quinta-feira, 26 de setembro de 2013

FORTALEZA moderniza e otimiza sistema de transporte por ônibus

Mobilidade


BRTs vão alterar linhas e paradas de ônibus


Etufor elabora estudo sobre as mudanças; novo sistema ainda exigirá paradas e coletivos diferenciados

Vanessa Madeira
Reporter
Com a implantação dos novos corredores expressos para a circulação de ônibus em Fortaleza, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit), a estrutura de transporte sofrerá diversas alterações nos próximos dois anos, quando os trechos exclusivos passarão a funcionar. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) revelou, ontem, que está elaborando um estudo sobre possíveis alterações de itinerários em algumas linhas que percorrem o mesmo trajeto dos corredores a serem estabelecidos. Além disso, o novo sistema vai exigir ônibus e paradas diferenciados para otimizar o deslocamento.

Faixas preferenciais para ônibus já foram implantadas em Fortaleza na Avenida Bezerra de Menezes e em vias do Centro Foto: Natinho Rodrigues. Segundo Miguel Ferreira, chefe da Divisão de Planejamento do órgão, para que não haja sobreposição de linhas nas avenidas que receberão os BRTs, algumas delas precisarão ser reordenadas ou, se necessário, extintas. "As linhas que já existem irão rodar muito próximo aos corredores, então teremos que modificá-las. A ideia é que elas façam integração nos terminais ou no próprio corredor", explica.
Ferreira afirma que a Etufor ainda não fez o levantamento de quantos nem quais percursos sofrerão mudanças, mas aponta que as alterações já se iniciam com a instalação do BRT Copa, o primeiro dos novos corredores a ficar pronto, previsto para junho de 2014.
Conforme o chefe da divisão de Planejamento, os técnicos do órgão estão analisando os percursos das aproximadamente 11 linhas que trafegam nas proximidades das avenidas Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Paulino Rocha, que terão as faixas exclusivas para ônibus. Segundo ele, cerca de cinco mil usuários do transporte público somente na região deverão ser afetados pelas alterações.
Por conta da grande quantidade de pessoas que utilizarão o sistema em toda a cidade, Ferreira ressalta que a Etufor fará as mudanças aos poucos, com ações de divulgação e orientação. "Se fizermos uma transformação muito brusca, como foi na época da construção dos terminais, a população não tem como ser preparada", destaca.
Mudanças
O BRT exigirá, ainda, modificações nos modelos de veículos e paradas de coletivos. Segundo Ferreira, a Prefeitura está definindo a possibilidade de utilizar nos BRTs ônibus articulados e equipados com piso baixo e duas portas laterais. A necessidade de ambas as saídas se dá devido ao corredor da Av. Alberto Craveiro, que será instalado no canteiro central.
As paradas também serão diferenciadas. A ideia da Etufor é que o pagamento da passagem seja feito no ponto de espera e não dentro do veículo, como acontece hoje. Os locais deverão abrigar aparelhos para validar o Bilhete Único e estruturas para os usuários que precisem repassar o valor em dinheiro. Dessa maneira, a expectativa do órgão é que o embarque de passageiros seja mais rápido.
Conforme o titular da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), Domingos Neto, o início da implantação dos corredores exclusivos depende do estudo e das análises feitas pela Etufor. Ele afirma que as formas de circulação nos corredores, precisam ser mais discutidas, pois algumas propostas, como a do tráfego na Alberto Craveiro por meio do canteiro central, podem não ser a melhor alternativa para conferir velocidade ao trânsito. "Nós estamos discutindo isso, avaliando com os técnicos para que, na Alberto Craveiro, os ônibus também fiquem do lado direito. Porque, senão, teríamos que ter ônibus com portas dos dois lados e, aumentando o número de portas, diminuiria a capacidade de passageiros", diz.
Visita
Na manhã de ontem, representantes do Instituto Internacional de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) estiveram em Fortaleza para visitar os BRTs e discutir, juntamente à Secretaria Extraordinária da Copa (Secopafor), sugestões de melhorias e características relevantes dos corredores exclusivos.
Ulisses Navarro, diretor técnico de transporte público da organização, afirmou que as primeiras impressões sobre o sistema foram boas. Segundo ele, um dos aspectos de maior destaque é o plano de construir ciclovias ao longo das faixas.
No entanto, o diretor técnico afirmou que o ideal seria o tráfego das bicicletas pelo lado direito da pista e não nos canteiros centrais, como prevê o projeto inicial.
Fonte - Diário do Nordeste  26/09/2013

COMENTÁRIO PREGOPONTOCOM
Tudo bem que as FAIXAS EXCLUSIVAS implantadas nas cidades para a circulação de ônibus trazem um benefício significativo não só para a melhor operação do sistema e para a circulação dos mesmos,bem como para os seus usuários,mais não entendemos porque essa fobia de pelo simples fato de se colocar os ônibus em faixas exclusivas possam apelida-los de BRT,pois nesse caso tecnicamente estão muito longe de serem enquadrados como tal.Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

*Um sistema de BRT é operado obrigatoriamente com ônibus articulados é composto por 2 calhas com piso de concreto (uma de ida outra de volta) cada uma com duas faixas ao longo de toda via,uma de tráfego e outra de ultrapassagem permanente.O sistema opera com 3 linhas distintas sendo: Uma paradora (para todos os pontos) -Uma Semi expressa (parando apenas nos pontos com maior carregamento) e Uma Expressa que liga diretamente sem paradas as estações de ponta.O sistema assim operacionalizado tem a capacidade de transportar 18.980 pasgs,h/por sentido podendo chegar no limite máximo de 23.000 pasgs.h-pico/por sentido.


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