terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Lajedinho:especialista aponta fatores agravantes da tragédia

Meio ambiente

Jair Mendonça Jr.
A Tarde
Wikipédia

A tempestade que formou uma imensa tromba d'água e causou destruição e mortesna cidade de Lajedinho teve como agravantes o longo período de estiagem, o tipo de solo e o fato de a cidade estar situada em um vale.
Segundo Raymundo José de Sá Filho, mestre em geologia e especialista em recuperação de áreas degradadas, o terreno da cidade, considerado seco, dificulta a absorvição da água, prolongando o tempo de alagamento.
"Há quase três anos não chove no município. Isso deixa o solo impermeável e potencializa os efeitos destrutivos da tromba d'água", explicou Raymundo.
Ainda de acordo com o geólogo, a localização da cidade situada em um vale, favorece este fenômeno.
"Poderia ser construída uma barragem. Mas, mesmo assim, o volume de água foi muito grande e poderia não funcionar. A única solução seria o deslocamento das construções nas margens do rio Saracura, para uma área mais alta e, assim, deixar a drenagem livre", finalizou.
Previsão
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva forte e rápida que atingiu o município não é comum nas proximidades do verão, mas pode ocorrer em pontos isolados, principalmente após um longo período de estiagem seguido de elevação na temperatura.
Marinez Cardoso, que é meteorologista do Inmet, disse que somente um radar meteorológico poderia prever a tempestade. "Não temos um radar naquela região. Ele seria capaz de detectar o movimento das gotículas de chuva, além da intensidade da precipitação".
Marinez explicou que é comum uma tempestade como a que aconteceu em Lajedinho ser antecedida por um período longo de estiagem. "A insuficiência de precipitação pluviométrica e a alta temperatura favorecem as tempestades", afirmou.
Fonte - A Tarde 10/12/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito