sexta-feira, 10 de maio de 2013

SERGIPE - Governo aumenta em mais de 130% as matrículas para Educação inclusiva




Nos últimos seis anos, o número de matrícula quase triplicou, saltando de 824 discentes para 1.924. Somente na adaptação e reforma de unidades de ensino, foram investidos R$ 52 milhões em 75 escolas
[Foto: Marco Vieira]
Número de matrícula quase triplicou, saltando de 824 discentes para 1.924
Ana Dulce Melo, repórter da ASN
No dia 21 de abril, Danilo Silva Serrano, aluno do Colégio Estadual Dom Luciano, participou de uma corrida de 9,5 Km. Acompanhado de um professor de educação física da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Danilo encontrou no esporte um caminho para vencer as limitações impostas por sua deficiência visual. Integrante do time de atletas da Seed, ele cursa o 9° ano do ensino médio visando o vestibular de Educação Física.
“Eu me sinto igual a todos. Por que o deficiente tem que ser o coitadinho? Sou atleta há sete anos e quero ser professor de educação física. Sempre gostei de esporte. Jogo futsal e nas Paraolimpíadas represento Sergipe no para-atletismo. Na edição passada, ganhei três medalhas de ouro e em 2012 fui campeão também nos Jogos da Primavera. Meu sonho é entrar na Seleção Brasileira de Atletismo para Deficientes Visuais e fazer parte da delegação que vai representar o Brasil nas próximas Paraolimpíadas”, disse o aluno.
Assim como Danilo, outros 1.925 alunos da rede estadual de ensino constroem diariamente o processo de inclusão educacional nas 378 escolas de Sergipe. Através da frequência em turmas regulares, intérpretes e salas de recursos especiais, o Governo do Estado tem conseguido aumentar o número de matrículas de alunos com deficiência na Rede. Nos últimos seis anos (2006 a 2012), o número de matrícula quase triplicou, saltando de 824 discentes para 1.924. Somente na adaptação e reforma de unidades de ensino, foram investidos R$ 52 milhões em 75 escolas.
A política de Educação Inclusiva do Governo do Estado segue as premissas do Governo Federal. Conforme Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o número de alunos incluídos na educação infantil, ensinos fundamental e médio, educação profissional de jovens e adultos (EJA) aumentou 15,3%, de 2010 a 2011. Comparativamente, as escolas especiais registraram diminuição de 11,2% no número de alunos. A maioria desses estudantes encontra-se em escolas públicas: quase 80% do total de matrículas da educação especial estavam nestes colégios em 2011, segundo informações do Inep 2011. Os quase 20% restantes estão em instituições particulares de ensino.
Hoje, a educação especial no país tem 752.305 matrículas, somando os estudantes em escolas regulares e especiais. O Inep considera como alunos especiais as crianças e jovens com deficiências físicas, mentais, intelectuais e aqueles que apresentam superdotação e altas habilidades. O crescimento do número de alunos com deficiência em salas regulares é uma tendência. O ano de 2008 foi o primeiro em que o total de matrículas de crianças com deficiência em salas regulares superou o de salas especiais.
Veja a matéria  COMPLETA AQUI
Fonte - ASN ( Agência Sergipe de notícias) 10/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito