segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Prefeitura traz ônibus elétricos para realizar testes...e depois?...

Transportes

Ônibus elétrico já foi testado em Brasília

foto - divulgação
Luan Santos
O secretário municipal da Cidade Sustentável, Ivanilson Gomes, afirmou que Salvador recebe esta semana dois ônibus elétricos de uma empresa chinesa para testes.
"São veículos que não poluem, são carregados com bateria, que têm autonomia de 200 km por dia. Vamos fazer um teste e queremos sensibilizar os setores público, privado e a população", diz.
Ele afirma que a ideia da gestão municipal é que toda a frota de coletivos seja de ônibus elétricos nos próximos anos, assim como já ocorre em metrópoles como Nova York, Tóquio e Pequim.
"A maioria dos ônibus movidos a diesel libera monóxido de carbono para fora e para dentro do veículo, prejudicando quem está neles e na rua. É um modelo que deve deixar de existir", frisa.
Fonte - A Tarde  13;10/2014

COMENTÁRIO PREGOPONTOCOM

Esses ônibus tem "piso baixo",ar condicionado,suspensão pneumática(a ar),são silenciosos,não poluem, e são muito mais confortáveis do que os "caminhônibus" usados aqui atualmente.A sua operação dependerá de uma infraestrutura própria e adequada com a implantação de estações de reabastecimento de recarga de energia elétrica,ainda que contem com um sistema próprio de recarga parcial das baterias ou acumuladores,através de utilização da energia gerada pelo sistema de freios,mais conhecido como "(*)kers" desenvolvido e utilizado em carros da F-1

1) Será isso apenas mais um balão de ensaio?...O que acontecerá depois que a população experimenta-los (se isso realmente acontecer) e tomar gosto ao descobrir a enorme diferença entre eles (com piso baixo e ar  condicionado) e os nossos atuais "buzus pé duros" montados sobre "chassis de caminhões"?...
2) Os donos de ônibus de Salvador que sequer pensam em adquirir ônibus com suspensão pneumática (a ar),piso baixo nem pensar,acessibilidade pra que?,portas nas duas laterais menos ainda,bancos confortáveis é luxo de mais,câmbio eletrônico automático coitado dos motoristas...Terão eles coragem e disposição para investir em tal equipamento?...
3) Depois que os elétricos chineses forem embora a velha rotina continua,ônibus duros,desconfortáveis,sujos,barulhentos,fumegantes,calorentos,sem acessibilidade.....
4) Se o povão tiver o direito de fato de experimenta-los,certamente que ira sentir a grande diferença e tomara que tomem gosto mesmo por esse moderno veículo e comecem então a questionar,pressionar e cobrar de verdade da prefeitura de Salvador a melhoria do precário e arcaico atual sistema de transportes por ônibus de nossa cidade.
5) E nem precisariam traze-los da China,no Brasil já fabricamos esse tipo de veículo......VEJA AQUI - 
Curitiba é a primeira cidade do país a produzir ônibus elétrico
(*) O objetivo do KERS é acumular energia gerada nas frenagens para ser usada quando o veiculo precisa acelerar

Obs.Tem mais um problema,esses ônibus depois que completam o tempo de vida útil não servem mais para serem revendidos para cidades do interior e para outros serviços como fazem atualmente com as latas velhas depois que são desativadas por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito