domingo, 16 de junho de 2013

Banco Mundial: Emergentes são os que apresentam maior crescimento

Desde 2008, Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) são os países que alavancam a economia mundial

Os países emergentes, incluindo os que integram o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), continuam sendo as locomotivas da economia mundial. Este é o teor do mais recente informe do Banco Mundial, intitulado “Perspectivas Econômicas Globais, um Estudo Analítico sobre o Comportamento Econômico Internacional”.
Os analistas do Banco Mundial constataram que as economias dos países do grupo BRICS “se tornaram adultas” e estão se aproximando do que chamam de momento da verdade. Os técnicos do Banco entendem que, ao atingir esta etapa, os países BRICS deixarão de ser considerados emergentes, pois estarão automaticamente inseridos na categoria de “nações desenvolvidas”.
Em relação à Rússia, os analistas do Banco Mundial apontam que o seu ritmo de crescimento econômico será bem mais elevado do que o de outros países. E, se as perspectivas da Rússia são boas para 2013, as que focam 2014 e 2015 são melhores ainda. Pelas previsões do Banco Mundial, nos próximos dois anos, o Produto Interno Bruto russo vai crescer de forma ainda mais rápida. E a previsão de crescimento econômico acelerado do PIB foi estendida pelos analistas do Banco Mundial para os demais países do grupo BRICS.
Os técnicos do Banco sustentam que desde 2008 Brasil, Rússia, Índia e China são os países que alavancam a economia mundial. Enquanto isso, os países mais desenvolvidos como Estados Unidos, Japão e alguns integrantes da União Europeia não têm apresentado bons resultados. Os países desenvolvidos só vão recuperar a plenitude do crescimento econômico quando se decidirem a buscar novos estímulos, investindo mais ativamente em infraestrutura. O modelo atual estaria esgotado e, por isso, países do BRICS como Rússia, Índia e China se prevalecem deste quadro para implementar as suas exportações.
Outra receita que os técnicos do Banco Mundial recomendam em especial para os países do grupo BRICS é o estímulo ao fortalecimento da demanda interna mediante a conjugação de três fatores: elevação dos índices de produtividade, aumento dos salários e nivelação dos rendimentos no ambiente profissional.
Fonte -  Diário da Russia 16/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito