAC será formado por um canal principal que vai margear a Chapada do Cariri, no sentido leste-oeste, para, em seguida, com direção sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Rio Acaraú. A previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbicos de água por segundo para o Ceará.
O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões.
Ainda durante a reunião do Mapp, Cid Gomes liberou R$ 150 milhões para a Cagece destinados a melhoria no abastecimento de água. Ele anunciou ainda a liberação de recursos por parte do Governo Federal para a Ponte Estaiada, no Bairro Edson Queiroz e a construção do Centro de Formação Olímpica, que será construído próximo ao Castelão.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
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Fonte - Metrofor  

sexta-feira, 22 de março de 2013

QUANDO A EMENDA É PIOR DO QUE O "SONETO"...

Metrô de Salvador

Nesse período de uma administração nefasta e vergonhosa, deixando para traz um rastro de destruição da imagem da cidade e uma situação caótica e desesperadora deformando as características urbanas da  cidade,dando um nó na sua mobilidade,transformando-a numa cidade suja,fedida,mau cuidada e esburacada e com sérios problemas em diversas áreas de serviços públicos prestados de maneira precária e improdutiva

Da Redação
METRÔ DA DEPRESSÃO
Após 8 anos angustiantes  de desespero vividos pela população de Salvador que foi vítima nesse período de uma administração nefasta e vergonhosa, deixando para traz um rastro de destruição da imagem da cidade e uma situação caótica e desesperadora deformando as características urbanas da  cidade,dando um nó na sua mobilidade,transformando-a numa cidade suja,fedida,mau cuidada e esburacada e com sérios problemas em diversas áreas de serviços públicos prestados de maneira precária e improdutiva,quando uma parte dos seus cidadãos,por uma pequena maioria resolveu apostar no que acreditavam ser "o novo" Messias da salvação e eufóricos alardeavam...SÔNETO,aquele que viria com as suas mirabolantes promessas para promover uma mudança radical na esbudegada cidade deixada como herança pelo seu antecessor.Promessas foram muitas,a cidade seria então colocada nos eixos.Mas...não fosse um pequeno detalhe,,,hummmm um pequeno detalhe......que colocariam em cheque as promessas feita pelo então prefeito,o fato de ter sido ele "apoiado e recomendado" justamente pelo "algos" da nossa  cidade,aquele que praticamente a destruiu em 8 anos.Todos nós sabemos que o antigo prefeito era totalmente antagônico a ideia de Salvador ter um sistema de Metrô,para ele o seu ideal era ver a cidade fervilhando de "buzus" e os donos de ônibus com um sorriso escancarado entre as orelhas de ponta a ponta.Donos de ônibus satisfeitos enchendo as burras de dinheiro e o povo se "lascando" sufocado ,espremido e desrespeitado dentro de um monte de latas circulantes  chamadas de CAMINHÔNIBUS.O povo que se dane.Mais na sua campanha o atual prefeito entre tantas promessas,prometeu,jurou e afirmou por todos os Santos que assim que tomasse posse daria fim a novela do metrô de Salvador colocando um ponto final na questão e tudo seria resolvido,só esqueceu ou sonegou de que forma faria isso e enganou a todos que acreditaram nas suas vãs promessas.Não disse ele aos seus eleitores que poria um fim na arrastada novela do metrô de um modo tão simples e trágico,enterrando o mesmo de uma vez por todas,pondo um fim nas aspirações dos soteropolitanos de poder dispor de um sistema de transportes moderno,rápido,eficiente,seguro,confortável e ecologicamente correto.Condenou a população da cidade a ser humilhada e massacrada sendo obrigada a usar diariamente um transporte ruim  de péssima qualidade,ainda clandestino (nunca foi licitado)e que não tem o menor respeito pelos usuários prestando um serviço de péssima qualidade a população da nossa cidade.A birra do prefeito juntamente com o seu Sec. ligado diretamente a essa questão parece mesmo estar muito mais próximo dos interesses do  oligopólio dos ônibus que domina Salvador do que preferencialmente dos reais interesses e anseios da população da nossa cidade.Mais uma vez que se dane o povo,capim para eles, pois essa é a maneira como esses Srs. enxergam os seus súditos.O Prefeito da cidade parece  claramente ávido por enterrar de uma vez o Metrô de Salvador,e com ele uma montanha de dinheiro publico fruto do suor do trabalho não só de muitos baianos mais também de muitos brasileiros e as esperanças já esgarçadas de um dia podermos a exemplo de muitas outras cidades brasileiras andar aqui de Metrô.....Bem diz o infame ditado...todo povo tem o governo que merece........triste Salvador o quanto és provinciana.......
Pregopontocom 22/03/2013




Comitê Gestor da Internet define cronograma para eleição de representantes da sociedade civil

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Foto - ilustração
Brasília - O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) divulgou hoje (22) o cronograma eleitoral para a escolha dos representantes da sociedade civil no grupo. Segundo portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, serão eleitos 22 membros, entre titulares e suplentes, sendo oito representantes do setor empresarial, oito do terceiro setor e seis da comunidade científica e tecnológica. Os mandatos terão duração de três anos, a partir de 2014, havendo possibilidade de reeleição.
Criado por portaria interministerial em 1995, o comitê tem a função de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços de internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Além de representantes da sociedade civil, ele também é composto por membros do governo. O grupo participa de debates e deliberações sobre implantação, administração e uso da rede no Brasil.
A primeira etapa preparatória à eleição é a formação de colégios eleitorais pelas instituições interessadas, que devem preencher o formulário eletrônico disponibilizado no site do CGI no prazo de até 90 dias a partir de 1º de maio. Nesse período, os documentos exigidos também devem ser enviados ou protocolados na sede do CGI.
Em seguida, após a homologação das entidades, deverão ser indicados os candidatos que as representarão (um por instituição). A relação dos concorrentes será divulgada na página do comitê. A votação será feita pelos representantes das entidades homologadas, também por meio de formulário eletrônico.
Cada representante legal das instituições do setor empresarial poderá votar em apenas um candidato. No terceiro setor, vota-se em até quatro candidatos, e na comunidade científica e tecnológica, em até três. Em caso de empate haverá votação em segundo turno.
Fonte - Agência Brasil  22/03/2013

Após saída de índios de antigo museu, manifestantes e policiais entram em confronto no Rio

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Foto - ilustração
Rio de Janeiro - Manifestantes que acompanhavam, do lado de fora, a saída de indígenas do prédio do antigo Museu do Índio ocuparam a Avenida Radial Oeste - uma das principais e mais movimentadas da cidade do Rio, que passa ao lado do museu. Todos os índios saíram pacificamente, e o imóvel está vazio.
O Batalhão de Choque da Polícia Militar usa bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e bala de borrachas para conter os manifestantes, que fizeram uma corrente humana no meio da pista. Eles estão sendo retirados à força. Jornalistas também foram atingidos e o clima é de confusão.
O prédio estava cercado desde às 3h por policiais do Batalhão de Choque. Por ordem da Justiça Federal, o imóvel deveria ser desocupado ainda hoje (22), a pedido do governo do estado do Rio de Janeiro, que deseja reformar o local para receber o Museu Olímpico.
Construído no século 19, o prédio abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo Marechal Cândido Rondon. Já como museu, o local teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro.
Fonte - Agência Brasil   22/03/2013 

quinta-feira, 21 de março de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO METRÔ ACABA EM CONFUSÃO

Metrô de Salvador

O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador,Paulo Câmara, interrompeu bruscamente a seção encerrando-a muito antes do tempo previsto para o seu término....Falta de habilidade???...de experiência???... Ou manobra política???...
Da Redação

A audiência pública convocada para hoje as 9:30hs lotou o auditório do Centro Cultural da CMS. Além das  presenças dos Sec. Rui Costa do Gov.do Estado e do Sec J.C.Aleluia da prefeitura vários políticos,vereadores,entre eles o Dr. Waldir Pires, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil em geral estiveram presentes.A seção foi aberta pelo Presidente da Câmara Paulo Câmara, logo apos o Vereador Suica falou sobre o tema da audiência da sua importância e da relevância na busca por uma solução do impasse entre prefeitura e estado na questão referente ao Metrô de Salvador.Em seguida o Sec.de Gov. Rui Costa,que fez um ampla exposição dos projetos de mobilidade para Salvador que serão executados pelo Gov. do estado como parte das obras complementares ao sistema metroviário a ser implantado na cidade além de outros projetos em outras áreas.Em seguida o Sec. falou sobre a polemica do entrave criado pela Prefeitura para transferência do metrô juntamente com o trem do subúrbio para o Estado.O Sec Rui Costa deixou bem claro que ao contrario do que é exposto pelo Sec. J.C.Aleluia o governo do estado não pretende transferir para o usuário do sistema metroviário e o seu sistema alimentador  o custo da passagem dessa integração,os alimentadores transportarão os usuários do metro para os destinos e vice versa dentro de um raio de 5 km sem que haja qualquer acréscimo no valor cobrado na tarifa do metrô.Ao contrário o Sec.J.C.Aleluia defende que os alimentadores não sejam operados pelo próprio sistema do Metrô e sim pelos atuais operadores dos ônibus da capital com uma tarifa estimada no valor de R$1,45 por passageiro transportado entre as estações do metrô e os bairros.Os debates aconteceram de maneira vigorosa mais em um clima amistoso tendo o Sec. Rui Costa rebatido de maneira firme e contundente,a frágil argumentação do Sec. J.C.Aleluia repetitiva e inconsistente, além de acusa-lo de cometer injunções usando afirmações inexatas sobre a questão.

Dr.Waldir Pires
O dep. Uziel Bueno,também presente, assim como o eminente Vereador Dr.Waldir Pires, ambos em suas falas pediram as partes envolvidas  na questão a superação das divergências tratadas em um tema menor (diferença de preço de tarifa) comparando-se com a importância e a relevância maior que é a grande necessidade de se prover Salvador de um sistema de transportes moderno de grande capacidade que venha resolver os graves problemas atuais da mobilidade em nossa cidade cuja a solução a tanto tempo já é esperada ( 13 anos),onde  ressaltaram que a população soteropolitana não pode ser mais penalizada em suas longas aspirações, por discussões menores contidas em um contexto de muito maior magnitude.Outros oradores também caminharam nessa mesma direção.Tudo indicava que a  audiência estava  sendo conduzida num clima aparentemente conciliatório pelos seus participantes e se encaminhava com boas perspectivas de um  bom resultado ao termino da mesma.A partir das intervenções de pessoas inscritas do plenário,com perguntas e questionamentos dirigidos aos dois Secretários ( Rui e Aleluia),a temperatura esquentou,mas somente pelo tom acalorado e determinado dos questionamentos dos manifestantes.O problema surgiu quando um dos inscritos ao invés de usar o seu tempo para os questionamentos naturais sobre o tema abordado, preferiu o mesmo se desmanchar em elogios (???!!) ao Sec. J.C.Aleluia o que provocou imediatamente uma forte reação do publico presente,que rechaçou tal atitude aos gritos e vaias intermitentes não permitindo mais a continuidade do que intenderam como uma manifestação equivocada,tendenciosa, inadequada e com viés político,ou seja uma missa encomendada.O clima no plenário foi de total insatisfação com o fato ocorrido,e diante do acontecimento o Presidente da Câmara inadvertidamente, após ameaçar por algumas vezes encerrar a seção durante o fato ocorrido,não teve a devida habilidade e lhe faltou experiência para contornar a situação e sanar o problema tomando uma  decisão unilateral encerrou a seção, o que causou ainda mais irritação e revolta no plenário,sem consultar os outros membros da mesa e os seus pares presentes e retirando-se depois do recinto.Criou-se então um grande tumulto com muita confusão e um ambiente de revolta e protestos por parte dos presentes que se sentiram desrespeitados e ultrajados pela atitude tomada inesperadamente pelo presidente da Câmara criando um sentimento de muita frustração e inconformidade em todos que ali estavam presentes na esperança de uma solução para um problema que já se arrasta a 13 anos sem que haja até então nenhuma solução até o momento....Diante desse fato duvidas e indagações....foi falta de experiência???...falta de habilidade???...ou manobra política???...É uma pena que um debate que aparentemente  apontava na direção da obtenção de resultados positivos ainda que não definitivos,mais com muitas chances de se consolidar,tenha sido interrompido de uma maneira não muito democrática e usual. Esperamos então que uma nova audiência seja convocada e que o espirito democrático prevaleça também naqueles que tiverem a responsabilidade de conduzi-la. - Bem...comentava-se nos bastidores que o criador de toda a confusão,é um conhecido funcionário de uma certa empresa de ônibus de Salvador.....
Pregopontocom 21/03/2013


Gilmar Santiago
 

Índios não chegam a acordo e prometem resistir à desocupação determinada pela Justiça

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Foto - ilustração
Rio de Janeiro - Os índios decidiram em reunião encerrada na noite de hoje (21), na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, que para desocupar pacificamente o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, o local terá de ser transformado em um centro cultural indígena. Eles não aceitam que no imóvel seja instalado o Museu Olímpico, como quer o governo fluminense.
No encontro com o secretário Zaqueu Teixeira, os líderes indígenas rejeitaram a proposta do governo de construir o centro cultural em outro local e entregaram um documento, assinado por todos os ocupantes do prédio, no qual pedem que o imóvel seja recuperado e usado exclusivamente para a promoção da cultura indígena.
O representante dos índios da Aldeia Maracanã, Afonso Apurinã, prometeu resistir à desocupação determinada pela Justiça. Segundo ele, na conversa com o secretário, Zaqueu declarou: “Não vou dar a garantia de mais tempo para a permanência de vocês no terreno".
Apurinã declarou ainda que o defensor público federal Daniel Macedo - presente ao encontro - solicitou mais um dia de prazo para que os índios analisem a proposta do estado, mas não obteve êxito. O governo poderá cumprir o mandado de imissão de posse a qualquer momento, já que o prazo para os índios deixarem a chamada Aldeia Maracanã terminou ontem (20).
Daniel Macedo disse que a "a situação é preocupante". A partir de amanhã (22), dois oficiais de Justiça, acompanhados pela Polícia Militar, poderão cumprir o mandado. "Eu temo por um embate. A polícia tem que ter muita serenidade para retirar os índios do terreno".
Os índios cercaram o prédio do antigo Museu com uma espécie de barricada, fechando as portas e colocando pedras e paus no portão de entrada. O acesso ao terreno é feito apenas através de uma escada apoiada ao muro.
Esta tarde, o secretário Zaqueu Teixeira entregou a proposta final do governo aos índios. Ela prevê a construção de um centro de referência da cultura dos povos indígenas e indica três locais para a escolha dos índios, entre eles o terreno onde está o desativado Presídio Evaristo de Moraes, na Quinta da Boa Vista; e uma área onde funcionava uma colônia de hansenianos, em Jacarepaguá. Pela proposta, o centro cultural indígena ficaria pronto em 2014.
Fonte - Agência Brasil  21/03/2013

Justiça sequestra R$ 100 milhões em bens de grupo de Cachoeira

Ag.Brasil
A determinação do sequestro de bens saiu neste mês, após intervenção do Ministério Público. Os procuradores haviam recorrido da decisão que, no final do ano passado, condenou Cachoeira e seu grupo por formação de quadrilha armada,corrupção ativa,peculato e violação de sigilo de servidores públicos.Justiça sequestra R$ 100 milhões em bens de grupo de Cachoeira.
De acordo com o Ministério Público, a decisão não havia deixado claro os efeitos financeiros das condenações. O órgão alega que, embora ainda esteja apurando o valor total dos bens adquiridos pela quadrilha, o sequestro de bens servirá para quitar parte da dívida.
Na revisão da sentença condenatória, o juiz federal substituto Daniel Guerra Alves fixou multa de R$ 156 mil para pagar gastos do Estado com operações especiais voltadas a inibir a atuação do grupo criminoso.
Fonte - Agencia Brasil   21/03/2013 

quarta-feira, 20 de março de 2013

CBTU,A MELHOR OPERADORA DE PASSAGEIROS


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é a vencedora do Prêmio Revista Ferroviária de Melhor Operadora De Passageiros. A companhia foi escolhida após análise dos indicadores de produtividade de todos os seus sistemas, com base nos dados de 2011 e 2012.
A CBTU foi criada a partir da junção de uma empresa de projetos ferroviários, a Empresa de Engenharia Ferroviária S.A. (Engefer), e da Diretoria de Transportes Metropolitanos – DTM, da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), responsável pela operação e manutenção do transporte de passageiros em todo o Brasil. A sede da companhia é no Rio de Janeiro e ela está ligada ao Ministério das Cidades.
A entrega do troféu será durante um almoço, no dia 22 de abril, no Rosa Rosarum, em São Paulo. Durante o almoço haverá também a entrega dos prêmios setoriais aos outros melhores do ano, eleitos pelos leitores da Revista Ferroviária e do site www.revistaferroviaria.com.br : Alstom, AmstedMaxion, IAT , Odebrecht, OnixSat, Progen, Randon, Rumo Logística e Siemens. A MRS Logística receberá o prêmio de Melhor Operadora de Carga, escolhida pelos clientes, e a presidenta Dilma Rousseff receberá o prêmio de Ferroviária do Ano.
Fonte - Revista Ferroviária  20/03/2013

Comentário Pregopontocom:
Tai o quanto nos perdemos com a transferência dos nossos trens do subúrbio, da CBTU para a Prefeitura de Salvador com os seus desastrados administradores.

Rui Costa - Secretário da Casa Civil do Estado fala sobre impasse com o metrô de Salvador

Metrô de Salvador
“Eu não consigo entender a resistência da prefeitura”.O secretário da Casa Civil do Estado garante que “A proposta da prefeitura de cobrar R$1,40 pela tarifa de ônibus e acrescentar a tarifa do metrô no bolso da população inviabiliza o sistema.

Varela Notícias

Uma divergência entre a prefeitura de Salvador e o governo do Estado sobre a tarifa dos ônibus que farão a integração com o metrô está impedindo as negociações da transferência do sistema de transporte para o Estado.
O secretário da Casa Civil do Estado garante que “A proposta da prefeitura de cobrar R$1,40 pela tarifa de ônibus e acrescentar a tarifa do metrô no bolso da população inviabiliza o sistema. Na nossa proposta, a passagem do ônibus alimentador sairia por R$ 0,95. É uma falsa polêmica afirmar que o usuário de ônibus vai subsidiar o metrô. Ao contrário, o preço das tarifas será subsidiado pelo governo e o povo vai ter o modelo mais barato, economizando mais de R$ 0,50 por viagem”.
“Nós não queremos nenhum centavo de contribuição do sistema de ônibus para o metrô. O metrô não precisará de um centavo sequer do sistema de ônibus”, afirmou
. Tentando explicar o posicionamento do Governo do Estado no impasse do metrô, Costa afirmou que o motivo do desentendimento com a prefeitura é a integração com o sistema de ônibus. “Já tínhamos chegado ao acordo de termos as linhas alimentares do metrô. A topografia da cidade é acidentada e não permite que o metrô seja próximo à residência das pessoas e as pessoas precisam chegar às estações e em outros pontos As outras linhas continuariam como estão, só não teriam linhas paralelas ao do metrô. A prefeitura não teria ônus nenhum com isso”, afirmou.
O secretário disse ainda que a posição da prefeitura em relação à integração entre ônibus e metrô mudou este ano. “Quando chegou no final de janeiro, tivemos novas reuniões e a prefeitura manifestou que gostaria de ter a integração. Em muitos lugares onde foi implantado o metrô, só houve a integração anos depois. Nós chegamos a oferecer ‘então daqui a seis anos quando tiver tudo funcionando normal, é o tempo de maturar o sistema, o governador e o prefeito à época, sentam e fazem a integração do sistema’. Eu não consigo entender a resistência da prefeitura”, disse.
Fonte - Varela Noticias  20/03/2013

Comentário Pregopontocom:
Resistência???!!...ou uma manobra arquitetada com um provável objetivo de defender os interesses do "óligopólio dos donos de ônibus" além de criar um fato político negativo para usa-lo na campanha da próxima eleição para Gov. do Estado???...quais seriam na verdade as reais pretensões do atual prefeito????????

terça-feira, 19 de março de 2013

Vereadora quer debate sobre metrô na Câmara com secretários

Metrô de Salvador

A socialista defendeu que os secretários da Casa Civil do Estado, Rui Costa, e de Transporte do Município, José Carlos Aleluia, apresentem na Casa as diferentes propostas. 

Bahia Notícias
foto -  Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A vereadora Fabíola Mansur (PSB) sugeriu a realização de um debate na Câmara Municipal de Salvador sobre os impasses que dificultam a transferência do metrô da prefeitura para o governo estadual. A socialista defendeu que os secretários da Casa Civil do Estado, Rui Costa, e de Transporte do Município, José Carlos Aleluia, apresentem na Casa as diferentes propostas. A vereadora pediu ao presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais, Euvaldo Jorge, o debate no plenário com os titulares para “destravar o metrô e garantir a mobilidade urbana em Salvador”. “Porque não é possível que um simples argumento de desequilíbrio para os empresários de ônibus, com um suposto aumento da passagem, coisa que a gente rechaça, seja um impeditivo para se implantar um sistema que é mais barato e eficiente para a população soteropolitana, e garante, com o sistema alimentador, tarifas mais baratas e subsidiadas pelo governo do estado”, opinou Fabíola.
Fonte - Bahia Noticias 19/03/2013

Congresso aproxima experiência francesa do Brasil

Foto - ilustração
Durante o Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana 2013, nesta segunda-feira (19/03), em São Paulo, diversas empresas e autoridades francesas divulgaram seus trabalhos e experiências no setor de mobilidade.
Os palestrantes falaram o conhecimento da , com PPPs e dos investimentos franceses no setor de transporte aqui no Brasil. A Agência Francesa de Desenvolvimento aprovou, em abril de 2012, um empréstimo de 394,5 milhões de dólares para apoiar a política de mobilidade urbana do Estado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa política inclui ações nas áreas de infraestrutura, compra de equipamentos, governança metropolitana dos transportes públicos e integração tarifária entre trens, metrô e ônibus. O contrato de financiamento foi assinado em 9 de outubro do ano passado. Um primeiro desembolso (de 263 milhões de dólares) foi efetuado em novembro e o segundo desembolso (de 131,5 milhões de dólares) em dezembro.
Durante uma coletiva de imprensa, o presidente da Associação de Prefeitos das Grandes Cidades Francesas, Michel Destot, e o diretor-geral da SNCF Proximités, Joel Lebreton, falaram sobre o TGV (trem de alta velocidade francês), e as semelhanças de implantação aqui e na França. Segundo Destot, no início, assim como acontece no Brasil, o TGV sofreu com a desconfiança da população, mas hoje ele rivaliza facilmente com o setor aéreo. “A maioria da população prefere usar o TGV que o avião” informa Lebreton. Ele completa dizendo que já é hora de um grande país como o Brasil ter um transporte de alta velocidade sobre trilhos, principalmente em um eixo tão importante como São Paulo e Rio de Janeiro. A companhia de ferrovias francesa, SNCF, mostrou intenção de participar com uma porcentagem minoritária do consórcio que disputará a concessão e, também, como uma fornecedora de tecnologia.
"Queremos ser investidores. É uma questão de honra para nós participar do TAV brasileiro. Será um projeto esplêndido", disse Alain Bullot, diretor da SNCF durante o evento.
Além da SNCF, outras empresas francesas também têm interesse em participar do Trem de Alta Velocidade Brasileiro. A Egis, que é sócia do aeroporto de Viracopos (Campinas), montou escritórios no Brasil para poder acompanhar as oportunidades em elaboração de estudos e projetos.
Trens regionais também foi tema das palestras onde empresas como Alstom e Keolis mostraram suas experiências e querem participar do mercado brasileiro, aproveitando esses investimentos que vem sendo feitos no setor ferroviário no país.
Fonte - Revista Ferroviària  19/03/2013

CPTM republicará edital dos 65 trens nesta semana

Foto - ilustração
Segundo o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicará o novo edital para a compra de 65 trens até a próxima sexta-feira (22/03). A licitação que era nacional passará a ser internacional após a CPTM receber uma única proposta da indústria brasileira, com valor acima do previsto no edital anterior.
A reformulação do edital foi realizada após quatro adiamentos de entrega de propostas, onde apenas um consórcio apresentou proposta, o Frota CPTM (CAF Brasil Indústria e Comércio e Alstom Brasil Energia e Transporte), que foi desclassificado por apresentar orçamento acima do estimado pelo governo, que é de R$ 23,7 milhões por trem (R$ 2,96 milhões por carro). Os 65 trens serão compostos por oito carros, totalizando 520 carros. Essa é a maior encomenda de trens elétricos do país.
A licitação mudou seu formato após sofrer uma pressão da indústria, através da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), para que os trens fossem fabricados no Brasil. O fato da indústria nacional apresentar somente uma proposta e acima do valor de referência não foi bem recebida pelo Estado e incomodou membros do Governo. No inicio deste mês, Jurandir Fernandes definiu a maneira como a indústria fez a proposta como “belicosa, jocosa e estranha”.
Para acelerar o novo processo, o governo fez uma consulta ao mercado e seis empresas estrangeiras, entre elas a CAF da Espanha e a Alstom francesa, demonstraram interesse na nova licitação. O governo espera, antecipando os pagamentos aos fornecedores, que parte dos trens seja entregue ainda no governo Alckmin, que encerra no final de 2014.O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, disse que a entidade respeita o direito da CPTM de buscar o melhor serviço com melhor preço, assim como o dos fabricantes de preservar seus investimentos. Abate destaca que deve ser levada em conta a igualdade de condições entre as indústrias brasileiras e internacionais. O presidente da entidade citou que poderia ser levado em consideração o decreto Nº 7.812, que prestigia a indústria nacional com restabelecimento de isonomia tributária, dando uma margem de preferência de 20% na aquisição de material da indústria nacional.
Fonte - Revista Ferroviária 19/03/2013

segunda-feira, 18 de março de 2013

Moradores de capitais brasileiras demoram mais no trajeto de casa para o trabalho

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O tempo médio que os moradores das principais capitais brasileiras demoram no trajeto casa/trabalho é relativamente maior, na comparação com regiões metropolitanas com mais de 2 milhões de habitantes de outros países. Em São Paulo e no Rio de Janeiro o cidadão gasta 31% a mais de tempo no percurso. Os dados constam de estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período entre 1992 e 2009.
O estudo mostrou que, dentre as principais capitais do mundo, São Paulo (42,8 minutos) e Rio (42,6 minutos) só ficam atrás de Xangai (50 minutos). No mesmo ranking, Recife e Distrito Federal ficaram à frente de capitais como Nova York, Tóquio e Paris, com demora de 35 minutos em média para a população se deslocar de casa para o trabalho. As análises também mostraram uma queda na qualidade dos serviços de transporte público no país.
“Os dados apontam que tem havido piora nas condições de transporte urbano das principais áreas metropolitanas do país desde 1992, com um aumento nos tempos de viagem casa/trabalho. Esta piora nas condições de transporte parece estar relacionada a uma combinação de fatores, incluindo o crescimento populacional, a expansão da mancha urbana e o aumento das taxas de motorização e dos níveis de congestionamento”. Um exemplo recente se deu no Distrito Federal. O governo local passou a administrar várias linhas de uma empresa privada em razão de uma série de queixas da população.
O pesquisador Rafael Pereira, responsável pelo estudo, acredita que a grande quantidade de dados apresentados seja útil para que os governos possam pensar em formas de diminuir o tempo gasto pelos cidadãos no trânsito. Ele acredita, porém, que tais informações sejam apenas um ponto de partida. “Esperamos que esses dados sejam incorporados no debate sobre o tema nesses núcleos mais específicos. Eles seriam úteis para saber, por exemplo, se a as obras para a Copa do Mundo e a Olimpíada seriam eficazes na resolução do problema de mobilidade urbana. Porém, não pode ser a única fonte de dados. É necessário um estudo específico em cada região”.
Na última terça-feira (12), o ministério das Cidades publicou a Portaria nº114/2013, criando um grupo de trabalho voltado para a criação de um Sistema de Informações em Mobilidade Urbana. De acordo com a portaria, o objetivo é “ser referência nacional para a formulação de políticas públicas na área de mobilidade urbana”. O grupo de trabalho deverá contar com representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, do Ipea e da Associação Nacional de Transportes Públicos, dentre outras entidades. O grupo deve ser instalado em, no máximo, 45 dias.




Fonte -  Agência Brasil  18/03/2013

domingo, 17 de março de 2013

Quem tem medo do METRÔ EM SALVADOR

Metrô de Salvador

...alguma coisa está fora da ordem.... (Caetano veloso)

Da Redação
Foto  ilustração  - queromedo
Até se pode dizer que o Metrô de Salvador não passa de uma ASSOMBRAÇÃO,pois todos nos sabemos que existe mais nunca o vimos.Bem essa seria uma hipótese a ser considerada dentro do ponderável e da possibilidade da existência ou não dessa tal coisa,a assombração.Mais o fato verdadeiro é que o embrionário Metrô de Salvador em gestação a mais de 12 anos parece mesmo ter a capacidade de assombrar e causar pânico em certos entes, viventes, existentes,com cacofonia e tudo,como um punhado de certos políticos e administradores públicos e mais principalmente os donos de ônibus em Salvador,detentores do eterno oligopólio do "clandestino" sistema de transportes local,já que para ele estranhamente nunca houve nenhuma licitação,muito embora seja sempre prometido pela "administração" pública municipal e insistentemente cobrado pelo MPBa. Que o metrô incomode os donos de ônibus isso é perfeitamente entendível,pois eles não querem perder espaço nem abrir mão de nenhuma fração dos seus ganhos e lucros... mais  POLÍTICOS???.... ADMINISTRADORES PÚBLICOS???...o que afinal de contas teriam eles a perder com isso?...porque eles relutam tanto e se esforçam para manter o Metrô no atual estágio de letargia,congelado,paralisado,como se estivessem protegendo a  cidade de um grande mal ou de alguma maldição e consequentemente o seu povo de alguma coisa muito ruim???...Esse é um comportamento muito estranho e inaceitável vindo de quem,principalmente, é PAGO,  com o dinheiro do povo para cuidar dos seus interesses e dos da cidade em que habitamos.Qual realmente será a explicação para esse tipo de comportamento que faz com que alguns dos nossos "políticos" e "administradores" se empenhem tanto em proteger de forma camuflada aqueles que veem no Metrô um autêntico Bicho Papão que vive a assombra-los ao ponto tentarem destruí-lo a qualquer custo????...Porque se apiedam tanto dessa gente (pobres seres desprotegidos),ao ponto de acharem que eles necessitam concomitantemente da ajuda sempre questionável,do poder público para manter os seus privilégios.Serão os seus padrinhos assim  tão bonzinhos e generosos (menos com o povo e a cidade) ao ponto de lhe prestarem esse obséquio por pura caridade???...será que de repente  resolveram seguir os passos da saudosa Irmã Dulce???...mais então porque escolheram o lado errado???..o lado mais forte, deixando  desprotegido e desamparado povo de Salvador, e ao Deus dará???...como bem disse o Caetano... alguma coisa esta fora da ordem... em Salvador,... pensem nisso.
Pregopontocom

Novas concessões de ferrovias vão gerar mercado de 3 mil locomotivas 50 mil vagões no Brasil‏



O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse nesta sexta-feira que o pacote de concessões de ferrovias vai gerar uma demanda por 50 mil vagões e 3 mil novas locomotivas.
A informação foi dada durante palestra no evento “Brazilian Infrastructure Forum 2013”, que acontece hoje em Londres, com apoio do Valor.
O pacote de ferrovias prevê a construção de dez mil km de novas malhas. Figueiredo ressaltou que as empresas terão “100% do risco garantido pelo governo”, com a garantia de que a estatal Valec comprará toda a capacidade de transporte de carga das linhas que serão construídas.
Ontem, o governo fez o anúncio do primeiro trecho de ferrovia que será concedido, o qual funcionará como um “piloto” para os demais. “O governo quer debater com o mercado novo modelo de concessão de ferrovias”, disse Bernardo, destacando que as concessões de ferrovias terão seus estudos concluídos até maio.
Ainda segundo Figueiredo, o Brasil precisa renovar praticamente 100% de sua malha ferroviária.Fonte http://agenciat1.com.br/concessoes-de-ferrovias-vao-gerar-mercado-d...

Fonte - CFW Sul de Minas 17/03/2013

FERROVIAS Brasileiras pagam pelos erros do PASSADO‏

Ferrovias Brasileiras Sofrem com Erros do Passado‏


Jornal do Comércio do RS

Resultado de uma política equivocada adotada pelo Brasil nos anos de 1960, privilegiando a rodovia e suprimindo vários ramais ferroviários, por pressão da grande indústria mundial automobilística -, o Rio Grande do Sul perdeu, um investimento de R$ 500 milhões que o Grupo Randon, de Caxias do Sul, resolveu fazer em Araraquara SP. Em vez de ampliar a fábrica de vagões ferroviários que já existe em Caxias, o grupo começou a construir uma fábrica nova naquela cidade paulista. “Quando precisamos aumentar a produção, diante da retomada do transporte ferroviário pelo País, decidimos por São Paulo porque precisamos colocar o equipamento sobre os trilhos, o que facilita a produção e a entrega para o cliente. E aqui não temos trilhos”, informou David Abramo Randon, presidente do grupo, ao confirmar que o investimento será mantido, apesar das dificuldades econômico-financeiras sofridas em 2012. A Randon começou a produzir vagões ferroviários, em Caxias do Sul, há oito anos e já detém 30% do mercado nacional, que vem exigindo uma média de sete mil vagões/ano. A expectativa é de que o mercado dobre nos próximos cinco anos e, por isso, começou a obra em Araraquara, que deverá ficar pronta em 2017, com capacidade de produção de 600 a 800 vagões/ano. Em Caxias, a capacidade é de 1,2 mil vagões/ano, mas a fábrica será levada, aos poucos, para São Paulo.
Fonte - CFW   Sul de Minas 17/03/2013