segunda-feira, 1 de julho de 2013

A fotônica nas ferrovias, trens e metrô do Brasil

Fotônica Século 21

Fotônica é a ciência que trata da manipulação da luz, mais precisamente dos fótons, é uma ciência nova que teve seu inicio com as teoria de Max Planck e Albert Einstein, e o desenvolvimento industrial a partir do surgimento do Laser e da Fibra Óptica. Está em andamento uma Revolução Industrial Fotônica, surgida em prosseguimento ao desenvolvimento dos microprocessadores e microcomputador eletrônico com a introdução da fibra óptica na comunicação entre computadores na rede global de informática a internet.

AEAMESP - Promove de 10 a 13 de setembro de 2013 a 19ª semana Metro ferroviária


A Associação do Engenheiro e Arquitetos do Metrô de São Paulo – AEAMESP , promoveu em sua sede no dia 05 de junho 2013 um Debate Tecnológico com a palestra sobre a Utilização de Fibra Ótica (FO) no sistema CBTC – Communications Based Train Control - Controle de Trens Baseado em Comunicação ao longo da via permanente (anel Ótico) e no material rodante, apresentada por Louis Eric e Said Hessari representantes da empresa Multinacional Suiça Huber+Suhner com instalações no Brasil, empresa que se fundiram em 1969 e foram fundadas em 1864 e 1883.
A Huber+Suhner é uma empresa com 131 e 149 anos respectivamente de tradição em pesquisa e inovação no Estado da Arte e da fronteira tecnológica da modernidade e mais uma vez se coloca a frente ao desenvolver para o setor ferroviário a ultima palavra em inovação, com a introdução de fibra óptica para transmissão de dados via laser através de opto acopladores para a comunicação e acoplamento dos computadores eletrônicos e sistema de comunicação de controle dos trens e para atendimento dos passageiros usuários dos trens na utilização de celulares 4G, Tablets , SmartPhones e computadores pessoais.


Trem da CAF Brasil da CBTU Metrô Recife com equipamentos fotônico

A excelente palestra dos representantes da Hubner + Suhner, Louis Eric e Said Hessari na AEAMESP demonstra que as ferrovias e metrôs brasileiro estão entrando na modernidade do sistema ferroviário a medida que o Metrô de Recife da CBTU está recebendo os novos trens da CAF construído e montado em Hortolândia – região de Campinas já instalado com equipamento com tecnologia de cabos óptico especifico para operação ferroviária e o Metrô de São Paulo esta implantado o seu sistema CBTC – Communications Based Train Control - Controle de Trens Baseado em Comunicação nas linhas 1, 2 e 3 com um sistema de anel em fibra óptica para interligar e realizar as interface com o sistema de radio frequência com a finalidade de reduzir o intervalo entre os trens melhorando a segurança na operação dos trens do metrô de São Paulo.
A Fotônica pouco conhecida e já presente na vida dos brasileiros, e recém implantada nos novos trens e metrô do Brasil, vai aos poucos se firmando no setor ferroviário; cabendo a nós brasileiros estarmos participando e desenvolvendo soluções e aplicações da tecnologia Fotônica.
Fonte - Blog Fotônica Século 21 30/06/2013

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