domingo, 29 de setembro de 2013

SP terá 13,9 km de faixas exclusivas para ônibus a partir desta segunda

Mobilidade


A instalação faz parte da operação Dá Licença para o Ônibus, feita pela prefeitura

Terra
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo inaugurará nesta segunda-feira, na capital paulista, mais 13,9 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na cidade, em 15 novos pontos. A instalação faz parte da operação Dá Licença para o Ônibus, feita pela prefeitura.
Com a instalação, a malha de faixas exclusivas para ônibus em São Paulo chegará a 204,1 quilômetros, de acordo com a CET. A intenção da prefeitura é chegar ao final de 2013 com 220 quilômetros de faixas exclusivas implantadas.
Centro
Na chamada Rótula do Centro, o eixo composto pela avenida São Luiz, viaduto Nove de Julho, viaduto Jacareí e rua Maria Paula será sinalizado com a prioridade, estendendo assim a exclusividade do transporte coletivo no trecho entre as avenidas Ipiranga e Brigadeiro Luís Antônio.
A nova faixa exclusiva valerá para ambas as pistas das vias, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.
Na avenida Nove de Julho, uma faixa com 1,4 quilômetro de extensão será implantada na segunda-feira. Os coletivos terão prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. A nova faixa se interligará com o corredor da avenida Nove de Julho já existente com a avenida Cidade Jardim.
As novas faixas irão da rua André Fernandes até a Rua Japão, no sentido centro, e da avenida São Gabriel à avenida Cidade Jardim, no sentido bairro.
Na avenida Doutor Arnaldo, a faixa já existente será ganhará mais 400 metros de extensão, entre as ruas Heitor Penteado e Galeno de Almeida. Ela funcionará no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.
Zona sul
No bairro do Ipiranga, uma faixa com 1,4 quilômetro será inaugurada na segunda-feira. O transporte coletivo terá prioridade de segunda a sexta-feira, no sentido centro, e das 6h às 9h nos trechos nas ruas Bom Pastor, entre as ruas Agostinho Gomes Sacomã e Antônio Marcondes; Marcondes, entre a rua Bom Pastor e a avenida Nazaré; e na avenida Nazaré, entre as ruas Antônio Marcondes e Dona Leopoldina.
Uma nova faixa, de 100 metros, também será implementada na rua Doutor João César de Castro, no sentido Terminal Guarapiranga, em toda a extensão da via, do lado esquerdo, de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 8h30 da manhã.
Na Avenida Cásper Líbero, no trecho entre as ruas Mauá e Washington Luís, sentido sul, 300 metros de faixas serão instalados na segunda-feira. O trecho representa um complemento do Eixo Norte/Sul, e a exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.
Zona leste
Uma nova faixa de 3,5 quilômetros também será implantada na segunda-feira, nas avenidas Nagib Farah Maluf e Professor João Batista Conti, em Itaquera. O transporte coletivo terá exclusividade à direita por essas vias de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 17h às 20h sentido bairro, na avenida Nagib Farah Maluf, entre as avenidas João Batista Conti e José Pinheiro Borges; e na avenida Professor João Batista Conti, entre a avenida Sabbado D'Angelo e a rua Ana Maria Sirani.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta segunda-feira (30/09), 4,2 km de faixas exclusivas à direita para o transporte público na Vila Carrão, Zona Leste da cidade. A exclusividade para os coletivos valerá de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas em direção ao Centro e das 17 às 20 horas no sentido Bairro, nas vias descritas no quadro abaixo (vide croqui):
Na Vila Carrão, serão inaugurados 4,2 quilômetros de faixas exclusivas. A exclusividade para os coletivos valerá de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, no sentido bairro.
No bairro de Cidade Tiradentes, faixas serão instaladas nas avenidas Márcio Beck Machado e Sousa Ramos. Os coletivos terão prioridade entre a rua Arroio Triunfo e a avenida dos Metalúrgicos, de segunda a sexta-feira das 17h às 20h, no sentido bairro.
No bairro da Penha, 800 metros de faixas serão inaugurados na rua Guaiaúna. Os ônibus terão prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h.
Fonte - Jornal do Brasil  29/09/2013

COMENTÁRIO PREGOPONTOCOM
Pelo menos custam infinitamente mais baratos e são mais fáceis de serem implantados do que os famigerados corredores de BRT. As faixas exclusivas além de diminuírem os espaços para a circulação do transporte individual  facilitam e agilizam o deslocamento dos ônibus nas cidades cumprindo a sua função de sistema complementar ou  alimentador.Mais VLT que é bom....necas de pitibiriba...rrsss.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito