segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Jaques Wagner e ACM Neto tentam colocar metrô de Salvador nos trilhos

Transportes sobre trilhos

O obstáculo para que o metrô seja transferido para o governo está associado à exigência do Executivo estadual de assumir os comandos de estações de transbordo da cidade.
A prefeitura não deseja abrir mão de permanecer com o comando das estações da Lapa e Pirajá, para as quais já estão sendo desenvolvidos projetos junto à iniciativa privada.

Por Lilian Machado - TB
Foto - ilustração
Após sinalizarem o primeiro clima de tensão na relação administrativa entre o governo e a prefeitura, depois da posse, causado justamente por conta dos questionamentos em relação à gestão do metrô, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador Jaques Wagner (PT) sentam nesta segunda-feira (25/2) para tratarem sobre a questão.
O obstáculo para que o metrô seja transferido para o governo está associado à exigência do Executivo estadual de assumir os comandos de estações de transbordo da cidade.
A prefeitura não deseja abrir mão de permanecer com o comando das estações da Lapa e Pirajá, para as quais já estão sendo desenvolvidos projetos junto à iniciativa privada.
Neto vai se encontrar com o governador na Governadoria, às 9h, junto aos prefeitos de Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe para assinarem o termo de cooperação técnica que vai possibilitar o avanço de outro projeto que tem movimentado o cenário político: a construção da ponte Salvador-Itaparica.
Esta semana, o prefeito da capital baiana terá também compromissos em Brasília, com audiências com os ministros da Saúde, Alexandre Padilha e do Turismo, Gastão Dias Vieira.
Este será o terceiro encontro oficial entre Wagner e ACM Neto este ano, mas consta que eles têm mantido também conversas por telefone. Neste encontro, há expectativa que seja dado o sinal positivo para o andamento na transferência da linha 1, questão que teria gerado impasses na relação entre o governo e a gestão do ex-prefeito João Henrique (PP).
Há duas semanas, o governador chegou a cobrar entendimento ao dizer que era “preciso boa vontade do lado da prefeitura” e que caso não houvesse Salvador poderia “sofrer por não ter resolução para o problema”.
Mas não seria apenas solução para esse processo que o prefeito busca nesta semana. Ele quer também buscar verbas junto ao governo federal. Ele se encontrou com os ministros Padilha e Gastão, no Carnaval, quando deixou agendados os encontros na capital federal.
Na pauta devem entrar a atração de verbas federais para a saúde e projetos como a requalificação da orla de Salvador. Neto já debateu com o secretariado a revitalização da orla, em despacho nas praias do Tubarão e São Thomé de Paripe, no Subúrbio, e na Ribeira. Inicialmente, o projeto prevê seis áreas prioritárias: Tubarão a São Thomé de Paripe, Ribeira, Rio Vermelho e Jardim de Alah à Boca do Rio.
A reforma do Mercado de Itapuã é outra ação considerada prioritária pelo prefeito na orla. O prefeito tem como compromisso também enviar à Câmara a proposta de reforma tributária. O objetivo é ampliar a capacidade de arrecadação da Prefeitura, que passa por sérias restrições financeiras, como já revelou o próprio ACM Neto.
O texto já está pronto, mas o prefeito procura superar problemas políticos para construir a maioria necessária à aprovação da proposta. Hoje, às 17h, na reunião semanal com todo o secretariado, será apresentado ao prefeito os detalhes da Operação Chuva.
A apresentação será conduzida pelo secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil, Paulo Fontana.
Fonte - Tribuna da Bahia 25/02/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita, ajude-nos na divulgação desse Blog
Cidadania não é só um estado de direito é também um estado de espírito