PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Apenas um VLT para a Copa

VLT - Transportes sobre Trilhos

RF
foto ilustração - Vlt do Cariri
foto ilustração - VLT de Maceió
Os VLTs, Veículos Leves sobre Trilhos, são uma ótima opção para as cidades com uma demanda alta de passageiros, onde as linhas de ônibus não são suficientes para atender a população. Além de vantagens como menor poluição do ar e menor número de veículo nas ruas, os defensores do modal afirmam que os VLTs transportam mais pessoas com maior rapidez. O presidente da Metrofor, Rômulo Fortes, aprova a adoção dos VLTs ao invés de BRTs, “pra mim BRTs são ônibus que querem virar trens”.
No Brasil existem projetos de VLTs já em operação como o do Cariri, no Ceará, que liga as cidades de Juazeiro do Norte e Crato em uma via de 13,3 quilômetros, e o de Maceió, operado na linha diesel da CBTU. O VLT do Cariri foi o primeiro sistema a entrar em operação e conta com três veículos, com capacidade para 330 passageiros, adquiridos pelo governo do estado por R$ 30 milhões. A via utiliza uma linha que pertencia a Transnordestina. O VLT está em operação desde 2009.

VLT da Baixada Santista
O VLT da Baixada Santista está em obras e ligará o terminal de Barreiros ao porto de Santos, por uma linha de 19,1 quilômetros de extensão. A licitação do VLT foi dividida em dois lotes. O primeiro vai do terminal de Barreiros a estação Conselheiro Nébias, com 9,5 quilômetros e 13 estações, a obra está orçada em R$ 318 milhões. O lote 2 inclui o término da linha até o porto e um ramal até a região do Valongo, com 9,6 quilômetros e 14 estações, a obra está orçada em R$ 250 milhões. Além do valor da obra também se deve incluir custo do material rodante (R$ 209 milhões) e os sistemas (R$ 123 milhões).
As obras do lote 1 já foram iniciadas e o primeiro veículo tem previsão de chegada para junho de 2014. Os veículos terão capacidade para 400 pessoas (56 sentadas, 340 de pé, dois bancos para obesos e dois espaços para cadeirantes).

VLT de Cuiabá
Na região Centro-Oeste existe uma “pressão” maior para o VLT, este tem que ser entregue antes da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá nos meses de junho e julho do ano que vem. Segundo Maurício Guimarães, Secretário Extraordinário da Copa de 2014, é difícil lidar com essa pressão, mas ao mesmo tempo ela faz com que o projeto ande mais rápido. De acordo com o secretário, tudo deve estar pronto para a entre em março de 2014, para que sejam feitos os testes necessários para a operação comercial.
O VLT de Cuiabá é dividido em duas linhas. A linha 1 (Varzea Grande-CPA) ligará o Terminal aeroporto, em Varzea Grande, ao Terminal da CPA 1 em Cuiabá. São 15 quilômetros de via divididos em 22 estações. A Linha 2 (Centro-Coxipó) ligará p centro de Cuiabá até o terminal de Coxipó. São 7,1 quilômetros de linha (mais 2,5 coincidentes com a linha 1) divididos entre 11 estações.
O VLT prevê um sistema com 40 composições de 44 metros cada. Cada uma destas composições comporta até 400 passageiros. O intervalo entre os trens será de 3,9 minutos. O material rodante será elétrico e fornecido pela espanhola CAF. O secretário, Mauricio Guimarães, informa que em dezembro deste ano todos os carros já estarão prontos e serão transportados para o Brasil.
Fonte - Revista Ferroviária  16/09/2013

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