quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Obras do VLT recebem Selo Prata em inventário de emissão de gases de efeito estufa - Cuiabá MT

Olhar Direto
Representantes do Programa e do Ministério do Meio Ambiente vão se reunir no Instituto Sírio-Libanês de
foto ilustração - VLT de Cuiabá
Ensino e Pesquisa, em São Paulo, para apresentação dos resultados das organizações que publicaram seus inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
A Fundação Getúlio Vargas aprovou o documento no ano passado (2012). A empresa que realizou o inventário foi a mato-grossense ECO2 Neutralização, encabeçada pelo gestor ambiental Ewerson Duarte da Costa e pelo engenheiro Bernardo Tabaczenski.
“É um marco no Programa, além de estimular outras empresas a terem essa mesma consciência ambiental”, disse o gestor Ewerson, sobre a obra ser a primeira do país a buscar a certificação no programa.
Serão necessárias 200 mil toneladas de carbono para neutralizar os gases agravadores do efeito estufa gerados pelas obras do VLT. Para tanto, o consórcio responsável adquiriu um estoque de carbono do Projeto Águas do Pantanal, que visa à conservação das 33 primeiras nascentes do rio Cuiabá, localizadas em uma fazenda com ampla área verde no município de Rosário Oeste (a 129 km de Cuiabá).
O gerente de Contrato do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini, enfatiza que “a adesão ao Programa para a neutralização do carbono emitido pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é um dos compromissos do Consórcio VLT com o meio ambiente. Temos a missão de executar as obras desse novo modal com práticas sustentáveis, que visam o bem estar das pessoas sem agredir o ambiente. Além desta ação, temos uma série de outras como a educação ambiental, o resgate arqueológico e o projeto paisagístico ao longo de todo o traçado do VLT, que deixará um legado muito importante para a comunidade”.
“A preocupação com o meio ambiente é um dos compromissos que o Governo de Mato Grosso assumiu desde o início do projeto da Arena Pantanal, que busca a certificação LEED, um atestado de construção verde. Defendemos também a sustentabilidade na construção das demais obras da Copa do Mundo, especialmente do VLT, que terá movido à energia elétrica, uma fonte limpa”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo.
Para sinalizar ações de neutralização a empresa ECO2 Neutralização conta com o selo Pegada Limpa, que já está aplicado aos tapumes, máquinas e carros ligados ao VLT. O processo de neutralização das obras busca a certificação internacional. Para tanto, outros dois inventários serão realizados até o fim das obras. Com informações da Secopa
Fonte - ABIFER   07/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito