quinta-feira, 20 de junho de 2013

PM usa bombas e tiros para conter manifestantes em Salvador

Da Redação
Com informações de Teo Henrique e Lucas Cunha
A Tarde
BBMP | Facebook
Repressão da PM na Joana Angélica

A Polícia Militar (PM-BA) usou bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta para conter a manifestação de integrantes do Movimento Passe Livre nesta quinta-feira, 20, em Salvador. O grupo saiu da praça do Campo Grande com destino a Arena Fonte Nova, local do jogo entre Uruguai e Nigéria, pela Copa das Confederações.
O primeiro confronto aconteceu em frente ao Colégio Central, no bairro de Nazaré. A confusão teria iniciado quando um grupo de protestantes tentou furar uma barreira montada pelos policiais próximo ao colégio. Para fugir do confronto com os PMs, muitos manifestantes recuaram e outros saíram correndo.
Na Praça João Mangabeira, no Vale dos barris, que dá acesso à estação da Lapa, Vasco da Gama, Avenida Centenário e Dique do Tororó, também houve confronto entre manifestantes e a polícia. Houve muita correria e alguns protestantes chegaram a passar mal por conta dos efeitos das bombas.
Na Avenida Joana Angélica, o cenário foi de guerra. Manifestantes atearam fogo em pedaços de madeira e atiraram pedras e pedaços de vidros nos policiais, que faziam uma barreira na rua. Os agentes ameaçaram avançar sobre os manifestantes e atiraram balas de borracha, no entanto os protestantes não recuaram.
Dique -
Na região do Dique do Tororó, nas imediações da Arena Fonte Nova, segundo manifestantes, três barreiras foram montadas pela polícia, e também houve embate.
"As duas primeiras barreiras são da PM, e a terceira da tropa de choque. A galera tava na barreira da PM conversado com os agentes. Os manifestantes queriam passar pela barreira, mas os policiais não deixaram", afirmou o estudante universitário Daniel Frediani.
"Depois, a cavalaria chegou pelo lado da Avenida Centenário, e a tropa de choque jogou cinco ou seis bombas de gás. Nesse momento começou a correria", relatou o estudante.

Manifestantes enfrentam a PM baiana nas ruas do Centro
Na entrada da estação da Lapa, manifestantes colocaram fogo em um contêiner de lixo e chegaram bem próximo de uma barreira montada pelos policiais no local, que impede o acesso ao Dique. Os agentes também usaram bombas de gás para tentar dispersar os protestantes.

Polícia Militar
Em nota enviada à imprensa, a Polícia Militar da Bahia informou que "a utilização de granadas fumígenas com agente químico CS (gás lacrimogêneo), por integrantes da Corporação, atendeu a necessidade de garantir a proteção das pessoas e do patrimônio público e privado".
Ainda de acordo com a PM, as ações desenvolvidas estão em consonância com os padrões técnicos e legais do uso progressivo da força.
Fonte - A Tarde 20/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito