sábado, 16 de fevereiro de 2013

QUEM ESTÁ TRAVANDO O METRÔ DE SALVADOR???...


Quando dissemos aqui em postagens anteriores que "Salvador é uma cidade que anda para trás" e que  "Salvador tem uma caveira de burro" enterrada não estávamos exagerando.Será uma conspiração ou será má vontade mesmo???? o que leva a essa eterna lenga lenga que sempre retarda o inicio definitivo das obras do nosso sistema metroviário metropolitano.Será que os pneus ainda estão cantando??????será que os BRTeiros de plantão ainda não desistiram da ideia de arruinar de uma vez por todas a nossa cidade???? Ao que se sabe da parte do governo do Estado e da prefeitura de Lauro de Freitas tudo já está pronto e resolvido,apenas a prefeitura de Salvador é que nem ata nem desata.O atual Prefeito,ávido por uns caraminguás do governo para o seu carnaval, disse que após mesmo (o carnaval) assinaria o termo de transferência da CTS juntamente com o tramo já existente do Metrô para o Governo do Estado para que então se desse inicio ao processo de licitação das obras do sistema, com a conclusão da Linha 01 (Lapa/Pirajá), a construção da linha 2 ( SSA/L.de Freitas), e a escolha do  futuro operador de todo o sistema, mais  ao que parece existe uma uma " pedra " no meio do caminho, UMA AUDITORIA. na CTS ( Veja aqui)   contratada pelo governo do estado para fazer uma  varredura administradora, financeira e contábil na empresa municipal e determinar o seu valor de mercado para que então possa assumi-la definitivamente. Ora,mais será que existe algum receio por parte do atual prefeito por supostas  mazelas do seu antecessor que possam vir a tona???.. se existirem devem ser apuradas,e se identificadas que se puna exemplarmente os culpados,e dai qual é o problema????..ou será um suposto ensaio de panos quentes?????...Enquanto isso a novela do Metrô se arrasta e a sua construção vai se protelando de maneira tal que chega a se ter a impressão de ser algo supostamente proposital  com intenções duvidosas.Mais a quem na verdade interessa toda essa demora??? toda esse atraso???quem sairá lucrando com isso???? o povo e a cidade?!!! certamente estes não serão.... SALVADOR QUER O METRÔ E JÁ....
Pregopontocom 16/02/2013

5 comentários:

  1. O que não entendo é o seguinte: já saiu no diário oficial da União, a liberação da verba para a construção do metrô linha 2 e a conclusão da linha 1 até Pirajá/Cajazeiras e, que, seria uma PPP. Por que depende autorização de prefeitura, passando a bola para o governo do estado? Por que que, pelo menos já não se começa então a obra da linha 2 começando por Lauro de Freitas, já que com a prefeitura daquele municipio está tudo resolvido? Aguardo resposta.

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    1. Caro Anonimo esse é na verdade o grande entrave para o inicio das obras do Metrô de salvador.Entenda o caso : 1 º) O sistema metropolitano tem que ser único,portanto não poderá ser partilhado,metade da linha 01 pela prefeitura e o restante juntamente com a linha 02 pelo estado,principalmente pelo fato de que será uma PPP pois o consorcio ou empresa que ganhar a licitação terá que construir e operar as duas linhas,portanto se não houver a transferência para o estado de toda a CTS que engloba os trens do subúrbio e todo acervo do atual metrô já construído, tudo ficara inviabilizado. 2º) Para que o Gov. do Estado faça a licitação é preciso de uma autorização previa da prefeitura como toda e qualquer construção,pois o solo é do Município e sem o alvará de liberação a obra não pode ser iniciada.Pelo que se pode notar supõe-se que possa existir por parte do poder Municipal uma predisposição para atrasar a obra para então barganhar algo a seu favor.Enquanto isso.......

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  2. Há travamentos de parte à parte, de um lado e do outro.
    O trem suburbano, por exemplo, não pode ficar de fora do projeto inicial, abandonando a população do suburbiu ferroviário e sistema de trens já implantado ao abandono e consequente morte lenta.
    Por que não um BRT de Pituaçú/CAB até o Aeroporto e Litoral Norte, se este trecho não tem demanda que justifique um Metrô (RT - Rapid Transit) ou mesmo um LRRT (VLT)(Light Rail Rapid Transit), enquanto o Trem Suburbano pode adquirir uma demanda igual ou superior ao Corredor da Paralela em caso de investimento na sua extensão até o Metrô (Lobato Pirajá ou Calçada Acesso Norte)e extensão até Camaçari em linha já existente ?
    Por que os tais tecnicos do estado que estão tocando o projeto da PPP Metrô não querem ouvir os ferroviários que veem tentando há mais de 2 (dois) anos contribuir com os mesmos e eles se recusam e até os hostilizam quando suas sujestões são colocadas em público como foi apos a Audiência Pública de Agosto 2012 ?
    Há erros no projeto (e o pior é que são repetidos do malfadado projeto anterior da Linha 1).

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    1. Porque ônibus não é transporte de massa e sim alimentador e complementar incluindo nisso o BRT. Depois precisamos acabar com essa história de soluções temporais e paliativas empurrando sempre para a frente as soluções definitivas e necessárias.Não vejo porque fazer uma 2ª linha calça curta ( já basta uma) até Pituaçu para em menos de 03 anos ter que fazer o resto do trecho já mais caro e se perdendo o investimento feito anteriormente no BRT.Quanto ao carregamento da Av. Paralela é só fazer uma pesquisa para constatar o atual fluxo de pasgs. no local nos modais hj existentes.Um expl. uma pesquisa realizada a quase 2 anos por uma empresa de consultoria registrou a passagem de 600 ônibus h/pico no trecho Paralela RT/Abacaxi.Se tem que fazer faz logo porque fazer pela metade?porque adiar?...Quanto ao trem do Subúrbio/Metropolitano,e que é muito importante para a região,nada impede que o mesmo tenha o seu projeto de recuperação,modernização e ampliação tocado independente do sistema metroviário,ambos os projetos podem caminhar paralelamente.Acho que não temos que ficar escolhendo um em detrimento do outro,temos e devemos é que lutar pelos dois.

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    2. Quanto aos erros de projetos nas questões relativas a ângulos de inclinação das rampas,sinuosidades ( se bem que no trecho Lapa/Rt/Abacaxi isso existe com fartura e abundância) a operação em "Y" (esse para min é um grande problema a ser resolvido) e outros possíveis problemas de nível técnico eles devem e podem ser debatidos e corregidos.Além disso o consorcio que fez o projeto pode não ser o mesmo que ira ganhar a licitação, e o ganhador na condição também de futuro operador do sistema poderá perfeitamente estar atento a esses detalhes.

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