sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Campinas formaliza pedido de VLT a Dima em visita a cidade

Transportes sobre trilhos

G1
foto - ilustração
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), aproveitou a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Campinas (SP) para formalizar publicamente o pedido de ajuda do governo federal para o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e para a criação de uma universidade federal na cidade. Embora ela e os ministros da comitiva tenham desviado do assunto nos discursos, o pessebista garante que houve sinalização positiva para as duas solicitações.
Dilma esteve em Campinas nesta quinta-feira (29) para a entrega de unidades habitacionais populares do “Minha Casa, Minha Vida” e também para participar da formatura de mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Universidade
Além do pedido de Donizette enquanto discursava, a Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores também entregou à presidência um manifesto de apoio à criação de uma unidade de ensino superior federal na cidade. No documento, 40 prefeitos e parlamentares da Região Metropolitana de Campinas argumentam que a RMC é a única, entre as 20 maiores regiões metropolitanas do país, que ainda não conta com uma universidade federal.O prefeito de Campinas disse ter mencionado ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que a administração já dispõe, inclusive, de um terreno para a construção da universidade. “Eu disse ao ministro que nós já temos um terreno em vista, que é um terreno que nós poderíamos ter uma junção entre Campinas, Hortolândia e Sumaré”, comentou o pessebista ao final dos eventos.
Donizette não disse como o ministro reagiu diante da proposta, mas lembrou que durante o período eleitoral, quando Mercadante apoiou o petista Marcio Pochmann à candidatura para prefeito de Campinas, ele gravou mensagens para reforçar a proposta em caso de eleição do copartidário.
VLT
Sobre o financiamento do projeto para implantação do "metrô leve" na cidade, o prefeito afirmou que a presidente se comprometeu a colaborar com a elaboração de um projeto para viabilizar o financiamento para a obra. "Ela me disse que o governo federal irá nos ajudar na elaboração do projeto e que ela vai se dedicar à questão de mobilidade urbana nas grandes cidades e que Campinas está incluída nisso".
Durante o único momento do discurso em que Dilma fez menção ao pedido, ela disse que viria a Campinas em outra oportunidade para falar com a população sobre projetos de mobilidade urbana. A expectativa do prefeito é que em breve o governo federal dê uma resposta.
Fonte - Revista Ferroviária  30/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito