quinta-feira, 18 de julho de 2013

Dez composições do VLT de Cuiabá já estão prontas

Cenário MT
As dez primeiras composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande serão despachadas da Espanha para o Brasil entre os dias 6 e 7 do próximo mês. Foi o que informou o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, ao garantir que estas unidades já estão finalizadas, testadas e prontas para serem embarcadas.
foto - ilustração
Maurício Guimarães afirmou, nesta terça-feira (16), que irá pessoalmente a Zaragoza (Espanha), assinar a autorização de despacho da primeira dezena de trens fabricados e estocados pela empresa CAF. O secretário faz questão de ressaltar que a fabricação “está dentro do cronograma e que as primeiras unidades ainda não foram entregues por questão racional e econômica, já que o embarque de duas em duas unidades geraria mais despesas com transporte”.
“Após o procedimento de despacho, que deve acontecer até o dia 7 de agosto na Espanha, esses trens devem ser transportados em navio de carga para o Brasil. Depois de um trâmite de 60 dias, já deverão estar em solo mato-grossense”, disse Guimarães, prevendo que, ainda na primeira quinzena de outubro, as composições serão apresentadas à população da capital.
A empresa espanhola CAF tem o compromisso de entregar um total de 40 trens para rodar em dois ramais em Cuiabá e Várzea Grande – linhas CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro – a partir de março (fase de testes). As composições ficarão estacionadas no Centro de Controle de Operação em uma área de 9 hectares, integrada ao Terminal de Integração André Maggi, nas proximidades do Aeroporto Marechal Rondon. O local já começou a ser preparado e deve estar pronto para receber os vagões até outubro.
O secretário Maurício Guimarães destacou que mais 25 novos trens estão sendo fabricados e os testes vêm sendo acompanhados pelo engenheiro da Secopa, André Luis Gomes Bento, responsável pela aprovação.
Trilhos - 
Os trilhos que servirão o VLT cuiabano também seguem na fase de fabricação. Boa parte dos 120 quilômetros de trilhos já estão prontos na cidade de Balice, a 11 quilômetros a oeste da Cracóvia, na Polônia. Ao contrário dos vagões que serão despachados em pelo menos quatro remessas, os trilhos serão embarcados em uma única viagem após testes e certificação. O engenheiro Luis Felipe Coimbra, da Secopa é o responsável pelo acompanhamento da fabricação desse material.
Fonte - Revista Ferroviária 17/07/2013

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