sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prefeito e governador entregam o bilhete único em SP

Transportes Público

Valor Econômico
Foto ilustração - Pregopontocom
A Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado anunciaram ontem oficialmente o Bilhete Único Mensal integrado. O benefício permitirá ao usuário cadastrado fazer quantas viagens quiser por ônibus, metrô e trem. O preço do bilhete integrado será de R$ 230.
Além disso, o usuário também pode optar pelo bilhete mensal apenas para ônibus ou para transporte sobre trilhos. Cada um custará R$ 140. Os bilhetes terão validade de 31 dias e passam a funcionar a partir de 30 de novembro.
Já o valor do bilhete integrado para estudantes será de R$ 140. Para o ônibus apenas, fica em R$ 70. A prefeitura estima que o novo
Foto ilustração - Pregopontocom
cartão irá aumentar em R$ 400 milhões por ano seu gasto com subsídios ao sistema municipal de transporte. Já o governo estadual calcula que o subsídio será de até R$ 108 milhões por ano para o Metrô e CPTM.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, 141 mil pessoas já tinham se cadastrado para o Bilhete Único Mensal, promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT) na eleição de 2012. A prefeitura estima que a medida pode beneficiar 861 mil pessoas. O número corresponde aos passageiros que fazem mais de 46 viagens por mês.
Durante o anúncio, governo e prefeitura aproveitaram para ressaltar a parceria. "Há muitos projetos feitos de comum acordo pelas duas esferas de governo e com resultados palpáveis. Esse alinhamento estratégico vai trazer muitos benefícios", afirmou Haddad, que ainda lembrou da cooperação do governo federal com os investimentos destinados ao PAC Mobilidade Urbana.
Alckmin fez coro às declarações do prefeito. "A federação funciona quando os entes são parceiros". O governador ressaltou que o bilhete mensal vai estimular o uso do transporte coletivo, inclusive, nos fins de semana, e atende a urgência da população com a questão da mobilidade urbana. "Nesse ano ficou ainda mais claro que a prioridade definida pela população é o transporte público. O Bilhete Único Mensal é um estímulo ao uso do transporte coletivo, que é a única saída para metrópoles".
O tucano também afirmou que o bilhete mensal não terá interferência sobre eventuais reajustes no preço das passagens do metro e do trem.
Fonte - Revista Ferroviária -  22/11/2013

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