quinta-feira, 20 de junho de 2013

ONU solicita ajuda do Brasil contra crise Síria

Negociador das Nações Unidas vai propor que País seja mediador em encontro sobre conflito na Síria


Oslo. O enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Lakdar Brahimi, vai sugerir a participação do Brasil nas negociações sobre a Síria que devem ocorrer em breve em Genebra. A promessa foi feita durante encontro com o chanceler Antonio Patriota em Oslo, na Noruega, ontem.
FOTO: REUTERS

O formato da conferência que será proposto por Brahimi é uma primeira reunião com vários participantes - entre eles, o Brasil- e uma segunda com membros do governo e da oposição sírios.
Brahimi vai apresentar o nome do Brasil como possível mediador durante a reunião preparatória que terá com os governos americano e russo em Genebra na próxima semana. A sugestão também será apresentada ao secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
"Ele (Brahimi)agradeceu muito a disposição do Brasil em ajudar. Ele acha que há um papel para o Brasil, e vai propor isso no ambiente de preparação da conferência", disse o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, durante entrevista.
Diálogo - 
A conferência, que vem sendo chamada de "Genebra 2", é uma iniciativa dos EUA e da Rússia e pretende retomar as discussões para a solução do conflito sírio iniciadas em Genebra em junho de 2012.
O formato da conferência que será proposto pro Brahimi é uma primeira reunião com vários participantes -entre eles, o Brasil- e uma segunda com membros do governo e da oposição sírios.
Até agora, especula-se que participem do encontro em Genebra -que ainda não tem data definida- os membros do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, Reino Unido, França e China) e alguns países da região.
A grande indefinição ainda é a participação do Irã, um dos únicos aliados do regime de Bashar al Assad. Segundo Brahimi, os europeus já teriam aceito a entrada de Teerã nas negociações -mas os EUA resistem.
Apesar de não ter visto muita "novidade" sobre o tema no comunicado divulgado pelo G8 nesta semana, na Irlanda do Norte, Brahimi disse a Patriota estar "otimista" sobre as conversas entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler russo, Sergey Lavrov.
Refugiados - 
Com a escalada da violência, o número de sírios refugiados no Brasil disparou desde março de 2011, início da guerra civil no país. Há atualmente 202 refugiados sírios no Brasil, sendo que 189 indivíduos chegaram ao país em virtude do conflito.
Somente entre abril e maio deste ano, houve um aumento de 46% no número de refúgios sírios reconhecidos pelo governo. Há ainda 50 solicitações pendentes. Os dados foram divulgados ontem pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça
"Entre os pedidos de sírios, todos foram aprovados pelo governo brasileiro", afirma João Guilherme Granja, diretor do departamento de estrangeiro do Ministério da Justiça.
Fonte - Diário do Nordeste  20/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito