quarta-feira, 19 de junho de 2013

Congestionamento em Salvador vai piorar até 50% nos jogos da Copa

A MapLink (http://www.maplink.com.br), empresa que fornece informações de trânsito de alto nível, e a INRIX (www.inrix. com), líder em fornecimento de informação de trânsito e serviços para motoristas em todo o mundo, uniram suas forças para lançar uma previsão de trânsito antes do início da Copa das Confederações da FIFA.
Foto - ilustração
O resultado da pesquisa conduzida pelas duas empresas indica picos de congestionamento muito mais cedo que o normal, com um deslocamento médio durando 50% mais, antes de partidas durante a semana, que começam às 16h. Para jogos nos finais de semana, o deslocamento médio será 15% maior. Além disso, a pesquisa mostra que o tráfego deve levar até quatro horas para voltar ao normal após o fim dos jogos.
“O trânsito nas cidades-sede da Copa das Confederações já é ruim, entretanto, a FIFA e o governo brasileiro usaram uma estratégia inteligente, ao começar as partidas às 16h, quando as pessoas ainda estão no trabalho.” diz Frederico Hohagen, fundador e diretor de vendas da MapLink.
“Em nossa experiência analisando o tráfego para grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de Londres, nunca vimos dados mostrando tempos de deslocamento dobrando em algumas regiões, como estamos vendo próximo à Copa das Confederações”, diz Jamie Holter, analista de Tráfego da INRIX.
A Copa das Confederações é considerada como uma espécie de teste para o Brasil que se prepara para sediar a Copa do Mundo da FIFA, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016. A Copa das Confederações inclui 12 jogos, entre 15 e 30 de junho, em seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte.

Previsão de viagem
Enquanto os atrasos devido ao trânsito variam de acordo com as cidades e os acessos aos estádios, o estudo apontou quatro variáveis que afetam os níveis de congestionamento em todas as cidades sede durante a Copa das Confederações: localização do estádio, dia da partida, horário da partida e países que jogam. Veja dicas para motoristas:
• Motoristas podem esperar níveis de trânsito, que normalmente são vistos em dias úteis, em finais de semana, até duas horas antes dos jogos que começam às 16h e até três horas após o fim das partidas. Deslocamentos terão duração 15% maiores comparados com finais de semana comuns.
• O tráfego durante a semana tem pico 45 minutos antes de um jogo às 16h e se mantém 50% mais pesado que o tráfego de um dia de semana típico.
• Para as partidas, que acontecem durante a semana, às 19h, motoristas devem planejar atrasos 20% maiores que uma noite de um dia normal.
• Depois das partidas, motoristas podem esperar congestionamentos de 10 a 15% mais pesados, o que corresponde a até três horas após o término dos jogos, devido às comemorações dos torcedores e o deslocamento lento nos arredores do estádio.
• Motoristas que queiram evitar todo o engarrafamento, devem evitar as imediações dos estádios, pelo menos, 90 minutos antes e até três horas depois das partidas.

Previsão de deslocamento em Salvador
A Arena Fonte Nova tem capacidade para 56.000 pessoas e sediará jogos dos dias 20 e 22 de junho, às 16h. O tráfego será significativamente maior porque existe apenas uma via de entrada e saída da cidade.
Na quinta-feira, 20 de junho, a partida entre Nigéria e Uruguai deve dobrar o tempo de deslocamento para motoristas (100% mais que o normal). No sábado, 22 de junho, para a partida entre Itália e Brasil, motoristas podem esperar que o deslocamento, antes com duração de meia hora, aumente para mais de 45 minutos.
“Dados os engarrafamentos mundialmente conhecidos, torcedores vão aos estádios, para assistir aos jogos da Copa das Confederações, ou a bares, para evitar os congestionamentos causados pelas partidas. Dessa forma, motoristas devem se armar com as melhores informações que puderem, para não pegar horários de pico”, diz Holter.
Para acompanhar o congestionamento das cidades, baixe o aplicativo gratuito da MapLink naApp Store e na Google Play.
Fonte - Tribuna da Bahia  19/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito