quinta-feira, 2 de maio de 2013

AUTORIZADAS OBRAS DE PASSARELAS NA VIA EXPRESSA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS


Foto: Manu Dias/GOVBA

Assinatura de ordem de serviço para construção de passarelas na Via Expressa

Foi assinada, nesta quinta-feira (2), pelo governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, César Borges, a ordem de serviço para construção de quatro passarelas na Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, em solenidade na Avenida Heitor Dias, em Salvador, que contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e do prefeito ACM Neto. As intervenções vão facilitar o acesso em pontos estratégicos da Via Expressa. Serão construídas duas passarelas na avenida Heitor Dias, uma na Barros Reis e outra na Estrada da Rainha.
As obras garantem mobilidade e segurança para os pedestres, como destaca o frentista Luiz Araújo. “Essa passarela vai ser muito útil porque o fluxo de pedestres que atravessa estas avenidas é muito grande e os carros que passam a noite nem sempre respeitam o semáforo e a faixa de pedestres. Para nós que atravessamos as vias todos os dias as passarelas vão garantir muito mais segurança”.
De acordo com o governador Jaques Wagner, a Via Expressa é uma obra estruturante de grande relevância para Salvador. “Considero, depois da Avenida Paralela, a Via Expressa como a maior intervenção urbana de Salvador e faz parte do nosso projeto de mobilidade urbana para a capital. E hoje assinamos a ordem destas quatro passarelas que vão garantir o deslocamento e dar mais mobilidade aos pedestres de forma segura em áreas que necessitam desta interconexão de um lado e do outro da Via Expressa”.
Com investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, todas as estruturas contarão com elevadores hidráulicos para uso dos portadores de necessidades especiais. Serão oito elevadores com capacidade para transportar de 8 a 10 pessoas. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o prazo de execução é de seis meses.
“Esta é a primeira ordem de serviço que estou dando aqui na Bahia que contribui para a população que precisa desta mobilidade. Quero parabenizar o governador e todos os que estão envolvidos na construção da Via Expressa, uma obra como há muito tempo não se vê. Além de facilitar o escoamento de cargas, resolveu problemas crônicos como a rótula do abacaxi e projeta o crescimento do município para as próximas décadas. A via permitirá que a Bahia dê este salto”, disse o ministro dos Transportes, César Borges.
Com mais de quatro quilômetros de extensão, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos vai ligar a BR-324 ao porto da capital. Já com as primeiras etapas concluídas, os viadutos e corredores exclusivos para veículos de carga solucionaram os congestionamentos na região da rótula do abacaxi. De acordo com o governador, a conclusão das obras está prevista para agosto deste ano. “Em agosto devemos terminar os dois túneis localizados no final da Estrada da Rainha, que darão acesso à área portuária. Esse trabalho todo vai se integrar à Ponte Salvador-Itaparica e quem vier da BR-242 pela ponte vai sair no Retiro sem complicações”.
Fonte -  Secom Ba. 02/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito