sexta-feira, 19 de julho de 2013

Estações do metrô de Fortaleza

foto ilustração - tribunadoceará
O metrô de Fortaleza atinge estágio decisivo com a inauguração ontem das duas últimas estações do perímetro central da cidade: José de Alencar e Chico da Silva. A solenidade foi presidida pela presidente da República, em curta visita a Fortaleza para diversos atos públicos no âmbito do governo estadual.
Quinze anos foram necessários para funcionar a primeira linha do trem metropolitano, a Centro-Sul, ocupando o espaço de antiga via férrea. O transporte de passageiros, por metrô, tem sido a melhor solução encontrada pelos maiores centros urbanos do mundo para fazer o deslocamento de passageiros por conta de inúmeras vantagens.
Viabilizam esse modal o custo baixo operacional, o tempo gasto em cada percurso, a exclusividade do uso das linhas ferroviárias e a economia de escala proporcionada pelo maior número de passageiros transportados a um só tempo.
Os trens da Linha Sul continuarão a fazer seus percursos, em caráter experimental, até a instalação dos sistemas eletrônicos e de sinalização. Só então a companhia dará inicio à exploração comercial. O tempo disponibilizado aos passageiros para as adaptações ao novo tipo de transporte público já começou a apresentar resultados externado na larga aceitação da clientela.
A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos se concentrará nos dois novos projetos de ampliação das linhas urbana e interurbana. A primeira, em fase de licitação, interligará a estação Chico da Silva, na Praça Castro Carreira, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no Bairro Edson Queiroz. Com todo seu percurso subterrâneo, ela transitará ainda pela Aldeota, Papicu e Cocó.
No futuro, suas linhas se estenderão pelas áreas em processo de transformação urbana nas diversas áreas da Zona Sul até alcançar Messejana. O segundo projeto contemplará a Linha Oeste, ligando Fortaleza a Caucaia, já em exploração. Seus equipamentos serão modernizados para permitir a extensão dos trens até o complexo industrial e portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Desses três empreendimentos prioritários a União participa financeiramente. Nos investimentos realizados para construir a rota Fortaleza-Pacatuba, um percurso de 24,1 quilômetros, o governo federal foi decisivo no equacionamento de R$ 1,5 bilhão consumido pela obra. Na Linha Leste, há compromisso formal de liberação de R$ 1 bilhão, dentro do plano federal de inversões financeiras em transporte de massa.
O mesmo apoio foi assegurado aos recursos suplementares, em fase de negociações, para garantir a extensão do metrô até o litoral do Pecém. O desenvolvimento acelerado daquela zona portuária comporta esse modal de transporte. Para tanto, o sistema de trens circulando entre Fortaleza e Caucaia necessita ser expandido e atualizado.
A presidente da República atendeu a outro compromisso oficial quando, à tarde, testemunhou o resultado de um programa de qualificação de recursos humanos. No Centro de Eventos do Ceará, conheceu as dimensões do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, quando foram diplomados 2.500 jovens. Lançado em 2011, seu objetivo é expandir a oferta para 42 mil vagas, interiorizar e democratizar os cursos técnicos profissionalizantes.
Com popularidade em queda, a presidente cumpre sua agenda, mesmo enfrentando insatisfações populares. Ontem, em Fortaleza, os médicos e os índios aproveitaram sua presença para manifestar protesto e reivindicações.
Fonte - Diário do Nordeste  19/07/2013 

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