quinta-feira, 4 de julho de 2013

Escoceses desenvolvem aeronave-comboio - (Transporte de Trens)


Reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência é um dos desafios que o setor dos transportes enfrenta atualmente. Tendo em conta esta premissa, um grupo de estudantes escoceses desenvolveu uma aeronave híbrida que funciona em paralelo com trens e que permite otimizar o tempo despendido nas viagens.
Apesar de o conceito ser inovador, não é a primeira vez que um meio de transporte com estas características é apresentado. Um modelo semelhante denominado Clip-Air foi desenvolvido pela Universidade de Lausanne, na Suíça.
No entanto, o projeto agora apresentado pelos jovens escoceses difere do Clip-Air, uma vez que funciona remotamente.
Graças a um mecanismo magnético, o “Horizon Mass Transit System” tem capacidade para acolher os passageiros que viajam nos trens, facilitando o transporte. Para reduzir o impacto ambiental, a estrutura será totalmente eléctrica, adianta o Inhabitat.
Os trens são inicialmente integrados na aeronave, impedindo o contato deste último com o solo. Quando os trens começam a circular pelos trilhos, a aeronave ganha força e o impulso necessário para levantar voo.
É a partir do contato do trem com a aeronave é que esta recarrega as suas baterias. A transferência de energia permite que o sistema seja recarregado com os dois meios de transporte em movimento.
Para além do recurso à tecnologia, os estudantes também pensaram na comodidade e conforto dos passageiros. Por isso, o avião é equipado com uma sala de convívio e uma grande janela por onde é possível apreciar a paisagem durante a viagem.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do conceito.



Fonte - Menos um carro 04/07/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito