sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bilhete Único reduz tempo de viagens em até 50%, garante Etufor - Fortaleza

Na simulação feita com o uso do benefício, passageiro economizou 25 minutos

Redação
Foto -  Fabiane de Paula
Os fortalezenses irão economizar até 50% no tempo gasto de ônibus em algumas opções de deslocamentos na Capital utilizando o Bilhete Único, que tem início no próximo dia 15 de junho. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizou uma simulaçãoprática para comprovar essa economia de tempo.
A simulação foi feita com passageiro saindo da Av. Beira Mar e chegando na Arena Castelão.
Com esse benefício, o usuário do transporte coletivo, em até 2 horas, pagando uma única passagem, poderá utilizar quantos ônibus quiser para realizar seu trajeto, sem a necessidade de passar por um terminal. A simulação, feita no último dia 14 com o intuito de mostrar que será possível anular a obrigatoriedade do passageiro passar pelo terminal, teve como ponto de partida a Av. Beira Mar, próximo ao Ideal Clube, e como ponto de chegada a Arena Castelão.
No exemplo, o horário foi o de pico da manhã, saindo às 6h22 da Av. Beira Mar e seguindo em direção ao terminal do Papicu. Nesse primeiro trecho o passageiro levou 17 minutos. Com um tempo de espera de três minutos até a chegada da linha que segue no sentido da Arena Castelão, mais 37 minutos gastos entre o terminal e a Arena, o usuário gastou 57 minutos total no deslocamento.
Tempo gasto foi de apenas 32 minutos
Com a opção do Bilhete Único, saindo do mesmo ponto da Av. Beira Mar, às 6h21, seguindo para a Praça Coração de Jesus, no Centro, o passageiro levou 10 minutos. Pegando a primeira linha que passaria pela a Arena Castelão, o usuário gastou apenas um minuto no tempo de espera entre um ônibus e outro. Realizando a integração com o outro ônibus e seguindo até a Arena Castelão, o tempo gasto no segundo percurso foi de 21 minutos. Ou seja, o tempo total foi de 32 minutos, e uma economia de 25 minutos em relação ao atual período de tempo gasto.
Fazendo o mesmo percurso, tendo a liberdade de pegar qualquer linha e quantos ônibus quiser, em qualquer ponto de parada, o passageiro teria uma economia de 25 minutos no percurso entre a Av. Beira Mar e a Arena Castelão.
Paradas serão sinalizadas
Para facilitar o deslocamento em qualquer ponto, a Prefeitura de Fortaleza irá sinalizar todas as paradas da cidade com a relação das linhas que passam por cada ponto. A Prefeitura pretende iniciar esse trabalho pelas áreas com maior demanda de transporte coletivo na cidade e tem o objetivo de concluir toda a sinalização até o início do funcionamento do Bilhete Único, segundo informações da assessoria de comunicação da Etufor.
A simulação foi realizada através do sistema de geomonitoramento do transporte público, que acompanha em tempo real a movimentação dos coletivos, sendo possível ver o horário em que o veículo passou por determinada parada e o tempo que ele levou para se deslocar até o destino desejado, levando em consideração um destino que obrigatoriamente passe por um terminal.
Fonte - Diário do Nordeste  16/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito