PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A Origem dos Bondes (Eléctricos,VLTs,Tramways)

Bondes,da tração animal a energia elétrica 


Da redação
foto ilustração - Wikpédia
O primeiro Bonde foi utilizado na Swansea and Mumbles Railway, no sul do País de Gales, Reino Unido. No inicio era utilizada a tração animal,puxado por cavalos, e mais tarde mudou para tração a vapor e depois energia elétrica. O Mumbles Railway Act foi aprovado pelo Parlamento britânico em 1804, e a primeira ferrovia de passageiros (semelhante aos bondes nos Estados Unidos após 30 anos) começou a operar em 1807.
O primeiro bonde, também conhecido como horsecars na América do Norte, foi construído nos Estados Unidos e desenvolvido a partir de linhas de diligências e linhas de ônibus que pegavam e deixavam os passageiros em uma rota regular, sem a necessidade de ser pré-contratados. Esses bondes eram de tração animal, geralmente usando parelhas de cavalos e mulas para tração. Ocasionalmente, outros animais foram colocados em uso, ou seres humanos em situações de urgência.
A primeira linha de bonde,desenvolvido pelo irlandês-americano John Stephenson, foi a Nova York and Harlem Railroad, que transitou ao longo do Bowery e da Quarta Avenida, em Nova York.O serviço teve início em 1832. Passou a ser usado em 1835 por New Orleans, Louisiana, que tem o mais antigo sistema de transporte sobre trilhos de rua do mundo, segundo a American Society of Mechanical Engineers.
Em 1883, Magnus Volk construiu o Volk's Electric Railway,com bitola de 2 m, ao longo da orla  em Brighton,Inglaterra. Esta linha de 2 km, rebitolada a 2,09 m em 1884, permanece em serviço operando até hoje, e é a mais antiga linha de bondes elétricos em atividade no mundo. O primeiro bonde que entrou em serviço permanente com redes aéreas foi o Mödling and Hinterbrühl Tram na Áustria. Ele começou a operar em outubro de 1883, mas foi fechado em 1932.
A primeira linha de bondes elétricos na Grã-Bretanha, o Blackpool Tramway, foi inaugurado no dia 29 de setembro de 1885,ao longo da Blackpool Promenade. Desde o enceramento da corporação Glasgow Tramways em 1962, este foi o único bonde elétrico da primeira geração operacional de bondes no Reino Unido.
Os bondes elétricos trafegam em Budapeste desde 1887 e a primeira linha tem crescido chegando a ser agora a linha  mais movimentada da Europa, com os veículos elétricos operando com intervalos regulares,chegando a 60 segundos na hora de pico. Belgrado e Bucareste, implantaram um serviço regular a partir de 1894 e Sarajevo a partir de 1895.
* Texto original adaptado por A.Luis
Fonte - Bonde Wikpédia  em 30/12/2013



VLT - Lyon França
VLT- Fortaleza Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito