quarta-feira, 17 de abril de 2013

Linha 4-Amarela instala sistema inédito de localização

Via Quatro
Os usuários da estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do metrô contam, a partir deste mês, com uma ferramenta inédita de localização de rotas e endereços. O sistema ODIN - Olhar Digital Informações - possibilita ao usuário obter orientação sobre deslocamentos dentro do sistema de transporte metropolitano da cidade e em toda a Grande São Paulo.
A primeira rede de informações com tecnologia digital e interativa, desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, está operando em caráter experimental na estação Faria Lima. De acordo com as previsões do Grupo, as demais estações da Linha 4-Amarela devem receber os equipamentos até o final deste ano.
O objetivo é colocar à disposição do cliente tecnologia que o ajude a decidir seu roteiro de viagem ao longo do sistema metroferroviário e também fora dele. “A grande novidade é a interatividade. A nova ferramenta é revolucionária, pois é a única capaz de particularizar a dúvida do usuário, com orientação precisa para seus deslocamentos”, explica Donato Ponzio, responsável pela área comercial da Via Quatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela.
Por meio de grandes monitores instalados em totem digital com telas sensíveis ao toque, o usuário escolhe a estação de destino e o sistema traça a rota mais curta, informando o número de transferências na rede metroferroviária e o tempo estimado do percurso.
A ferramenta também oferece possibilidade de localização de endereços na Grande São Paulo. O passageiro digita o destino e o mecanismo mostra o endereço escolhido, com todas as sugestões de trajeto. Se, por exemplo, o usuário quiser chegar a Santo André, a um órgão público ou a um estabelecimento comercial, o sistema vai indicar o caminho. A partir dessas informações, os usuários podem escolher o meio de deslocamento mais adequado - metrô, ônibus ou a pé.
Como todos os mapas dos arredores das estações foram digitalizados, é possível arrastá-los em qualquer direção e ampliá-los para melhor visualização do destino escolhido. Em todas as buscas, também é possível visualizar o local procurado por meio de imagens das ruas e avenidas.
O banco de dados é atualizado permanentemente por meio da internet, usando uma linguagem baseada em protocolos abertos e softwares livres. Por enquanto, a consulta pode ser feita em português e inglês, mas está prevista a inclusão de outras opções de idiomas na pesquisa.
O ODIN é resultado de um projeto que levou quase três anos para ser concluído. Toda a tecnologia foi desenvolvida pelo Grupo Olhar Digital, bem como todos os componentes que formam os totens foram adaptados para o uso do público da Linha 4-Amarela.
Fonte - ABIFER  16/04/2013

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