domingo, 14 de abril de 2013

Mobilidade: Transporte urbano eficiente em megacidades

O transporte pessoal muda as cidades brasileiras. Soluções de mobilidade em geral, sistemas de gerenciamento de trânsito e a expansão das redes de metrôs prometem ajudar a solucionar o congestionamento das ruas e a qualidade decrescente de vida nas áreas centrais das cidades.

Metrô de SP
Mobilidade urbana: O sistema de metrô de São Paulo transporta quatro milhões de passageiros diariamente.
Muitas megacidades da América Latina já alcançaram o desenvolvimento sustentável com sistemas amplos de transporte urbano e com soluções de mobilidade inteligente. No entanto, esses sistemas não tiveram muito sucesso ao enfrentar o desafio mais importante de diminuir o uso do automóvel. Esse esforço é necessário para transformar a cultura extremamente arraigada na região de uso de transporte individual. As considerações de custo tiveram influência nas redes públicas de transporte da região. Um exemplo notável é o de Curitiba – uma cidade verde e um modelo mundial em transporte sustentável: Ela lançou seus primeiros sistemas de trânsito rápido de ônibus, e agora a maioria das cidades já tem ou está criando sistemas assim.
Mas os ônibus simplesmente não são suficientes para atender à necessidade crescente de mobilidade nas metrópoles brasileiras. Ainda que utilizem faixas exclusivas, os ônibus ainda são muito mais lentos que o transporte sobre trilhos. Outro problema é que a sua capacidade é muito baixa para atender a uma população em crescimento – e eles aumentam as emissões de poluentes dentro da cidade. Os primeiros passos para melhorar essa situação já foram tomados: em São Paulo, por exemplo, alguns ônibus foram convertidos para funcionamento com etanol, ao passo que outros são veículos híbridos movidos a eletricidade com o uso de linhas suspensas.
O metrô como uma solução
São Paulo está dando um passo além. Apesar de os ônibus ainda serem o principal meio de transporte nessa megacidade, transportando oito milhões de pessoas todos os dias, o metrô tem um papel fundamental no transporte de quatro milhões de passageiros por dia, dos quais 500 mil usam a linha 4-amarela. Essa linha é a extensão mais recente e mais inovadora da rede metroviária de São Paulo. Com quase 13 km de extensão, a linha 4-amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. A Siemens teve uma participação fundamental no processo de mobilidade, fornecendo acionadores e tecnologias de controle, um sistema de gestão de energia e as comunicações de toda a linha, circulação de ar e infraestrutura de segurança. A Siemens também está ajudando a modernizar a rede de metrô já existente em São Paulo para melhorar a mobilidade urbana.
A megacidade do Rio de Janeiro também está investindo em metrôs. Agora a população pode ir da lendária praia de Ipanema de modo conveniente pelos trens urbanos em vez de ônibus quentes e sufocantes. Uma extensão da linha 1 foi concluída em dezembro de 2009. As estações são até mesmo equipadas com bicicletários monitorados por vídeo. A Siemens forneceu componentes de mobilidade importantes para a nova seção, inclusive a iluminação, sistema de vigilância, fornecimento de energia de emergência, sala de comando e infraestrutura de comunicações.
Linha 4 Amarela SP
A linha 4 - amarela é a única linha de metrô sem maquinista da América do Sul. Essa linha transporta 500.000 passageiros por dia.
Gestão de trânsito para a megacidade
O volume de trânsito nas ruas continua a aumentar a um ritmo mais rápido que a capacidade da malha viária, e os congestionamentos causam problemas de mobilidade cada vez maiores nas megacidades. A implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano pode trazer muitos benefícios e contribuir para um desenvolvimento sustentável. O sistema de controle de tecnologia avançada da Siemens, o PC SCOOT, que está gerenciando os fluxos de trânsito em grandes partes de São Paulo, está facilitando o trabalho das autoridades locais. O respectivo software, que também é da Siemens, está ajudando a garantir que as 450 interseções atualmente controladas pelo PC SCOOT continuem a ser gerenciadas com eficiência no futuro.
Visão para mobilidade elétrica
A mobilidade elétrica terá um papel cada vez mais importante nos conceitos de trânsito com eficiência energética para o desenvolvimento sustentável de megacidades e pode ser combinada com a smart grid. Os carros elétricos e veículos híbridos oferecem uma forma de mobilidade que preserva recursos e não prejudica o ambiente, especialmente no que se refere ao transporte privado.
Fonte - www.siemens.com.br

3 comentários:

  1. Ainda não conheci a linha amarela, mas realmente, segundo me falam, trata-se de uma linha bem modernizada com estações e dispositivos inteligentes etc...Eu não entendo como que aqui se quer um simples metrô, com tecnologia não tão avançada, é essa agonia toda para ser implantado. Aliás, salvador, podia muito bem já ter um sistema de teleféricos, implantado na encosta de cidade, ligando o campo grande ao bairro do Santo Antônio, além de um metrô que já estaria há muito tempo funcionando.

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    1. Realmente a linha 04 amarela do metrô de SP é uma das mais modernas do mundo.Na Europa conheci apenas duas similares uma em Lyon na França que foi uma das primeiras a ser implantadas nesse genro e a de Torino na Itália.Tive a oportunidade de conhecer e andar na linha 4 logo após a sua inauguração quando somente 3 estações estavam funcionando,recentemente voltando a SP fui visitar e usar as diversas linhas do metrô incluindo a linha amarela já com varias estações em operação e fiquei surpreso com o crescente numero de usuários desse sistema,é realmente impressionante.Apurei que linhas de ônibus existentes no setor que passou a ser atendido pela linha 4 forma desativadas.Além dessa alta tecnologia usada nessa linha,que é a unica sob regime de concessão,as linhas administradas pelo Gov. de SP praticamente também operam automaticamente,apesar de ainda trafegarem com maquinistas a bordo que exercem um papel mais de supervisão, podendo interferir diretamente no comando das composições sempre que necessário em situações de risco( um ultimo incidente com duas composições por uma falha em uma das placas do sistema automático de controle de velocidade os efeitos foram reduzidos ao mínimo graças a essa prerrogativa).Alem disso esta sendo testado na linha 2 verde e em breve entrara em funcionamento um novo sistema de controle operacional o CBTC, um dos mais modernos e eficientes do mundo,um sofisticado sistema de controle via radio, substituindo o antigo ATC .Esse novo sistema reduzira o " headway " (intervalos entre os trens) em até 81 segundos ( atualmente é de 1,30 minutos) o que possibilitará um substancial aumento do numero de viagens nos horários com maior carga aumentando consequentemente o numero de passageiros transportados.

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    2. Transportes Verticais e Teleféricos - A melhoria e a modernização dos equipamentos de transportes verticais atualmente existentes ( Elevador Lacerda e Planos Inclinados ) a recuperação do elevador do Taboão,( um monumento histórico) a criação de novos sistemas em outros locais necessários,a implantação de sistemas de Teleféricos,aproveitando-se a topografia da cidade composta de cumes e vales,a exemplo de bairros situados as margens da Av. Bonoco,da Av. Vasco da Gama e entre o Bairro de Nazaré e o Centro Histórico encurtariam distâncias entre os locais interligados e aliviariam consideravelmente a carga do fluxo de passageiros nos transportes por via terrestre.Também o uso de passarelas seria recomendável em distâncias mais curtas facilitando os deslocamentos a pé entre bairros. - Ver mais em - MOBILIDADE URBANA Soluções viáveis em Salvador - http://pregopontocom.blogspot.com.br/p/mobilidade-urbana-solucoes-viaveis-em.html -

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