sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cheia: Manaus se prepara para enfrentar subida do nível dos rios

Serviço Geológico do Brasil prevê que pico da enchente ocorra em 15 de junho, na capital do Amazonas. Órgãos públicos traçam plano de ação.

Cheia do rio Negro, em julho de 2012, alagou vias do Centro de Manaus como a Avenida Eduardo Ribeiro. Foto: Diego Oliveira/ Portal Amazônia
Redação - jornalismo@portalamazonia.com

MANAUS - O Gabinete de Gestão Integrada Municipal realizou, nesta quinta-feira (16), a sexta reunião com representantes de órgão públicos ligados diretamente ao atendimento da população em período de cheia dos rios, como a Defesa Civil. O encontro serviu para comparar as informações de cada órgão, verificar o impacto da elevação do nível do rio Negro e discutir quais medidas serão adotadas.
Nesta quinta-feira, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou que o rio Negro vai atingir 29,46 metros de cota máxima em 2013. Hoje, o nível do rio estava em 28,75 metros – abaixo dos 29,78 metros vistos no mesmo dia do ano passado. Apesar da aparente redução do rio em comparação com 2012, as autoridades públicas estão em alerta sobre os possíveis danos que uma enchente de grande proporçãos pode causar à cidade.
Em Manaus, a subida das águas atingiu cinco bairros: Glória, Educandos, Presidente Vargas, Raiz e São Geraldo. Nestes locais, a Defesa Civil do Município construiu 640 metros de pontes. A previsão é erguer mais 2.241 metros de passagens suspensas de madeira.
A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) também está trabalhando com ações de prevenção e retirou 2,9 mil toneladas de lixo de igarapés urbanos da capital. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atua em atividades práticas de orientação à população sobre como evitar contato com a água para não contrair doenças.
Enchente - 
Foto: Alex Pazuello/Agecom/Arquivo

O Serviço Geológico do Brasil prevê que pico da enchente, em Manaus, ocorra em 15 de junho – com nível do rio variando entre 28,76 metros e 29,46 metros. A estimativa é baseada em cotações do rio Negro de anos anteriores. “A partir de 29 metros, a gente já considera a enchente como de grande magnitude”,  diantou ao portalamazonia.com o gerente de hidrologia do CPRM, Daniel Oliveira, quando o órgão divulgou o segundo alerta de cheia, em 2 de maio deste ano. O órgão informou que há 75% de chance do rio Negro chegar ao nível máximo em junho e 18% de probabilidade disto ocorrer em julho. Para maio, a estatística é de apenas 6%.
Veja mais - AQUI
Fonte - portalamazonia  16/05/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito