terça-feira, 9 de julho de 2013

MP irá investigar Sérgio Cabral por "voo da alegria"

Cláudia Freitas
Jornal do Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai investigar o governador do Rio, Sérgio Cabral, que utilizou o helicóptero oficial para viagens particulares com família e amigos, de acordo com denúncia publicada na Revista Veja. O MP aceitou o pedido de apuração do caso encaminhado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Marcelo Freixo (PSOL), que se reuniu nesta segunda-feira (8) com os deputados Paulo Ramos (PDT), Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e uma equipe de advogados da Casa para estudar medidas jurídicas imediatas. Os parlamentares querem conter atos abusivos praticados pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
Freixo considerou um “descaso com o bem público” o fato de Cabral utilizar o helicóptero oficial para viagens particulares com a família e amigos. As denúncias dos deputados foram encaminhadas para a Procuradoria da República, por crime de peculato e ao Ministério Público Estadual, que vai apurar se o governador praticou crime por improbidade administrativa. Na Alerj, os deputados apresentaram a acusação de crime por responsabilidade e anunciaram para agosto a coleta de assinaturas de outros deputados para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá apurar o governo Cabral.
Cabral se irrita e diz que não faz 'estripulia' com helicóptero


As denúncias que dão detalhes sobre as viagens de Sérgio Cabral a bordo da aeronave do governo foram publicadas na revista Veja desta semana, que teve como fonte um dos pilotos responsáveis pelo chamado “voo da alegria”. Segundo a reportagem, o governo gasta mensalmente R$ 312 mil para manter o helicóptero, que é usado por Cabral para cumprir a sua agenda oficial e para passear com a família nos fins de semana. A compra da aeronave, um Augusta New Grand AW 109, foi solicitada pelo governador e executada em 2011, por R$ 12 milhões. Cabral conheceu esse modelo viajando em um idêntico, de propriedade do empresário Eike Batista.Modelo Augusta AW109 Grande New
Segundo o piloto, não identificado na reportagem da Veja, durante a semana Cabral usa o helicóptero no trajeto de sua casa para o Palácio das Laranjeiras, num trecho de apenas 10Km e o voo tem duração de três minutos. Nos fins de semana, o governador costuma manter uma rotina: nas sextas o helicóptero oficial leva a primeira dama, Adriana Ancelmo, os dois filhos do casal, duas babás, o Juquinha [cachorro de estimação] e amigos para sua mansão localizada em Mangaratiba, litoral do Rio de Janeiro; a aeronave retorna ao heliporto do governo; no sábado, leva o governador para Mangaratiba; no domingo, são duas as viagens no Augusta, a primeira é exclusiva para a família e a segunda, retorna ao Rio com as empregadas, conhecido pelos pilotos como “voo das babás”. Tem ainda as viagens das comitivas de apoio para assuntos pessoais: cabeleireiras, médicos, pranchas de surfe, amigos dos filhos.
Fonte - Jornal do Brasil  08/07/2013
Veja matéria completa AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito