sexta-feira, 5 de julho de 2013

Salvador registra o pior desempenho em mobilidade na Copa

Mobilidade/Copa

Mobilidade urbana nas cidades-sedes da Copa foram discutidos durante seminário.A avaliação foi realizada pelo Observatório da Mobilidade Urbana e apresentada nesta quinta-feira, 4, no Seminário Nacional NTU 2013 & Transpúblico, em São Paulo.

Atarde
foto - ilustração
O esquema de mobilidade urbana em Salvador durante a Copa das Confederações foi avaliado como "regular" e obteve o pior desempenho entre as capitais que receberam jogos da competição. A avaliação foi realizada pelo Observatório da Mobilidade Urbana e apresentada nesta quinta-feira, 4, no Seminário Nacional NTU 2013 & Transpúblico, em São Paulo.
O diretor técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), André Dantas, afirmou que a operacionalização em rede integrada dos diversos modais e a melhoria da oferta de ônibus são alguns dos desafios para a implantação de um transporte público de qualidade nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014.
Entre os principais problemas detectados em Salvador estão a falta de organização e a não priorização do transporte público. Dantas destacou que não há projetos de grande porte de mobilidade para a capital baiana.
"Há a necessidade de priorizar o transporte público. Ele que vai trazer benefícios a todos. O transporte individual é efêmero", ressaltou.
A gestão de obras, o sistema de informação ao usuário, a acessibilidade e o conflito entre os modos de transporte foram destacados como tópicos com potencial para melhorias. Salvador foi avaliada no dia 30 de junho, quando sediou o jogo entre Uruguai e Itália.
As outras capitais foram mais bem avaliadas: Brasília e Recife tiveram desempenho "satisfatório", enquanto o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza alcançaram a classificação de "bom", mas ainda precisam facilitar o transporte dos torcedores aos estádios.
Sobre a avaliação de Salvador a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) emitiu uma nota em que o Superintendente do orgão, Fabrízzio Muller, rebate a avaliação do Observatório da Mobilidade Urbana, leia o documento na integra:
"Sobre o desempenho de Salvador durante a Copa das Confederações, divulgada no Seminário Nacional NTU 2013 & Transpúblico, em São Paulo. "Todos sabem que Salvador não estava preparada para receber a Copa das Confederações, porque não foram feitas nas gestões passadas investimentos em infraestrutura e mobilidade. Mas, mesmo assim, o Comitê Organizador Local (COL) e a própria Fifa elogiaram bastante o nosso desempenho, inclusive nessa área", salientou.
Fabrizzio afirmou que, nos dias de jogos na Arena Fonte Nova, após o término das partidas, toda a operação de saída do estádio durou no máximo uma hora. Inclusive durante o confronto entre Brasil e Itália, com o maior público nos jogos da cidade. "Fizemos um trabalho de operação de trânsito e transporte que foi bastante positivo e elogiado por todos que foram ao estádio e pela organização da Copa. Não tivemos problemas que outras cidades que receberam partidas tiveram E vamos melhorar muito na Copa do Mundo de 2014", frisou."
Fonte - A Tarde 05/07/2013

COMENTÁRIO Pregopontocom
Não basta apenas operacionalizar o sistema em rede integrada (o que não deixa de ser um grande avanço) e melhorar a oferta de ônibus,é preciso que se apresse o funcionamento do sistema metroviário,a modernização e uma melhor operacionalização dos trens do subúrbio com integração física e tarifária,que se faça uma grande mudança no sistema de transportes atual  com a requalificação do mesmo, restruturação das linhas existentes, extinguindo algumas criando outras,fazer funcionar e fiscalizar as faixas exclusivas para os ônibus,reordenação de pontos e terminais.Implantação de sistemas de VLT na B.dos Sapateiros e Cidade Alta retirando de circulação os automóveis e ônibus no período entre as 07:00hs e 21:00hs, implantação de sistemas de transportes de circulação interna nos grandes bairros ( sistemas cicloviários,calçadas,micro ônibus) além de dota-los de infraestrutura própria e serviços básicos  que não obrigue aos seu moradores a fazer grande deslocamentos a procura dos mesmos.- Se todos sabiam que Salvador não estava preparada para receber a Copa das Confederações,nada fizeram porque não quiseram,falta de atitude,empenho,de vontade e muita "politicagem" .Vejam o exemplo do metrô,até hoje ainda se "arrasta" na CMS esperando a boa vontade dos Srs. Vereadores para colocarem de lado as suas vaidades os interesses pessoais e políticos e aprovarem  definitivamente a transferência do Metrô/CTS para o Gov. de Estado para que em fim possa ser licitado.Esse Srs. precisam entender que trabalham para o povo e para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito