sexta-feira, 12 de julho de 2013

Via permanente de Maceió passa por remodelação

CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Regional Maceió, continua com os trabalhos de manutenção da via permanente (trilhos e dormentes) afetados pelas enchentes que atingiram os municípios de Rio Largo e Satuba, a 28 km de da capital Maceió, no ano de 2010. As atividades gerenciadas pela
Foto - ilustração
Coordenação de Acompanhamento e Obras (COACO) foram realizadas sobre os trechos do quilômetro 310 ao quilômetro 322 das respectivas cidades. Em aproximadamente um ano e seis meses, foram finalizados os serviços de substituições de trilhos, troca de dormentes, correção de tração, troca e solda dos trilhos.
O foco das modificações foram traçados para proporcionar mais segurança. É o que assegura o Assistente Técnico Luciano Pena, integrante do setor da COACO. Segundo ele os resultados foram conquistados e as obras de manutenção da via correspondente ao trecho da região de Rio Largo foram concluídas com sucesso. "Conseguimos promover a recuperação e até mesmo a modernização do sistema férreo de um pouco mais de 12 km referente ao eixo Rio Largo/Satuba".
Já a linha férrea pertencente à região de Satuba foi remodelada parcialmente e deve passar por revitalização até o fim de 2013. "Para este ano o objetivo da CBTU Maceió é ampliar ainda mais a adequação da via permanente para que ela atinja, por completo, a cidade de Satuba, que até hoje, sofre com problemas de locomoção da população por meio do transporte ferroviário, devido às enchentes que deterioraram a via férrea da cidade", detalhou Luciano Pena.
Estações revitalizadas
A Coordenação de Acompanhamento de Obras também mantém as operações a todo vapor, inclusive com a manutenção das duas novas estações, a de Lourenço de Albuquerque e Gustavo Paiva, construídas depois das enchentes e disponibilizadas para os usuários desde dezembro de 2012 e durante o período de trabalho, houve a recuperação de uma ponte que interliga os dois municípios (Rio Largo/Satuba).
Fonte - Revista Ferroviária via e-mail em 12/07/2013

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