sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tecnologia de ponta - ônibus movidos a Hidrogênio

Veículos limpos - Hidrogênio

O caminho para um tráfego urbano menos poluente no Brasil pode estar mais curto graças a projetos pioneiros brasileiros de transporte coletivo e individual limpos, sem emitir poluição nem barulho.
Ministério de Minas e Energia -Veículos limpos não poluem e nem fazem barulho

O Laboratório de Hidrogênio da Universidade de Campinas (Unicamp) começou a desenvolver na década de 1990 o primeiro carro nacional elétrico movido a hidrogênio, que emite apenas água do escapamento.
Criado três anos antes, só em 2009 entrou em operação no Estado de São Paulo o ônibus movido a tração elétrica híbrida (célula de combustível a hidrogênio e baterias). Esse projeto foi financiado pelo Ministério de Minas e Energia, Finep e a GEF (Global Environment Facility)/Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Os ônibus paulistas conseguem rodar 300 km com hidrogênio sem reabastecer e, se for preciso, podem andar mais 40 km utilizando apenas bateria. A fumaça lançada pelo ônibus comum (a diesel) é rica em gases poluentes. Nesse processo limpo , a célula de combustível transforma energia química em energia elétrica sem haver combustão, portanto, sem poluição. Atualmente, no Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara (SP), um dos quatro ônibus “verdes” já circula e transporta passageiros em período integral.
Em 2010, foi a vez de o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentar o primeiro ônibus movido a hidrogênio totalmente com tecnologia brasileira. Esses ônibus estarão disponíveis para o público até a Copa do Mundo de 2014, no Rio.
Atualmente, mais de 20 empresas desenvolvem, fabricam ou comercializam veículos elétricos no País.
O preço dos carros elétricos é maior do que os movidos a gasolina e/ou etanol, principalmente pelo alto custo de fabricação das baterias. Os outros inconvenientes são ocupar muito espaço dentro veículo, a baixa autonomia (exige reabastecimento após andar cerca de 200 km) e a falta de uma ampla rede de abastecimento de eletricidade.
O Brasil conta com diversos incentivos para que os consumidores utilizem veículos elétricos que, assim como os movidos a hidrogênio, são silenciosos e não poluem. Os proprietários de veículos elétricos são isentos de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em sete Estados: Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Em outros três (Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo) há desconto do imposto. E na capital paulista, os elétricos não estão sujeitos ao rodízio de veículos.
Fontes:
Associação Brasileira do Veículo Elétrico
Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio
Laboratório de Hidrogênio da Unicamp
Fonte - brasil.gov.br 

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