PALESTINA

ENTENDA O QUE FOI A NAKBA, A CATÁSTROFE DO POVO PALESTINO - Link para a matéria da Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-11/entenda-o-que-foi-nakba-catastrofe-do-povo-palestino

sábado, 24 de novembro de 2012

Gol anuncia fim da Webjet e desligamento de 850 funcionários

G1 – 23/11/2012


Primeira medida é a extinção das operações de voo. Companhia prevê que haverá aumento 'pontual' de custos.
A companhia aérea Gol anunciou na manhã desta sexta-feira (23) o início do processo de encerramento das atividades de sua controlada Webjet e a descontinuidade de sua marca.
De acordo com o presidente da companhia, Paulo Kakinoff, 850 funcionários, entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves, serão desligados. Desse total, 143 são técnicos (comandantes e copilotos), 400 são de operação comercial e o restante é de profissionais do grupo de manutenção. A Webjet tinha um quadro de 1.500 funcionários. Uma parte será absorvida pela Gol.
"A primeira medida é a extinção das operações de voo", diz a empresa, em comunicado ao mercado. A Webjet possui aviões modelo Boeing 737-300, que, segundo a empresa, são de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Vinte aeronaves serão devolvidas até o final do primeiro semestre de 2013.
A Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões.
Quanto aos clientes e passageiros da Webjet, todos deverão ser assistidos pela Gol, conforme informou a companhia e terão seus voos garantidos. "Nesse sentido, todas as providências necessárias serão tomadas."
Diante de todas essas mudanças, a companhia prevê que haverá aumento "pontual" de custos durante o quarto trimestre de 2012. "Tais medidas deverão resultar em uma operação mais eficiente a partir de 2013."
A Gol prevê uma redução da oferta doméstica entre 5% e 8% no primeiro semestre do próximo ano sobre o mesmo período do ano anterior.
As ações da Gol subiam 1,14% por volta das 13h20, cotadas a R$ 9,79. No mesmo instante, o Ibovespa tinha alta de 1,23%.
Para sindicato, demissões ampliam 'duopólio TAM e Gol'
O Sindicato Nacional dos Aeronautas afirmou ter ficado "surpresa com o anúncio das demissões em massa, pois em contatos com a Gol, nas últimas semanas, a direção da empresa falou que só realizaria demissões em último caso".
Para o sindicato, o processo de demissões "amplia o duopólio TAM e Gol, prejudicando trabalhadores e passageiros, levando ao aumento do valor das passagens e à piora dos serviços prestados pelas empresas aéreas".
“As empresas aéreas estão sufocando os trabalhadores. Ou elas fecham as portas de vez ou agem de uma forma correta", afirmou o presidente do sindicato, Gelson Fochesato, que não descarta a possibilidade de haver uma greve da categoria na primeira semana de dezembro.
MPT estuda possibilidade de atuar no caso
O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, afirmou nesta sexta-feira que o Ministério Público do Trabalho (MPT) estuda a possibilidade de intervir no caso das 850 demissões anunciadas pela Gol. “O Tribunal Superior do Trabalho, no caso das 4 mil demissões da Embraer, deixou o indicativo de que demissões em massa não podem ser unilaterais, exigindo prévia negociação coletiva trabalhista", disse, em nota divulgada pelo MPT.
Para Luís Camargo, a demissão em massa da Gol é incongruente, pois a perspectiva para o setor é de crescimento. “É lamentável tomar conhecimento de que um processo de fusão de duas empresas de um setor tão importante e que conta com perspectivas de crescimento com os grandes eventos que estão por vir – a Copa do Mundo e as Olimpíadas – leve à demissão em massa.”
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por sua vez, informou que está “monitorando e fiscalizando” a desativação da Webjet e que adotou a medida “para verificar se todos os passageiros da empresa [Webjet] estão sendo acomodados, conforme estabelecido pela regulamentação da Anac".
Histórico
A Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões.
A aquisição foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 10 de outubro último, condicionada ao cumprimento de um acordo para garantir um patamar de 85% de eficiência na operação dos slots do aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A Gol afirmou, após o aval do Cade ao negócio, que pretendia concluir a integração da malha da WebJet em dezembro, divulgando até o fim do ano um plano de sinergias que poderiam ser alcançadas.
As ações da Gol subiam 0,31% às 10h20, cotadas a R$ 9,71. No mesmo instante, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,19%.
Demissões
Desde o início do ano, a Gol vem reduzindo seu quadro de funcionários, num processo de "racionalização de custos". De acordo com Kakinoff, no final do ano passado, a companhia contava com 20.500 funcionários. Hoje, são 17.000. A frota está da empresa está em 130 aeronaves.
Fonte - São Paulo Trem Jeito 23/11/2012


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bom Sinal vence licitação para VLT de Fortaleza

23/11/2012
VLT - Bom Sinal
Foi anunciado na última terça-feira (20/11) que a Bom Sinal, fabricante nacional de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), venceu a licitação para a entrega de 14 VLTs diesel-hidráulicos para a cidade de Fortaleza. OS VLTs circularão na linha entre Parangaba e Mucuripe, em percurso de 12,7 quilômetros ligando a orla à região central. A linha está em obras.
Os veículos serão do modelo Mobile 4, compostos por quatro carros cada, e capacidade para 766 passageiros. Os VLTs começarão a ser entregues seis meses após a data de assinatura do contrato, que deverá ser realizada entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013.
O primeiro VLT em operação do Brasil foi fabricado pela Bom Sinal e circula na região do Cariri, no Ceará. Os VLTs que circulam há um ano em Maceió (AL) também foram fabricados pela empresa. A Bom Sinal também está fornecendo VLTs para as cidades de Recife (PE), Sobral (CE), Arapiraca (AL), Macaé (RJ), entre outras.
Fonte - Revista ferroviária 23/11/2012

Obra dos BRTs expõe trilhos de bondes de Porto Alegre

( A HISTÓRIA EM BAIXO DO ASFALTO ) 

G1 RS  23/11/2012

Foto - Ilustração
A retirada do asfalto da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, expôs uma parte da história da cidade. Embaixo do pavimento, os operários encontraram os trilhos dos antigos bondes, que já foram o principal meio de transporte coletivo da capital.
A obra está sendo feita no corredor de ônibus da avenida, que receberá piso de concreto. Até a Copa do Mundo de 2014, a Protásio Alves terá a circulação dos ônibus BRTs.
Os bondes circularam em Porto Alegre até a década de 70. Os trilhos devem ser retirados até a próxima semana para que o trabalho prossiga.
Fonte - Revista ferroviária 23/11/2012

Audiência pública da Linha Viva é suspensa mais uma vez



De novo o que deveria ser a 2ª audiência pública da famigerada Linha Viva,pela 2ª vez foi suspensa pela esmagadora maioria dos presentes a mais um "espetáculo" armado pela Administração Municipal na tarde de hoje (22/11) no auditório da escola Politécnica,na tentativa de validar mais uma arbitrariedade administrativa que foi devidamente rechaçada pelo povo que lá compareceu.Movimentos sociais,movimentos de bairros,entidades representativas diversas,Vereadoras(es) da oposição ( Aladilce Souza,Gilmar Santiago Marta Rodrigues e futuro Ver.Everaldo Augusto ),Dep Maria Del Carmen, além de representantes de bairros,e a sociedade civil em geral. Como sempre não faltaram aqueles grupetos de araque  armados para compor a sena com suas camisetas,faixas e cartazes que sempre marcam presença apoiando as mazelas da atual administração,gente sem noção porem oportunista.A Vereadora Aladilce Souza entregou ao Sec. Paulo Damasceno uma recomendação por escrito do MPBa, da qual foi portadora,  para a não realização da ref. audiência bem como de outras que envolvem os projetos polêmicos de ultima hora, já no fim do mandato  do atual prefeito. Embora a vereadora Aladilce tenha argumentado exaustivamente sobre a ilegalidade da realização da "audiência"o Sec. Paulo Damasceno  ignorou a recomendação do MPBa pelo cancelamento da mesma,ainda que o MP na sua notificação tenha deixado bem claro a imputação de penas pelo descumprimento da sua deliberação.Os protestos foram constantes,firmes e contundentes.Os manifestantes permaneceram firmes e não permitiram a realização do que seria para os representantes da prefeitura  uma "audiência pública",mais sem nenhum amparo legal.A recomendação do MPBa e a insatisfação da população,( que começa agora a tomar maior conhecimento desse desastroso e nocivo projeto para a cidade e para todos que serão atingidos e prejudicados por ele),é exatamente em virtude de uma serie de ilegalidades e desrespeitos cometidos pelos patrocinadores do projeto nas áreas técnica,jurídica,ambiental e social,a total ausência estudos necessários neste aspectos que dariam segurança jurídica  e legal para o inicio das discussões sobre o mesmo.As vereadoras(es) que estiveram presentes atuaram também com firmeza contra a ilegalidade do projeto e cobraram o tempo todo a suspensão do que seria uma pretensa audiência pública ao enfrentarem a desfaçatez e os argumentos flácidos sem nenhum conteúdo legal e sólido dos representantes da prefeitura no intuito de validar uma autêntica armação chamada de "circo" pelo vereador eleito Everaldo Augusto na sua fala.O vereador Gilmar Santiago também foi firme e enfático ao denunciar o loteamento e venda da cidade pela atual administração.Após não terem conseguido realizarem o seu intento,o Sec. Paulo Damasceno acompanhado da Sec. Ivone Valente e os seus pares deixaram o auditório acompanhados de seguranças sobre intensa prolongada vaia apos darem por encerrada a suposta seção.Os vereadores juntamente com o público presente apos a saída dos representantes da prefeitura permaneceram reunidos no local onde elaboraram um documento de punho com assinaturas dos presentes com um relato sobre os fatos ocorridos a ser encaminhado ao MPBa no dia 23/11 em audiência já confirmada com a promotoria na sede do MP no  bairro de Nazaré.Também foram traçadas estratégias para organizar,fortalecer e ampliar ainda mais o movimento.A rede Record Bahia foi a única equipe TV presente no local e a única a noticiar o fato no seu jornal local da noite."O povo unido jamais será vencido"...o coro entoado pelos manifestantes presentes que conseguiram sobrepor a sua "cidadania" acima dos interesses lesivos da administração mambembe que praticamente destruiu a mais antiga capital do Brasil.



 Cidadania não é só um estado de direito,é também um estado de espírito - Pregopontocom

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

União fará estudo nacional de trens regionais

Transportes sobre trilhos

Segundo o diretor de Planejamento do ministério, Francisco Costa, o levantamento será uma atualização do estudo realizado em 2002 pela COPPE/UFRJ, que aponta 64 possíveis trechos. A atualização do estudo será feita para verificar a inclusão de novos trechos, como o Brasília-Goiânia, que não fazia parte do levantamento anterior.

RF
foto - ilustração/Pregopontocom
O Ministério dos Transportes deve licitar ainda este ano um estudo sobre os potenciais trechos para implantação de trens de passageiros. Segundo o diretor de Planejamento do ministério, Francisco Costa, o levantamento será uma atualização do estudo realizado em 2002 pela COPPE/UFRJ, que aponta 64 possíveis trechos. A atualização do estudo será feita para verificar a inclusão de novos trechos, como o Brasília-Goiânia, que não fazia parte do levantamento anterior.
Costa participou do seminário “Trens de Passageiros - uma necessidade que se impõe”, realizado pela ANTT nesta quarta-feira (21/11), em Brasília (DF), e explicou que após a conclusão do novo levantamento, a União deve repassar os dados para os governos estaduais e municipais para que as administrações possam viabilizar regionalmente o andamento dos projetos. O termo de referência do levantamento já está pronto. Alguns trechos devem utilizar linhas desativadas ou subutilizadas pelas concessionárias brasileiras.
Dos 64 trechos, o Ministério dos Transportes avaliou 14 como prioritários, sendo que 12 ficaram sob sua responsabilidade e outros dois a cargo dos governos dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Seis trechos já estão em fase de estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira: Londrina-Maringá, Bento Gonçalves-Caxias do Sul, Pelotas-Rio Grande, Salvador-Conceição da Feira-Alagoinhas, Codó-Teresina-Altos e São Luís-Itapecuru Mirim. Os projetos devem ser viabilizados através de Parcerias-Público-Privadas.
Os levantamentos estão sendo feitos em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal da Bahia. Os estudos dos trechos Londrina-Maringá e Bento Gonçalves-Caxias do Sul devem ficar prontos no final deste mês. O estudo do trecho Pelotas-Rio Grande deve ficar pronto em março de 2013 e os demais até o início de maio do próximo ano.
Região Metropolitana de Belo Horizonte
Os projetos de trens de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte também foram apresentados no seminário da ANTT. A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ADRMBH) está desenvolvendo os estudos de viabilidade de três trechos: Divinópolis-Sete Lagoas, Belo Horizonte-Brumadinho e Belo Horizonte-Lafaiete-Ouro Preto. Os estudos estão sendo feitos em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e devem ficar prontos em dezembro deste ano.
Segundo o diretor de Planejamento Metropolitano, Articulação e Intersetorialidade, Adrian Machado Batista, em paralelo a este levantamento, a agência recebeu manifestações de interesse da iniciativa privada e já estão sendo desenvolvidos os projetos básicos e a proposta de modelagem da concessão dos dois primeiros trechos. O trabalho está sendo desenvolvido pelas empresas Bracel e Aterpa Engenharia. Os estudos do trecho Belo Horizonte-Lafaiete-Ouro Preto serão iniciados nos próximos dias. Os trechos também devem ser viabilizados através de Parcerias-Público-Privadas e a licitação da concessão deve ser lançada em junho de 2013.
Batista explica que os estudos que estão sendo feitos pela iniciativa privada podem ou não ser utilizados na licitação. No caso de utilização, a concessionária vencedora fará o pagamento do estudo à empresa que o desenvolveu.
Fonte - Revista Ferroviária 22/11/2012

Obra do VLT chega à avenida do CPA em Cuiabá

Foto ilustração
Diário de Cuiabá - 22/11/2012

Meados de dezembro. Esta é a expectativa da Secopa para interditar o trecho da avenida do CPA em frente ao Shopping Pantanal. Esta semana os operários já começaram a trabalhar no canteiro central da via.
Um viaduto em formato de ferradura será construído no local. O empreendimento é uma das 13 “obras de arte” que compõem o eixo CPA/Aeroporto do VLT.
Na primeira etapa da intervenção, as pistas no sentido bairro/centro serão interditadas nas proximidades da sede da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
O projeto com a rota de desvio foi protocolado na prefeitura e aguarda aprovação da prefeitura. A previsão, segundo a Secopa, é que o fluxo seja desviado por dentro do Centro Político Administrativo.
Com 253 metros de comprimento, o novo viaduto deve ficar pronto entre junho e agosto do próximo ano. O objetivo é resolver o conflito de fluxo entre os motoristas que trafegam pela avenida do CPA e os que usam a avenida Juliano Costa Marques.
Para a próxima semana, outra interdição está prevista, mas na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no ponto onde será construído o Complexo do Tijucal.
A intervenção teve início em agosto, quando um trecho da BR-364 foi bloqueado. Na ocasião, o fluxo foi desviado pela avenida das Torres e pela rodovia Palmiro Paes de Barros. Desta vez, a tendência é que os motoristas que usam a Fernando Correa tenham que usar rotas de desvio por dentro dos bairros que ficam no entorno.
Fonte - revista Ferroviária 22/11/2012

Governo Federal vai refazer estudo sobre trens de passageiros

Pendolino
Dez anos após ter encomendado pesquisa sobre o tema e sem que nenhum trecho saísse do papel, Planalto conclui que é preciso avaliar tudo novamente.
Dez anos após a elaboração de um extenso estudo sobre a demanda por trens regionais de passageiros no país, o governo federal vairefazer toda a análise no próximo ano, sem que ao menos um dos 64 trechos avaliados inicialmente tenha saído do papel. O Ministério dos Transportes pretende licitar nos próximos meses uma nova pesquisa sobre a viabilidade de se utilizar a malha ferroviária existente para transportar pessoas.
O diretor de Planejamento do Ministério dos Transportes, Francisco Luiz Baptista da Costa, disse nesta quarta-feira que o uso de trens regionais de passageiros é uma alternativa viável para o Brasil, mas que exige uma série de estudos detalhados e a atualização da pesquisa realizada em 2002. "O transporte ferroviário é diferente do rodoviário, onde basta o empresário colocar um ônibus para rodar. No caso dos trens, existem diversas particularidades técnicas que precisam ser equacionadas", afirmou Costa, após participar do seminário "Trens de Passageiros – Uma Necessidade Que Se Impõe", na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo o diretor, dos 64 trechos avaliados dez anos atrás, cerca de uma dúzia foi considerada prioritária pelo governo, mas apenas seis chegaram à fase final de estudos de viabilidade, que devem ser concluídos em 2013. Dois desses trechos ficam no Rio Grande do Sul, um no Paraná, um na Bahia, e dois deles no Maranhão, incluindo uma ligação com o Piauí.
"Antes se falava apenas de linhas curtas de até 30 quilômetros de extensão, mas o novo estudo irá contemplar trechos maiores, com até 100 quilômetros", acrescentou. "Ainda assim, a maior demanda deve ocorrer nos percursos mais curtos, realizados diariamente entre a residência e o trabalho ou estudo dos usuários", completou.
A ideia do governo é implantar na modalidade o modelo de Parceria Público Privada (PPP) que será adotada para o transporte de cargas nas vias férreas. Nesse sentido, os futuros concessionários do transporte de passageiros seriam responsáveis pelo material rodante – os próprios trens – e pela sinalização das linhas, comprando o direito de passagem pelos trilhos dos administradores de cada ferrovia. "Também será necessária a revitalização de estações e a construção de pátios de manobra", lembrou o diretor.
Mas, para que os trens de passageiros finalmente saiam do papel, a ANTT ainda precisa regulamentar o meio de transporte. "Não existe ainda um marco regulatório específico para esse tipo de operação. É preciso definir as normas e padrões para a sinalização das vias, as relações com os usuários e inclusive como se dará o direito de passagem pela infraestrutura", concluiu.
Veja 21/11/2012
Fonte - São Paulo Trem Jeito 21/11/2012

Trens-hotéis russos percorrem a Europa

Transporte sobre trilhos

Os russos pretendem propor à Europa comunicação noturna, quando de uma cidade à outra pode-se ir em compartimentos confortáveis. Estes trens serão mais baratos para os passageiros, porque não são expressos. Além da economia de dinheiro há também economia de forças. Durante a viagem a pessoa poderá dormir – contou à Voz da Rússia o sub-diretor geral da Companhia Federal de Passageiros, Oleg Nikitin

Voz da Rússia 

A RJD, a companhia russa de ferrovias, pretende lançar em um futuro próximo trens-hotéis que circularão entre a Rússia e vários países da Europa.
Em 28 de dezembro sairá de Petrozavodsk – centro administrativo da república da Carélia – o primeiro trem turístico para Joensuu, cidade da Finlândia. Será uma viagem charter noturna. Em 9 horas os turistas russos poderão chegar à Finlândia. Semelhantes trens, em futuro próximo, irão também a outros países da Europa. Além dos charters, a RJD aumentará também o número de viagens regulares ao exterior.
Os russos pretendem propor à Europa comunicação noturna, quando de uma cidade à outra pode-se ir em compartimentos confortáveis. Estes trens serão mais baratos para os passageiros, porque não são expressos. Além da economia de dinheiro há também economia de forças. Durante a viagem a pessoa poderá dormir – contou à Voz da Rússia o sub-diretor geral da Companhia Federal de Passageiros, Oleg Nikitin:
"Na Europa foram imerecidamente esquecidos os trens com carros leito, trens noturnos clássicos, como os chamam. E nosso objetivo é ocupar este espaço em cooperação com as ferrovias alemãs, francesas, e polonesas. Há mais uma ideia: comprarmos as composições Talgo para viajar de Moscou a Portugal. Atravessar a Europa em diagonal através de Minsk, Varsóvia, Berlin, Paris, Madrid e Lisboa."
Nos próximos dois anos serão renovadas praticamente todas as composições nas estradas russas. No que se refere à direções europeias, para lá irão fundamentalmente composições espanholas Talgo e também trens expressos do consórcio Siemens, que podem mudar de bitola (distância entre as rodas). É que na Rússia a bitola ferroviária é 10 centímetros maior do que a europeia – por isso a maioria dos trens – tanto russos, como europeus – mudam os pares de rodas na fronteira. Este procedimento, via de regra, leva várias horas. Entretanto, os trens tecnológicos e modernos, fabricados no exterior, irão seguir o padrão russo, para que os passageiros tenham mais conforto – assinala Oleg Nikitin:
"Se monitorarmos a imprensa ocidental, os jornalistas se lembram com saudades dos tempos em que, em cada carruagem nos trens europeus, havia um funcionário que trazia chá e no restaurante preparavam bons pratos: sopas, carne, peixe. Nós temos tudo isso. Nisto está nossa vantagem na concorrência."
Agora, os trens russos transportam passageiros em viagens regulares de Moscou, São Petersburgo e Samara a Berlim, Paris, Budapeste, Varsóvia, Sofia, Nice, Praga e Helsinque. Além disso pode-se chegar em trem de Moscou a Pequim e de Ussuriysk a Tumangan, na Coreia do Norte.
Fonte - São Paulo Trem Jeito  21/11/2012

O Enigma - Peça de Teatro no Trem de Luxo - Curitiba

Arte&Cultura

Quem embarcar nesse trem, será um dos detetives desta história, que se desenrola durante uma viagem real. 

Amantes da Ferrovia
foto - Amantes da Ferrovia
A peça O Enigma, inspirada no livro Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie, é encenada no único trem de luxo do país, que está localizado em Curitiba.
Quem embarcar nesse trem, será um dos detetives desta história, que se desenrola durante uma viagem real. A viagem-peça começa na Rodoferroviária de Curitiba, quando a plateia embarca no trem de luxo. Durante a viagem, um acidente é simulado e o resto da história acontece nas oficinas da Serra Verde Express, onde suspense e mistério se misturam. A resolução do mistério, no entanto, contará com a participação dos expectadores.

foto - Amantes da Ferrovia 
A proposta é transportar o público para o ano de 1945, onde dois assassinatos acontecem em uma viagem a Paranaguá.

Informações sobre o evento Horário: 24 novembro 2012 de 20:00 a 21:00
Local: Estação Ferroviária de Curitiba
Cidade: Curitiba-PR
Site ou Mapa: http://serraverdeexpress.com.…
Telefone: (41) 3888-3488
Tipo de evento: teatro - Valor: R$50 - entrada inteira
Organizado por: Amantes da Ferrovia
Fonte - Amantes da Ferrovia 21/11/2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Plano diz que SP precisará ter 264 km de Metrô até 2040

G1 São Paulo 19/11/2012
Spmetropolitanomontagem.jpg
Foto Ilustração 

Representantes da Prefeitura de São Paulo, de universidades e da sociedade civil se reuniram para traçar o plano de uma cidade melhor. Uma das metas do projeto "SP 2040" estabelece que ninguém gaste mais de 30 minutos nos percursos de ida e de volta ao trabalho.
Hoje, a capital tem 74 km de Metrô. Para que os deslocamentos possam ocorrer em até 30 minutos, é preciso ter 264 km de trilhos. Para ampliar a rede, que inclui a CPTM, serão necessários quase R$ 235 bilhões. Também é necessário investir em ônibus e até no transporte não motorizado para incentivar quem quer ir de bicicleta ou a pé. Outro objetivo importante é aproximar os empregos das residências. Assim, o morador não precisa fazer longas viagens todo dia.
O desenvolvimento de uma cidade não vem se não tiver planejamento. Assim como Nova York, Londres, Paris, Hong Kong e Chicago, a Prefeitura de São Paulo reuniu setores representativos da sociedade para pensar a cidade de 2040. Para traçar esse plano estratégico de longo prazo para a capital participaram das discussões 30 especialistas da USP e da Universidade Mackenzie, oito consultores internacionais, 50 técnicos da Prefeitura e 25 mil cidadãos.
São Paulo é a cidade da correria, onde não adianta ter pressa. Quem marca horário para um compromisso sabe que pode chegar atrasado porque pegar trânsito no caminho é quase regra. Então, que tal viver em uma cidade de 30 minutos, onde nenhum deslocamento demore mais do que meia hora? A Pesquisa Origem Destino mostra que ir de um lugar para outro leva uma média de 49 minutos, um período que aumento em muito em diversos casos. A velocidade média nos corredores de ônibus da cidade é de 21 km/h.
Mas a situação não melhora muito com o carro. Um cálculo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e que mostrou a velocidade média em São Paulo em 2011, concluiu que no horário de pico da tarde os motoristas andam a 21,46 km/h. Só um pouco mais rápido que os ônibus.
Quem fica em São Paulo nos feriados prolongados percebe a diferença no trânsito e no transporte público em geral. Para que em 2040 essa situação seja parecida, a capital não pode andar sozinha. Serão necessários investimentos e integração da Prefeitura, do estado e do governo federal.
Fonte  - Revista Ferroviária 19/11/2012

terça-feira, 20 de novembro de 2012

O prefeito,de Salvador,não desiste...

Foto -Audiência cancelada da Linha Viva
Na sua firme determinação de emplacar os seus "projetos" de ultima hora no final da sua controvertida gestão,que teve as contas de 2009/2010 rejeitadas pelo TCM e pela comissão de finanças da CMS,a aprovação da Louos e do PDDU no ultimo dia de 2011,entre outras tantas,o prefeito JH dará posse nessa quarta feira já no fim do seu mandato ( teve 8 anos para fazer e nunca fez) ao tão reclamado Conselho da Cidade.O grupo composto de 41 membros "escolhidos" pelo alcaide irar tomar posse no auditório da Seplag ( Sec. de Planejamento Tecnologia e Gestão) ás 9:00 hs  sem que no entanto tenha havido uma convocação previa para o referido evento,tudo sempre como já é de costume dessa "administração" feito as carreiras e em cima da hora.A maioria dos conselheiros que serão empossados são oriundos de secretarias da prefeitura ( ?????!!!!!!) o que deixara o alcaide bem a vontade com relação aos seus "projetos",ainda que por pouco tempo,mais talvez o suficiente para ainda tentar fazer estragos.E para completar a sua firme decisão de impor a cidade as suas desastrosas decisões passando por cima de tudo,está marcada para o dia 22/11/2012 ( quinta feira ) das 14:00 as 17:00 hs no auditório da Escola Politécnica a realização da 2ª audiência pública ( que foi suspensa anteriormente ) da FAMIGERADA  Linha Viva sem que provavelmente as questões pendentes de ordem técnicas e legais levantadas na audiência anterior pelas entidades representativas que estiveram presentes ( Movimentos Socias,MPBa,Representantes de Classes,de Associações,Movimentos populares e Sociedade civil) tenham sido devidamente resolvidas e solucionadas o que motivou a suspensão da mesma..Mais uma para nos encaramos.Ainda bem que só resta menos de um mês e meio para ficarmos todos,O POVO E A CIDADE ,livres desse castigo que se abateu sobre Salvador.Mais ainda assim será preciso ficarmos VIGILANTES até o ultimo dia do mandato dele e prepararmos-nos  para o que vem por ai......torcemos para que na próxima legislatura a cidade de Salvador e a sua população não sejam mais tão castigada o quanto foi esses últimos 8 anos e que em fim possamos respirar ares de esperanças mais salutares,mais prósperos,mais leves e que Salvador entre nos TRILHOS definitivamente e literalmente,"para o bem do povo e a felicidade geral da nossa Metrópole Soteropolitana".
O abandono do Taboão
Pregopontocom

Triste Salvador - Praia de Armação

Na viagem à Espanha, Dilma inverte os papéis


Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência da República
Do Blog Balaio do Kotscho
20/11/2012
Nem faz tanto tempo, o Brasil fazia papel de gandula e de pedinte na cena política internacional.
Na viagem de quatro dias à Espanha para participar da 22ª Cúpula Ibero-Americana, encerrada nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff mostrou que o Brasil inverteu estes papéis nos últimos anos.
De devedores a credores do FMI, percorremos um longo caminho de afirmação até Dilma entrar no Palácio Real para ouvir do rei da Espanha, Juan Carlos, um pedido para o Brasil contratar mais profissionais espanhóis, que enfrentam um dos índices mais altos de desemprego da Europa, e aumentar os investimentos das empresas brasileiras no país.
Quem poderia imaginar o rei da Espanha pedindo ajuda ao Brasil para tirar o país da maior crise da sua história recente?
Acontecia exatamente o contrário até outro dia, quando levas de brasileiros deixavam o nosso país em busca de emprego na Europa, e capitais espanhóis investidos aqui batiam em 80 bilhões de dólares.
Agora, Juan Carlos quer inverter o fluxo de capitais, argumentando que seu país tornou-se "a base europeia para muitas empresas ibero-americanas e queremos que seja também para as brasileiras".
Em questões migratórias, hoje estamos empatados: enquanto 100 mil espanhóis estão vivendo no Brasil, 100 mil brasileiros moram na Espanha.
O diálogo de igual para igual entre Juan Carlos e Dilma, com o Brasil dando exemplos de como enfrentar a crise econômica mundial e oferecendo ajuda à Europa, era algo impensável alguns anos atrás.
A presidente lembrou o que aconteceu nos anos 80 do século passado quando o Brasil era devedor do FMI e enfrentava uma estagnação econômica, como hoje acontece em vários países europeus.
"Só conseguimos sair de uma situação de crise e modificar a situação do Brasil quando combinamos robustez fiscal, ou seja, controle dos gastos públicos com crescimento; quando combinamos controle da inflação com distribuição de renda; quando apostamos no nosso mercado interno e desenvolvemos também uma política de exportações".
Em Madri, ao abrir o seminário "Brasil na senda do crescimento", Dilma defendeu um "amplo pacto global para a retomada do crescimento" e advertiu que "se todos fizerem ajustes simultâneos, o resultado é a recessão".
A presidente fez ainda em seu discurso uma veemente defesa da União Europeia, definida por ela como "uma das maiores conquistas da humanidade" e, antes de retornar ao Brasil, deixou claro que não vai deixar a Espanha na mão, como relata Clóvis Rossi, enviado especial da "Folha":
"A visita da presidente Dilma Rousseff à Espanha foi, acima de tudo, um esforço para demonstrar que o Brasil não tem a intenção de deixar o parceiro abandonado à própria sorte".
São outros tempos, bons tempos para o Brasil.
Por  Ricardo Kotscho
Fonte - Noticias R7 20/11/2012

Processo de improbidade contra Lula é extinto


O PiG não escreveu uma única linha sobre a absolvição de Lula.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em decisão divulgada nesta segunda-feira, extinguiu um processo contra o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Previdência Amir Lando. Ambos eram acusados de utilizar a máquina pública ao encaminhar cartas a segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciando novas condições de empréstimos consignados em 2004. Conforme o TRF-1, a ação foi proposta após o término do segundo mandato de Lula, em 2011, e por isso não pode ser aceita.
"A denúncia só poderá ser recebida enquanto o denunciado não tiver, por qualquer motivo, deixado definitivamente o cargo", afirmou o despacho do TRF. A suposta promoção social, que segundo o Ministério Público (MP) - que entrou com a ação foi julgada ainda pela 13ª Vara da Justiça Federal no DF e envolveu o Banco BMG, apontado pelo governo como a única instituição particular apta a operar na época a nova modalidade de empréstimo.
De acordo com a denúncia, entre outubro e dezembro de 2004, foram enviadas mais de 10,6 milhões de cartas informando sobre o empréstimo, embora, para o MP , não houvesse "interesse público" na divulgação daquele tipo de benefício. Na época, o MP pediu na ação até o bloqueio dos bens de Lula e do senador Amir Lando.Os Amigos de Lula

Fonte -  O TERROR DO NORDESTE 20/11/2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Na Espanha, Dilma vai negociar trem-bala

Foto ilustração
A presidente Dilma Rousseff junta a fome com a vontade de comer em sua visita oficial de hoje a Madri: oferece aos espanhóis, famintos por negócios em meio à crise, o trem-bala São Paulo/Rio de Janeiro, para cuja construção o Brasil tem necessidade imperiosa de capital e tecnologia estrangeira para a parte de equipamentos.
Embora haja cinco países interessados no trem-bala (França, Alemanha, Espanha, Coreia e Japão), a Espanha tem um ativo nada desprezível, segundo Bernardo Figueiredo, presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), uma estatal criada por Dilma para tocar os projetos de transporte: é o país que mais construiu trens de alta velocidade nos anos mais recentes.
Os espanhóis, aliás, tentaram convencer Dilma a fazer em um AVE (Alta Velocidade Espanhola) o trajeto de Sevilha a Madri, na volta da 22ª Cúpula Ibero-americana. O trem cobre em duas horas e meia o trajeto de 496 km entre as duas cidades. Mas, por problemas de agenda, o trem foi descartado e Dilma viajou no avião presidencial.
O edital para a concorrência do trem-bala será publicado este mês, depois de o modelo inicialmente lançado ter sido rejeitado pelos interessados.
A ideia do trem-bala Rio/São Paulo circula desde 2007, mas, agora, Figueiredo jura que sai do papel. "Não tem como não fazer", diz ele, porque, "se não fizer, teremos que construir mais aeroportos e mais rodovias", devido à saturação de Congonhas e da via Dutra -o aeroporto paulistano da ponte aérea, e a rodovia que liga SP ao RJ.
Figueiredo, que, na prática, é o ministro dos Transportes, instalado no Palácio do Planalto para ficar ao lado de Dilma, é o principal expositor do seminário "Brasil na trilha do crescimento", promovido pelos jornais "Valor Econômico" e "El País" e que Dilma inaugura hoje.
Ele não falará apenas do trem-bala. Tratará de todo o pacote de R$ 133 bilhões de obras nas áreas rodoviária e ferroviária, sempre com a intenção de atrair capitais espanhóis.
Em tese, as empresas espanholas dos dois setores estão com capacidade ociosa, por causa da suspensão de obras causada pela crise econômica. No caso dos trens, por exemplo, foi adiada por tempo indeterminado a construção da linha de alta velocidade entre Madri e Lisboa.
O programa de Dilma em Madri inclui um segundo ponto que a presidente trata com carinho: o programa Ciência sem Fronteiras. Dilma, aliás, começa o dia encontrando estudantes brasileiros do programa (e do Prouni) na Casa do Brasil, na Cidade Universitária madrilenha.
Fonte - AN Jornal Floripa  19/12/2012 


Gerente-Geral de Toxicologia da ANVISA é exonerado por denunciar corrupção

""denunciou irregularidades graves na liberação de agrotóxicos.""


O gerente-geral de toxicologia da ANVISA, Luís Cláudio Meirelles, foi exonerado do cargo na última quarta-feira (14). Segundo carta divulgada hoje, o pesquisador que trabalhava há 12 anos na ANVISA, denunciou irregularidades graves na liberação de agrotóxicos. "As graves irregularidades envolveram o deferimento de produtos sem a necessária avaliação toxicológica, falsificação de minha assinatura e desaparecimento de processos em situação irregular."
Ao constatar as irregularidades, Meirelles tomou as atitudes esperados de um funcionário público: "Em seguida, solicitei ao Diretor-presidente o afastamento do Gerente da GAVRI, pois os problemas estavam relacionados às atividades de sua Gerência, assinalando que houve rompimento da relação de confiança exigida para o cargo.". Entretanto, a medida contrariou interesses maiores dentro da instituição, e na relação com o Ibama e MAPA.
"As razões para a exoneração me foram transmitidas pelo Diretor-Presidente da ANVISA. Após elogiar o trabalho, a lisura e o reconhecimento externo que conferi à GGTOX, ele me informou que, na sua visão, o encaminhamento das irregularidades foi confuso e inadequado, e que faltou diálogo prévio (..). Afirmou, ainda, que o processo de afastamento do gerente da GAVRI não fora apropriado, e que a indagação do Ministério Público sobre esse fato, que antecedeu às investigações internas, não deveria ter ocorrido."
Segundo informações, os agrotóxicos liberados com assinatura falsa de Meirelles seriam utilizados para ferrugem da soja, ou seja, estão ligados aos grandes interesses do agronegócio brasileiro. Ele ainda detalha na carta as pressões que a ANVISA tem sofrido para liberar cada vez mais agrotóxicos, sem a devida preocupação com a saúde da população. Confira a integra da carta de Luís Cláudio:
"Comunico que, no dia 14 de novembro de 2012, deixei o cargo de Gerente Geral de Toxicologia da ANVISA, após ter trabalhado por 12 anos e 9 meses na agência, cedido pela Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ, para onde retorno.
Durante estes anos, tive a oportunidade de interagir com muitos colegas e amigos, que muito me ensinaram. Levo da ANVISA riquíssima bagagem sobre a importância da prevenção e controle que a Vigilância Sanitária desenvolve para produzir saúde e bem-estar para a população.
Agradeço sinceramente a todos que colaboraram com a minha gestão e, ao final deste texto, segue meu novo endereço profissional na FIOCRUZ, Rio de Janeiro, onde estarei à disposição para o desenvolvimento de trabalhos de interesse público na área da saúde.
Em seguida apresento informações sobre a minha saída da ANVISA e destaco algumas questões preocupantes sobre o contexto atual, que poderão afetar a atuação do setor Saúde no controle de agrotóxicos do Brasil.
Sobre os fatos
No início do mês de agosto, identificamos irregularidades na concessão dos Informes de Avaliação Toxicológica de produtos formulados, que autorizam o Ministério da Agricultura a registrar os agrotóxicos no país. Frente aos primeiros fatos, solicitei aos gerentes que levantassem as informações para a imediata adoção de providências. Os levantamentos foram realizados e contaram com a colaboração dos responsáveis pela Gerência de Análise Toxicológica – GEATO e da Gerência de Normatização e Avaliação – GENAV. A Gerência de Avaliação do Risco – GAVRI não colaborou com qualquer informação.
As graves irregularidades envolveram o deferimento de produtos sem a necessária avaliação toxicológica, falsificação de minha assinatura e desaparecimento de processos em situação irregular.
Primeiramente identificamos irregularidade em um produto, posteriormente em mais cinco, e recentemente em mais um, com problemas de mesma natureza. Para cada um deles foi instruído um dossiê com a identificação da irregularidade e a anexação de todas as provas que mostram que o Informe de Avaliação Toxicológica foi submetido para liberação sem a devida análise toxicológica.
Por ocasião da primeira irregularidade observada, comuniquei de imediato os fatos ao Chefe da Coordenação de Segurança Institucional – CSEGI, que também é Diretor-adjunto do Diretor-Presidente, e ao Diretor da Diretoria de Monitoramento – DIMON. Informei a ambos que estava enviando os processos à CSEGI para adoção de providências e cancelando os documentos de deferimento. Não recebi qualquer orientação adicional ao que propus.
Em seguida, solicitei ao Diretor-presidente o afastamento do Gerente da GAVRI, pois os problemas estavam relacionados às atividades de sua Gerência, assinalando que houve rompimento da relação de confiança exigida para o cargo.
Todos os procedimentos e medidas foram previamente apresentados às instâncias superiores da ANVISA, na busca de auxílio e orientação. As medidas que me cabiam, enquanto gestor da área, foram adotadas para garantir a segurança dos servidores, dos documentos e dos sistemas acessados pelos técnicos da GGTOX, bem como a imprescindível visibilidade institucional.
Sobre as medidas adotadas
Para todos os produtos que apresentaram suspeita de irregularidade na avaliação toxicológica, emiti ofícios às empresas, suspendendo o Informe de Avaliação Toxicológica concedido pela GGTOX/ANVISA, bem como determinando, em alguns casos, que se abstivessem de comercializar o produto até que as irregularidades fossem apuradas e sanadas. Também encaminhei os ofícios ao Ministério da Agricultura, com cópia para o IBAMA, notificando as decisões e solicitando as medidas adequadas.
Solicitei à Gerência Geral de Tecnologia da Informação-GGTIN, cópia do backup de todos os documentos da pasta da GGTOX que ficam no servidor da ANVISA. A cópia está disponível na GGTIN e para o Gerente Geral de Toxicologia, no modo leitura.
Encaminhei à CSEGI o relato de todas as medidas adotadas, a descrição detalhada dos fatos e os documentos juntados, para a adoção das providências cabíveis. Informei ainda, em todos os memorandos, que seguíamos na busca de outras possíveis irregularidades, o que poderia resultar no envio de novos processos àquela Coordenação.
Por último, comuniquei os fatos e providências ao conjunto dos servidores, e discutimos a natureza grave do problema. Enfatizei, ainda, a importância de garantir o prestígio da GGTOX-ANVISA e de quem nela trabalha, afastando as estratégias destrutivas que buscam desqualificar a ação reguladora das instituições públicas em episódios com este.
Sobre a exoneração
As razões para a exoneração me foram transmitidas pelo Diretor-Presidente da ANVISA. Após elogiar o trabalho, a lisura e o reconhecimento externo que conferi à GGTOX, ele me informou que, na sua visão, o encaminhamento das irregularidades foi confuso e inadequado, e que faltou diálogo prévio, o que gerou dificuldades na relação de confiança entre minha pessoa e a Diretoria. Afirmou, ainda, que o processo de afastamento do gerente da GAVRI não fora apropriado, e que a indagação do Ministério Público sobre esse fato, que antecedeu às investigações internas, não deveria ter ocorrido.
Em resposta, discordei dos argumentos apresentados, pois, como dito por ele, não havia críticas à minha gestão, e a solicitação de investigação das irregularidades era de minha obrigação enquanto gestor e servidor público. Também destaquei que respeitei a hierarquia e os encaminhamentos formais.
Disse ainda que sempre estive à disposição da Diretoria para informá-la dos fatos, e busquei diálogo e orientação junto à CSEGI e à DIMON. Lembrei que, durante o episódio, as gerentes da GEATO e da GENAV não foram chamadas sequer uma vez para informar ou confrontar alguma afirmação que por ventura não tivesse sido clara o suficiente para suscitar uma rápida tomada de providências.
Também esclareci ao Diretor-Presidente que as manifestações externas sobre a minha exoneração não deveriam ser interpretadas como pressão para me manter nesse cargo, pois eu tampouco desejava continuar a trabalhar sob sua direção. No entanto, zelaria para que a apuração das irregularidades fosse levada até a última instância.
Sobre o futuro
Frente ao exposto, considero importante compreender que o episódio das irregularidades deve ser tratado com a firmeza necessária, sem que isto venha denegrir a qualidade do trabalho realizado pela Gerência de Toxicologia ou ocultar a tentativa de desregulamentação do controle dos agrotóxicos no Brasil.
Nesse contexto, destaco alguns fatos que vêm ocorrendo e cujo objetivo é o de retirar competências da Saúde ou “flexibilizar” sua atuação. Eles têm sido debatidos e repudiados pela Gerência, pelo retrocesso que representam para a sociedade:
- O Projeto de Lei - PL n˚ 6299/2002, ao qual foram apensados outros PLs (PL 3125/2000, PL 5852/2001, PL 5884/2005, PL 6189/2005, PL 2495/2000, PL 1567/2011; PL 4166/2012; PL 1779/2011, PL 3063/2011 e PL 1567/2011), que estão tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, e que retiram competências da ANVISA e do IBAMA nas avaliações de agrotóxicos.
- A criação de uma “Agência nacional de Agroquímicos”, veiculada pela mídia, e cujo conteúdo informa que um dos fatores impeditivos da implementação da nova Agência seria a “resistência dos técnicos da ANVISA”(sic).
- As tentativas de desqualificação da Consulta Pública 02, de 2011, oriunda da revisão da Portaria 03, de 1992, e que estabelece critérios cientificamente atualizados para a avaliação e classificação toxicológica de agrotóxicos. Durante o período da consulta pública, o setor regulado chegou a propor que esta revisão fosse suspensa.
- As tentativas permanentes de impedimento da reavaliação de agrotóxicos ou de reversão das decisões já adotadas, através das constantes pressões políticas e demandas judiciais. Tais procedimentos tem sufocado o trabalho da Gerência. Oito produtos ainda estão pendentes de conclusão; a proibição do metamidofós foi emblemática, pelo tanto que onerou as atividades da equipe.
- As tentativas de flexibilização da legislação, com o intuito de permitir a criação de normas que autorizem as alterações de composição e o reprocessamento de produtos, sem critérios técnicos fundamentados.
Abraços.
Luiz Cláudio Meirelles
Pesquisador em Saúde Pública
meirelles@ensp.fiocruz.br
(21) 2598-2681/2682
Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana – CESTEH
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP
Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos.
CEP 21041-210 Rio de Janeiro, RJ.
Fonte - Com Texto livre  19/11/2012