segunda-feira, 1 de abril de 2013

Toque feminino no Metrô DF


Gaúcha de Cachoeira do Sul, Ivelise Maria Longhi Pereira da Silva é a primeira mulher a atuar como presidente de um sistema metroferroviário no Brasil. Ivelise está à frente do metrô do Distrito Federal. Aos 57 anos, a dirigente está há quase um ano no cargo que passou a ocupar em maio de 2012. “Eu não sabia que eu era a primeira mulher à frente de um metrô. É muito legal saber disso, mostra o quanto estamos conquistando”, comemora a presidente do Metrô DF.
Entre os projetos desenvolvidos em sua gestão, está o andamento dos projetos básico e executivo da expansão do Metrô de Brasília, que terá mais 7,5 km de via e construção de cinco novas estações. Serão duas novas estações e mais 2,5 km de via em Ceilândia; duas novas estações e 4 km de via em Samambaia e a primeira estação da Asa Norte, localizada nas proximidades do Setor Comercial Norte (SCN), com 1 km de via até a altura do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A previsão de conclusão desse projeto é maio de 2013, quando poderá ser realizada a licitação para as obras que devem ser iniciadas até o fim de 2013, com previsão conclusão em 24 meses.
Casada e mãe de três filhos, a executiva passou parte da infância no Rio Grande do Sul, chegou a capital federal aos oito anos. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB), ela é especialista em desenho urbano e fez um curso de planejamento urbano em Nagoya, no Japão, no United Nations Centre for Regional Development (UNCRD).
Ivelise tornou-se servidora pública concursada em 1981. Foi secretária adjunta e secretária de obras do Distrito Federal (DF), onde implantou o Instituto de Planejamento Territorial e Urbano. Por seu trabalho, foi nomeada secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação e depois passou a ser deputada distrital até 2006. Em 2010, Ivelise Longhi tornou vice-governadora do DF. O então governador José Roberto Arruda foi cassado após desdobramentos da Operação Caixa de Pandora, e seu vice, Paulo Octávio, renunciou ao cargo. Rogério Rosso foi eleito como governador até o fim do mandato vigente (31 de dezembro) e Ivelise vice.
No início de 2011, foi nomeada diretora-presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), onde permaneceu até Maio de 2012, quando foi eleita diretora-presidente do Metrô-DF.
Fonte - Revista Ferroviária  2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito