PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Transporte urbano por trens ganha força

Transportes Sobre Trilhos

Jornal do Commercio
foto ilustração
Enquanto caminham a passos lentos os projetos de transporte de cargas, o uso de trens para transporte de pessoas em grandes cidades começa a se acelerar. Rio de Janeiro, São Paulo,Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza,entre várias capitais, comandam a retomada das obras de expansão de seus sistemas metroviários,enquanto novas regiões,como Porto Alegre, passarão a dispor do modal.
Outros modelos de transpor semelhantes, como trens urbanos,leves e monotrilhos, também se multiplicam.A Companhia Paulista de Tens Urbanos (CPTM) toca dois grandes projetos,a extensão da mais 4,5 quilômetros na Linha 9 (Esmeralda),e a construção da Linha 13 (Jade),que servirá de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos,o mais movimentado do País.
Enquanto isso,a SuperVia,no Rio de Janeiro, investe na modernização completa de seus trens,com a aquisição de 60 novas composições vindas da China,que começarão a entrar em operação em abril.
Cidades do interior do país começam a desenvolver o modal.Sobral,no Ceará,Macaé e Nova Friburgo,no Rio de Janeiro,e Arapiraca, em Alagoas,têm projetos de construção de Veículos Leves sobre Trilhos,mesmo modal que chegará a regiões como a Zona Portuária carioca,o centro de Manaus,e o aeroporto de Brasília.
"Nós colocamos na pauta a mobilidade urbana e demos prioridade ao metrô.É impossível não construirmos metrô",afirmou a presidente Dilma Rousseff ao lançar as obras do metrô de Porto Alegre,no início do mês.
No Brasil,contudo,os projetos ainda estão restritos ao trânsito em grandes conglomerados urbanos.Atualmente,apenas uma Ferrovia interestadual transporta passageiros diariamente, a Vitória aMinas,que liga Belo Horizonte à região metropolitana da capital capixaba. Na ESTRADA DE FERRO CARAJÁS,conecta São Luís,no Maranhão,a Carajás,no Pará,em dias alternados.Ambas as linhas são administradas pela Vale desde meados dos anos 1990,quando os trechos foram privatizados.
Ainda que lentamente,outros projetos semelhantes começam a tomar forma.Os governos de Goiás e do Distrito Federal,além da Superintendência para o Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) lutam para tirar do papel um antigo projeto para a região, um trem ligando Goiânia a Brasília, uma das regiões de maior crescimento econômico do país.Em maio a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) assinou o contrato para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica,Econômica e Ambiental para a obra.
Fonte - ABIFER 23/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito