quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Aeromóvel - Trensurb receberá o segundo veiculo

foto divulgação  - T'Trans
Previsão de chegada à capital é na manhã de segunda-feira, 14.

Trensurb
O A200, segundo veículo da linha da tecnologia Aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, já está sendo transportado até Porto Alegre. Os dois caminhões que carregam as partes do veículo articulado deixaram a unidade da fabricante T’Trans Sistemas de Transportes S.A., em Três Rios (RJ), às 11h57 de hoje (9). Por se tratarem de caminhões extra-longos e extra-largos, eles só podem circular durante o dia e a uma velocidade de até 50 quilômetros por hora. A previsão de chegada à capital gaúcha é na manhã de segunda-feira, 14.
O veículo A200, que tem capacidade para 300 passageiros, peso (quando montado) de 17,56 toneladas e comprimento de 25,1 metros, será içado e montado na via elevada que conecta o metrô ao aeroporto. A montagem da parte externa do veículo, com o encaixe no truque e a instalação da sanfona que conecta as duas caixas que o compõem deve levar cerca de dois dias. Depois, passa-se à fase de montagem dos componentes mecânicos, que deve durar até cinco dias. Só a partir daí é que serão realizados os testes estáticos e, após sua conclusão, as primeiras movimentações do veículo, ainda sem passageiros.
O projeto da primeira linha da tecnologia Aeromóvel em operação comercial no Brasil é totalmente desenvolvido no país e usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em dois minutos. A linha já opera experimentalmente com um veículo com capacidade para 150 passageiros, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Desde o início da circulação experimental, em 10 de agosto, 56.791 pessoas já foram transportadas em 3.074 viagens de Aeromóvel. A operação comercial, durante todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20 – tem previsão de início no mês de novembro. Os dois veículos funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto é orçado em R$ 37,8 milhões.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Fonte - Trensurb   09/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito