PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Novo terminal de passageiros no porto de Salvador fica pronto até dezembro

Cidade

TB

As obras de engenharia do novo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Salvador estarão concluídas até dezembro, permitindo a sua utilização já na temporada de verão, pelos turistas que cheguem à Capital. O cronograma das obras, que teve que ser reajustado devido a não entrega de equipamentos, garante o pleno funcionamento do Terminal, antes do início da Copa do Mundo da Fifa, em junho de 2014.
“É uma obra projetada para a Copa do Mundo, mas nós já vamos estar operando parcialmente em dezembro, atendendo ao setor turístico”, garante o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças.
A conclusão das obras de engenharia vai permitir a Codeba dispor do primeiro piso para atender ao embarque e desembarque de passageiros. É uma área de 1 mil metros quadrados, cinco vezes maior que o antigo terminal, o que, na opinião do presidente da empresa, “já vai representar um importante ganho para o turismo receptivo”.
Inicialmente as obras estavam previstas para serem inauguradas no primeiro semestre deste ano, mas problemas com fornecedores dos equipamentos, além das chuvas intensas ocorridas entre junho e agosto, atrasaram o andamento das obras. Agora, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e todos os equipamentos, inclusive as escadas rolantes e os vidros especiais que vão compor as fachadas internas e externas, estão com os cronogramas de envio assegurados.
O pleno funcionamento e inauguração do terminal vão depender ainda da licitação para a escolha do concessionário que ficará responsável pela sua operação. Dentro de 15 dias, a Secretaria de Portos da Presidência da República vai publicar a modelagem do arrendamento, que servirá como diretriz para o processo licitatório.
“Será esse arrendatário que vai dar vida ao terminal, fazendo do terminal um equipamento não apenas para receber os nossos turistas, mas também para atender aos soteropolitanos”, ressaltou José Rebouças.
A expectativa do presidente da Codeba é a de que a modelagem para a licitação estabeleça como padrão de operação que, além do turismo receptivo, o novo terminal contemple atividades culturais, gastronômicas e de lazer. A obra é considerada também como um indutor do processo de revitalização do Bairro do Comércio, que abriga um dos mais representativos patrimônio arquitetônico, histórico e turístico do país.
Fonte - Tribuna da Bahia  26/09/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito