domingo, 10 de março de 2013

CORREDORES PROGRESSIVOS...O que é isso???...

Mobilidade
Foto - Pregopontocom
A mais nova solução encontrada pelos "gênios" para resolver os problemas do caos no transporte público de Salvador chama-se "CORREDORES PROGRESSIVOS",antes era o BRT,agora "esfregaram a lâmpada" e apareceu o seu mais novo filhote, uma "solução  luminosa" e mais comoda.Mais para quem?????....E a integração física e tarifária do transporte com tarifa única por hora, ninguém fala?...ha um grande temor e uma enorme repulsa a essa prerrogativa,principalmente por parte dos operadores do transporte na cidade.Nenhum sistema de transporte público funciona com eficiência e agilidade sem o uso dessa medida.Para que servirão então esses tais "corredores progressivos" ???...Os corredores de transportes "pregressivos" irão beneficiar muito mais os  donos de ônibus com a redução dos seus custos operacionais por que com certeza reduzirão também o numero de ônibus da frota em operação nesses corredores e isso é uma consequência natural quando os ônibus dispõem de uma faixa restrita para a circulação com horários regulados.Mais para que o sistema funcione de maneira eficiente não basta apenas se desenhar uma faixa branca no chão separando os ônibus do restante do tráfico nas vias de circulação (eliminando-se ciclovias),é preciso que haja um bom planejamento e um rigorosa fiscalização com horários rígidos a serem cumpridos independente da variação do fluxo de passageiros durante todos os horários do dia.A redução do custo operacional do sistema de transporte publico de Salvador e a melhoria geral do serviço devem começar com um planejamento e a reestruturação de todo o sistema atual,criando-se novas linhas,eliminando-se algumas existentes,promovendo-se modificações nos seus trajetos redesenhando os itinerários,eliminando-se a "predatória" sobreposição de linhas,(ostensivamente utilizada pelas próprias empresas de ônibus) eliminando  as linhas "turísticas"(linhas desnecessariamente extensas)encurtando o trajeto das mesmas,fazendo o remanejamento dos pontos de ônibus com alternância de linhas em cada um deles (ai entra a integração física e tarifária)diminuindo a excessiva quantidade de linhas utilizando o mesmo ponto (existem pontos de ônibus na cidade que chegam a atender 60 linhas em média) e o grande numero de ônibus que param ao mesmo tempo em baias e pontos que acolhem apenas 02 veículos por vez causando travamentos constantes no trânsito nesses locais.Ledo engano achar que simplesmente os tais "corredores progressivos" ( mais um achado) irão resolver os problemas do transporte de Salvador sem que haja ainda em funcionamento um sistema estruturante de massa pujante sobre trilhos e sem atacar os seus problemas estruturais mais importantes,como a reestruturação de todo o sistema atual,incluindo a modernização da frota (modernização não é só comprar ônibus novos) com a implantação progressiva de ônibus com piso baixo,equipados com suspensão a ar,cambio eletrônico automático,portas largas requisitos esses que além de oferecerem mais conforto aos usuários,irão tornar a jornada de trabalho dos rodoviários menos desgastante e mais amena,além da melhoria considerável na questão da acessibilidade.A retirada dos currais ( uma imoralidade) que constituem um desrespeito a cidadania e uma afronta aos usuários dos ônibus,sem duvida irá contribuir para a diminuição do tempo de parada dos ônibus nos pontos,um dos fatores que também influenciam negativamente no aumento do tempo gasto em todo o trajeto pelos ônibus.Maquiagem apenas esconde um problema por um curto período,depois de cessado o seu efeito a verdade lamentavelmente vira a tona.
Pregopontocom
Atualizado em 10/03/2013 as 12:15hs

7 comentários:

  1. Eu, sinceramente, fiquei surpreso quando vi esse "projeto" ser anunciado,assim tão rápido, com a atual gestão mal começando e, com a justificativa que seria para atender a demanda na copa das confederações. Achei um absurdo e, como foi citado acima, algo sem planejamento, apenas para atender as exigencias das empresas de ônibus. A verdade é que temos um prefeito de mente curta que encherga a coisa a curto prazo, anquanto que o governador tem uma visão lá no futuro. Se o Wagner não batesse pé firme, esse metrô da paralela não sairia do papel nunca, pois,alguns políticos(maus politicos) da esfera municipal, inclusive o ex-prefeito, juntamente com o SETPS, brigavam ostensivamente para a implantação desse sistema, o qual seria copiado o modelo de Bogotá. Então isso mostra a visão no futuro que tem o governador.
    Mas, voltando ao corredor, todo sabemos que isso, dada a pressa que foi lançado, não existiu um projeto elaborado, estudado e, inclusive discutido com a sociedade, a exemplo da arbitrariedade usada para punir e apreender os veículos que estacionavam ao longo das ruas na Vasco da Gama, como se ali, não existem seres humanos trabalhando para sustentar suas familias. Ainda bem recuaram.
    Não sou contra os corredores, mas com foi citado, deveria haver toda uma reforma estruturante para se implantar um sistema de integração, com um sistema inteligente, menos atrasado e mais humano, para que venha atender a população local e não copa de confederações.

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  2. Vão inventando novos nomes, mas, no final das contas, tudo fica como está.

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  3. Pois é...e nos a 3 anos martelando e brigando pela melhoria como um todo da mobilidade em Salvador e RMS,empunhando firme a bandeira da nossa luta diária na defesa do transporte de passageiros sobre trilhos...tomara que em breve prevaleça o ditado....água mole em pedra dura........

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    1. É. Notei que a sua luta é mais inglória do que a nossa... Em São Paulo as pessoas não querem mais ouvir falar em solução sobre pneus. Apenas os políticos, e sem distinção de cor partidária. Os paulistanos estão de saco cheio de pneus, embora não tenham ainda embarcado na ideia do VLT. Pensam apenas em metrô. Chegam lá, chegam lá... Abraço

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    2. O dia que a nossa população sentir o gostinho de andar pela 1ª vez em um Trem Metrô,ai começaremos o caminho da mudança.Quem provar do mel vai querer se lambuzar.......

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    3. Ah, vão. Pode ter certeza disso.

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  4. Comentário que foi removido para editar:
    Caro Prego. Em pleno acordo no que se refere à pouca ou nenhuma racionalidade na implantação desses tais "corredores progressivos", uma infeliz repetição do que a antiga SET tentou implantar anos atrás. Claro que um sistema desses funcionaria em qualquer lugar onde o próprio povo colaborasse, mas todos nós sabemos que apenas uma faixa, mesmo lhe sendo aplicados tachões divisórios de metro em metro, não serão respeitadas. Ora, se as lombadas eletrônicas, semáforos no vermelho e outras sinalizações não são levadas a sério por grande parte dos motoristas, imagine se essa idéia vai vingar. É claro que o custo será, neste caso, difícil de calcular, pois se no sistema anterior apenas a pintura de faixas contínuas e placas indicando a preferência para ônibus foram colocadas, agora haverá uma série de "sensores eletrônicos" para fiscalizar já que não há agentes suficientes disponíveis por 24 horas nesse exercício. E a estrutura? Uma central com algumas dezenas de monitores ligados, e operadores, e instalações, e aspones nomeados, etc., etc., para o funcionamento! Se prefeito fosse exoneraria, sem dó nem piedade, o infeliz que sugeriu isso.
    Já canaletas, ou como queira meu caro Prego, as calhas exclusivas para ônibus, com o escalonamento de paradas objetivando eliminar o irracional aglomerado de usuários em uma ou duas apenas, seria uma solução mais barata, possível nas mesmas vias onde se pensa esses "corredores". Calhas são obras de curtíssimo prazo, custo infinitamente inferior, cuja base poderia servir mais tarde para um sistema sobre trilhos, mas isso pode ser tema para outro momento.

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