sábado, 13 de julho de 2013

Edward Snowden vai pedir asilo político à Rússia

Ex-agente americano fala em Moscou à mídia e a entidades de direitos humanos


A mídia internacional presente à coletiva de Edward Snowden em Sheremetyevo
O ex-agente da CIA Edward Snowden declarou nesta sexta-feira, 12, durante seu encontro com representantes de direitos humanos no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, que voltará a pedir asilo político na Rússia. A notícia foi revelada em sua mensagem pessoal publicada pelo site WikiLeaks horas após a reunião.

Há poucos dias, Snowden chegou a anunciar que gostaria de ficar na Rússia, mas voltou atrás quando o Presidente Vladimir Putin impôs a condição de que para isso o ex-agente teria que parar de prejudicar os Estados Unidos com novas ações e informações.
Na reunião desta sexta-feira, no entanto, Snowden disse ter repensado a proposta de Putin e anunciou que irá, sim, acatar as condições impostas a ele para receber asilo político na Rússia.
Citando informações passadas pela defensora dos direitos humanos russa Marina Lokshina, presente na reunião desta sexta-feira, a jornalista Ellen Barry, do jornal New York Times, revelou que o ex-agente só aceitou as condições impostas pela Rússia devido à impossibilidade de deixar o país. Segundo a publicação, Snowden disse desejar apenas o bem aos Estados Unidos e prometeu não realizar ou planejar quaisquer novas ações que causem prejuízo ao país.
Ao ser indagado se a decisão de permanecer na Rússia seria uma escolha séria, Snowden respondeu que por ora ele não dispõe de outras opções, já que a Rússia é hoje o seu atual e real paradeiro. Durante a reunião com defensores dos direitos humanos, ele disse que deixar a Rússia para viajar à América Latina lhe parece uma tarefa difícil e arriscada, e a prova disso é o recente incidente ocorrido com o avião do presidente da Bolívia, Evo Morales.
Durante a entrevista à imprensa e a conversa com os representantes dos direitos humanos, filmagens de todo tipo estavam proibidas. No entanto, o jornal britânico The Guardian publicou uma foto de Snowden ao lado da representante do WikiLeaks, Sarah Harrison, e da defensora dos diretos russa, Marina Lokshina.
Para convocar a reunião desta sexta-feira o site WikiLeaks publicou a seguinte mensagem aberta de Snowden à comunidade internacional de direitos humanos:
“Tive a grande sorte de contar com o apoio de países valorosos que concordaram em me prestar seu asilo político. Agradeço a esses países e espero visitá-los no futuro para agradecer pessoalmente o seu povo e a seus líderes. Eles ganharam o respeito do mundo ao defender os seus princípios e não temer a intimidação. Convido as organizações de direitos humanos e outras pessoas respeitáveis a se juntar a mim no dia 12 de julho, às 17 horas, no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, para uma rápida declaração e discussão dos meus futuros passos nesta situação em que me encontro. Agradeço pela cooperação e apoio. Atenciosamente, Edward Snowden.”
Fonte  -  Diário da Russia 12/07/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito