quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Desmatamento na Amazônia consumiu equivalente a quase 4 cidades de São Paulo, em um ano

Meio Ambiente

Amazônia perdeu 5.843 km² de área verde entre agosto de 2012 e julho de 2013

BRASÍLIA - O desmatamento na Amazônia subiu 28% segundo números do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes) e do Instituto Nacional de Pesquisa e Estatística (Inpe). Os dados apresentados nesta quinta-feira (14) pela titular do Minitério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, são equivalentes ao período de agosto de 2012 a julho de 2013 e mostram 5.843 quilômetros quadrados (km²) desmatados. A área é equivalente a 3,8 vezes a cidade de São Paulo.

Amazônia perdeu mais de 5 mil km² de área verde em apenas um ano. Foto: Everton Pimentel/Ibama
Apesar do aumento, a ministra assegurou que essa é a “segunda menor taxa de desmatamento já registrada em toda a história” desde que o monitoramento começou a ser feito pelo Inpe. Entre os estados que mais desmataram estão Mato Grosso (52%) e Roraima (49%). Quando o cálculo é feito em quilômetros os estados que lideram o ranking de desmatamento são Pará (2.379 km²) e Mato Grosso (1.149 km²).
Izabella também confirmou que retornará mais cedo da Conferência Mundial do Clima, em Varsóvia, na Polônia, para participar de uma reunião com todos secretários estaduais de meio ambiente da Amazônica. Ela vai cobrar explicações sobre os índices de desmatamentos em cada Estado.
Fonte - Portal Amazônia  14/11/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito