sábado, 15 de junho de 2013

BILHETE ÚNICO começa a ser usado com tranquilidade em Fortaleza

Bilhete Único não gerou dúvidas no primeiro dia
Para passageiros, praticidade e integração são pontos positivos; muitos ainda não fizeram cadastro

Lívia Lopes
Repórter
Foi tranquilo o primeiro dia dos usuários que utilizaram o Bilhete Único em Fortaleza. Como o sistema foi inaugurado em uma manhã de sábado e a demanda nos coletivos não é tão intensa como na semana, os passageiros e cobradores não enfrentaram grandes dificuldades para manusear o dispositivo. Algumas pessoas relataram dúvidas iniciais, o que não foi suficiente para atrapalhar o processo.
foto - Kid Júnior
Tanto quem possui carteira de estudante como cartão de vale transporte pode inserir créditos do novo sistema. Ontem várias pessoas ainda procuravam unidades de atendimento para realizar o cadastro.
O serviço permite que os passageiros percorram qualquer direção pagando apenas uma tarifa, durante duas horas por dia. A marisqueira Valdiana Costa aprovou e contou a experiência de utilizar o cartão. "Peguei um ônibus perto de casa e vim para o Terminal do Papicu resolver algumas coisas por perto", disse. No local, ela aproveitou para recarregar o cartão e assegurar o crédito para o resto da semana. "Foi tubo bem tranquilo".
O fato de portar um cartão ao invés de dinheiro é um dos pontos positivos que o pintor Sebastião Tavares destaca. "Fiz meu cartão logo no começo e confesso que fiquei em dúvida sobre o funcionamento, mas hoje vi que deu certo", avaliou. Enquanto uns destacam a agilidade e praticidade, outros apontam a integração como o principal ponto positivo. É o caso de Rubem Sá, eletricista, que precisa pegar três ônibus por dia.
Como a empresa em que ele trabalha paga somente uma de suas três passagens diárias, o serviço de integração veio em boa hora. "Já testei, aprovei e vi que vai funcionar mesmo. Será útil porque vou economizar em passagens diariamente, o que vai fazer diferença no fim do mês", explicou o eletricista.
Atividade - 
Segundo o cobrador de ônibus Matson Tavares, o primeiro dia com o Bilhete Único em atividade foi tranquilo. Ele disse que alguns passageiros tiveram dúvidas simples como, por exemplo, o funcionamento da integração. "Alguns estavam desconfiados se o serviço iria mesmo funcionar a partir de hoje, mas ficaram tranquilos, logo após passar a catraca", disse.
Apesar de mais de 175 mil pessoas já terem aderido ao cartão, boa parte dos passageiros entrevistados ainda estavam sem o Bilhete Único. José Ramos é um deles. O estudante de física revelou que ainda não teve tempo de juntar os documentos e se dirigir a um ponto de cadastro, mas que pretende fazer isso em breve. "Só o fato de ter integração faz valer a pena, vou tentar fazer isso o mais breve", ressaltou.
Os passageiros que ainda não fizeram o cadastro no programa podem fazê-lo a qualquer momento. A meta da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) é cadastrar mais 25 mil usuários, totalizando 200 mil pessoas. Os interessados em participar do programa podem procurar os postos de atendimento com os documentos de identidade, CPF e comprovante de endereço em mãos.
SAIBA MAIS - 
O cadastro no Bilhete Único pode ser feito em shoppings centers e terminais de Fortaleza. A lista de locais disponíveis para cadastro pode ser acessada no site da Prefeitura: www.fortaleza.ce.gov.br.
Caso o usuário tenha dúvidas sobre o funcionamento do sistema, pode ligar gratuitamente para o telefone 156 e receber informações da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura.
A confecção e entrega do Bilhete Único será realizada em um prazo de dez dias após a solicitação e será entregue no local onde foi realizado o cadastro. Já para os estudantes, a entrega será feita exclusivamente na sede da Etufor.
Fonte - Diário do Nordeste 15/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito